Caros Foristas, estou numa dúvida cruel. Quero comprar uma moto para utilizar em viagens relativamente longas (300 a 600Km) e tranquilas (110 a 130Km/h). Qual seria a mais indica para mim, a Boulevard 800, a Bandit 650S ou a Bandit 1200S???
Sei lá, ouvi de um ortopedista que viajar muito de custom pode dar hérnia de disco por causa da posição sentada, achei que era lorota, mas ouvi de um pessoal de motoclube que algumas importadas realmente não têm vocação pras estradas brasileiras, a buraqueira come solta e os amortecedores não seguram 100% do tranco, com isso você vai ficando uns cms mais curto ao levar as tais pancadinhas nas vértebras. Eu consideraria isso como parte de desconforto a longo prazo, e iria de Bandit por ter uma posição de pilotagem que é razoavelmente confortável pois boa parte do peso é apoiado nos punhos (faz muito mais meu estilo) e beber menos que a Boulevard (eu acho).
Mas sinceramente, seja feliz e pegue a moto que satisfaz o seu gosto pessoal.
Eu acho que antes de se escolher a melhor moto para viajar, tem que levar muito a sério o quesito autonomia. Não tem nada mais chato do que viajar de olho no marcador de combustível. A minha b6 tem autonomia de cerca de 250 km na estrada, com alguma reservinha ai...eu acho pouco. Assim, o risco de cair em um posto com a gasolina zoada aumenta muito.
Olha, eu tinha uma Vulcan, que é estilo custom, e nunca tive qualquer problema de dores nas costas ou qualquer coisa do tipo, isso que eu costumava viajar seguidamente e cobria trechos longos, de até 1800 km de ida e volta.
Tive tb uma esportiva, essa sim matava as costas. Qdo eu viajava na ZX eu tinha que parar a cada hora para esticar as costas e pernas, coisa que na Vulcam era a dcada duas horas.
Tenho diversos amigos médicos que tem moto, e a maioria tem custom, pelo conforto e ergonomia. Eu acredito que eles nao teriam essas motos se fosse dar problemas de saúde.
Até concordo que a curto prazo andar de custom não vai dar grandes dores (nas costas ou cabeça), mas a gente não sabe como que é daqui a alguns anos. Quanto ao conforto, eu gosto que o peso fique distribuído, sinto que "visto" melhor a moto, e por isso me sinto mais confortável. Já andei de custom e achei a posição "poltrona" demais, dae a pouco você não sente o bumbum, formiga tudo e etc. Prefiro montar e não sentar. Como a Mia só citou naked e custom vou me manter nesses 2, mas dependendo da estrada eu iria de big trail, dessas que não têm medo de terreno algum.
Aliás, qual é a autonomia de uma Boulevard? Andei de Virago 535 e não dava pra andar muito mais de 150km seguidos, eita tanquinho pequeno.
Eu voltei de Brasilia para São Paulo de uma vez só na Fazer 250 e não senti nada, a não ser a tradicional bunda doída pela compressão contínua. Mas as costas ficaram zeradas.
Sou suspeito pra falar, pois possuo uma Boulevard 800.
Mas, se é pra pegar estrada pra curtir e não pra andar a 200km/h, as customs são imbatíveis, vc cansa muito menos do q nas naked ou esportivas. Vc se acomoda melhor pq o banco é largo, viaja com as pernas esticadas e isso facilita a circulação sanguínea, e viaja SENTADO e não deitado sobre o tanque. Porém, se vai rodar muito em estradas esburacadas, talvez seja melhor vc pensar em uma big trail, tipo XT660.
Eu tenho dor na lombar devido ao meu trabalho, já houve até suspeita de hérnia de disco, e viajo por horas na M800 sem NADA de dor. Esse papo do ortopedista, sei não...
E sobre autonomia, rodando entre 100 e 110km/h, a M800 faz de 22km/l pra cima. Com seu tanque de 15,5 litros, ela roda mais de 300km sem abastecer.
Como ela tem um bom torque e mostra sua força logo em baixas rotações, vc vai de 5ª marcha dos 50 aos 180km/h, é só cutucar o acelerador q ela responde, nao precisa ficar subindo o giro em cada marcha.
Eu, particularmente, tb gosto das naked e até gostaria de ter uma, mas só como segunda moto ou pra rodar mais dentro da cidade.
tanque 20lt, maior consumo q fiz em estrada com uma foi 17 andando a 140kmh, se andar menos faz mais, cheguei a fazer 19,8 a 120kmh, autonomia de sobra, conforto e torque nem se fala, saudades da minha
Eu optei por tecnologia do motor e queria experimentar um V2, que não tinha tido ainda.
Olha só. Já tive motos mono, 2 em linha, 4 em linha e V4. Fora as Triunph que não são realidade para mim, além da CB1050 e a Valkíria, já tinha tido quase tudo em termos de configuração de motor. Faltava um V2 !!!
Portanto, agora vai de decidir mesmo. Um canhão fazedor de curva ou uma cruiser capaz de curvas até interessantes !!!
Eu fiquei bem na duvida tb. Nomorei as customs por muito tempo, mas uso a moto no dia a dia na cidade. Acabei pegando uma Buell, que é V2 (motor + manso), nem tão baixa quanto uma esportiva, nem tão alta como uma big trail, porém agil cidade e devoradora de curvas nas estradas...
E também não é visada pelos gatunos. fator importantissimo pra quem roda em SP.Core39427,606724537