Teste: Titan vs Factor

06 Mar 2009 15:26 #1 por Lute
Teste: Titan vs Factor foi criado por Lute
Embora eu ache que são categorias diferentes, o pessoal insiste em comparar Titan e Factor... e agora nem pelo preço elas são concorrentes...

Na minha opnião a matéria é justa e imparcial... somente achei meio absurdo falar que a falta da torneirinha (a IE da Titan dispensa) é um ponto negativo para a Honda... aff...

LINK DA MATÉRIA PARTE 1 PARTE 2

Beleza ou funcionalidade? Com certeza muita gente já viveu esse dilema em alguma escolha na vida. E o que isso tem a ver com motocicletas? Comparamos as 125/150 mais vendidas do Brasil e eternas rivais, renovadas para 2009: Honda CG Titan 150 e Yamaha YBR 125 Factor. Colocamos as motos lado a lado em suas versões top de linha (ESD e ED, respectivamente) para descobrirmos quais os pontos fortes e fracos dos modelos.

Renato Durães/Infomoto

Campeãs de vendas em seus segmentos, Yamaha YBR 125 e Honda CG Titan mostram qualidades

Além da capacidade do motor, ambas se diferenciam ao primeiro olhar. A Factor encanta com seu visual esportivo e street, ressaltado pelas rodas de liga leve, disponíveis na versão ED, lembrando muito sua irmã maior YS 250 Fazer. Entre alguns motociclistas, ganhou o apelido de "mini-Fazer". Já a rival da Honda resolveu inovar no design, com uma carenagem no farol que não agradou a todos. Inédito no Brasil, o novo desenho já recebeu alguns apelidos e muitas críticas.

Gosto à parte, ambas são as motos mais vendidas das respectivas marcas. Já no ranking de emplacamentos, a CG 150 lidera, enquanto a 125 da Yamaha ocupa a quarta posição entre as mais vendidas.

Quando o quesito é praticidade para transportar pequenos objetos, ambas se equivalem. A Honda Titan 150 conta com um gancho metálico próximo aos amortecedores traseiros. A YBR Factor também traz ganchos na alça da garupa, com o mesmo propósito. No teste prático, ambas levaram um capacete fechado no banco destinado ao carona somente com a "aranha" de fixação.

Já nos punhos de comando as rivais são contrastantes. Na Yamaha eles são semelhantes aos da sua irmã maior, a YS Fazer 250, com lampejador de farol e corta-corrente. Os comandos da Titan pararam no tempo. Os dois itens citados na concorrente inexistem na Honda, e o restante é praticamente igual ao que trazia a CG 125 Titan de 2000, exceto pela falta do botão liga/desliga do farol (agora acionado automaticamente ao se ligar o motor).

SUSPENSÕES E MOTORES
Em relação ao conforto, as suspensões -- ambas de garfo telescópico na dianteira e duplo amortecedor na traseira -- funcionam muito bem nas duas motocicletas, com vantagem para a Yamaha pela suavidade. Contra a marca dos três diapasões está o banco da YBR. Com uma espuma muito mole, cansa o piloto após longo tempo pilotando. No caso da Titan 150, o banco foi redesenhado e tem uma espuma mais densa e confortável.

O visual das duas motos começa a diferir já no conjunto óptico, com a Honda mais 'ousada', e a Yamaha, clássica

Nas rodas e pneus, porto para a Yamaha, que traz um conjunto com aro em liga-leve e pneus sem câmara

No quesito praticidade, ambas as motos se equivalem, levando um capacete extra apenas com a 'aranha'
A concepção dos motores é o grande diferencial dessas motos urbanas. As concorrentes já atendem ao Promot 3 (lei de controle de emissão de poluentes) e utilizam soluções diferentes para cumprirem a norma. A Honda inovou ao equipar sua campeã de vendas com injeção eletrônica de combustível, além de sensor de oxigênio e catalisador. A YBR 125 Factor teve seu carburador remodelado, ganhou sensor de "cut-off", acionamento do segundo estágio a vácuo e sensor de posição do acelerador. Com essas soluções, a Factor consegue um resultado semelhante a um motor injetado, cortando o envio de combustível quando o acelerador não é acionado com a moto em movimento.

Tantas inovações têm seu preço. Os números de potência e torque reduziram na YBR; na Honda a potência continua a mesma da CG 150 carburada (a 500 rotações acima) e o par máximo diminuiu. Falando abertamente, a YBR sofre pela falta dos 25 cm³ em relação à Titan e também com as novas regras de emissão de poluentes, que obrigaram a Yamaha a instalar dois catalisadores no escapamento, deixando a Factor um tanto "amarrada".

Nas estradas, onde a Yamaha anda "esgoelada", ainda sobra acelerador na CG. Isso se traduz em um consumo mais alto. Rodando com ambas conseguimos médias acima de 40 km/l pilotando a CG e com a rival as médias obtidas ficaram entre 33 e 35 km/l. Ao se falar em consumo, não podemos deixar escapar o grave calcanhar-de-aquiles da nova Titan. Ela não tem torneirinha de combustível e nem luz indicadora de reserva -- há somente o marcador de gasolina. Portanto, um motociclista mais distraído pode ficar a pé se não ficar atento ao nível.

Já na rival, equipada com a torneirinha de combustível, ainda há chances de chegar ao próximo posto para abastecer ao se abrir a reserva. Um item bastante útil para os distraídos.

IMPRESSÕES AO PILOTAR
Tanto YBR Factor e CG 150 Titan são ótimas motos para se pilotar na cidade: estáveis, ágeis e confortáveis. Porém, a maciez do conjunto motor/câmbio/freios e suspensões da Yamaha acaba sendo ofuscada pelo maior vigor do motor da Titan, que exige menos trocas de marchas e permite ao piloto rodar com o acelerador menos aberto.

Na hora de frear, as motocicletas apresentam freio a disco na roda dianteira (de pistão simples na Factor e duplo na Titan) e a tambor na traseira. A 125 da Yamaha mostrou reações melhores, enquanto a rival apresentou um acionamento um pouco mais "borrachudo".

Nos trechos de curvas, vantagem novamente para o modelo Yamaha. A versão ED testada sai de fábrica com rodas de liga-leve calçadas com pneus Metzeler ME 22, sem câmara e de perfil esportivo. Itens que fazem dela uma das motos mais completas da categoria. Já a Honda peca por não equipar a CG top de linha com rodas de liga e pneus sem câmara. Suas rodas raiadas e os pneus Pirelli City Demon são de boa qualidade e dão conta do recado -- mas, como se trata de modelo top e de preço mais elevado, bem que a Titan 150 poderia ter rodas mais bonitas.

QUANTO CUSTAM
Por falar em preço, esse é um item muito importante nessa categoria de motos urbanas de baixa cilindrada. Se compararmos os valores divulgados pelas fábricas, a diferença entre Titan e Factor é de pouco mais de R$ 500. Porém, o preço praticado nas concessionárias das marcas na capital paulista dobra essa diferença.

Ao consultarmos as concessionárias, constatamos que a Factor apresenta larga vantagem. O valor médio cobrado pela Yamaha YBR 125 Factor ED é de R$ 6.800, enquanto a concorrente Honda CG 150 Titan está sendo vendida a R$ 7.900. Uma diferença de quase 15%, que significa parcelas mais baixas no financiamento -- ou ainda uma economia para comprar equipamentos de segurança.


AbraçosLute39879,0139351852





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 16:13 #2 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico Teste: Titan vs Factor
e a Factor ainda ganha na maioria dos testes ahuhauhau mas é lógico q vai perder no motor... mas ronda é ronda, eu não pagaria nunca 8mil numa CG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 16:32 #3 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Teste: Titan vs Factor
Caro LUTE


De tudo dito a única coisa que nos entristece e vê-lo indicando outro link e não o nosso! ... Por quê?


Duelo de campeãs - CG TITAN 150 ESD X YAMAHA YBR 125 FACTOR ED(1)
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=11961&catego ria=5

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 16:35 #4 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Teste: Titan vs Factor
Traidor...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 16:36 #5 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Teste: Titan vs Factor
é isso ai Moises ... MORTE AOS INFIÉIS !



Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 16:45 #6 por kado
Respondido por kado no tópico Teste: Titan vs Factor
Cade a gasolina??? pega, pega, tá fugindo...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 17:18 #7 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Teste: Titan vs Factor
Vou mandar esse cara aqui atrás dele:

Achmed



Hoje eu vi uma Factor bem de perto, ela está linda, mas aí eu vi um cabo saindo do manete direito, indo em direção à roda dianteira, parecia aqueles cabos de alta tensão , quando vi até onde ele ia... freio à tambor , podem dizer o que quiser dele, mas tirou toda a estética dessa mini Fazer. moisespatriarca39878,8478703704

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 18:22 #8 por Cwb Rider
Respondido por Cwb Rider no tópico Teste: Titan vs Factor
Eu ainda não entendo porque Yamaha e Honda ainda tem essa mania burra de fazer 3 versoes da mesma moto... Freio a disco devia ser item de serie..

A respeito do teste, apesar de trabalhar com motos Honda, eu sou muito mais Yamaha... hehehe

Factor detona ;)

You can't live in fear...

Intruder 125 "Morena"

Pinhais/PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 18:31 #9 por kado
Respondido por kado no tópico Teste: Titan vs Factor

Cwb Rider escreveu: Eu ainda não entendo porque Yamaha e Honda ainda tem essa mania burra de fazer 3 versoes da mesma moto... Freio a disco devia ser item de serie..

A respeito do teste, apesar de trabalhar com motos Honda, eu sou muito mais Yamaha... hehehe

Factor detona ;)


Feio, muito feio...não se cospe no prato em que se come

Fazem versão pelada para poder cobrar mais caro da completa, exatamente como ocorre nos automóveis, da-lhe acessório...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 18:42 #10 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Teste: Titan vs Factor
Quer saber se a moto é boa, pergunta pro vendedor que moto ele tem.



Onde eu comprei a minha, o cara tinha um burgman

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 20:35 #11 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico Teste: Titan vs Factor
A grama do vizinho sempre é mais verde!!!

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 21:08 #12 por Lute
Respondido por Lute no tópico Teste: Titan vs Factor

João Tadeu escreveu: De tudo dito a única coisa que nos entristece e vê-lo indicando outro link e não o nosso! ... Por quê?


Tá bom, tá bom...

Vou mudar minha página inicial do uol pro motonline...

Aliás, pra página do motonline e não do meu link dos favoritos direto pro fórum

Mas eu tenho certeza que não tava na página inicial do fórum (isso eu conferi), aí pensei que não estivesse sido publicado...

*edit* agora que eu vi que tá na sessão de eventos, aliás aqui saiu ontém... mas não tem "probrema" que já tá editado

Abraços Lute39879,0093518519





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 22:03 #13 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Teste: Titan vs Factor
Isso é que é respeito hein?
Ou será medo...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2009 05:10 #14 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico Teste: Titan vs Factor
olha a faaacaaaaaaa !



Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2009 08:20 #15 por macacoloco
Respondido por macacoloco no tópico Teste: Titan vs Factor
Vou começar a pesquisar todas as matérias aqui antes de fazer qualquer comentário, senão o pessoal vem com gasolina, faca, atrás de mim.... afinal são somente 10 anos de MO nem deve ter muita coisa pra trás

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.206 segundos