Diferença no filtro de óleo

14 Abr 2009 15:44 #1 por Jduarte
bom, pessoal... uma pequena pérola


Fiz a troca de óleo da Doutora Zuki, acompanhado do filtro de óleo também. Eu simplesmente não sei quando foi a última vez que eu fiz essa troca, já que a moto ficou parada 6 meses, tendo inclusive rodado "meio pouco" antes do acidentezinho.


Então, me surpreendí por encontrar esse filtro nela:








O filtro da esquerda tem a estampagem certa...


o da direita, que está guardado apenas para emergência, é de lotes novos. Para utilizá-lo, o certo é conseguir um anél de vedação mais grosso que o original, já que a face de encosto para a vedação ficou mais afastada do anél... creio que existam mais grossos, talvez as lojas tenham.





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2009 16:48 #2 por Jeff Bogard
Respondido por Jeff Bogard no tópico Diferença no filtro de óleo
i rapaz

uso da direita e nunca tomei esse cuidado de anel mais grossso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2009 18:48 #3 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Diferença no filtro de óleo
Vou trocar o meu filtro na próxima troca do óleo (daqui uns 800km).

Mestre, que história é essa de anel mais grosso para vedação??

Se não colocar esse anel mais grosso, teoricamente a filtragem do óleo não seria com tanta eficácia??

E onde que consegue esse anel? Ou o filtro do lote antigo?

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2009 15:01 #4 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Diferença no filtro de óleo
o anél de vedação original tem a espessura certa para o filtro da esquerda, de lotes antigos da Valflex. Como o filtro novo está com aquele "encosto" mais fundo, esse anél de vedação teria que ser mais espesso que o original, para compensar essa diferença...


Usar esse filtro novo com o anél original acarreta apenas em uma filtragem não completamente eficiente, porque parte do óleo sob pressão fluirá por fora da vedação... um pouco dele passará entre aquela superfície onde está a marca do fabricante e a carcaça...


Entre os outros fabricantes desses filtros, apenas um tinha essa mesma distância maior... mas não observei qual marca era essa. Já experimentei EGK, Vedamotors e Meteoro, todos bons... tem mais um que é "seiláoquê Brasil", e o Brandy (mais caro, mas igualmente correto)... esses são os que eu conheço.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 07:56 #5 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Diferença no filtro de óleo
E esse anel de vedação mais grosso eu encontro na loja onde se compra o filtro?

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 10:28 #6 por cesar100% yes
Respondido por cesar100% yes no tópico Diferença no filtro de óleo
pus o meu da nova remessa e nao troquei o anel e nao deu diferença nenhuma, eu acho que a valfrex nao ia fabricar um filtro da yes q de proplema ja q na embalagem nao faa nada de trocar burrachinha, e outra q em lugar nenhu vai achar essa burracha mais groça ela e tamanho unico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 15:03 #7 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Diferença no filtro de óleo

Yoshi escreveu: E esse anel de vedação mais grosso eu encontro na loja onde se compra o filtro?



talvez alguma loja que lide bastante com retentores tenha algum que sirva... mas com certeza é um trabalho de garimpo até encontrar.







cesar100% yes escreveu: pus o meu da nova remessa e nao troquei o anel e nao deu diferença nenhuma, eu acho que a valfrex nao ia fabricar um filtro da yes q de proplema ja q na embalagem nao faa nada de trocar burrachinha, e outra q em lugar nenhu vai achar essa burracha mais groça ela e tamanho unico






é curioso... o fórum está meio estranho, ultimamente. As pessoas parecem não acreditar nem naquilo que vêm.


Num outro tópico eu mostrei um filtro da EGK ao lado deste Valfex novo. Fiz dois indicadores mostrando com clareza a diferença entre ambos. Agora, neste tópico, coloco dois filtros produzidos pelo mesmo fabricante, para a mesma moto, e diferentes entre sí. Tá difícil de perceber que têm diferenças?


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 15:17 #8 por Mferreira
Respondido por Mferreira no tópico Diferença no filtro de óleo
realmente estranho, eu nunca vi o da esquerda, aqui onde compro os filtros valflex é sempre o modelo da direita, será que essa diferença compromete a qualidade do oleo por filtrar parcialmente?


as vezes eles perceberam que o outro filtro esmagava demais o retentor e por isso deveria ser trocado em menos tempo.

enfim, não faço ideia =

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 16:59 #9 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Diferença no filtro de óleo
Agora eu tô com medo de comprar esse filtro...

Só porque eu ia trocar essa porquera !@#$%&*

E como esse anel de vedação mais grosso vai ser mais difícil de achar do que agulha no palheiro, como que eu faço???

Mestre!! HELP!!

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 18:08 #10 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Diferença no filtro de óleo

Mferreira escreveu: realmente estranho, eu nunca vi o da esquerda, aqui onde compro os filtros valflex é sempre o modelo da direita, será que essa diferença compromete a qualidade do oleo por filtrar parcialmente?


as vezes eles perceberam que o outro filtro esmagava demais o retentor e por isso deveria ser trocado em menos tempo.

enfim, não faço ideia =



Como a minha Yes ficou um tempo parada, nela eu não cheguei a usar esse modelo novo da Valfex... então, nesses 65 mil km que ela tem atualmente, o anél não foi danificado pelos filtros do modelo da esquerda, e esse anél é o original da moto!... troquei o óleo juntamente com filtro a cada 2.500 km, desde que ela completou 15 mil. São 20 trocas nesse rítmo... (até os 15 mil, ambos foram trocados a cada 3 mil km... só depois dos 15 mil é que reduzí para 2.500...)


A filtragem só comprometerá se houver presença de limalhas no óleo, porque parte delas pode eventualmente passar por fora do filtro.


Na Preta Garbo, no dia em que descobrí esse probleminha nos filtros, rodei apenas UMA troca com um desses Valflex, porque simplesmente ninguém tinha o modelo certo... de fato não aconteceu nenhum problema devido a isso, mas eu tratei de garimpar as outras marcas, para ficar "no padrão"...


Yoshi, procure as outras marcas. Ligue para as lojas e pergunte sobre os filtros de outros fabricantes, antes de ir procurar mesmo.


Fui ao centro outro dia, procurar esses filtros, e acabei encontrando numa das retíficas que tem por lá, filtros da marca Vedamotors... comprei 5, a R$ 5,00 cada...



Jduarte39919,8830439815

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 20:12 #11 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Diferença no filtro de óleo
Beleza mestre! Vou ver as outras marcas.

É que eu fiquei com essa Valflex na cabeça, que eu nem sabia que tinha outras...

Não sei qual marca pegar, mas acho que qualquer um deve servir.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 21:17 #12 por cesar100% yes
Respondido por cesar100% yes no tópico Diferença no filtro de óleo
jduarte é curioso... o fórum está meio estranho, ultimamente. As pessoas parecem não acreditar nem naquilo que vêm.








num estou discordando de vc!!!! vc pode ate esta certo, ja q td mudo bota esse fltro da direita e nunca deu proplema vai mexer nele pra que?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2009 22:18 #13 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Diferença no filtro de óleo

cesar100% yes escreveu: (...)

num estou discordando de vc!!!! vc pode ate esta certo, ja q td mudo bota esse fltro da direita e nunca deu proplema vai mexer nele pra que?



o problema é que a maioria aqui não tem experiência, e eu estou mostrando que há uma diferença que pode ou não ser prejudicial...


Você mesmo, Cesar, mencionou que não sentiu diferença alguma ao colocar esse filtro... provavelmente não observou a vedação ao colocá-lo:


o Valflex fabricado anteriormente (o da esquerda, assim como os filtros dos outros fabricantes) encosta, lá dentro, no anél de vedação... se você girar ele levemente, perceberá que a borracha do anél está segurando o filtro... já o mesmo Valflex fabricado agora, ao encostar lá dentro e girar um pouquinho, ele raspará na carcaça... aquela parte onde está estampado o nome da Valflex é que encostará lá no fundo, e o anél ficará solto, sem ser pressionado, e sem função. Essa superfície não é suficientemente vedante (se fosse, nem precisaria desse anél de vedação, né?)


Pois é, vai mexer prá quê? mas a pergunta deveria ser


por que é que a Valflex mexeu no filtro dela??? os dois, fabricados por ela, estão aí na foto... antes ele vedava corretamente. Agora, não!


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2009 20:06 #14 por cesar100% yes
Respondido por cesar100% yes no tópico Diferença no filtro de óleo
ta ai porque sera q a valfex mexeu no fitro? sera q da pra ligar pra valflex e pergunta? mais fala ai jduarte qual filtro devo compra da proxima veis? abraçosss

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2009 06:45 #15 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Diferença no filtro de óleo
historinha curiosa:


numa das vezes em que fui ao centro de sampa, nas lojas da General Osório, eu estava numa delas, loja grande, perguntando sobre filtros de outras marcas. O balconista, depois do meu comentário sobre o problema, disse que o dono da Valflex estava lá na loja, me indicou quem era, e fui conversar com essa pessoa.


Pegamos um filtro, e mostrei o que estava diferente em relação ao anterior. A pessoa entrou em contato com a fábrica, perguntou sobre possíveis reclamações a respeito, e depois de ter a resposta que não, ficou com meu telefone e me disse que iria providenciar um novo filtro para eu testar.


Entretanto, depois disso, não aconteceu mais nada. Eu suponho que a fábrica já esteja corrigindo isso, mas que vai deixar o lote se esgotar naturalmente, já que no fim das contas são poucas pessoas que têm conhecimento disso.


Bom, tem filtros Meteoro, EGK, Vedamotors, Brandy, tem um "nãoseioquê Brasil", que é uma caixa amarela... talvez tenha outras marcas, mas essas são as mais conhecidas nas lojas.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos