Produtos, lavação, lubrificação e afins..

26 Abr 2007 22:32 #1 por usuario1
Pessoal, quero abusar da boa vontade de voces. Sei que muitos aqui tem disposiçao para ajudar novatos sem noçao como eu hehehe....

Bom, queria meio que um guia completo do que tenho que comprar pra fazer a "manutençao" da minha trudi periodica ai. Manutençao eu digo lavagem, lubrificaçao de pontos importantes, essas coisas. Tem muita informaçao espalhada aqui no forum, acho que seria legal se juntassemos tudo aqui tambem para ajuda de outros.

Bom, assim, digam, o que devo comprar detalhadamente, quais tipos, etc, se possivel digam marcas das coisas:

Silicone?
Vaselina?
Oleo?
Graxa?


Agradeço a atençao!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2007 06:58 #2 por kuila
ggggggggggggggggrrrrrrrrrrrrrrrrrr 3 vez q dá erro, agora copio o texto

esse post pode te ajudar em algumas coisas:

www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=2405&P N=2

* * *

• eu lavo com detergente líquido (neutro)
• pra limpar o motor uso uma escovinha de dentes (daquelas de cerdas macias)
• periodicamente polimento no tanque
• quase sempre passo vaselina líquida no tanque, além de proteger dá um brilho show.
• uso querosene para tirar coisas que grudam no escape.
• abuso do WD, isso ajudou a até agora não ter ferrujem na moto.
• uso óleo na corrente, graxa cata mais sujeira, com óleo a pilotagem fica mais suave.

* * *

• cuidado com respigos de sabão no disco de freio
• cuidado com respingos de WD no disco de freio
• cuidado com respingos de vaselina no disco de freio
(além de o chiado de gato nascer disso vc perde a eficiencia do freio)
sempre que for aplicar algum produto desse tipo proteja o disco.

* * *

aproveite sempre a lavagem e faça vc mesmo, isso é ótimo para analisar a fundo sua moto (mecânica, elétrica, lubrificações, etc.)

posso ter esquecido de algo, mas é pq essa é a 3a vez q digito (agora aprendi, mandei no notepad antes rsrs.)



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2007 08:38 #3 por usuario1

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2007 08:51 #4 por usuario1
Valew kuila. Valew tb 660i.e.

O fato é que ja li a materia sobre como lavar moto, queria algo mais detalhado de que materiais precisaria comprar. Com marcas inclusive se possivel pra ficar mais facil pra mim.

Vou as compras hj pra dar um trato nela esse fim de semana ja que resolveu chover em Brasilia ontem.

Pelo jeito, terei que comprar (algumas coisas ja tenho):
Querosene (limpar motor)
Oléo SAE 90
Vaselina Líquida
WD 40
Oleo fino (para lubrificar cabos de embreagem)
Esponja, pano e flanela.
Sabao, detergente ou similar
Limpa prata (para os cromados)
Cera (para polir o tanque)


Valew galera. Alguem tem mais dicas?
Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2007 19:13 #5 por cybersuin
Eu uso polidor de panelas no motor (partes em alumínio puro), faço uma pasta com sapóleo e aplico esfregando com escova de dentes, em pequenas partes, depois enxaguo com água sem pressão.

Pra cromados uso limpa prata mesmo (Braso), sabão uso deteregente neutro ou sabão de côco.

Nas partes pintadas do motor, lavo bem com escova de dentes e depois aplico cêra automotiva com outra escova. Uso a mesmo escova (já sêca) pra remover o excesso depois que seca a cêra e dou polimento com tecido de/ou algodão. O mesmo eu faço com as partes da carrenagem, rabeta e tanque, onde tem adesivos e pequenos vincos. Assim você evita que fiquem aqueles filetes brancos de cêra. Atenção: use escovas de dentes de cerdas macias ou aquelas que você usou e iria jogar fora (lembre-se: use sua escova de dentes - nos seus dentes - por 3 meses e depois troque por uma nova).

As partes pretas de metal eu passo cêra com pincel de culinária, removo o excesso e dou polimento da mesma forma acima. Dá serviço na balança traseira e molas!!!

Nunca use bombril! Eventualmente, pra tirar respingos de piche ou tinta, dá pra usar bombril impregnado com cêra, mas se nada de pressão pra não riscar, isso claro, depois de ter esgotado as alternativas como querozene e tinner, etc...

Massa para polimento deve ser utilizada com muita pouca frequência, só quando a pintura está muito manchada, pois ela retira uma camada de tinta e/ou verniz. Se você quer dar brilho a plástico puros (sem pintura), como os que tem na FAN, faça um polimento com muita pessão, utilizando um pedaço de carpete (abrasivo), até remover as imperfeições, depois passe cêra automotiva pra arrematar. Atenção, procure isolar as partes pintadas com fita crepe, pois a massa de polir tem querozene na composição.

Nos aros cromados, eu passo cêra automotiva também, com escova de dentes. Além de dar um brilho impecável, fica uma camada protetora que repele até água!

Nos aros de liga (se não forem pintados) eu faço o mesmo procedimento do motor (acima).

No banco, tem gente que passa limpa couro (aqueles pra bancos de automóveis), mas eu nunca fiz, prefiro esfregar com escova de cerdas macias e sabão neutro.

Na suspensão dianteira, desde o suporte do guidão passo cêra com escova de dentes também, depois vem o polimento com algodão. Nunca use bombril ou abrasivos nas partes expostas das bengalas, pois podem ocorrer vazamentos de óleo ser acontecer algum mínimo risco.

A corrente e e coroa limpo com querozene (caramba! 10 reais o litro!!!!), depois passo óleo de motor (tem gente que usa óleo 90).

As sinaleiras, se estiverem riscadas dá prar recuperar o brilho com massa de polimento (mesmo procedimento acima), até mesmo as lentes.

Os pneus o tio tite disse pra não passar nada, mas eu tenho minha fórmula secreta, que derrepente pode até causar algum desgaste, mas até hoje não causou problemas. Prefiro o silêncio neste caso!

Ah, use limpa vidros no espelhos e farol, aplicados com papel toalha.

[ ]´s

Atual: Titan 125 KSE´03 azul

Ex: CBX 150 Aero, NX 150, CG 125, XTZ 125E, NX4 Falcon (q saudade!)

Futuras: Quando der, tô de falcon novamente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2007 20:41 #6 por BLZ-Ctba
Boa, acabei de comprar minha moto e vou usar essas dicas, pois vou mante-la impecável!! tenho o maior prazer em fazer essas paradas de manutenção, limpeza, lubrificação, etc, afinal, está sendo a custa de muito suor que estou comprando minha intruder!!!!


boa dica da escova de dentes, espero que não fique com gosto de querosene quando for escovar os dentes novamente


brincadeirinha

Suzuki Intruder 125 07/07 Bordô



Curitiba-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2007 12:51 #7 por RONALDCB400
Essa da escova foi boa!!!

Mas que tutorial completo, hein, Cyber? Puxa vida! Eu já usei solupan no motor da moto, mas de tanto falarem, não vou usar mais, ele é muito violento. O quê que é bom pra tirar as manchas do motor amarelado pela chuva e/ou barro?

CBR450!!!!



Cataguases-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2007 13:09 #8 por redish
Em Sp tem um lava-rapido bom pra lavar motos, segue o endereço pra quem quiser:

RUA ENGENHEIRO EDGAR ALTRAN, 110 - JARDIM MARIA ESTELA
Atras do Carrefour Anchieta

Faz Cristalização - Polimento - Jet Cera
Banho de Cromo / Niquel / Ouro
Lavagem especializada de Motos com Cromo

Lava com Elevador

Segunda a Quinta das 9 as 18
Sexta a Domingo das 8 as 18

Fones: 3453-4659 / 9576-2718
João Tadeu39210,6871296296

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2007 13:55 #9 por cybersuin

RONALDCB400 escreveu: Essa da escova foi boa!!!

Mas que tutorial completo, hein, Cyber? Puxa vida! Eu já usei solupan no motor da moto, mas de tanto falarem, não vou usar mais, ele é muito violento. O quê que é bom pra tirar as manchas do motor amarelado pela chuva e/ou barro?



Se for nas tapas laterais (que são de alumínio pintado), dá-lhe escova de dentes com cêra automotiva, se ficar muito complicado um em seu lugar a massa de polir. Se for no motor (no bloco), aquela mistura de polidor de panelas com sapóleo remove bastante, se persistir a mancha, use palha-de-aço (bombril) com cuidado , impregnado com a mistura cima. Depois limpe bem a área a passe bombril seco com cuidado - pode ser que na primeira tentativa a mancha não suma, não perca a paciência e tente outro dia!


Bom, eu sou tão maniáco que chego a pendurar a motor com um talha na viga da garagem pra limpar embaixo do motor!!!


[ ]´s

Atual: Titan 125 KSE´03 azul

Ex: CBX 150 Aero, NX 150, CG 125, XTZ 125E, NX4 Falcon (q saudade!)

Futuras: Quando der, tô de falcon novamente!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2007 13:22 #10 por Dentinho
Companheiros.Assim disse um sábio motoliner:"moto é como adolescente, ñ gosta de tomar banho".He,he,he,he,he,he. Abraços.

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2007 07:25 #11 por hcviana
Opa, legal a indicação do lava-motos redish! É proximo a minha casa, acho que vou levar lá esse fim de semana... vc tem idéia dos preços?

Abraços econômicos

Henrique Silva

CBR 450 SR 1990

Citycom 300i 2011

Sao Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2007 09:18 #12 por redish

hcviana escreveu: Opa, legal a indicação do lava-motos redish! É proximo a minha casa, acho que vou levar lá esse fim de semana... vc tem idéia dos preços?

Abraços econômicos


Depende muito da moto mas motos pequenas é por volta de 10 reais .. sem os agregados é claro.. cera e etc..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2007 17:07 #13 por rvcezar
que loucura... tem um lava rápido perto da minha casa que também é 10 reais.... só que para carros é 13 reais!!!!

que diferença!!!! é tão ruim assim lavar motos???????

e é só lavagem também...
(garanto que eles lavam com pressão!)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2007 07:07 #14 por hcviana
Cara, é sim... levei em um na Av. Rudge, aqui em SP... foi 20 dinheiros para lavar a Virago... Em compensação, os caras demoraram pelo menos uns 45 minutos só nela... Vale a pena pagar....

Abraços!

Henrique Silva

CBR 450 SR 1990

Citycom 300i 2011

Sao Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2007 09:08 #15 por BSM
Paguei R$5 para lavar a minha no sábado... ela tava imunda, e eu não ia ter tempo para lavar...

Lavarão direitinho... porém não são tão detalhista como agente (proprietários).

Achei uma boa alternativa para momentos de urgência como foi... mas prefiro eu mesmo lavar.

B12 / Factor 125
BH / MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.211 segundos