Sempre achei um despropósito o aconselhamento de se
trocar o óleo do motor de motos (principalmente as
menores) a cada 1000km. Sendo que os próprios fabricantes
impressam em seus manuais outras distâncias (maiores)
para o mesmo serviço.
Sem dúvida o objetivo é vender e ganhar dinheiro e ontem
presenciei uma construtora adquirindo óleo usado* em uma
grande oficina de moto por R$0,50 o litro.
Aliás essa oficina defende com unhas e dentes que todas
as motos tem de trocar óleo a cada 1000Km!
Tá explicado !
Agora depende do motociclista:
Ou acredita no Fabricante de sua moto, ou acredita no
mecânico ?
* A construtora utiliza o óleo em formas para modelagens.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Boa idéia lançar esse tópico. O intervalo de 1000lm serve para esticar a corrente, e não para troca de óleo. Eles aproveitam essa visita à concessionária para empurrarem a troca de óleo.
Observe-se também que ele usam, no caso da minha moto, 1,5l e cobram 2 litros.
Nas hondas (cgs etc), que habitualmente queimam mais óleo que as yamaha até se justifica a troca do óleo porque, "já que terei de completar 300 ml, troco logo de uma vez" pensam muitos.
Na minha yamaha troco o óleo a cada 2.200, 2500, e nunca aos 3.000 km (especificação do manual), pois se o clima estiver quente demais o câmbio começa a reclamar quando ele passa dos 2 mil km.
O problema é que o pessoal coloca óleo vagabundo na moto, abusa do motor, coloca gasolina ruim (pior que a oficial do governo diluida com 23% de alcool) e aí a solução é mesmo trocar a cada mil embora o lubrificante esteja especificado para mais...
Entendo que o problema não passa só pelo óleo, mas pela atitude de quem utiliza a moto e como trata a "moça"
Nas pequenas, o óleo além de lubrificar ele limpa e refrigera...
procuro manter a moto regulada e com boa gasolina: resultado: 45km/l e o óleo nunca sai preto como na moto do meu amigo (qele troca o óleo a cada mil), que usa gasolina "comum" de qualquer posto e abusa da menina...
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Se o óleo sai preto é porque ele está cumprindo a sua função de limpar. Ele tem de sair preto mesmo, se sai limpo é porque ainda está em excelente estado e não necessitava a troca. É o mesmo que pintar uma parede a cada mes
.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Realmente, o óleo da minha ruiva (yamalube) sai bem escuro, mas num tom mais claro (e avermelhado) quando comparado com o óleo da moto do meu amigo (motul).
mesmo quando ele troca o óleo na minha casa e nós colocamos o yamalube, o óleo dele sai mais escuro que o meu, mas ainda assim com um tom quase preto e trocado numa quilometragem menor.
Eu só uso gasolina aditivada shell e ele coloca gasolina comum sempre.
Quando ele coloca aditivada até a moto passa mal...rs
Creio que seja por icausa da gasolina que a tonalidade do óleo seja diferente.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Já falei e repeti sobre esse assunto no fórum, ótimo tópico soueu!
A algum tempo, de tanto ficar ouvindo discussões sobre o assunto, aproveitei a última revisão da minha moto e perguntei na concessíonária, qual o motivo dessa confusão com a troca de óleo?
Qual a recomendação da oficina pra troca de óleo?
A resposta: recomendamos a troca a cada 1.000 km
Questionei: mas por que isso? O manual diz outro prazo.
Resposta: nós fazemos assim porque o pessoal não fica atento para completar o nível, então pra evitar maiores problemas, orientamos que deve ser trocado a cada 1.000 km
Resumo do pagode, o planeta que se exploda que vamos faturar com os consumidores desinformados e superticiosos.
Sinceramente, eu faço no prazo certo, cuido bem e não vou entrar nessa de superstição, num assunto que envolve tecnologia de ponta e dispensa achismos.
Quando trocamos peças na oficina, está deve entregar as peças usadas que foram substituidas, quando vc vai efetuar o pagamento do serviço e retirar a moto.
Assim como quando troca o óleo, e paga por 2 Litros, se foi utilizado menos que isso, a sobra deve ser entregue para que vc leve pra sua casa, pois caso contrário, constitui crime contra o consumidor que pagou por 2 Litros e levou menos que isso, esta situação está prevista no código de defesa do consumidor. Exijam seus direitos!
Mas aí já entramos em outra questão que envolve interesses maiores e pra mudar isso precisamos de um povo mais esclarecido, mais cidadão, mais disperto.
Muitos que fazem frequentemente as trocas de óleo,
justificam que por ser barato vale a pena.
Ledo engano, pois não é barato. É que estamos em uma época
de "vacas gordas" e quem sabe o que é "vacas magras" sabe o
peso de cada centavo gasto em vão... É isso : Trocar óleo
antes da "hora" é trocar em vão.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
A 18 dilmas o litro do yamalube eu não sou doido de trocar a cada mil nunca...rs
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Isso é clássico... Essas oficinas recomendando trocar óleo há 1.000 km rodados....
O correto é seguir o manual e acabou... Dependendo das situações deve se trocar antes, mas siga o manual e pronto. Se a própria fábrica recomenda isso pq não seguir???
O que não se deve esquecer é de estar sempre medindo o nível de óleo, e completando sempre que abaixo do nível mínimo e ponto final....