Pessoal, tinha visto este vídeo e pergunto se os senhores com capacetes importados, sem o selo, passaram por alguma inspeção desse tipo recentemente. Vejam que a data do vídeo é de 07/07/2011.
Não estou questionando a lei (já vi diversas discussões sobre o assunto, acho que já está bem discutida) e nem a operação da polícia, pois sei que essa mesma operação está ajudando a recuperar muitas motos roubadas.
Só queria saber se a operação continua com foco nos selos do Inmetro, e se alguém passou por alguma situação recente de ter sido parado pela falta do dito cujo.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Vander, minha última parada na estrada por fiscalização foi perto de Votorantin, a caminho de Apiaí, em junho do ano passado e os policiais (PM paulista) só verificaram do documentos. Na época estava com meu capacete sem selo (que já foi trocado por outro também sem selo) e segui viagem tranqüilamente.
A sensação que tenho hoje em dia é que o selo passou a ser o último recurso para a "otoridade" que está procurando pelo em ovo ou um agravante no momento em que você é flagrado em infração em alguma operação de fiscalização (lei seca, fiscalização de licenciamento atrasado, ausência de habilitação, excesso de velocidade e assim por diante).
O capacete hoje em dia só traz problema se for um capacete nitidamente fora do padrão permitido (coquinho, por exemplo) pois não tenho visto fiscalização para comprovar que o capacete está na norma, principalmente depois da publicidade que deram ao ofício do INMETRO em resposta ao MP onde diz que o selo é exigido em caso de comercialização no Brasil, liberando o importado para uso pessoal.
Traz mais problema o selo falso do que a ausência de selo, em caso de verificação do selo.
Aquele meu colega que eu comentei que tem uma GS650 foi parado em uma blitz na ponte do Jaguaré, apreenderam a moto e retiveram os documentos, mas permitiram que ele fosse à pé até uma loja na Gastão Vidigal para comprar o famigerado selo, liberado sem multa depois de mais de 2 horas.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
wbugno escreveu: Aquele meu colega que eu comentei que tem uma GS650 foi parado em uma blitz na ponte do Jaguaré, apreenderam a moto e retiveram os documentos, mas permitiram que ele fosse à pé até uma loja na Gastão Vidigal para comprar o famigerado selo, liberado sem multa depois de mais de 2 horas.
Abrx
Não seria o "famigerado capacete com selo"?????
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
O que pegou no caso do amigo dele foi a falta do adesivo reflectivo e não a falta do selo!!!! Até porque a venda do selo é terminantemante proibida e no caso de um usuário ser pego com capacete com selo falso ou até mesmo divergente do lote e modelo testado, isso dá processo por falsificação!!!!
Quanto ao adesivo, este ainda é obrigatório estar colado ao capacete, seja ele que que marca/modelo/procedência for!!!!
ezenecon escreveu: Acho que o amigo wbugno se equivocou!!!!
O que pegou no caso do amigo dele foi a falta do adesivo reflectivo e não a falta do selo!!!! Até porque a venda do selo é terminantemante proibida e no caso de um usuário ser pego com capacete com selo falso ou até mesmo divergente do lote e modelo testado, isso dá processo por falsificação!!!!
Quanto ao adesivo, este ainda é obrigatório estar colado ao capacete, seja ele que que marca/modelo/procedência for!!!!
Faz sentido !!
realmente deve ter sido o refletivo.
wolfmann escreveu: Vander, minha última parada na estrada por fiscalização foi perto de Votorantin, a caminho de Apiaí, em junho do ano passado e os policiais (PM paulista) só verificaram do documentos. Na época estava com meu capacete sem selo (que já foi trocado por outro também sem selo) e segui viagem tranqüilamente.
A sensação que tenho hoje em dia é que o selo passou a ser o último recurso para a "otoridade" que está procurando pelo em ovo ou um agravante no momento em que você é flagrado em infração em alguma operação de fiscalização (lei seca, fiscalização de licenciamento atrasado, ausência de habilitação, excesso de velocidade e assim por diante).
O capacete hoje em dia só traz problema se for um capacete nitidamente fora do padrão permitido (coquinho, por exemplo) pois não tenho visto fiscalização para comprovar que o capacete está na norma, principalmente depois da publicidade que deram ao ofício do INMETRO em resposta ao MP onde diz que o selo é exigido em caso de comercialização no Brasil, liberando o importado para uso pessoal.
Traz mais problema o selo falso do que a ausência de selo, em caso de verificação do selo.
Realmente. Já tinha lido que o selo falso ou que não corresponde ao capacete é muito mais grave que a falta dele.
Vander
Heritage Softail Classic
Taubaté - SP
"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"
ezenecon escreveu: Acho que o amigo wbugno se equivocou!!!!
O que pegou no caso do amigo dele foi a falta do adesivo reflectivo e não a falta do selo!!!! Até porque a venda do selo é terminantemante proibida e no caso de um usuário ser pego com capacete com selo falso ou até mesmo divergente do lote e modelo testado, isso dá processo por falsificação!!!!
Quanto ao adesivo, este ainda é obrigatório estar colado ao capacete, seja ele que que marca/modelo/procedência for!!!!
Continua sendo obrigatório devido a resolução do Contran que exige certificação do INMETRO, mas o próprio INMETRO já de declarou através de ofício sua impossibilidade de certificar todos os capacetes de todas as procedências, assumindo responsabilidade apenas pelos comercializados no Brasil.
A autoridade pode exigir, mas o selo se deteriora, assim como a etiqueta interna e para capacetes comercializados até maio de 2007 não existe essa obrigatoriedade. Como capacete não tem validade, fato atestado pelo INMETRO, existem muitas argumentações na hora da autuação e como recurso.
Acho até que a fiscalização do selo está menos rigorosa por conta desses fatos, como já havia escrito antes.
ezenecon escreveu: Acho que o amigo wbugno se equivocou!!!!
O que pegou no caso do amigo dele foi a falta do adesivo reflectivo e não a falta do selo!!!! Até porque a venda do selo é terminantemante proibida e no caso de um usuário ser pego com capacete com selo falso ou até mesmo divergente do lote e modelo testado, isso dá processo por falsificação!!!!
Quanto ao adesivo, este ainda é obrigatório estar colado ao capacete, seja ele que que marca/modelo/procedência for!!!!
Continua sendo obrigatório devido a resolução do Contran que exige certificação do INMETRO, mas o próprio INMETRO já de declarou através de ofício sua impossibilidade de certificar todos os capacetes de todas as procedências, assumindo responsabilidade apenas pelos comercializados no Brasil.
A autoridade pode exigir, mas o selo se deteriora, assim como a etiqueta interna e para capacetes comercializados até maio de 2007 não existe essa obrigatoriedade. Como capacete não tem validade, fato atestado pelo INMETRO, existem muitas argumentações na hora da autuação e como recurso.
Acho até que a fiscalização do selo está menos rigorosa por conta desses fatos, como já havia escrito antes.
Não é a fiscalização que está menos rigorosa, somente mudaram o foco da fiscalização que tem que ser junto ao fabricante/importador/comerciante e não junto ao usuário final. Assim, todo capacete fabricado no brasil, ou importado oficialmente em lotes, para serem comercializados, dever obter certificação junto ao inmetro, porém ele não é mais obrigatório que ele esteja colado no capacete por tempo indeterminado. Até porque, tanto o selo quanto a etiqueta, se deterioram muito fácil e não é possivel sua reposição, pois os selos são fornecidos pelo próprio inmetro para a quantidade exata do lote testado. Quanto ao adesivo refletivo, este pode ser adquirido em qualquer lugar e recolocado no caso de ter sido danificado, então não justifica sua ausência.
Eu tenho visto muitos motociclistas com o capacete sem o tal refletivo, alegando que "estraga o visual" ( o que é verdade). Para esses casos, para evitar ter sua moto apreendida, leve sempre um jogo de adesivos na carteira e coloque no caso de uma fiscalização. Vc pode não escapar da multa (vai depender muito da esposa do policia) mas com certesa não tera sua moto apreendida.
Particularmente, já fui parado umas 5x no posto da PR da Bandeirantes, região de Santa Barbara D'Oeste. Em nenhuma delas o capacete foi "fiscalizado" (apesar que se fosse, não teria problemas pois tem selo e tudo mais). Em 4 dessas vezes, estava com um amigo que tem um Nolan trazido da Itália (sem selo), e ele tb nunca teve problemas nas fiscalizações.
Eu acredito que nessa questão do selo, o que vai pesar mesmo é o "humor" do guarda (infelizmente, estamos sujeitos a esse tipo de falta de profissionalismo). Se o cara quiser te ferrar, ele vai ferrar através do que estiver mais fácil pra ele, ou seja, se o capacete não estiver com selo, então dançou.