como proceder em pedágios

25 Mar 2008 19:25 #1 por Betopts
Sei que é um tema polemico, pois divide opiniões em varios aspectos! Quanto ser correto ou não a cobranca de pedágios de motocicletas. Mas meu questionamento vai em outra linha. Eu faco e fiz domingo passado,(23/03/2008) nas duas pracas de pedágio da BR 040, entre Juiz de Fora e Petrópolis, ou seja um engarrafamento enorme, e particularmente neste domingo chovia muito, cortei pelo corredor com o maior cuidado e seguranca possível, até chegar na cabine de cobranca e entrei na frente dos demais usuários. Este procedimente é ilegal?
Posso considera-lo como um desrespeito ao direito dos motoristas que estão engavetados na fila? Gostaria de colher opiniões sobre o assunto.
Pois me preocupo com a imagem do motociclismo. Em demonstrar que somos responsáveis e consciêntes.
OBS: levo o dinheiro embrulhado em uma flanela que coloco na painel, assim agilizo bastante a cobranca.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2008 22:44 #2 por DalmoH
Respondido por DalmoH no tópico como proceder em pedágios
Aqui na travessia Santos-Guarujá há uma cabine específica para cobrar os motociclistas... deveria haver uma assim em toda praça de pedágio para evitar qq mau-entendido... Quanto à sua pergunta, se estivesse no carro esperando minha vez, ficaria com inveja da moto que passou na frente... e aceitaria o fato

Minha nova Paixão: Fafá (Fazer 2008 LE)
Intruder 125 07/08 vinho (Agora com meu Filho)
Santos - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2008 22:59 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico como proceder em pedágios
É DALMOH, mas inveja é um termo leve pro que outros motoristas que não tem o privilégio de ter uma moto sentem, agora essa cabine específica pra motos eu acho uma boa idéia, será que alguém, ou alguma associação de motociclistas já mandou alguma solicitação desse tipo pros administradores das estradas?
Acho bem difícil!!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2008 23:22 #4 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico como proceder em pedágios
Lembro de ter ouvido não sei se foi aqui, mas que quando o pedágio forma fila pra pagamento eles liberam o pessoal pra passar sem pagar pra desafogar um pouco, procede ou é raro isso acontecer??? geralmente as praças de pedágio possuem uma passagem livre pela direita para veículos especias e etc, se vc chegar lá e dizer que simplesmente não tem dinheiro eles são obrigados a deixarem passar, só que muita gente não sabe disso...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2008 08:43 #5 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico como proceder em pedágios
Acho que não é uma questão de ser ilegal. É mais uma questão de educação e respeito aos demais.

Acho que não existe lei nenhuma te obrigando a ficar em uma fila.

Mas ninguém gosta quando alguém fura a fila na sua frente.

Também não vejo motivo para uma cabine especial. Somos condutores de veículos que têm os mesmos direitos e deveres que qualquer outro.

Os únicos beneficiados por uma cabine especial seriam os carros, pois é muito mais fácil deixar o dinheiro preparado no carro, portanto mais rápido o pagamento. De moto, com luva e tralha e tal, esse processo é bem mais lento. Ou seja: a cabine especial só ia nos sacanear.

O que devia ter, isso sim, é um sistema igual ao sem parar onde você passa batido e paga depois. Mas por mais que você queira não vão deixar você instalar na moto.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2008 08:56 #6 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico como proceder em pedágios
Minha opinião:

_ Concessionária esta mau aparelhada e não esta diferenciando o Motorista do Motoqueiro.
_ Não há lei que proteja alguem sobre cortar fila, mas existe a maior de todas...a EDUCAÇÂO. Se um daqueles que estivessem na fila aguardando há tempos e saisse do carro e te desse uma "cascudo"...ele estaria coberto de razão...(e raiva ).
_Como usuário, qualquer um pode e deve exigir conforto, pois esta pagando. Se esta pagando para usar...eles tem o DEVER de atender conforme contrato (no caso de privatizada) e no caso de BR (Governo)aí...cobrá de quem??Do "Sapo Barbudo" que só anda de AeroLULA??? .
Enfim...ineficiência da Máquina estatal..

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2008 09:30 #7 por clear
Respondido por clear no tópico como proceder em pedágios
Beto,
Antes de mais nada bem vindo ao Motonline!

Bom, na minha opnião não existe lei que restrinja a motocileta de transitar em corredores formados entre as filas de veiculos...
Ja tentaram criar essa lei mas não foi autorizada, como descrito no Livro Direção Defensiva para Motociclistas (site do autor: geocities.yahoo.com.br/joaosalvaro ). Como essa lei n existe (n foi autorizada), então é permitido circularmos nessa fila, consequentemente passar a frente de alguem para pagar o pedágio... Ai vai do bom senso do motorista deixar-nos passar a sua frente ou n...
Em uma situação semelhante eu e o Beto passamos a frente de um caminhoneiro para pagarmos o pedágio, o cidadão tinha permitido que passassemos; o Beto por sua vez deixou o troco do nosso pedágio para enteirar o do caminhoneiro. Nada mais que uma troca de gentilezas que devia ser mais praticada entre motoristas e motociclistas!
Hoje em dia cada vez mais vemos motoristas que também são motociclistas no transito, isso cada vez mais colabora com a aceitação da motocicleta no transito.
Sempre que um carro me da a vez no transito sem eu pedir, buzinar ou tocar farol, é só olhar que o cidadão tem aquele adesivinho amarelo do motociclista colado no carro dele...
Vou colar um desses no carro da minha avó, q é tão preocupada de eu ser motociclista e todos os dias tenta me convencer a comprar um carro, e intima-la a "tratar bem" o motociclista no transito! Alegando a ela que poderia ser eu aquele cara piscando farol pedindo passagem

Abraço

Clear

Ex: Suzuki Yes 07/07 Prata

Ex: YS 250 Fazer 07/08 Azul

Atual: GS500E 08/09 Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2008 14:33 #8 por Betopts
Respondido por Betopts no tópico como proceder em pedágios
Estava esperando algumas opiniões para expor meu julgmento sobre o assunto. E antes de tudo foi sincero!
Me expondo, pois admiti minha atitude.
Fiz um exame de consciência, me colocando no lugar daqueles usuários que estavam ali encaixotados. E sinceramente sei que não gostaria do meu procedimento, pois cada pessoa que entra na frente atrasa mais um pouco os que aguardam na fila.
Porém ainda estando como motorista me lembro do fim de ano de 2006 que tive a oportunidade de desfrutar de toda beleza de Cabo Frio, que teoricamente deveria relaxar e descontrair quem ali estava, e no entanto o que mais se pode notar é a total falta de respeito entre os motoristas tentando voltar pra casa. É quase certo ter uma terceira fila de espertinhos cortando todo mundo naquele pedaço de pista,acostamento, destinado a paradas de emergência ou passagem de viaturas oficiais, tipo bombeiros,polícia etc
Sei que um erro não justifica o outro, e sou de opinião que devemos lapidar nosso caracter agindo de acordo a ir até onde vai o limite do nosso próximo.
Mas no meu caso ando em estradas sempre equipado atendendo a normas que são vitais a proteção de minha vida. No dia em questão estava chovendo e seria moleza aguentar na fila por minha vez, mas imagine sob um sol de 30º, motociclista so conta com o ar da montanha, enquanto grande parte dos demais veículos tem ar condicionado. E quem é motociclista sabe que a jaqueta, que nos protege, também vira sauna quando ficamos parados por muito tempo, no sol escaldante.
Assim acho que deveria ter um meio termo, uma compreenssão de todos, sobre os motivos de cada um!
Eu por exemplo sei que não é certo, mas procuro agilizar o processo de pagamento nas cabines, e até mesmo ja sou conhecido pelos operadores da BR040, pois
faço essa trajeto quase todo fim de semana. E tenho o cuidado de levar R$ 10,00 embrulhado em uma flanela que coloco no painel de minha moto, ai so entrego o embrulho e menina tira a dinheiro faz o troco e me devolve embrulhado e não levo nem 20segudos. Imagina se tivesse que tirar as luvas, capacete, levantar da moto etc
Já dei uma sugestão a CONCER, concissionária que administra a BR040, entre RIO-Juiz de Fora, no sentido que fosse criado um cartão para motociclistas e assim poderiamos passar pela cabine especial para ese tipo de usuário e nos facilitária na hora do pagamento. Eu tenho o cartão para automóveis, mas se passar com ele de moto pago dobrado. Ou seja pago pedágio referente a um automóvel.
So levantei esta questão para criar uma polemica é dela sair uma solução pacífica, pois como motociclista desejo sempre elevar o conceito e opinião que recai sobre nossa categoria.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Mar 2008 17:03 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico como proceder em pedágios
beto já que vc tem contato com esse pessoal, porque vc não manda o link desse papo pra eles?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2008 06:26 #10 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico como proceder em pedágios

Betopts escreveu: E sinceramente sei que não gostaria do meu procedimento, pois cada pessoa que entra na frente atrasa mais um pouco os que aguardam na fila.

Pois não é? Uma das formas mais eficientes de evitarmos causar mal a outras pessoas é nos colocarmos na situação inversa. Não é infalível, posto que cada pessoa reage de forma diferente a cada situação, mas ajuda bem.

Betopts escreveu: No dia em questão estava chovendo e seria moleza aguentar na fila por minha vez, mas imagine sob um sol de 30º, motociclista so conta com o ar da montanha, enquanto grande parte dos demais veículos tem ar condicionado. E quem é motociclista sabe que a jaqueta, que nos protege, também vira sauna quando ficamos parados por muito tempo, no sol escaldante.

Bom, já foi. Tá ido. Não tem mais como des-ir, então é meio besta ficar aqui falando "você devia ter feito isso ou aquilo". Acho apenas que convém tomar mais cuidado principalmente nessa situação que você está falando. Já vi um cara na contra-mão em Cabo Frio parar na frente de um carro que vinha na mão certa, descer do carro, apontar uma arma para o motorista que estava certo e ameaçar: "Vai sair da frente, não, mermão?!" Já pensou se esse cara está atrás de você no pedágio?!?! A região é lindíssima e tem muita gente boa por lá, mas me parece que atrai também um número extremamente alto de pessoas, digamos, "sem-noção". Normalmente de fora. Portanto na chuva, esperaria na fila. No sol, viajaria bem cedo para não pegá-lo a pino. O sol ali é cruel mesmo.

Betopts escreveu: Assim acho que deveria ter um meio termo, uma compreenssão de todos, sobre os motivos de cada um!

É o ideal. Mas quem está no carro e nunca andou de moto não tem como imaginar a sua situação. É arriscado. Eu acho.

Betopts escreveu: So levantei esta questão para criar uma polemica é dela sair uma solução pacífica, pois como motociclista desejo sempre elevar o conceito e opinião que recai sobre nossa categoria.

Acho que solução, de verdade, que solucione, não tem não.
O cartão para motos, como o que você tem no carro ajudaria, mas não resolve: nem todo mundo tem. Ficar parado no sol atrás dos carros também é soda e nem sempre dá para programar a viagem para horários menos tórridos. Furar a fila também não é uma solução muito educada. Acho que a melhor combinação de alternativas seria:
- Existir o cartão para motos;
- Haver uma faixa lateral na rodovia, com uma cabine exclusiva para motos com uma cobertura para proteger do sol (Há! Há! Há! Papai Noel, coelhinho da páscoa e a mula sem cabeça também ficariam ali. Vai sonhando!)
- Havendo as duas opções acima, motociclistas não deveriam furar fila em hipótese alguma.
- A existência da faixa coberta não obrigaria o motociclista a pagar apenas naquela cabine. Assim em dias de chuva ou com filas não tão grandes poderíamos utilizar as demais cabines também. Caberia a cada um escolher a solução mais adequada para si.

Daí eu acordei, tomei café e vim trabalhar.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2008 19:43 #11 por GilVix
Respondido por GilVix no tópico como proceder em pedágios
Aqui em Vitória a concessionária disponibilizou uma faixa com cabines exclusivas para motos na ponte que liga a ilha ao continente. Achei uma ótima solução pois como também tenho carro, ficava indignada quando estava na fila aguardando minha vez e vinha um motoboy furando fila. Desculpe-me, Beto, não quero condenar a sua atitude pois cada um tem seus motivos. Só estou colocando o meu sentimento naquele momento, pois também estava atrasada para um compromisso e nem por isso fiquei tentando furar a fila.

Vitória- ES

CBR250R

"A paz do mundo começa em mim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2008 06:26 #12 por JGKlemz
Respondido por JGKlemz no tópico como proceder em pedágios
Acho que o melhor mesmo é não pagar pedágio, como é aqui em SP. Acho que apesar de ocorrerem acidentes com motociclistas nas estradas, o resgate é mais simples que com veículos maiores e a despesa hospitalar é do SUS mesmo, não onera a administração rodoviária; a motocicleta é um veículo que causa incomparavalmente menos estrago à estrutura da rodovia que veículos maiores e mais pesados, então, no final das contas, não é tanto prejuízo fazer um buraquinho pra motociclista passar direto ali do lado...

Enfim, não é essa a discussão né? Mas eu faria o mesmo que o nosso colega.. Pra quem tá no carro preso no congestionamento, o que é um peido pra quem tá cagado né? d: Um ou 2 motociclistas que furam a fila não vão fazer tanta diferença no quadro geral. Não é a mesma coisa que aquela faixa adicional de acostamento que forma de vez em quando, isso sim é problema...JGKlemz39535,3956018519

Moto: LANDER 07

Cidade: São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2008 08:40 #13 por EdyStauch
Respondido por EdyStauch no tópico como proceder em pedágios
Moro em Niterói e trabalho no RJ, então todo dia passo pela ponte Rio-Niterói.

O pedágio é somente no sentido de quem vai para Niterói e existem 12 cabines sendo que em duas está escrito "preferencial para motos".

Eu me sinto no total direito de passar a frente de todos os carros que porventura estiverem nesta fila!

De vez em quando alguns motoristas tentam fechar o caminho das motos acelerando rapidamente quando o veículo da frente anda, outro dia uma mulher chegou ao cúmulo de colocar o carro na diagonal para fechar o caminho das motos .

Eu acho correto existir algumas cabines preferenciais, pois se não existir alguns motoqueiros vão furar a fila. Porém os motoristas de carros devem respeitar esta preferÊncia, se entram na fila destas cabines tem que aturar !!!

Atual: Lander

Joinville - SC | Niterói - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2008 07:50 #14 por FLIT
Respondido por FLIT no tópico como proceder em pedágios
BOM DIA A TODOS!
SOU TOTALMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE PEDÁGIO, POIS JÁ PAGAMOS IMPOSTOS DEMAIS PARA SUSTENTAR MUITOS FANFARRÕES....

MAS, SE NÃO TEMOS COMO ESCAPAR DESSE PAGAMENTO, ACHO JUSTO EXISTAM CABINES PARA MOTOS E PRINCIPALMENTE VALORES QUE SE POSSAM LEVAR COM PRATICIDADE,POIS PEGAR DINHEIRO COM LUVAS (E COM CHUVA??)FICA DIFÍCIL.EM TODO O COMÉRCIO O CLIENTE É IMPORTANTE..Já viu alguma loja escrever na porta.."só aceitamos dinheiro trocado ou aquele simpático - facilite o troco-??

NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE NO PEDÁGIO "NÓS " SOMOS OS CLIENTES, APESAR DE NÃO SERMOS TRATADOS COMO TAL..

PARABÉNS PELO TÓPICO E ACHO QUE ISSO VAI GERAR MUITA DISCUSSÃO SOBRE NOSSOS DIREITOS .....

ME SOLIDARIZO COM OS QUE SÃO OBRIGADOS A CONVIVER COM ESSE ABSURDO. AQUI EM SP SÁ SE COBRA PEDÁGIO DE MOTOS EM POUCOS TRECHOS. A MAIORIA É LIVRE..

EM TEMPO.. ALGUÉM SABE PARA QUE SE COBRA PEDÁGIO NAS ESTRADAS?? DO PONTO DE VISTA LEGAL? POIS SE FOR PARA MANUTENÇÃO DO ASFALTO UMA MOTO DEVERIA PAGAR 10% DO VALOR DE UM CARRO OU ATÉ MENOS..

não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!



GENTILEZA GERA GENTILEZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2008 07:28 #15 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico como proceder em pedágios
Parece que só no estado de SP motos não paga pedágio, é melhor falar baixo .

tá demorando pra começarem a cobrar das motos tambem, vamos ver quanto tempo dura esse "privilégio".

Agora furar fila é de uma tremenda falta de educação!

como bons motociclistas alem de respeitarmos as leis de transito vamos respeitar as pessoas, se a moto fosse passar direto, não atrapalharia o fluxo,agora se paga É FALTA DE EDUCAÇÃO SIM, use o bom senso e seja educado.Sevla39628,4369212963

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.189 segundos