CG 150 SPORT - Limpeza Filtro Centrifugo

26 Maio 2017 17:15 #1 por botelho1100
Olá pessoal boa tarde,

Sou novo no for ÚM. Sou proprietário de uma CG 150 Sport 2006. Utilizo a motoca diariamente para ir e vir do trabalho rodo 1200km por mês com a motoca. Sempre gosto de manter a manutenção dos meus veículos em dia, Realizo as troca de óleo da CG a cada 800, 900km, pois rodo todo o tempo em alta rotação giro 7 e 8.

Quase não tenho tempo de parar ela, por conta do trabalho então a minha maior dúvida é com relação ao filtro centrifugo. Há necessidade realmente de limpar com frequência? Pois quando comprei a moto já foi limpado inclusive o mecânico disse que levei sorte pois ele estava realizando outro serviço ai teve que abrir a tampa daquele lado para trocar outra peça e já aproveitou e limpou. Na época ele havia me dito que se eu demora-se mais para limpar, poderia travar o motor por falta de óleo..

Geralmente faço as manutenções no final de ano aproveito as ferias coletivas da empresa então faço uma revisão completa, pois o meu mecânico de confiança não faz estes serviços mais demorados no sábado apenas faz troca de óleo e durante a semana não tenho tempo de levar para ele, pois como eu disse utilizo a moto para trabalhar diariamente...

Então gostaria de saber mais tecnicamente, como posso proceder com a limpeza do filtro centrifugo será que posso deixa-lá para todo final de ano?

Utilizo óleo mineral MOBIL...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2017 13:00 #2 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Olá pessoal boa tarde,

Sou novo no for ÚM. Sou proprietário de uma CG 150 Sport 2006. Utilizo a motoca diariamente para ir e vir do trabalho rodo 1200km por mês com a motoca. Sempre gosto de manter a manutenção dos meus veículos em dia, Realizo as troca de óleo da CG a cada 800, 900km, pois rodo todo o tempo em alta rotação giro 7 e 8.

Quase não tenho tempo de parar ela, por conta do trabalho então a minha maior dúvida é com relação ao filtro centrifugo. Há necessidade realmente de limpar com frequência? Pois quando comprei a moto já foi limpado inclusive o mecânico disse que levei sorte pois ele estava realizando outro serviço ai teve que abrir a tampa daquele lado para trocar outra peça e já aproveitou e limpou. Na época ele havia me dito que se eu demora-se mais para limpar, poderia travar o motor por falta de óleo..

Geralmente faço as manutenções no final de ano aproveito as ferias coletivas da empresa então faço uma revisão completa, pois o meu mecânico de confiança não faz estes serviços mais demorados no sábado apenas faz troca de óleo e durante a semana não tenho tempo de levar para ele, pois como eu disse utilizo a moto para trabalhar diariamente...

Então gostaria de saber mais tecnicamente, como posso proceder com a limpeza do filtro centrifugo será que posso deixa-lá para todo final de ano?

Utilizo óleo mineral MOBIL...


Olá Botelho,

Em 1º lugar, pelo manual, a limpeza do filtro deve ser feita a cada 12.000 km. Se vc anda em média 1.200 km/mês, seria a cada 10 meses, então não teria mto problema fazer a cada 12 meses.

Mas porque trocar o óleo a cada 800 km????????????????????????????????

Vc gosta de jogar $$ fora ou só quer poluir o meio ambiente mesmo?????

Se vc usar óleo bom (API SL ou superior) a troca deverá ser feita a cada 4 mil km. Eu tenho uma Fazer 250 2011 que está com 121 mil km e sempre troquei a cada 5 mil km (confesso que uma duas vezes foi aos 5.500km) e nunca abri meu motor, sendo que a segunda regulagem de válvulas foi na revisão dos 120 mil!

Esse negócio de trocar a cada mil km é coisa de quem quer vender óleo.

Mas........... Use sempre óleo de qualidade ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, botelho1100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2017 13:27 #3 por botelho1100
Poxa interessante está questão da troca de óleo que você me disse. Já tive varias motos de Biz até Hornet e sempre troquei de 1.000KM... Nas motos de baixa cilindrada utilizo o óleo ''MOBIL 20W50'' Sempre usei este óleo. Só que a CG 150 como ando muito em giro alto está baixando um pouco o óleo dela. A moto é zerada peguei com 39.000km hoje está com 47.000km. Comprei ela em Setembro de 2016 e até o momento troco de óleo a cada mil, sempre que vou trocar de óleo peso para o mecanico colocar o óleo retirado em um recipiente para eu comparar o quanto de óleo baixou nesse tempo. Se por exemplo eu trocar com 900km rodados na troca o nivel do óleo fica em 650, 750ml de óleo.. Fiz uma troca de óleo no sábado passado, troquei com 780km rodados.. O nível ficou em 800ml porem estava usando o MOTUL mais tava muito caro usei somente umas duas vezes então agora voltei para o Mobil e comprei um litro de óleo a mais para completar em casa quando baixar um pouco o nível....

Qual é o óleo que você usa que leva 4.000km para troca?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2017 17:01 #4 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Poxa interessante está questão da troca de óleo que você me disse. Já tive varias motos de Biz até Hornet e sempre troquei de 1.000KM... Nas motos de baixa cilindrada utilizo o óleo ''MOBIL 20W50'' Sempre usei este óleo. Só que a CG 150 como ando muito em giro alto está baixando um pouco o óleo dela. A moto é zerada peguei com 39.000km hoje está com 47.000km. Comprei ela em Setembro de 2016 e até o momento troco de óleo a cada mil, sempre que vou trocar de óleo peso para o mecanico colocar o óleo retirado em um recipiente para eu comparar o quanto de óleo baixou nesse tempo. Se por exemplo eu trocar com 900km rodados na troca o nivel do óleo fica em 650, 750ml de óleo.. Fiz uma troca de óleo no sábado passado, troquei com 780km rodados.. O nível ficou em 800ml porem estava usando o MOTUL mais tava muito caro usei somente umas duas vezes então agora voltei para o Mobil e comprei um litro de óleo a mais para completar em casa quando baixar um pouco o nível....

Qual é o óleo que você usa que leva 4.000km para troca?


Eu sempre usei o Yamalub mineral 20W50 API SL, trocado a cada 5.000 km.

O Mobil que vc usa é o Preto?????? Se for esse, ele é uma merda!!!!!!!! :woohoo: :woohoo:
A Honda só o recomendava por força de contrato, mas hoje não mais.

Eu recomendo o uso de um óleo com API SL ou superior (quanto mais longe do "A", mais moderno é o óleo) com viscosidade 20W50.

Hoje em dia, eu completo o óleo +- aos 2.500 km, pois minha moto leva 1,350 l sem trocar o filtro e 1,5l com troca do filtro, então sempre sobra óleo, que eu uso para repor quando baixa um pouco, o que é normal.

As Honda de hj, saem com a recomendação de troca a cada 4.000 km, mas hj a recomendação não é mais com Mobil!!!!

Eu sempre falo o seguinte: Quando comecei a andar de moto, lá pelos anos 1980, motos trocavam com 1.000 km e carros com 3.000 km. Hoje os carros trocam a cada 15.000 km no mínimo, pq as motos continuam trocando aos mil???????? Nesse tempo os óleos melhoraram muito e hj não é mais necessário trocar tão cedo! Mas os "entendidos" continuam com essa "lenda urbana". Como disse, minha moto está com 120 mil km

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2017 18:56 #5 por Patriarca
Manual do proprietário

www.honda.com.br/sites/default/files/201...20e%20Job%202007.pdf

Item 6-2 Manutenção e ajustes:
a troca de óleo deve ser feita a cada 4000 km. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2017 11:44 #6 por botelho1100
Então pessoal....

Voltei a colocar o MOTUL novamente. Percebo que faz uma diferença tremenda entre utilizar o MOTUL ao invés do MOBIL. Parece que a moto faz menos ruido interno no motor, parece que anda mais suave. Não sei se vocês também tem está impressão.

Bom eu ando só em BR diariamente uso a moto para o trabalho. Rodo 60km por dia, agora na ultima troca, troquei o óleo com 980km rodados, o mecânico falou que tinha baixado bastante. Ele mandou eu completar 400ml de óleo a cada 500km rodados.

Oque acham? Irei falir né RSRSR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2017 15:04 #7 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Então pessoal....

Voltei a colocar o MOTUL novamente. Percebo que faz uma diferença tremenda entre utilizar o MOTUL ao invés do MOBIL. Parece que a moto faz menos ruido interno no motor, parece que anda mais suave. Não sei se vocês também tem está impressão.

Bom eu ando só em BR diariamente uso a moto para o trabalho. Rodo 60km por dia, agora na ultima troca, troquei o óleo com 980km rodados, o mecânico falou que tinha baixado bastante. Ele mandou eu completar 400ml de óleo a cada 500km rodados.

Oque acham? Irei falir né RSRSR


Qual a Km da sua moto???? Baixar 400 ml em menos de mil km é muito!!! A minha Fazer 250 baixa uns 300 ml a cada 2/2,5 mil km e eu sempre troquei o óleo a cada 5 mil km, mas hoje ela está com mais de 120 mil km, então já é normal ela baixar um pouco.

Mas baixar 400 ml em mil km não é normal não. Deve haver algo errado com seu motor.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2017 09:56 #8 por botelho1100
Respondido por botelho1100 no tópico CG 150 SPORT - Baixando Óleo
Então aparentemente a minha moto está nova ela está com 48.000km. Comprei ela em uma loja de motos, aparentemente ela era bem cuidada tem manual, chave reserva pelo ano 2006 está muito bem conservada. Quando peguei ela, estava com 38.000km muito pouco para o ano dela tendo em vista que estas motos são utilizadas bastante pro dia a dia trabalho etc.. Bom com relação ao óleo desde que comprei ela nas primeiras trocas observei que sempre baixava então passei a acompanhar o quanto baixava nas trocas de óleo, pedia para o mecânico colocar o óleo usado em um recipiente para ver quantos litros de óleo sobrava. E na maioria das vezes de 1LITRO sobrava poucos 600ml, 680ml nesta faixa..

Bom eu ando mais em rodovia, pego 60km diariamente andava sempre em giro 7 e 8. Resolvi fazer um teste andar mais na maciota, 80km/h no máximo giro 6 para ver se o nível do óleo se mantia. Troquei o óleo esta semana porem em vez de trocar com 700km ou 850km no máximo troquei com 980km e baixou bastante.

Perguntei pro mecânico se não era necessário abrir o motor e verificar oque estava acontecendo. Ele me disse que não era viável, que era só manter o nivel do óleo correto, completando a cada 500km 400ml de óleo.

Agora mudei novamente do MOBIL R$14,00 reais AGRANEL para MOTUL R$25,00. Mais como rodo muito não sei se vou conseguir permanecer no MOTUL.

Incrivel é que a moto não fuma, não falha. Motor anda redondinho não bate nada, muito estranho oque me dizem???
:ohmy: :ohmy: :ohmy: :ohmy:
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2017 11:19 #9 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico CG 150 SPORT - Baixando Óleo

botelho1100 escreveu: Então aparentemente a minha moto está nova ela está com 48.000km. Comprei ela em uma loja de motos, aparentemente ela era bem cuidada tem manual, chave reserva pelo ano 2006 está muito bem conservada. Quando peguei ela, estava com 38.000km muito pouco para o ano dela tendo em vista que estas motos são utilizadas bastante pro dia a dia trabalho etc.. Bom com relação ao óleo desde que comprei ela nas primeiras trocas observei que sempre baixava então passei a acompanhar o quanto baixava nas trocas de óleo, pedia para o mecânico colocar o óleo usado em um recipiente para ver quantos litros de óleo sobrava. E na maioria das vezes de 1LITRO sobrava poucos 600ml, 680ml nesta faixa..

Bom eu ando mais em rodovia, pego 60km diariamente andava sempre em giro 7 e 8. Resolvi fazer um teste andar mais na maciota, 80km/h no máximo giro 6 para ver se o nível do óleo se mantia. Troquei o óleo esta semana porem em vez de trocar com 700km ou 850km no máximo troquei com 980km e baixou bastante.

Perguntei pro mecânico se não era necessário abrir o motor e verificar oque estava acontecendo. Ele me disse que não era viável, que era só manter o nivel do óleo correto, completando a cada 500km 400ml de óleo.

Agora mudei novamente do MOBIL R$14,00 reais AGRANEL para MOTUL R$25,00. Mais como rodo muito não sei se vou conseguir permanecer no MOTUL.

Incrivel é que a moto não fuma, não falha. Motor anda redondinho não bate nada, muito estranho oque me dizem???
:ohmy: :ohmy: :ohmy: :ohmy:


Cara, tá explicado!!!

Esse MOBIL é uma porcaria!!!!!! Veja as especificações dele!!!! É API SF enquanto o Yamalub é SL, muito mais moderno!!!!!

Sempre usei Yamalub na minha moto, trocando a cada 5 mil km desde nova e só agora, aos 120 mil km que está baixando um pouco!!! Também uso em rodovia andando entre 7 e 8 mil RPM.

Vale a pena usar óleo de melhor qualidade e ampliar a troca. Veja só: 1 l de MOBIL = R$ 14,00/ 1000km <> 1 l de Yamalub = R$25,00/5000 km. Enquanto usando MOBIL vc gasta R$ 0,14/km eu usando Yamalub gasto R$ 0,005/Km ou seja 1/3 do custo usando óleo melhor!!!!!

Só que agora já não dá mais para ter essa performance mesmo usando óleo melhor, pq seu motor já apresenta desgaste!!! :( :(

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2017 08:19 #10 por botelho1100
Então diz que o MOTUL que estou usando é o melhor para estas motos e motos grandes.... Mesmo utilizando o MOTUL das outras vezes o óleo baixa a mesma coisa. Quem me dera trocar óleo a cada 5.000km, mais como te disse lá acima, como está baixando óleo não tem como arriscar em passar dos 1.000km, tendo em vista que uso a moto diariamente para se deslocar até o trabalho. Acho que terei que fazer oque o mecânico disse, completar com 400ml a cada 500km.

Mais estou pensando em fazer o seguinte. sempre comprar 2 frascos de MOTUL. Tipo um frasco é o que irei trocar o óleo e o outro reserva ai só vou trocar o óleo assim que acabar o frasco reserva como foi completar 400ml a cada 500km provavelmente irei trocar o óleo a cada 1500km rodados. Rodo 300km por semana que dará 1200km por mês. Então custo estimado com óleo mensal será de R$ 50,00 com um óleo muito bom, bem superior ao MOBIL.. Bom acho que gastar 50 reais por mês em um ótimo óleo não é muito né.

A e aproveitando a motinha ta bem econômica coloco 9 litros em média rodo 300km.. :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2017 09:55 #11 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Então diz que o MOTUL que estou usando é o melhor para estas motos e motos grandes.... Mesmo utilizando o MOTUL das outras vezes o óleo baixa a mesma coisa. Quem me dera trocar óleo a cada 5.000km, mais como te disse lá acima, como está baixando óleo não tem como arriscar em passar dos 1.000km, tendo em vista que uso a moto diariamente para se deslocar até o trabalho. Acho que terei que fazer oque o mecânico disse, completar com 400ml a cada 500km.

Mais estou pensando em fazer o seguinte. sempre comprar 2 frascos de MOTUL. Tipo um frasco é o que irei trocar o óleo e o outro reserva ai só vou trocar o óleo assim que acabar o frasco reserva como foi completar 400ml a cada 500km provavelmente irei trocar o óleo a cada 1500km rodados. Rodo 300km por semana que dará 1200km por mês. Então custo estimado com óleo mensal será de R$ 50,00 com um óleo muito bom, bem superior ao MOBIL.. Bom acho que gastar 50 reais por mês em um ótimo óleo não é muito né.

A e aproveitando a motinha ta bem econômica coloco 9 litros em média rodo 300km.. :cheer:


Como te disse acima, agora tem que fazer isso mesmo!!! Ficar de olho no nível de óleo e completar sempre que necessário.

Mas da próxima vc já sabe!! Não dá para economizar com óleo!!! Mas isso não quer dizer que vc precisa jogar $$ fora trocando antes da hora!!!!!

Hj a Honda já recomenda a troca de óleo a cada 4 mil km, mas não indica mais o MOBIL!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2017 10:54 #12 por botelho1100
Mas me diz uma coisa. Com sua experiencia se eu quiser concertar isso futuramente, tenho que fazer uma retifica do cabeçote? E quanto irei gastar mais ou menos? O mecânico havia me disse que não compensa mexer pois nunca fica igual novamente. Isso é bem claro pra mim.. Mais gosto de andar na coisa certa..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2017 16:34 #13 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Mas me diz uma coisa. Com sua experiencia se eu quiser concertar isso futuramente, tenho que fazer uma retifica do cabeçote? E quanto irei gastar mais ou menos? O mecânico havia me disse que não compensa mexer pois nunca fica igual novamente. Isso é bem claro pra mim.. Mais gosto de andar na coisa certa..


Sim, para ficar bom tem que ser retifica completa do motor o que fica muito caro (não posso de dar uma estimativo porque não trabalho na área), e esse é o problema!!! Geralmente não compensa e é dado uma "garibada" no motor para vender, e o novo dono, sabendo que está comprando uma moto mais rodada, aceita isso como "normal" e convive com o problema.

Mas se a retifica for "BEEEMMMM" feita, fica igual sim!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2017 16:44 #14 por botelho1100
Hum entendi. Mas a sua opinião é a mesma que a do mecânico? Que não compensa mexer?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2017 14:11 #15 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Hum entendi. Mas a sua opinião é a mesma que a do mecânico? Que não compensa mexer?


Como eu disse, a minha está desse jeito e eu não vou mexer por hora!!!! Minha moto está andando normal, com rendimento normal, gastando normal, mexer pra quê????

Quando tiver que fazer, faço tudo!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.192 segundos