Olá amigos minha Bros tem 61.000KM rodados e é ano 2003. Peguei ela usada e sou o terceiro dono. Na ultima revisão, fiz questão de leva-la na autorizada honda de minha cidade e o mecânico me assegurou que o motor ainda tem uns 40.000 km de vida antes de começar a dar problema, bastava eu ter cuidado com ele. Sempre troco oleo a cada 1.000KM, e sei que o dono anterior cuidava bem da moto.
O que queria saber mesmo é se existe algum tipo de manutenção preventiva alem da troca de oleo. E quando devo trocar aneis ou coisa do tipo antes do motor começar a dar problemas, fumar, etc.
Abraços!
Olha colega, conheço XL125 e Sahara, com mais de 120mil km rodados que ainda tem muito fôlego pela frente. O importante, como o mecânico disse e voce já faz, é não deixar faltar óleo. Complete sempre que precisar e faça as trocas regularmente, que voce passa dos 100mil fácil.
<<<< O.D.I.L >>>>
** Eu não compro peças de procedência duvidosa. **
"Mal ou bem, a vida é uma viagem e eu quero faze-la de moto"
qdo ela der a primeira fumada, desmonte o cilindro e veja se tem condiçoes de trocar aneis, ou seja, se o pistao ainda estiver nas medidas ideais e o cilindro nao muito desgastado/ovalizado. Isso amplia a vida do motor e torna a manutenção bem mais barata. Se qdo vc desmontar ver que nao tem jeito, ainda assim sai mais barato do que esperar a moto ficar igual ao fumacê da dengue para abrir o motor.
Pessoal, aproveitando o tema do tópico, um relato:
Ví hoje no mecânico uma twister 2004 trocando embreagem, relação, metade do motor (válvulas, pistão, etc...) e mais um monte de coisas!
Parece moto velha, certo? Ela está com menos de 25.000 kms! Eu e um motoboy ficamos perguntando o que houve de errado aí??
Acontece que o dono deixou a moto parada por meses! Além disto, deixou no tempo, numa passagem onde derrubaram ela pra ajudar, e agora decidiu arrumar. Prestando atenção, a moto tava cheia de ferrugem, pedaleira direita quebrada, entre outras coisas!
Para deixar sua moto em dia, uma das coisas importantes então é usar ela, mesmo que seja um passeiozinho por semana, que aí ela dura. Se for deixar parada, tem um tópico poraí sobre isto, mas mesmo drenando tudo, desligando bateria e sei lá mais o que, ela vai durar menos que usando!
Ahhh, muita gente não sabe mas óleo no motor também tem tempo de validade. Se deixar por um período maior do que 2 meses, ele já começa a perder suas características lubrificantes.
Como o colega já disse, tem que andar com a moto, pelo menos uma vez por semana. A minha ficou quase dois meses parada, pois eu caí e quebrei a clavícula, mas eu fiquei ligando o motor nos finais de semana. Mesmo assim, tive que dar uma carga na bateria.
Quando eu comecei a andar novamente, a primeira coisa que eu fiz foi trocar o óleo.
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