Olá a todos.
Pessoal, o tema é aquecimento do motor. Tenho visto, vez por outra, comentários acerca desta característica dos motores V-Twin das HD, especialmente quando rodando no trânsito urbano. Não tenho referências para avaliar o quanto é muito quente, ou o quanto "é assim mesmo". O fato é que, de cima da enormidade dos meus "quase 200 km de experiência" (rsrs), considero a temperatura alcançada nessas condições bastante alta. Daí, pesquisando o assunto, me deparei com um tal
OIL BUD
(
www.budsbikerparts.net/
) e peço a ajuda dos amigos com as seguintes dúvidas:
- alguém conhece este equipamento, ou similar, e pode dizer algo sobre sua efetividade?
- sua instalação, ou de algo similar, provocaria algum efeito colateral indesejável?
- qual a temperatura do óleo esperada, em média, rodando no trânsito urbano?
- alguém adota alguma solução para melhorar a refrigeração do motor ou tá tudo bem e vamos em frente?
O radiador de óleo, principalmente na cidade, muitas vezes até piora a sensação de calor, pois ele nao tem ventoinha e trabalha com o ar deslocado pelo movimento da moto.
Na estrada, com certeza vc ganha uma refrigeração mais adequada, mas na estrada HD nao sofre.
Nao tem jeito....tem que ter bolas quentes mesmo...
Bem, em primeiro lugar, nunca vi nenhum equipamento desse tipo instalado em HD, o que de cara me faz desconfiar da solução. Se fosse realmente bom, "alguém já teria inventado a roda". Segundo, se algo é "tão bom", é de se esperar que o fabricante (aqui dá discussão) já teria implementado. Por fim, os circuitos e sistemas de qualquer máquina certamente são desenhados para cargas específicas, mas isto não significa que não existam soluções brilhantes para problemas existentes.
Obrigado pelas dicas, enqunto isto, vamos esquentando as bolas
.
Por fim, é verdade, na estrada não há incômodo, e Leo, vou procurar outras soluções também.
como já foi dito, o radiador de óleo é excelente com a ventilação forçada pelo vento na estrada, e nessa situação isso é o menos importante.
Te recomendo ajustar a mistura para que você tenha mais conforto.
Se quiser implementar a solução HD que a divisão SE oferece, o SEST, ainda poderá programar o modo parade para que o cilindro traseiro pare de funcionar quando estiver preso no trânsito.
Lá vão duas perguntas de neófito:
- Wolf, o que é "...solução HD que a divisão SE oferece, o SEST..."?
- Modo parade: não me lembro de ter lido sobre este assunto no manual (como falta só um poquinho para terminar sua leitura, deve estar pela frente); mas a pergunta é: esse modo está disponível para a Fat, mediante uma "customização", é isto?
Obrigado, amigos.
Tetéu, vou me adiantar - e me arriscar - a responder algo mais técnico aqui, já que na soma de 2+2 eu prefiro filosofar sobre os elementos numéricos.
SE = Screaming Eagle, divisão "esportiva" da HD. Nela é possível comprar o SEST que nada mais é do que um remapeador da injeção da HD. Com ele é possível, por exemplo, ajustar a mistura do motor fazendo-o trabalhar numa temperatura menor daquela quando original.
Sobre o modo parade, como disse o Wolf, ele já vem instalado de fábrica nas RKs e EGs desde que essas tenham acelerador eletrônico. Inclusive, se não me falhe a memória, esse dispositivo foi passado tb para a família Softail (ou eu estou confundindo com o piloto automático?).
Tetéu, ainda não olhe para direção nenhuma. Aguarde os conhecedores de plantão se pronunciarem.
Informações duvidosas importantes que eu esqueci de colocar:
1 - o SEST aposentou o SERT.
2 - O modo parade consiste em desligar o cilindro traseiro da moto quando se está com ela parada afim tb de diminuir a temperatura do motor. Para tal é necessário girar a manopla do acelerador para frente por um tempo determinado (não me pergunte quanto, aí já é muito...
sobre o funcionamento com temperatura elevada das HDs injetadas posso te dizer que isso é fruto de uma mistura muito pobre para atender limitações impostas pelos programas de controle de emissão de gases poluentes.
Os motores HDs tem projeto antigo e atingem a melhor performance com uma mistura mais rica e poluindo mais.
Solução para as carburadas é regulagem/troca de giglagem.
Solução para as injetadas é ajuste no mapa de injeção, seja com remapeamento ou via limitação dos sensores.
Existem soluções para as injetadas para todos os gostos e custos, desde enriquecedores como Race Fueler da SE (divisão Screaming Eagle - setor esportivo da HD) até interfaces capazes de remapear completamente a injeção como o Super Tuner (sucessor do SEST que havia sucedido o SERT).
Eu uso o SERT (versão antiga) por considerar como a melhor ferramenta para regulagem das injeções das HDs.
Aqui no Rio, eu e um amigo desenvolvemos alguns mapas para as TC 88/96 e até agora não tivemos queixas.
Existem vários outros equipamentos e fabricantes como o Power Comander da DynoJet ou o Fuelpak da V&H. Outros conhecidos são o Pigster, Cobra F1 e Master Tune.
O Thunder Max pode ser considerado como a melhor solução para uma performance máxima de uma HD, mas é uma ECU completamente nova para funcionar com uma interface completa. É preciso trocar a ECU original pela ECU do Thunder Max.
Te recomendo uma leitura sobre isso. Eu já postei bastante sobre isso no meu blog.wolfmann40525.7623263889