Gostaria de saber se os novos proprietários e os que já andaram na CB300R sentiram falta de uma 6ª marcha como um overdrive(apenas para baixar p/ baixar o giro alto) para andar acima dos 100km/h ? (Assim como eu sentia quando tinha uma Fazer ).
Obs: Segundo a Onda, com cinco marchas o piloto tende a ter menos trocas de marchas e assim um maior conforto.
Na minha opnião, quado alguém vai comprar uma moto deste estilo, tendo em mente uma mini-hornet, vai a procura de esportividade e agressividade na aceleração, assim como nas motos de quatro cilindros. E a última coisa que deve passar pela cabeça da pessoa é menos trocas de marchas e assim garantindo o conforto e etc...
Peço a opnião de vocês neste assunto !!! Concordam, dircordam ?
Será que faltou uma pesquisa para saber o que o consumidor espera de uma moto deste porte e estilo ?
E não o que os engenheiros "pensam" que nós precisamos ou queremos.
Abraços, felicidades, paz e sucesso a todos !!!
Ex: Biz 100cc 03/04 ~41.900km
Ex: YS Fazer 250cc Limited Edition 08/08 ~14.000km.
Atual: Fazer 250cc 12/13 Black Edition 0km
Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará por fora.
Curitiba - PR
Amigo, o sistema de câmbio é dimensionado com a velocidade e com a potência gerada na rotação do motor:
Volu explicar melhor: Uma bicicleta de 5 marchas da este exemplo:
A 1 primeira é a mais leve, no qual é preciso empurrar a bicicleta e toda sua carga, neste sentido você pedala muito e suave, sem força e a bicicleta sai numa velocidade baixa.
A segunda normalmente solta a engrenagem mais pesadinha para embalar a terceira aumenta a velocidade a quarta mais e a quinta é quase para manter uma velocidade de cruzeiro.
Normalmente você esta pedalando na mesma velocidade, mas sua bicicleta esta numa velocidade muito superior.
Observe que o motor tende a trabalhar na mesma velocidade, quando aumenta muito você sente a vibração pedindo uma marcha maior.
No caso específico da CBX300, a velocidade deve enquadrar um princípio lógico de que no Brasil não existe estradas urbanas para esta velocidade, sacrificando a sexta marcha e a velocidade.
Entenda uma coisa básica, a velocidade nas estradas brasileiras são de 120 Km/Hpor segurança, se sua moto tem capacidade de ir alêm é porque foi projetada para levar um peso muito maior e com uma potência superior a 30 cc
claro que falta a sexta marcha...aliás, se for falar tudo o que falta nessa cb300, a lista vai ser longa
pra variar, a honda podia ter mantido o cambio igual ao da twister...mas decidiu fazer uma economia na base da porcaria...como falei, se for falar o que falta, a lista vai ser longa.... mas posso falar tudo o que sobra nessa cb300: O preço!
Emerson Merighi
exmotos:monark50(1 982);rx80>rx125>rd135>cg125>strada200>tw250;f alcon>cb500>ybr125>xt600>cg150>Fazer>outra s
LiFe_LE escreveu: Na minha opnião, quado alguém vai comprar uma moto deste
estilo, tendo em mente uma mini-hornet, vai a procura de
esportividade e agressividade na aceleração, assim como
nas motos de quatro cilindros.
Quem compra esse monte de plástico mal acabado pensa
realmente que esta comprando esportividade e
agressividade?
É por isso que quando eu paro no semaforo fica cheio de
cara na CB291 acelerando.
Então flacegape, sei sim que que andar acima de 120km/h é segurança zero em muitas estradas de nosso país.
O que eu quis dizer é que talvez uma 6ª marcha pudesse baixar o giro do motor a 110KM/H no máximo 120km/h. Não vejo o porque de andar acima disto.
Com um giro um pouco mais baixo, na base de 6500RPM a 120km/h seria melhor para o bolso, ouvido, menos vibração, maior durabilidade do motor e etc...
Só para comparar, a Fazer a 110km/h fica com 7500rpm, para mim isso era um incomodo, pq parecia que estava esgoelando o motor e o consumo ficava na casa dos 27 28 km/l igual de uma twister na mesma velocidade. Daí o benefício de injeção eletronica não ajudava em nada.
Ok ? Um abraço !!!
Ex: Biz 100cc 03/04 ~41.900km
Ex: YS Fazer 250cc Limited Edition 08/08 ~14.000km.
Atual: Fazer 250cc 12/13 Black Edition 0km
Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará por fora.
Curitiba - PR
Pelo que eu li, o motor tem o mesmo tamanho da twister, mas os cilindros são maiores... Ou seja, não se pode aumentar muito a compressão, se não este motor vai para o espaço. A sexta marcha iria facilitar e muito este motor e não sei porque a Honda não colocou a da Twister. Uma coisa eu sei, não foi por causa do barulho, pois a CB300 e idêtica
. Falta de espaço?? Talvez???
Só vendo uma aberta e até agora não vi nenhum comentário de problemas com motor.
Será que fiseram isso mesmo, pegaram a twister, colocaram plasticos novos, um kit de aumento de cilindrada, tiraram 6ª marcha, I.E e pronto, CB300R !!!
Podem ter tirado a 6ª para baratear o custo de produção da moto... Não sei...
O estranho sou eu falando mal de só ter 5 marchas sendo que minha moto atual só tem 4...
...
Temos que esperar mesmo algum mecânico experiente para abrir o motor da CB e analizar bem, assim como vc falou.
Abraços
Ex: Biz 100cc 03/04 ~41.900km
Ex: YS Fazer 250cc Limited Edition 08/08 ~14.000km.
Atual: Fazer 250cc 12/13 Black Edition 0km
Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará por fora.
Curitiba - PR
O motor é o mesmo só fizeram foi aumentar o curso dos pistões aumentando assim a cilindrada.
Mas a sexta marcha para esse tipo de moto eu não acho que faz falta, além de encarecer mais o produto o motor é bem trabalhjado e as relações de marcha também, e quanto a economia não dependde só das marchas pois ela antes eram 6 marchas e consumia muito mais e agopra com 5 marchas Ie e catalisador está mais econômico então são vários fatores que influenciam no consumo, o que conta aí no caso é a relação de marchas empregadas, uma relação maior de quinta marcha supri a necessidade da sexta.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Vc deve ta ganhando uma boa grana da YAMAHA pra falar tão mal das motos da Honda...
Cara, se toca mano..
Só fala besteiras..
Vc queria o que com 12.000.00? Me fala ::!!!
Wintuba disse
"Cara, se toca mano..
Só fala besteiras.. "
Lamento Wintuba CG...nao tenho tempo pra explicar as "besteiras" pra vc...mesmo porque isso é enorme perda de tempo...você por acaso já viu alguém tentando ensinar matemática para uma ameba...
é o mesmo que ensinar mecanica pra você...
Emerson Merighi
exmotos:monark50(1 982);rx80>rx125>rd135>cg125>strada200>tw250;f alcon>cb500>ybr125>xt600>cg150>Fazer>outra s
Vc deve ta ganhando uma boa grana da YAMAHA pra falar tão mal das motos da Honda...
Cara, se toca mano..
Só fala besteiras..
Vc queria o que com 12.000.00? Me fala ::!!!
Wintuba disse
"Cara, se toca mano..
Só fala besteiras.. "
Lamento Wintuba CG...nao tenho tempo pra explicar as "besteiras" pra vc...mesmo porque isso é enorme perda de tempo...você por acaso já viu alguém tentando ensinar matemática para uma ameba...
é o mesmo que ensinar mecanica pra você...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o Emerson vc não tem é uma SUZUKI???? o cara ta cego que vc tem uma yamaha.... não tem explicaçao o odio mortal dele pela a yamaha( ATÉ TEM, ACHO QUE O CARA QUE O METEU UM PAR DE CHIFRES TINHA UMA YAMAHA
), nunca andou em nenhuma, mais a Fazer e um lixo a lander não presta, a factor não vale nada........ a cb300 e a melhor do mundo
, pensei que fosse a M1(Valentino Rossi), uma DUCATI, ou uma dessas de 200 mil dolares, mas já que é a cb300, to até pensando em comprar uma! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa mesmo e a CG titan que dá 160 km/h fácil...... kkkkkkkkkkk
gente vai la no topico das cgs que vcs vão passar a tarde toda rindo,
Sonny escreveu. "hj rodei engarupado indo pro rio com mais 4 amigos todos com garupa, 1 de titan sport e os outros 3 com titan 150.
resultado. 3 titan atrás da titan sport indo no vácuo berando os 130km/h cortando giro e tals e eu bem na frente rodando a 140km/h claro q embalado mas o resto tava vindo no meu vácuo mas ninguém me passava. mantive 130km/h sussegado mesmo usando relação 14x34 que quarta marcha manteve 130 com rotação média de 6000 rpm, não dava pra ir mais pq o comando nao da conta de subir o rpm e manter 5° marcha.
mas hj vi realmente q só preciso do comando de super alta pra minha moto ficar 90%
hehe
__________________
CG Fan
pistão 2,00mm
carburador 150cc puro álcool
filtro original
escape roncar turbo
relação 16x44
velocidade média 135km/h 4°