ciclística da moto - como funciona

12 Jul 2011 08:56 #1 por admin123
Porque a moto anda, não cai e se inclina para fazer curvas. Discuta esse tema
ou veja a matéria na íntegra .



motonline2011-07-12 13:31:17

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2011 09:09 #2 por Jota Nunes

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2011 11:27 #3 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico ciclística da moto - como funciona
Ótima explanação!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2011 12:07 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico ciclística da moto - como funciona
Legal as informações técnicas.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2011 12:30 #5 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico ciclística da moto - como funciona
Também gostei!

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2011 17:58 #6 por winter
Respondido por winter no tópico ciclística da moto - como funciona
lendo a matéria, fiquei com a impressão de que as motos custom seriam as mais estáveis. E mesmo dificultando mais as curvas, seriam a melhor opção para quem busca segurança para pilotar dentro dos limites da lei. Estou errado?

"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2011 09:13 #7 por anaxbh
Respondido por anaxbh no tópico ciclística da moto - como funciona
Depende de vários fatores a segurança...a custom é mais estável em retas,mas suponha que em uma curva ou mesmo uma reta você se depare com um buraco inesperado(coisa muito comum em Lisarb),você terá uma maior dificuldade para efetuar uma mudança na direção para desviar dele,caso seja possível.Na minha opinião para estradas do nosso país,a melhor moto seria uma Big Trail.

Suzuki YES 2008 "Black Pearl"
Macete do tubo-ok
Lanterna traseira LED-not
Painel com LED branco-ok
Pinhão 15 dentes-ok
Pneu traseiro 100/90 (MT65)-ok
Osram Night Breaker 55/60W-ok
Led na lanterna - ok

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2011 20:18 #8 por Artur Felipe
Também acho que no caso específico do Brasil as Trails, de quaisquer tamanhos, são a melhor pedida. Não por acaso, são o meu estilo favorito.

As customs parecem ter sido criadas para o mercado norte-americano, com longas rodovias muito bem pavimentadas, predominância de retas e curvas pouco sinuosas, de um modo geral.

O estilo começou a pegar por aqui com a importação das primeiras Harleys e, pouco depois, com a invasão das recem-lançadas customs japonesas (Yamaha Virago, Kawasaki Vulcan, Honda Shadow, entre outras).

Vale destacar que muito ajudou na popularização destas motos a crença difundida - e descabida - de que toda custom é, via de regra, mais confortável para viagens (malditos filmes do Peter Fonda!), como se uma Rodovia dos Tamoios fosse a versão brasileira da Route 66.

É comum escutar comentários de leigos do tipo "o banco tem encosto pro garupa e apoio pra lombar!". Porém, no meu entender, vale mais uma suspensão boa aliada a um banco sofrível do que uma balança com curso de 60 mm e um banco recheado de gel. Enfim, eu já tive a oportunidade de andar e não gostei nada dos solavancos nos fundilhos . A minha Biz 100, a propósito, com seus 65 mm de curso na traseira (números idênticos ao da HD Electra Glide) não fica devendo nada nesse quesito.

Resumindo, acho que estabilidade nas retas não é tudo, até porque a moto será mais exigida em situações onde, necessariamente, não há estabilidade no terreno! Assim sendo, meu voto vai, como já disse, para as trails.Artur Felipe2011-07-14 23:23:43

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2011 06:50 #9 por winter
Respondido por winter no tópico ciclística da moto - como funciona
realmente quando se pensa nos buracos, a suposta estabilidade de uma custom vai por "águabaixo".

mas pensando somente no "curso" de ciclística que foi dado, ainda continuo com a impressão de que uma moto longa, com centro de gravidade baixo, e com maior rake, como as customs, tem maior estabilidade. Ou não?

"A experiência não é o que acontece com um homem; é o que o homem faz com o que acontece com ele" Aldous Huxley

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2011 10:08 #10 por Artur Felipe
Sim, de acordo com a teoria apresentada na matéria, você está certíssimo. Resta apenas a condição das vias públicas brasileiras se adequar ao perfil da moto estável e daí você terá 100% de respaldo e de razão.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jul 2011 15:40 #11 por rogerio1970
De forma geral as "custom" são mais estáveis, possuem o centro de gravidade mais baixo e uma posição de pilotagem que transmite segurança e conforto para o piloto, entretanto estas características também são as que tornam estas máquinas mais difíceis nas curvas. As pequenas distâncias em relação ao solo e suas pedaleiras largas tornam a inclinação ainda menor e desta forma requerem muito cuidados nas curvas. Para este estilo de motocicleta, a pilotagem deve ser realizada incorando-se o espírito estradeiro de liberdade e contemplação, portanto curvas com elas sempre em velocidade reduzida compatíveis com o conjunto.Sugiro àqueles que ainda não tiveram o prazer de pilotar uma custom em estradas como Bandeirantes, Airton Senna/Carvalho Pinto, Imigrantes o façam é uma experiência inigualável, mas sempre imbuídos do espírito da estrada respeitando seus limites e da própria estrada.

Liberte sua alma, escolha uma direção e deixe a estrada revelar seu destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jul 2011 05:29 #12 por MarcusHardRocke
Vou dizer uma coisa, eu faço qualquer curva com uma custom, porque ando sob a lei da prudência. Eu rodei com minha minicustom, sob chuva duas horas, em estrada brasileira e não senti nada de instabilidade, insegurança ou mesmo desconforto. Não tive dores nas pernas, nem no traseiro. E acho que a ciclística da minha moto não é péssima nem ruim. É mais fácil então eu ter que andar num veículo feito para terreno off-road do que exigir que a estrada onde passo seja bem pavimentada. Daí sim eu troco minha moto numa trail.

Acho que a questão não é dizer que as vias do Brasil são ruins ou boas, mesmo porque em um estado temos vias melhores, noutros piores, nuns pagamos pedágio, noutros pagamos Ipva. O importante é a ciclistica. O importante é a pessoa lembrar que cada veículo, seja moto, bicicleta, patinete, ou qualquer coisa sobre duas rodas, tem uma forma diferente de ser guiada. Tem uma ciclistica diferente. E acho que cada um tem direito de andar sobre o que quiser e que goste, sendo racional sobre o que tem. E respeitando o gosto do outro.

O complicado mesmo é não podermos ter uma "Gran Trail" para viajar, uma "Custom" para passear, uma "Trail" para fazer uma trilha...

Mirage 150 preta - "Pryscilla"
www.peregrinosdaestrada.com.br motoamigos-Curitiba Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2011 00:37 #13 por marpial
Respondido por marpial no tópico ciclística da moto - como funciona
Eu fiquei intrigado quando a matéria diz que vira-se o guidão para o lado contrário da curva. Por favor, me expliquem, não entendi.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2011 10:10 #14 por Gui Jungkenn

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: wtecpro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2011 13:40 #15 por Patriarca
Momento recordar é viver.


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.198 segundos