Tenho uma Hornet 08 e estou com um pequeno problema, gostaria de saber se algum de vc´s já teve isso:
Ao freiar com a roda traseira, caso a moto estava engatada (mesmo apertando a embreagem até o batente) sinto uns trancos que parecerem ser da relação, e tb faz um barulho de "tec tec tec", parecido com o das trocas de marcha.
Oi fgbarros, isso é normal a minha faz tb é guando vc vem rapido e freia em cima com força pra naum bater ou não passar na lombada ai faz esse barulho, porisso presta atenção pra não se complicar, tudo nessas motos chega rapido d+...
um forte abraço...
Esses trancos caro amigo, são mini travamentos na roda
traseira.
Eu também fazia isso direto...
Chamamos isso também de "bater-relação", eu
particularmente, não aconselho essa prática.
Tente dividir mais a carga apertando, primeiro o freio de
trás e depois o da frente e esse por sua vez com mais
carga... Deixando o freio de trás mais livre e evitando
essa batedeira.
Lembrando que ao frear tente equilibrar corretamente o
seu corpo encima da moto, por exemplo:
Ao acelerar rapidamente, incline seu corpo para frente e
ao frear incline seu corpo para trás...
Ao frear o peso do seu corpo não deve ser transferido
para a suspensão dianteira de modo que a mesma recolha.
Em alguns casos de susto, como buracos, lombadas ou até
mesmo algum objeto de impacto, você pode frear com tudo e
com a suspensão recolhida o impacto não é absorvido... E
é nessa que a roda amassa, trinca ou até quebra...
Nesses casos o segredo é segurar o tanque com as pernas e
evitar que o peso seja transferido para frente...
Você vai saber que está fazendo isso exatamente quando
sentir que a frente da moto não desce mais...
A frenagem ideal é aquela que você começa e termina sem
mover a suspensão dianteira da moto...
E na eventualidade de um impacto, com a frente não
recolhida, o mesmo é absorvido de forma muito mais
eficiente e com menos danos a moto.
Leva um tempo para aprender corretamente...
Lembrando que não existe uma matemática correta de usos
de freios dianteiro e traseiro... Isso depende muito da
necessidade...
Pode ser 100% e 0%, 30% e 70%, 50% e 50% - Muito
relativo.
Mas relaxa... Nesse seu caso você precisa aprender mais a
usar o traseiro... rrsrsrs
Se você quiser tem um monte de gente aqui no fórum que
pode te ensinar na prática... rsrsrsr
raromanzini escreveu: o fenix já que vc deu esta aula de frenagem, deixa eu perguntar, o freio traseiro da nh6 é meio¨"borrachudo" mesmo.
Se entendi bem, ele é "meio borrachudo" sim. Mas essa idéia vem do fato de que o freio dianteiro é simplesmente animal. Pára na hora. Já o traseiro não atua de forma tão contundente. Daí o efeito "borracha" que vc disse.
fenix a expressão é estranha mas acho que a li na revista duas rodas, e o efeito é o que o vnb1 disse. O freio traseiro não chega a ser eficiente como o dianteiro, mas como eu disse no meu primeiro post, to iniciando agora neste mundo das motos deste porte
De fato com motos grandes, com certeza o freio traseiro não
é tão eficiente... Mesmo por que na roda dianteira o disco
é de maior diâmetro e são dois...
Mas logo, logo você aprende a usar o traseiro...
Aqui o povo todo mundo passou por isso...
O VNB1, Alicio, Reis e principalmente o Dart são ótimos em
usar o traseiro.. rsrsrs
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."