DRZ400 na estrada

10 Nov 2016 11:32 #1189 por EDUUU
Respondido por EDUUU no tópico DRZ400 na estrada
Senhores, bem vindos a famlia DRZ de rua... rsrsrs

Depois me passem o whats de vocês por mensagem privada que add vocês no grupo e assim fica mais fácil de falar e trocar ideias...

Abraço inte mais...

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10 Nov 2016 12:22 #1190 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
Senhores...Prazer em estar aqui novamente.... :) ;)

Tenho acompanhado este, e é muito legal ver gente nova sempre aparecendo !
Quase não tenho andado na minha Z ...( "problemas" tem afetado bastante minha vontade de andar.... :S :( ) mas vai mudar um dia :dry: !.

Sempre sugiro á Todos Vcs que leiam as paginas anteriores deste...muita coisa foi tratada aqui e pode ser bem útil ! ;)

bodinho:

Blz ? Quanto a mangueira do freio, se ela estiver fixada corretamente na sus diant ( veja nas fotos de outras motos se a sua fixação esta igual) , movimente a frente e verifique se ele se move livremente sobre a mesa (ate o burrinho do freio dianteiro).Falhas tendem a dobrar a mangueira em baixo (perto da roda) no movimento da sus....
Calos na caixa ocorrem por ajuste incorreto (apertado / frouxo demais...) e/ou FALTA de lubrificação correta...Convém a substituição por um conjunto de boa qualidade pois (com manutenção) raramente dá problemas....

Danoliveira:

Legal o projeto da viagem ! O problema das DRz 400 "E" são as alterações feitas neste motor (e na moto...) visando o alto desempenho e o baixo peso para competições de Enduro....Problemas em uma longa viagem podem surgir em locais sem "recursos"(peças/manutenção). Sei que a moto (com a manutenção correta e em dia...) é um "tanque"....mas EU não teria coragem :dry: .
TUDO que está me chegando (via correios) está sendo taxado( muito...) e MAIS NADA tem passando " livre" . Comprei um par de lampadas por U$ 9,25 que acabaram me custando mais R$ 72,00 para conseguir retirar dos correios :blink: :S :pinch: !!!
Bem...se conselho "prestasse" a gente não dava...vendia né ? A bateria da minha moto era Yuasa original e durou "inacreditáveis" 11 ANOS... :blink: (sei porque verifiquei a data de fabricação impressa na caixa :woohoo: ) e obviamente comprei a mesma original (em Gel) para substituir. Aquele suporte (conjunto ) É muito CARO E DIFÍCIL de encontrar (mesmo usado...) e baterias boas são essenciais neste sistema de carga- principalmente depois da adaptação para se rodar na rua- que é muito exigido... Te aconselharia a bateria original da Yuasa e não alterar /mexer no suporte. ;)

Paulomotoca :

Parabéns pela moto...acho que ela deveria lhe dar bem mais alegrias que isso q. Vc está passando ! Olhe, a minha moto é SM ( tem fotos aqui - mas mudou alguns equipamentos / estética :side: :woohoo: ), e eu ví q. Vc pensa em utilizar um segundo Jogo de rodas. Como Vc relata vários problemas á serem resolvidos com a moto, acredito que por envolverem diversos itens de SEGURANÇA ( rodas pneus freios :S :evil: ) esta alteração deva esperar uma moto em "perfeitas condições" (pois o gasto É elevado em função da qualidade que É essencial ....pelo que envolve) Quando Vc for ( e se..) fazer , poderemos ajudar ( são alguns aqui que possuem SM )!

Olhe, desculpe-me a sinceridade MAS eu compartilho com a opinião de outros aqui....ACHO que Vc deveria buscar outro mecânico para lhe ajudar com a sua moto...pois "parece uma coisa sem fim" ($$$$$ , vai "voar" nisso.... :pinch: ).


UM ABRAÇO Á TODOS !!!! :cheer: ;)

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17 Nov 2016 01:22 #1191 por bodinho
Respondido por bodinho no tópico DRZ400 na estrada
Pessoal
Desculpe a demora em responder.

danoliveira

A Nachi até tem uma variedades de rolamentos de motos, mas na linha Suzuki em especial pra DR-Z só rolamento de roda, eu liguei para a CRM Rolamentos mas ele só trabalham com rolamentos industriais, acabei comprando uma caixa de direção nacional mesmo, em uma das lojas que fui o vendedor tinha uma original de montadora produzidas pela Rugata (era de scooter não lembro qual).

Meu ponto de vista sobre processo de fabricação é: o que manda não é a fabrica ou equipamentos e sim o rigor do controle de qualidade (sei de casos q a msm fabrica com os msm maquinário e funcionários, monta pra empresa A, empresa B e empresa C, mas o controle de qualidade da empresa C é mais rigorosa).

danoliveira e CAVAZZA

Acredito que a mangueira possa estar torcida na base próximo a roda já que existe o suporte da mangueira como pode ser visto nas fotos, pelo que me lembro a mangueira ñ esta presa, já que nas freadas a frente mergulha a mangueira de freio sobre a mesa sobe proporcionalmente o tanto que a frente mergulhou.






Única foto da mangueira sobre a mesa rss

danoliveira

Lá fora parece ser comum existir lojas que vendem peças OEM de varias marcas (pelo menos na internet). Sobre comprar lá fora pra entregar aqui ainda só meio desconfiado principalmente pelo transportador (navio afunda, avião cai, etc rss), além do proprio preço da moeda estrangeira, mas um dia supero isso rss.

Agora entendi essa coisa da espessura do disco. Você comprou o disco tipo wave ou reto? Eu pessoalmente não gosto muito dos disco tipo wave, tenho impressão que falta pedaço do disco e numa alicatada mais empolgada pode faltar disco pra grudar na pastilha. O preço q você pagou ñ acho caro para um disco de freio.

Por um tempo eu pensei em pegar o tanque preto, mas depois de ver uns adesivos no ebay (os adesivos nacionais só imitão os gráficos de pilotos, eu acho isso feio, além de não ganhar $$$ pra mostra logo de empresa rss) eu acho q qq cor server, acho q a pior parte é mexer no documento pq os adesivos que tenho interesse praticamente muda a cor da moto rss. Nos Safari só a conversão de grana já me deixa triste e desmotivado.

Quem sabe não nos encontramos pelos caminhos que levam até o Ushuaia msm por lá...

Sobre a bateria a principio pensei em colocar o suporte da bateria no lado de dentro do quadro, usando os furos originais mas colocando os parafusos pelo lado interno do quadro, mas vendo em fotos do quadro desmontado vi que não é possível, já que um dos furos no quadro não é vazado e o outro que é vazado parece não ter o mesmo diâmetro dos dois lados do quadro.

Outra possibilidade vendo as suas fotos seria retirar o fundo da caixa da bateria(da dor no coração só de pensar em corta uma peça cara e dificil de achar) e para evitar que a bateria caia, prender usando umas abraçadeira de nylon ou algum tipo de gancho sob pressão para mante-la na caixa da bateria.

Ñ acredito q a bateria vá ficar no caminho do pneu, usando o escape como referencia a bateria ainda fica mais alta que a curva do escape, mas precisa ver qual a distancia que a bateria ficaria da suspensão, já que a curva do escape esta há poucos centímetros da suspensão traseira.

Uma outra coisa que pensei mas tb da dor no coração é desgastar a "porca" onde fica os parafusos que prendem a caixa de bateria ao quadro, um pouco para diminuir a profundidade dessas "porcas"e assim deixar a bateria mais pra dentro do quadro.

CAVAZZA

Quanto a viagens longas eu penso que nossas motos DR-Z400E são mais bem preparadas doq as big trails que tem centenas de milhares que quilometro em viagens longas, pensando somente na durabilidade do conjunto mecânico e suspensões, como nossas motos foram projetadas pensadas no alto desempenho exigido nas competições de Enduro e Rallie onde percorrem longos trechos de especiais, não raro com velocidades superiores aos 130KM/h em estrada de terra, transpassando cursos de agua e trechos com pedras (sim, em menor velocidade).

Acredito que oq venha a apresentar maiores problemas seria o quadro projetado para o baixo peso exigidos nas msm competições, q não suportaria o peso extra da bagagem nem ofereceria conforto algum, mas aqui msm varias paginas atrás (por volta da pagina 30 se não me engano) um forista usou a DR-Z400E dele para uma incursão ao Jalapão (certo que ele partiu de algum lugar de GO, distancia muito menor entre Brasil e Ushuaia), mas ainda assim é uma viagem complexa (bagagem, combustível extra, maus caminhos) usando nossas motos, já li relatos de DOIS gringos que deram uma volta ao mundo com duas DR-Z400S.

Em ambos os casos houve problemas, se não me engano nosso forista teve um furo no motor de onde vazou óleo, os gringos tb tiveram vários problemas mecânicos e pneumáticos, mas acredito que tendo a DR-Z400E em dia com a manutenção e realizando uma revisão completa e substituindo os itens de desgaste em meia vida, os problemas serão minimizados. Me lembrei de uma edição do sertões (acredito que 2010) que o Zé Helio correndo de BMW G450X OFICIAL, foi eliminado do sertões por uma pedra que furou uma mangueira (de óleo salvo engano) uma peça de custo aproximado de 10 dinheiros ou menos, numa moto que tinha custo de 100.000 dinheiros que contava com uma equipe profissional cuidando da moto após cada especial.

Problemas mecânicos sempre acontece em qq tipo de viagem, eu msm já tive o suporte de placa original quebrado quando subia uma estrada de terra entre Bragança Paulista/SP e Extrema/SP, na volta precisei improvisar a fixação da placa com oq tinha na mochila.





Desculpe se no texto fiquei parecendo grosso, mal educado, ou qq coisa do gênero, não foi a intenção

CG 150 07 - Preta Pequena Notável ou só PRETA
DR-Z400E 08 - Drica

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17 Nov 2016 02:15 #1192 por danoliveira
Respondido por danoliveira no tópico DRZ400 na estrada
cavazza

Agradeço pelas dicas, camarada!

Entendo o argumento da moto ser mais direcionada para performance.
Mas eu concordo com o bodinho, porque como fã da DRZ, eu ha mais ou menos dois anos venho consumindo incessantemente videos e relatos em fóruns e artigos sobre a moto.

A perspectiva unânime dos gringos é que a DRZ400S é uma Dual-Sport, e não uma "moto de trilha" - ou seja, na mesma categoria que a DR650, a XR650L, e a KLR650 (sendo esta mais na casa das big trails, apesar deles não usarem este termo).
Por algum motivo, foge à eles a noção de que a Z é uma moto menos aconselhável para viagem, salvo uma troca de banco e acessórios.
Considerando que as versões S e E são virtualmente a mesma, as diferenças não seriam motivo para menor vida-útil do motor.

Olha por exemplo o Everide no youtube, que vive de fazer videos com uma DRZ400 ano 2000 e uma KLR650 ano 1994, a maioria offroad sim, mas algumas viagens de 5 dias, 4000km...

Dá uma olhada nesse VIDEO de um outro canal: 5 dias, 10.000km, 2 DRZ. Uma delas estava com 50 mil km.

Com certeza o motor vai precisar de muito mais atenção, e não vai durar tanto quanto de uma R1200GS, mas acho que não é tão ruim assim também!

Dito isso... Tomara que a minha aguente... hehe


bodinho

A mangueira do freio da sua moto desceu muito, cara! Remova a braçadeira que a prende à bengala, reposicione a braçadeira na altura da mangueira de forma que a mangueira fique QUASE SEM FOLGA entre a braçadeira e a pinça, e prenda de volta.

Se a mangueira estiver em bom estado ainda, deixa quieto... Senão, melhor trocar! Aproveita e compra com malha de aço...

Valeu mesmo pelas dicas da bateria.
Agora que a moto tá de volta, vou ver o que resolvo. Eu tive uma idéia mas ainda não sei se vai dar certo. É dificil de explicar... Depois compartilho aqui!



Po meu banco Erê ficou pronto. Foram 2 meses de stress, e no final não ficou bom. Péssimo serviço, pessimo atendimento...
Me deu tanta raiva que postei no ReclameAqui. Dêem uma olhada...

Uma merda não ter variedade de fabricantes neste país... A gente fica na mão deles.

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17 Nov 2016 12:12 #1193 por CAVAZZA
Respondido por CAVAZZA no tópico DRZ400 na estrada
Senhores... Um Bom Dia !! :)

danoliveira :

Desculpe...não quero ser chato,tá (sendo...) :

Ví os vídeos...SÃO DRZ`s 400S ....parece ter uma E no de Moab.
Bom...já se tratou muito por aqui das DIFERENÇAS entre a DRZ 400E e a DRZ 400S ( A grande maioria das motos que VIERAM para o Brasil..só tive notícias aq. de 2 DRZ 400"S" no Pais...) .
SE Vc tiver "curiosidade" compare a ficha técnica (e o catálogo de peças...) das duas motos ( peso, potencia, suspensões etc) e Vc verá que NÃO são a mesma moto.
Vc extrair peso e aumentar a potência de uma moto, TEM seu "preço" - e eu sei qual é ! :dry:

Comprei uma DRZ 400E ( depois de MUITO procurar...) para fazer uma SM pelas características de resistência de um motor com boa potência e o PESO do conjunto. ;) E que tivesse documentos...Claro !

Pesquisar e conhecer "alguma coisa " de mecânica não me fariam comprar uma moto RUIM , não é ?

Abrçs !! ;)

Bodinho

Blz !
Acho que expliquei ( mais ou menos ...) aí em cima a minha relação com a DRZ 400"E" ....
Respeito suas opiniões sobre a relação entre a DRZ 400 "E" ( lembre-se estamos falando da "E" e não da "S"...) em grandes Viagens.... mas sinto muito em não concordar com a comparação/ superioridade com uma Big Trail para este uso.

Suas fotos do para-lama traseiro ( "suporte de placa" ) original, quebrado, mostram que uma peça que tem leds de posição e espaço para a identificação ( 'placas' são minúsculas, e na MAIORIA dos paises ADESIVOS ...que identificam motos OFF-Road que QUASE SEMPRE NÃO podem ser licenciadas....) depois que se coloca/adapta um monte de peso para o qual a peça não foi projetada...assim será com o peso de bagagens e/ou outros num subframe de alumínio ( DA '"E" ) projetado para ENDURO.... :whistle:

Quanto á mangueira de freio , ela está posicionada errada (desceu ou "foi descida" pelo posicionamento da sanfona da suspensão que "parece estar" mais baixo do que deveria...) pois ela sai da pinça e "cola" na bengala, sem esta folga ( a sua foto da mesa mostra que Vc tem de "subir" a mangueira pois a "volta" em cima está "achatada"

Sobre a mangueira tipo Aeroquip ( com malha inox) no MEU caso foi "obrigatório" pois o meu cilindro de freio (burrinho) é o original da "E" ( bem menor,sem rosca p/espelho , bem leve...) que depois dos pneus "mistos" não conseguiam "PARAR" :S :pinch: a moto no asfalto direito... e foram substituidos pelos da Suzuki YES 125 (como no seu caso....). Se sua mangueira estiver ruim,pode usar a original sem "sustos" ;)

Abrçs á Todos!!!
:)

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17 Nov 2016 15:56 #1194 por danoliveira
Respondido por danoliveira no tópico DRZ400 na estrada
Hehe tranquilo Cavazza!
Agradeço pela preocupação!

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19 Nov 2016 22:32 #1195 por JoaoDRZ
Respondido por JoaoDRZ no tópico DRZ400 na estrada
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19 Nov 2016 22:37 #1196 por JoaoDRZ
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19 Nov 2016 22:39 #1197 por JoaoDRZ
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19 Nov 2016 22:41 #1198 por JoaoDRZ
Respondido por JoaoDRZ no tópico DRZ400 na estrada

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19 Nov 2016 22:47 #1199 por JoaoDRZ
Respondido por JoaoDRZ no tópico DRZ400 na estrada
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25 Dez 2016 01:49 #1200 por branco 73
Respondido por branco 73 no tópico DRZ400 na estrada
feliz natal a todos meu nome é Daniel e me dei de presente este ano uma DRZ 400 E emplacada , show de bola a moto muito forte leve e agil. Eu estava acostumado a andar de moto em autodromo mas uma coisa sempre me chamou a atenção foi essa moto , sempre q via achava du caramba e um dia teria uma. Enfim larguei moto de pista e quero transformar a minha em SM .
Vi muitos de vcs falando em painel , filtro, oleo relação..... e por aí vai. Lendo as discuções de vcs m alertou pra muita coisa mas mesmo assim to meio perdido .
1º rodas : vou desmontar as minhas originais e colocar um aro 17, ok ... mas e os raios quais vcs colocaram?
2º como fizeram pra colocar lanterna traseira? o paralama é muito mole e balança pra caramba , tem algum suporte pra colocar e fixar tudo lá traz?
3º o freio dianteiro vi que trocaram , mas qual pinça vcs usam , é simples de achar ou fazer o suporte da pinça e qual disco usam?
4º a relação da minha moto esta assim : 15 pinhão e 45 coroa .... quero deixar 15 e 40 ou 41 mas não estou achando coroa nestas configurações , se vcs possuem onde acharam ?

bom de inicio minhas duvidas são estas , .....com relação ao painel coloquei da tornado , não sei se é tão bom qto esse trail tech mas deve resolver (sei lá vou tocer q sim, senão terei q trocar) enfim não vou ficar enchendo muito o saco de vcs mas é um prazer fazer parte desse grupo , grande abraço a todos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

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24 Ago 2017 17:19 #1201 por adalberto.ferreira
Respondido por adalberto.ferreira no tópico DRZ400 na estrada
Blz galera? tem muito tempo que ninguém fala nada aqui, mas vou tentar... rsrsrs. Estou comprando uma DRZ400E, documentada, mas não tem os acessórios pra rodar na rua, acho que vou precisar da ajuda de vcs. Se puderem me adicionar no grupo do Whats, ficarei muito grato... (63) 98447-9744.
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18 Dez 2017 13:28 #1202 por KDK
Respondido por KDK no tópico DRZ400 na estrada
Drz X enchente. :blink:

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22 Fev 2019 09:16 #1203 por Rmvjunior
Respondido por Rmvjunior no tópico DRZ400 na estrada
Bom dia Pessoal..vi que o fórum está meio parado mas vou tentar, s epuderem me adicionar no grupo de whatsap, tenho algumas dúvidas.
Estou comprando uma DRZ 400E , semana que vem irei buscá-la...nunca rodou na trilha, só rua mesmo, 2007, inteirona.
Como quero customizar ela, seguem minhas dúvidas:

- Frente e carenagem de rally - alguém já fez? Vi a empresa espanhola RTT Carenados, porém sai 445 euros as peças, + 300 euros de frete

- Subquadro - li que o subquadro dela não suporta garupa/bagagem, e que seria bom colocar o do modelo S, que é reforçado, confere essa informação?

- Suporte de Baú traseiro e lateral - alguém já colocou?

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