Heritage Softail 2009 - nível do óleo

31 Jan 2010 22:35 #1 por aviator
Olá pessoal,


Alguns fatos sobre a verificação do nível do óleo na Heritage:


1- Verificação do nivel de óleo com o motor frio. O manual do proprietário (fls. 101 e 102) informa que o nivel de óleo somente poderá ser medido com precisão quando o motor estiver na temperatura normal de operação; entretanto, como item da inspeção inicial, o referido manual instrui sobre a verificação do nível de óleo com motor frio, alertando que esse procedimento não tem precisão. Nessa situação (motor frio), com a moto apoiada sobre o cavalete lateral, o nivel deverá aparecer na vareta, não devendo ser adicionado óleo para atingir a marca "cheio" (FULL). Se o óleo não aparecer na vareta, ainda segundo o manual, deve-se olhar pela abertura do bocal de abastecimento (gargalo); se o óleo estiver na junta (soldada) do bocal de abastecimento, ou próxima a ela, deve-se seguir para a verificação do nível do óleo com o motor quente, caso contrário deve-se adicionar óleo na quantidade suficiente para trazer o nível para a junta do bocal de abastecimento.


COMENTÁRIO: esse procedimento também consta no manual do proprietário em inglês dos modelos Softail 2009. Os requisitos do fabricante para inspeção inicial do nivel de óleo com o motor frio são conflitantes, pois se adicionarmos óleo até a junta do bocal de abastecimento, conforme recomendado, seu nível excederá em muito a marcação "cheio" (FULL) da vareta, o que é vedado pelo texto do próprio manual, conforme sublinhado.


2- Verificação do nivel de óleo com o motor quente. Para a verificação do nivel de óleo com o motor quente, segundo o manual do proprietário às fls. 102 a 104, deve-se dirigir a motocicleta até que o motor esteja na temperatura de operação normal, e depois, numa superfície plana, deve-se deixar o motor funcionando de 1 a 2 minutos em marcha lenta, com a motocicleta de pé, após o que o mesmo deve ser desligado e a motocicleta apoiada sobre o cavalete lateral. Nessa situação, segundo o manual do proprietário, o nível do óleo deve ser completado até a marca "cheio" (FULL).


COMENTÁRIO: esse procedimento também consta no manual do proprietário em inglês dos modelos Softail 2009. Na minha moto, o nivel de óleo assim verificado apresentava-se entre as marcas "cheio" (FULL) e "adicionar" (ADD). Consultado o mecânico na Autorizada Harley-Davidson, fui informado que o nivel de óleo estaria na marcação "cheio" se eu procedesse à medição com a motocicleta na vertical (em pé). Disse ainda o mecânico que se eu completasse o nivel para FULL com a moto no cavalete, conforme preconizado no manual, o mesmo seria jogado para fora possivelmente danificando o filtro de ar e sujando a moto.


MINHA DECISÃO: completei o nivel de óleo de acordo com o manual do proprietário, tendo sido para isso necessário adicionar exatos 320 mm. Rodei cerca de 120 km em vários regimes de funcionamento e não percebí nenhum derramamento de óleo. Retirei o filtro de ar para examinar e não detectei nehum traço de óleo no mesmo.


CONCLUSÃO itens 1 & 2: seguirei as recomendações do manual para verificação do nivel de óleo com o motor quente. Com o motor frio darei partida na moto desde que o nivel de óleo apareça na vareta, mas jamais o completarei até a junta do bocal de abastecimento.


3- Discrepância entre as instruções contidas no manual do proprietário (em português e em inglês) e o manual de serviço (em inglês) das Softail 2009:


- na verificação de nivel do óleo com o motor quente, o manual do proprietário diz para aguardar de 1 a 2 minutos com a moto em pé, na marcha lenta, antes de desligar o motor.


- na verificação do nivel de óleo com o motor a quente, o manual de serviço (fls. 1.15) diz para aguardar de 1 a 2 minutos com a moto no cavalete lateral, na marcha lenta, antes de desligar o motor.


Algum comentário ?

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2010 04:52 #2 por Celestino Gomez
Não sei comentar em relação aos modelos SOFTAIL, pois o reservatório é em posição elevada e nas TOURING o reservatório é "abaixo" do motor.

Na EG, a vareta tem as indicações corretas para motor à quente e à frio e a indicação para motor frio tem como base a moto apoiada em seu cavalete lateral.

Na 883, que tem a posição do reservatório parecida (igual) às SOFTAIL, uso o termometro de óleo (acessório) que tb tem as mesmas indicações.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2010 16:28 #3 por Chico.Pintor
Nunca verifiquei o da 883, tampouco o da V-Rod, não dá para
fazer sozinho, recomenda medir com o óleo quente, isso é
andar com a moto e depois desliga-la esperar 2 minutos, com
ela em pé (não pode ser sobre o apoio lateral) numa
superfície plana tirar a tampa/medidor, limpar, voltar a
colocar e tirar p aí sim ver o nível, impossível fazer sem
ajuda.

HD VROD Black Pearl - Verônica

Sorocaba São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2010 08:00 #4 por cezariomaia
O correto é verificar o óleo quando chega com a moto na garagem, com o motor quente. Ando sempre com uma estopa ou lenço de papel no bolso.Quando paro a moto e desligo, meço o nível do óleo com ela no descanso. Assim, o nível DEVE estar na marca FULL. Se estiver abaixo, adicione óleo até o nível Full. Pronto. Quando for sair novamente, já saberá que o óleo está no nível. Se medir com a moto fria, o nível deve estar entre as marcas ADD e FULL. Mas esse é um procedimento que se faz a cada mil quilometros, a minha FXST NUNCA baixou óleo entre trocas (Motul 5100 a cada 5 mil km)


Abraço

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2010 11:52 #5 por Chico.Pintor
Se a minha desse para ser medida no descanso faria com
alguma frequência, o engraçado é que p verificar o nível do
liquido do radiador é com ela no descanso, porque não
fizeram assim tb p o óleo?

HD VROD Black Pearl - Verônica

Sorocaba São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2010 21:56 #6 por aviator
C. Maia,


A minha também não abaixou o nivel do óleo. A concessionária é que colocou menos óleo no reservatório, pois lá eles verificam o nivel com a moto em pé e o motor quente, enquanto que o manual do proprietário estabelece que o nivel deve ser checado com a moto no cavalete lateral e o motor quente. Aplicando o procedimento do manual, tive que acrescentar 320 ml para atingir FULL na vareta. Quanto ao procedimento para verificar o nivel do óleo com o motor frio, o manual das Softail 2009 produz "overfill" na hipótese do nivel não se encontrar entre ADD e FULL, quando determina que deve-se acrescentar óleo até a junta do bocal de abastecimento. Caso alguém proceda assim, ficará com o nivel de óleo muito acima da marca FULL, pelo menos nas Heritage, que é o meu caso.


Abraço


P.S. Estou utilizando Motul 5100 15W-50 no motor. Quais os óleos vc utiliza na primária e na transmissão?

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2010 17:08 #7 por Teixeiracj
negrito[font="Times New Roman, Times, serif"]times[/font]italicoCaros amigos;
Realmente o nivel de óleo se for verificado com o motor quente é mais preciso, todas as vezes que verifiquei com o motor frio deu diferença. O mais correto é seguir mesmo as instruções do manual. Quanto ao óleo a ser utilizado eu discordo da grande maioria, Só uso óleo mineral mesmo, acho que usar óleo sintético é jogar dinheiro fora, pelos seguintes motivos: caso haja necessidade de completar o óleo durante uma viagem ou fazer a troca, nem todos os postos por aí a fora tem óleo sintético à venda, outro detalhe, jamais misture óleo mineral e sintético. No próprio manual do proprietário já indica caso não encontre o óleo da própria HD utilizar óleo mineral de motores à diesel, se vocês observarem nos rótulos das embalagens do óleo Motul que é o mais usado pelos harleyros, fala que é indicado para motores de motocicletas 4 tempos, detalhe, fora as nossas queridas Harleys, todas as outras motocicletas, motor, câmbio e embreagem funcionam em um mesmo bloco, ou seja o óleo utilizado tem que ser apropriado para lubrificar motor, câmbio e embreagem. O que não ocorre com as HDs, tudo é separado. Por esse motivo acho melhor usar um óleo mineral de boa qualidade para o motor ex. 20W50 API SL (motores à gasolina/alcool/ gás natural ou mesmo para motores à diesel como menciona o manual). Já na transmissão primária no meu caso, Sportster 883 Custon uso óleo W90 API GL-4, o mesmo utilizado em pick-ups, utilitários com diferencial de tração positiva. Muito comum, apropriado, fácil de encontrar e bem mais barato.
Bom, esse é meu ponto de vista.
Abraço à todos.

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2010 20:26 #8 por aviator
Teixeira,


Obrigado pelas dicas. Essa questão acerca do uso de óleo mineral ou sintético é controversa em todas as manifestações sobre o assunto, e especialmente embaraçosa para a Harley Davidson (USA), que até pouco tempo atrás afirmava veementemente que apenas óleo mineral poderia ser utilizado nos big twins, e hoje não apenas recomenda óleo sintético, como também entrega as motos novas com esse tipo de lubrificante. Quanto ao óleo sintético Motul, especificamente o 5100 Technosynthese, ele é indicado para uso em motores com transmissão e embreagem integrados ou não, segundo o fabricante. A aditivação especial desse óleo limita o deslizamento entre os discos de embreagem, e nas Harley, onde o óleo do motor não é compartilhado, evita que a capa do rolamento gire dentro de seu alojamento, o que pode acontecer com a utilização de óleos sintéticos aditivados para uso exclusivo em motores de automóveis. Hoje nos Estados Unidos a Harley oferece o Screeming Eagle Synthetic Syn 3, um óleo sintético único para uso tanto no motor como na primária e na transmissão (é um óleo "3 em 1"). No Brasil, a minha Heritage veio, segundo informação da concessionária de Campinas, com Motul 5100 no motor, Motul Motylgear 75W-90 na transmissão e Motul Transoil 2T na primária. Particularmente acho que a utilização do Motul Gearbox 80W-90 seria uma escolha mais adequada para o câmbio das Harley, pois a presença da fase de bissulfeto de molibdênio deixaria o câmbio mais silencioso e provavelmente com engates mais suaves. Qualquer hora experimento ele.


Utilizo óleo sintético em meus veículos - motos, automóveis, utilitários - há muitos anos, inclusive em serviço pesado, e nas raras ocasiões em que necessitei completar o nível, coloquei o óleo que estivesse disponível, não importando se sintético ou mineral. O que pode gerar problemas é se trocar o óleo de um motor de alta quilometragem que sempre utilizou óleo mineral por óleo sintético, que promoverá uma potencialmente indesejável "limpeza" do motor. O contrário não tem problema, pode-se trocar para mineral o óleo de um motor que sempre rodou com sintético. Uma grande vantagem do óleo sintético em motores refrigerados a ar, como nas Harley, é que os mesmos mantem inalteradas suas propriedades lubrificantes dentro de um intervalo de temperaturas sensivelmente maior, quando comparado aos óleos minerais, que sofrem degradação acelerada de suas propriedades em temperaturas mais elevadas.

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2010 21:20 #9 por wolfmann
Eu adoto a recomendação do manual: sintético MOTUL 5100.

Em 37000 kms rodados nunca precisei completar o óleo do motor ou da primária. Respeito a recomendação da troca a cada 5000 milhas (8000 kms) e nunca tive problemas.

O uso do óleo sintético traz mais segurança exatamente no momento da partida do motor, quando o mineral ainda não tem a viscosidade necessária em razão da temperatura do motor frio e por isso não atinge o motor por completo.

Além dessa desvantagem, o uso do lubrificante mineral implica em diminuir o intervalo da troca de óleo.

Em termos de custos, fazer duas trocas com óleo mineral ou apenas uma com óleo sintético não traz diferença significativa, em compensação fazer apenas uma troca ao invés de duas é menos tempo na oficina.

O cuidado que sugiro a todos é se programar para uma revisão completa, incluindo a troca de óleo, antes de uma viagem mais longa para evitar a necessidade de fazer revisão em oficina desconhecida por ter atingido a marca da revisão durante a viagem.

Adiantar revisão só traz benefícios durante a viagem e se você quiser pode repetir a revisão após a viagem para que o intervalo entre as revisões não ultrapasse a tolerância de 10% indicada nos manuais de serviço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2010 22:35 #10 por madmaxx
Meus Amigos!
Estou adorando e aprendendo muito com todas essas explicações...
Eu nem sabia que as HD tinham óleo separado do motor, câmbio e transmissão!
Fora tudo mais que foi explicado aqui!

Muito Obrigado!

A propósito, onde coloca óleo na corrente dela, hein?
hehehehehe... Brincadeirinha!

"Seja mais Amigo do que tenha Amigos!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2010 13:39 #11 por Teixeiracj
Harley Davidson também é cultura !!!!

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2010 20:32 #12 por cezariomaia
Aviator:
Desculpe a demora em responder. Estava viajando pelo alto da
caatinga aqui no RN. Na caixa de marcha uso TUTELA
TRANSMISSIONS multiviscoso 80W-90. Pode usar até viscosidade
110 sem problemas. Na corrente primária (que também banha os
discos de embreagem) uso qualquer óleo de marca conhecida, 20W-50
(Lubrax, Texaco etc) Como a transmissão primária não recebe resíduos
de combustão, qualquer óleo cumpre sua função. Lembrar de NUNCA
colocar óleo mais viscoso que isso ou adicionar aditivos. A embreagem
vai patinar!
Abraço

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2010 21:40 #13 por aviator

wolfmann escreveu: Eu adoto a recomendação do manual: sintético MOTUL 5100.



No manual das softail 2009 não declinam a marca de qualquer óleo para o motor, nem se mineral ou sintético. A única especificação é quanto à viscosidade e eventual uso de óleo para motor diesel. Já para a primária e a transmissão especificam o lubrificante FORMULA + p/n 99851-05 da Harley Davidson.

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2010 21:42 #14 por aviator
C. Maia,


Obrigado pela informação

Aviator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Fev 2010 05:02 #15 por wolfmann
Aviator, o Dotz (mecânico e professor de mecânica no Senai em SP) postou no Fórum HD ( www.forumhd.com.br ) uma lista com links dos óleos lubrificantes utilizados nas Big Twin:

"Galera, todos sabem, que a maioria do pessoal do Fórum é proprietário de Sportster, por isso abri este Tópico, para colocar os óleos, que utilizo nas manutenções das Twin Cam.

Óleo do Motor: sakamotomotul.com.br/produto/38/5100_15w50_

Óleo da primária: sakamotomotul.com.br/produto/18/transoil_expert_10w40 _

Óleo do Câmbio: sakamotomotul.com.br/produto/5/gearbox_80w90_ ;Tem um até mais grosso que este, que pode ser utilizado, mas veja os valores: sakamotomotul.com.br/produto/31/gear_ff_competition_7 5w140_

Óleo da Suspensão: sakamotomotul.com.br/produto/42/fork_expert_heavy_
"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.213 segundos