Pessoal, recentemente minha moto voltou da revisão dos 3k e eles trocaram o fluído do freio pq disseram que o outro estava um pouco "contaminado" esse de agora é de cor rosa e o outro era azul, ou seja, tiraram o DOT3 antigo e puseram um novo de especificação DOT4 (cor rosa) eu fiquei na hora mais faceiro que gordo de camisa nova, mais contente que lambari em taipa de açude...pq era uma coisa que eu queria fazer mas tinha medo de fazer coisa errada na hora de tirar um e colocar outro...
Só que eu percebi que o freio que antes estava digamos "bom" agora ficou digamos "regular" não sei se precisa de novo amaciamento nas pastilhas como quando tirei ela 0km da loja, mas me parece que ele ficou mais xoxo e mais borrachudo, antes eu apertava e o manete endurecia na hora, agora ele meio que vai afundando afundando devagarinho... já verifiquei o flexível e lá na pinça e nada de vazamentos, o nível está correto bem na marca UPPER como deve ser...
Se alguém souber o que pode ser ou tiver uma experiência parecida, peço-lhes encarecidamente que não deixe de postar pois estou meio preocupado pq com freio não se brinca, acelera todo mundo sabe, difícil é parar...
AHH, PODEMOS APROVEITAR ESSE TÓPICO TB PRA QUE OS MAIS ENTENDIDOS POSSAM DEIXAR DICAS E SUGESTÕES NO ASSUNTO DOS FREIOS, TANTO A DISCO COMO A TAMBORES, JÁ QUE É UM ASSUNTO MUITISSIMO SÉRIO E IMPORTANTE NAS NOSSAS QUERIDAS FILHAS...
Na verdade a substituição do fluido de DOT 3 para DOT 4 não interfere no manete, o q pode ter acontecido na revisão é, terem tirado as pastilhas para limpeza e etc, nesse caso vc sentiria uma deferença, pois necessitaria de novo assentamento. Na minha YES senti diferença como vc descreve quando troquei as pastilhas, o freio ficou mais baixo e borrachudo.
Maurício seu fluido baixou devido ao desgaste das pastilhas, isso é normal, pois elas vão ficando mais finas e o pistão que o empurra fica mais para fora para compensar o desgaste, quando chegar a hora de troca-las o nível voltará ao normal.
O dot 4 é melhor que o dot 3, isso é certeza, o que pode ter acontecido é ou eles terem removido suas pastilhas pra lixar e agora ter de acentar de novo ou então não sangraram o freio direito.
VEGASUS EU ESTAVA PENSANDO NISSO, DE REPENTE FICOU AR NO SISTEMA, SE NÃO MELHORAR NOS PROXIMOS KM'S VOU LEVAR LÁ DE VOLTA E PEDIR A GENTILEZA DE SANGRAREM OS FREIOS (DE GRAÇA É ÓBVIO) E QUEM SABE ELES FAZEM COMO FIZERAM COM O PAINEL E JÁ TROCAM DISCO, PASTILHA FLEXÍVEL... SEI LÁ NÉ FICARAM TÃO BONZINHOS QUE DÁ ATÉ PRA DESCONFIAR...
AHH VEGASUS, QUANDO FUI LEVAR NA REVISÃO DOS 3K, TINHAM 2 GS500 CARENADAS UMA AMARELA E UMA VERMELHA, FICA MUITO SHOW MESMO, PARECE UMA 750, NÃO FICA AQUELA COISA EXAGERADA QUE NEM COLOCAR CARENAGEM NA TW OU NA CG POR EX...
MAS CONFESSO QUE ACHEI O AZUL COM PRATA DA TUA MAIS BONITA DE TODAS, AHH E OS KRAS ME DISSERAM QUANTO CUSTA PRA CARENAR UMA GS500, PELO JEITO GASTASTE UMA CERTA QUANTIA HEIM???
É fácil Brasileiro, em duas pessoas é melhor, sabe onde fica o parafuso da sangria, lá na pinça do freio?
Se vc for trocar o fluido, aspire o que está no copinho do óleo com uma seringa, reponha com óleo novo, feche bem o reservatório pra não vazar óleo. (cuidado com os parafusos)
Siga essa sequência: Peça pra alguém apertar o manete do freio e vc abre o parafuso, o manete vai descer até encostar no guidão, mantenha ele apertado, daí vc FECHA o parafuso e DEPOIS a pessoa solta o manete , repita a operação até achar que já saiu todo óleo velho e já chegou no novo, feito isso, complete novamente o óleo lá no reservatório e feche bem, teste o freio antes de sair por aí viu?
Só fique atento à posição da borracha que tem dentro do reservatório pra remontar ela direito!!!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Valeu Moisa.. essa ideia de seringa sei até de onde vem!!! o area que a gente não esquece?!?!?! Só faltou uma agulha 40x12... rsrsrsrsrs valeu pela dica?!?!?!?!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
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Freio borrachudo é sinônimo de serviço mal feito, é uma das especialidades das conscessionárias, eu troquei o fuído da minha yes com as dicas do pessoal do fórum e notei que é muito importante sangrar bem o freio, tem que sair todo ar do sistema e fluído antigo também, outra coisa, nunca tinha visto esse freio com tanta eficiência, rodei 10.000km com freio regulado pelas conscessionárias e não estava satisfeito, agora eu sei porque muita gente fala que nosso freio é pior que freio à tambor, aliás tudo que eles colocam a mão não presta mais(regulagem,etc...).