Grupo Izzo na mira do Ministério Público

24 Jul 2009 12:14 #1 por supergerson
Problemas no prazo de entrega da moto? Demora do Renavan? Incômodos no agendamento de revisões? Lentidão para o cumprimento de garantias? Quem já não passou por algum destes problemas com as lojas H-D Brasil?

Pois agora chegou o momento de fazer mais do que reclamar em conversas com os amigos, é preciso partir para a ação! No início deste mês a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul instaurou o Inquérito Civil nº 172/2009 para apurar eventual prática comercial abusiva pelo Grupo Izzo, consistente na demora da entrega de peças e dificuldade no emplacamento de motos. O Código de Defesa do Consumidor, vigente há quase 20 anos, está aí para ser aplicado, prevendo obrigações e prazos aos comerciantes e prestadores de serviços, inclusive aos importadores. Não se trata de um favor, é um dever de toda a empresa que se propõe a atuar como fornecedor (de produto ou serviço).
O MP abriu este espaço, através da instauração de Inquérito Civil, mas precisamos que todos colaborem contando suas experiências, relatando os problemas enfrentados, a fim de que sejam comprovadas as falhas e tomadas as providências necessárias para evitar que esta prática perdure. SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS POR ESTA MUDANÇA! Não é normal ficar 3 meses com uma motocicleta parada na oficina esperando peças, ou aguardar um ano por uma garantia. Os problemas precisam acabar, principalmente por não termos como simplesmente procurar a "concorrência" em razão da insatisfação, uma vez que o Grupo Izzo detém exclusividade na comercialização de Harleys no Brasil.

Aos consumidores gaúchos está feita a convocação, aos irmãos dos outros Estados, fica a inspiração para ações locais semelhantes. Às vezes é preciso fazer mais barulho do que o ronco dos nossos motores!



ENVIE SEU RELATO, indicando os seguintes dados complementares: Nome completo, CPF, endereço e telefone.

OPÇÃO 1:
Encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OPÇÃO 2:
Enviar diretamente ao Ministério Público - Defesa do Consumidor
Rua Santana, 440 - 8º andar - CEP 90040-371 - Porto Alegre - RS
IMPORTANTE: Referir o Inquérito Civil nº 172/2009

Gerson (08 Softail Fat Boy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2009 15:27 #2 por André Garcia
Na Grécia antiga cidadão era aquele que participava ativamente da política, por meio do voto.

Hoje cidadão não só voto, como sabe buscar seus direitos.

Isso é exemplo de cidadania. Pena que uma marca dessa importância, chegue nessa situação.
André Garcia40018,7707638889

André Garcia

São Paulo - SP

visite meu BLOG

Twitter


&lt

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2009 18:22 #3 por VALEIXO-MARCEL
Que bom!

Já havia postado em outro tópico como era possível o MP ainda não ter se pronunciado sobre tamanha bizarrice que é o tratamento dado pelo "Grupo" depois que o indivíduo compra a motocicleta!

Tomara que o pau pie forte para esses caras!

Bem quea a H-D USA podia tirar a exclusividade do "Grupo"!

Agora é aguardar o desenrolar dos fatos!

Brax a todos!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2009 18:42 #4 por Vander
Muito boa inicitaiva. Tomara que seja seguida no estado de São Paulo também. Com 6 concessionárias no estado (cinco em São Paulo e uma em Campinas) acho que iriam "chover" relatos...

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 09:05 #5 por JF-HD/FAT
Caros,

Acho que se levar a ferro e fogo, vai resultar em uma ação que tramitará de forma mais lenta que o agendamento de revisões no Izzo e levará anos e anos até que saia uma sentença, pois creio que dificilmente o IZZO ajustará com o MP ( Ministério Público) um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), pois tais termos evidentemente pressupõe uma multa pesada em caso de descumprimento.

Na verdade, muitas ações tramitam na Justiça contra o Grupo Izzo e as mais pesadas correm aqui em S.Paulo perante varas da Fazenda Estadual, buscando o recolhimento de importâncias milionárias que decorreriam de tributos não recolhidos e/ou recolhidos de forma insuficiente.

Sinceramente creio que a Harley-Davidson não está nem aí com os problemas que seu representante e distribuidor exclusivo no Brasil insiste em provocar nos clientes, pois certamente a contrapartida econômica deve esar sendo vantajosa.

É inocente pensar que a H-D não saiba de tudo o que acontece aqui e que não possua mecanismos contratuais que permitam botar o Izzo no espaço.

O fato concreto é que, problemas terríveis à parte, o Izzo faz um bom trabalho quando o assunto é venda e divulgação da marca, tendo obtido resultados invulgares nos últimos anos, o que ter feito que a H-D USA tolere toda sorte de deslizes, que passam para a conta de pecadinhos veniais.

Abç
JF-HD/FAT

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 10:48 #6 por EdsonHarley
Concordo JF,os yankes sabem tudinho!!E a justiça aqui é lennnnnnnnta...e esse papo rola a tanto tempo por aí que me dá sono zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 14:11 #7 por VALEIXO-MARCEL
JF-HD/FAT,

Humildemente discordo de você!

Se a H-D USA tem conhecimento ou não das barbaridades que o "Grupo" comete aqui na "Banana Republic", niguém pode afirmar!

A questão primordial é que se de fato ela sabe e não faz nada é porque o mercado tupiniquim não significa muita coisa em termos de lucro para a marca!

A América Latina e o Caribe - pelo menos ainda - não reconhecidos como grandes mercados de itens tidos como superfluos!

Se vende pouca moto de grande cilindrada (que é o caso das H-D's) no Brasil!

Qualquer país do leste europeu é mais menina dos olhos para a H-D USA do que o Silbra!

Acha que os caras vão esquentar a cabeça com meia dúzia por causa de mais meia e complicar a parceria coom o "Grupo" na fábrica de Manuas? E que diga-se de passagem manda para os EUA e para a Europa quase 90% da sua produção que não é das maiores?

Ou o MP arrepia os cars (e dificilmente irá arrepiar) ou vai ficar tudo como esta!

Pois a H-D USA não está nem aí pro Hemisfério Sul ( a não ser para sua fábrica no AM)!

Brax a todos!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 17:47 #8 por JF-HD/FAT
Caro Valeixo-marcel,


Acho que nosso pontos de vista são convergentes e diferem apenas em nuances.


A H-D USA vendia, antes da crise, algo em torno de 200 mil motos por ano.


O Brasil responde por algo em torno de 2,5 mil motos por ano.


Isso dá pouco mais de 1%, o que apesar de ser pouco não é irrelevante.


Tanto isso é verdade que há a "fábrica" em Manaus.


Sei por fonte segura que o Izzo de tempos em tempos toma um "tranco" da H-D USA em razão dos problemas que todos nós conehcemos/sofremos.


Mas os caras vendem bem e "popularizaram" a marca no País.


Então....


Guenta Izzo.





Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2009 19:53 #9 por EdsonHarley
Esse é o JF...sempre fazendo uso do verniz diplomático...quá..quá..quá...
Abração mestre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2009 11:09 #10 por VALEIXO-MARCEL

JF-HD/FAT escreveu: Caro Valeixo-marcel,


Acho que nosso pontos de vista são convergentes e diferem apenas em nuances.


A H-D USA vendia, antes da crise, algo em torno de 200 mil motos por ano.


O Brasil responde por algo em torno de 2,5 mil  motos por ano.


Isso dá pouco mais de 1%, o que apesar de ser pouco não é irrelevante.


Tanto isso é verdade que há a "fábrica" em Manaus.


Sei por fonte segura que o Izzo de tempos em tempos toma um "tranco" da H-D USA em razão dos problemas que todos nós conehcemos/sofremos.


Mas os caras vendem bem e "popularizaram" a marca no País.


Então....


Guenta Izzo.


   


Abç


JF



Entendi sua colocação JF-HD/FAT!

Mas 1% como você colocou, no meu entendimento não justifica absolutamente nada em termos de mercado!

Diga-se de pasagem que a H-D "ainda" consegue vender 2,5 mil motos por ano porque a fábrica é aqui e devido ao "espetcular" esquema de índice obrigatório de nacionalização, as motos que ficam para o mercado internao ficam mais em conta!

A fábrica em Manuas tem como objetivo quase que único a exportação para o mercado norte americano e europeu das motocicletas aqui montadas/fabricadas!

Com a fábrica em Manaus o custo final da motocicleta fica mais em conta do que nos EUA!

Sem falar da logística, que também é interssante!

O mercado interno nunca terá capacidade para absorver pelo menos metade da produção da fábrica em Manaus!

O Grupo na "estória" toda só pegou o boi pelo chifre!

Não fez mais nada!

Deve ter arrumado uma forma de facilitar a instalação da fábrica no AM (aquelas abridas de pernas clássicas que os governos estaduais fazem para as multinacionais) e em troca ganhou o direito de vender a marca H-D no Brasil e pelo visto do jeito que bem quiser!

Acredito que se pelo menos 25% da produção da fábrica fosse absorvida pelo mercado interno a H-D já teria se pronunciado sobre a folia que o Grupo comete com os clientes da marca! Ou até mesmo se visse um mercado consumidor mais "atraente", provavelmente teria montado suas próprias concessionárias e não cedido a terceiros como fez!

Como o objetivo da fábrica é a exportação, dá lhe "Grupo"!

Brax!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2009 07:54 #11 por supergerson
Dados do setor através do relatório Abraciclo:
Vendas 2008 = 5.194 motos: www.abraciclo.com.br/dsuploads/ven2008.pdf

Produção 2008 = 6.305 motos: www.abraciclo.com.br/dsuploads/prod2008.pdf

Gerson (08 Softail Fat Boy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2009 09:00 #12 por JF-HD/FAT
Caros,


1. Tenho uma antiga desconfiança em relação à "fábrica" da H-D em Manaus.


2. As instalações são bem grandes, conforme pode ser visto no "Google Earth".


3. Mas alguém aí já viu a fábrica por dentro em alguma reportagem de revista, jornal, TV, site na internet, etc?


4. Creio que não. Eu, pelo menos, nunca vi.


5. Daí fica uma desconfiança, pois todo fabricante que se preze sempre tem prazer em mostrar suas instalações, convida a imprensa a visitá-las etc., pois isso sempre gera exposição da marca na mídia.


6. Por que a H-D nunca fez isso???


7.Quanto a 1% não ser muito, com todo respeito discordo.


8. Num momento de crise, em que as vendas caem, por exemplo, 10%; o 1% se mantido representa muito. Veja em R$ ou em US$ quanto dá 1% de 200.000 motos e vc. vai concordar comigo:Se o preço médio de venda de uma moto for de US$ 15K e forem vendidas 200.000, o simples 1% dá trinta milhões de dólares.


9. Acho que é grana prá dedéu...


Abç


JF

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2009 09:10 #13 por gege
bom acho que representa 2% e fora canada e mexico , qual pais das americas que tem esse percentual, e qual pais eropeu sozimho tem este %?

Mineiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2009 14:47 #14 por VALEIXO-MARCEL
JF-HD/FAT,

Sei que 1% é 1%!

Mas 1% de nada é nada! E de pouco é pouco!

3.000 mil motos para o universo da H-D - a qual cada vez mais "desamericaniza suas motos para ter uma melhor entrada no mercado europeu - é muito pouco!

Não digo que no final das contas (e bem no final) não significa nada!

Só afirmo em dizer que a fábrica instalada aqui nunca teve como objetivo o "poderoso" mercado latino americano!

A fábrica aqui objetiva apenas a mão de obra e impostos mais baratos do que outra fábrica dentro dos EUA ou na Europa!!

Uma fábrica da H-D na Ásia dificultaria a questão de logística para as motos terem de voltar aos EUA ou para a Europa!

E lembremos que o europeu torce o nariz para cilindradas quebradas (1340, 1450...) e motos/automóveis sem tecnologia!

Quem gosta de "coisa bruta" (Dodge Viper, Corvette, F-350, Ram 3500 e afins...) é o "red neck"!

A evolução dos motores 1450cc para 1600cc e apetrechos eletrônicos que foram colocados nas novas H-D's são exclusivamente voltados para a conquista do mercado europeu ver com melhores olhos as motocicletas da fábrica norte americana!

E como disse JF, nunca se viu uma matéria à respeito da tal fábrica!

Nessa é que eu acredito que o "Grupo" deu uma facilitada nas coisas na instalação da fábrica no AM e em troca ganhou a concessão da marca no Brasil!

E por notícias que se tem, aqui é o único lugar onde a H-D não é a própria concessionária da marca, ou seja, só aqui existe a concessão!

Brax a todos!

VOTE CERTO!

VOTE NULO!

NÃO REELEJA NENHUM CANDIDATO!

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2009 18:24 #15 por wolfmann
em resumo, a idéia predominante é que tudo acaba em pizza???

Não vale nada a justiça tupiniquim?

Interesse da matriz no mercado brasileiro é nulo???

então, o último que sair apague a luz!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.266 segundos