Também acho que no caso específico do Brasil as Trails, de quaisquer tamanhos, são a melhor pedida. Não por acaso, são o meu estilo favorito.
As customs parecem ter sido criadas para o mercado norte-americano, com longas rodovias muito bem pavimentadas, predominância de retas e curvas pouco sinuosas, de um modo geral.
O estilo começou a pegar por aqui com a importação das primeiras Harleys e, pouco depois, com a invasão das recem-lançadas customs japonesas (Yamaha Virago, Kawasaki Vulcan, Honda Shadow, entre outras).
Vale destacar que muito ajudou na popularização destas motos a crença difundida - e descabida - de que toda custom é, via de regra, mais confortável para viagens (malditos filmes do Peter Fonda!), como se uma Rodovia dos Tamoios fosse a versão brasileira da Route 66.
É comum escutar comentários de leigos do tipo "o banco tem encosto pro garupa e apoio pra lombar!". Porém, no meu entender, vale mais uma suspensão boa aliada a um banco sofrível do que uma balança com curso de 60 mm e um banco recheado de gel. Enfim, eu já tive a oportunidade de andar e não gostei nada dos solavancos nos fundilhos
. A minha Biz 100, a propósito, com seus 65 mm de curso na traseira (números idênticos ao da HD Electra Glide) não fica devendo nada nesse quesito.
Resumindo, acho que estabilidade nas retas não é tudo, até porque a moto será mais exigida em situações onde, necessariamente, não há estabilidade no terreno! Assim sendo, meu voto vai, como já disse, para as trails.Artur Felipe2011-07-14 23:23:43