Tenho uma XTZ 125 E e venho passando aperto nesse inverno pra ligar ela de manhã. Sempre viro a chave e o painel acende, forte até. Costumo desligar o farol e, como é carburada, já usar o afogador. Porém, quando tento dar a partida ela não tem força, fica só arranhando. Hoje testei sua voltagem e tinha carga, apareceu 12.7V, quando tentei dar a partida essa voltagem caiu para 6.0V e a moto não ligou como de costume. Quando cessava a tentativa voltava para os 12V.
Depois, liguei na bateria um carregador em carga rápida, a voltagem subiu para 14V, tentei dar a partida e consegui, o máximo que abaixou durante a partida foi até 13V.
Estou com dúvida de como resolver o problema, afinal, não aguento mais ter que dar tranco na moto, fora o perigo de estragar outras peças com os trancos.
Imaginei que a bateria estivesse ruim, perdendo carga, mas como disse, a voltagem estava boa quando testei de manhã. O problema é que a voltagem não se manteve na partida.
Quando não está frio a moto liga perfeitamente.
A dúvida é, posso afirmar que para resolver o problema teria que trocar a bateria? Ou pode ser outra coisa?
Quanto tempo tem essa bateria?
Quando desligar a moto a noite coloca uma borracha entre o pezinho e o chão.
Verifica zinabre nos contatos do circuito de partida.
Verifica o carvão da partida.
Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.