ligo a minha twister no neutro sempre, ai quando engato a primeira em baixo giro ela da um siquinho e apaga, se acelero um pouco ela da o soquinho e continua ligada, depende um pouco se o motor ta quente ou frio...
alguem sabe por que acontesse isso???
se tem como arrumar ou regular ou algo parecido???
"Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar"
Amigo, a minha também acontece isto, a explicação e que o motor não esquentou o suficinte, para você engrenar a primeira marcha.
Procure esquentar um pouquinho mais, do tipo quase 2 minutos, aperte a embreagem umas duas a tres vezes antes de engatar, isto lubrifica o sistema de embreangens e não da desgaste.
eu costumo fazer o seguinte ,de manha eu puxo o afogador (qd muito frio) e deixo esquenta at subir nos 4 mil giro ai eu abaixo o afogador e a moto ta boa pra andar ,,pelo menos eu faço isso nao sei se e o correto tbm
O normal seria engatar a primeira e sair, mas a nossa gasolina contêm alcool, que demora um pouquinho mais para esquentar, apesar de nossa temperatura tropical.
Outro detalhe e que não se deve sair sem esquentar o motor, você pode até rachar o bloco, vi isto numa esperiência em laboratório de mecânica com outro tipo de motor.
O sistema não esta totalmente lubrificado, quando você engata primeira, a moto da até um pulo, como se não existisse a embreagem.
Se eu não me engano, o Bitenga já havia comentado sobre este assunto no site.
Isso aí é sintoma de cabo da embreagem muito solto. Vá tensionando o cabo e testando. Meia volta no parafuso de regulagem do cabo no manete já deve resolver....
o cabo da minha ta bem regulado ,,e normal dar este soco por causa da posiçao do pinhao que acho eu que fica mm fora do lugar onde ela da esse soco ,,ate a minha antiga fan fazia pq essa nao iria fazer???????? e tbm pode ser corrente frouxa ,,,, fui
loko fan 07 escreveu: o cabo da minha ta bem regulado ,,e normal dar este soco por causa da posiçao do pinhao que acho eu que fica mm fora do lugar onde ela da esse soco ,,ate a minha antiga fan fazia pq essa nao iria fazer???????? e tbm pode ser corrente frouxa ,,,, fui
Caro amigo LokoFan07, acho que você não entendeu corretamente a questão do nosso colega Missio. O problema dele não é o soquinho quando engata a primeira (isso é normal em qualquer moto!).
O problema dele é que a moto apaga quando engata a primeira (aliás, este é o título do tópico !). E isso não é normal !! Isso acontece porque o cabo da embreagem está muito solto, não abrindo os discos o suficiente, mesmo com o manete completamente acionado.
Por favor,explique pra gente qual a relação que há entre o motor apagar quando se engata a primeira e a posição do pinhão ou a tensão da corrente ??
A algo a ser investigado ai, pois não acho que é necessário esquentar tanto assim para sair. Na minha Strada eu ligo ela na garagem, abro o portão e retiro ela e fecho o portão, todo esse procedimento não demora mais de 1 min e eu já saio com ela e nunca tive problema com ela apagar ou engasgar.
Acho que o mais coerente é um problema na embreagem mesmo, trocar o cabo e verificar o sistema de embreagem.
Abraços e boa sorte.
Anderson
"Melhor 5 segundos em cima de uma moto, do que uma vida inteira sem ela" - Marco Simoncelli
ela apaga somente se logo q ligar engatar, axo q nao é cabo solto porque andando com ela troco a marcha com dois dedos no manete e dois entre o manete e a luva, ou seja, sobra espaço no cabo.
axo q o esquema é esquentar um poko mesmo, geralmente ligo ela com o afogador puxado e saio da garajem empurando ela até o portao, ela da uma subidinha no giro, abaixo o afogador e pronto, sai normal.
a minha dúvida era mesmo se podia ter algo errado, pois axei estranho ela apagar de soco.
"Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar"
Minha Twister é nova, não tenho problema com a embreagem nem com pinhão e nem com corrente frouxa. Ela só apaga se engatar a primeira na parte da manhã, é só ligar e colocar a primeira. O motor da um tranco e morre.
Para resolver meu problema, deixo um a dois minutos ligada em ponto morto, depois engato a primeira e vou trabalhar normalmente. Ando em torno de 40 Km diariamente e não tenho nenhum tipo de alteração na máquina.
Também passo por esse problema,a questão realmente é o motor chegar na temperatura ideal,porém já foi dito aqui no site que um minuto é suficiente,uma dica que aprendi para motos grandes e pode ser aplicado para menores é ao ligar a moto na posição neutro,você já fica com a embreagem acionada,isso faz reduzir o tranco.