Capacete aberto em rodovias . . .

11 Nov 2010 16:53 #1 por MÁRIO_SÉRGIO
Hoje fui dar uma pesquisada nos preços de capacete para atualizar o meu que está em desacordo com as normas e obrigatoriedades.

Meu interesse era de um aberto e com dupla viseira, a externa cristal e a interna fumê, pois uso óculos que não são fotocromáticos.

Pesquisei em 3 lojas e em TODAS fui alertado de que o uso de capacete aberto em rodovias NÃO É PERMITIDO.

Perguntei sobre a base legal para isso e ninguém soube me informar - apenas "ouviram dizer" e estavam repassando a informação.

Pesquisando na internet vi alguns relatos de motociclistas que foram autuados por estarem com capacete aberto, mas ao procurar alguma lei que sustentasse essa informação, não encontrei nada.

Daí, pergunto: Alguém já teve problema com isso? Sabe alguma coisa complementar?


MÁRIO_SÉRGIO40493.9181481482

Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.

Mário Sérgio - Curitiba - Pr.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2010 19:05 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Sobre a lei exatamente eu não sei, mas o capacete aberto desde que esteja com viseira abaixada ou óculos de proteção é permitido sim, mas em estrada eu não aconselho.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2010 19:12 #3 por g.d.
Respondido por g.d. no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Só arruma a frase ali "Pesquisei em 3 lojas e em TODAS fui
alertado de que o uso de capacete fechado em rodovias NÃO É
PERMITIDO."

Você queria dizer capacete aberto, não é?

Sobre capacetes abertos: não compro. Já vi relatos o
suficiente sobre gente que morreu por cair de cara,
inclusive em baixas velocidades. Não pago pra ver.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2010 20:03 #4 por MÁRIO_SÉRGIO

g.d. escreveu:
Você queria dizer capacete aberto, não é?


Arrumado, obrigado!

Quanto aos riscos não há dúvidas que o capacete aberto oferece muito mais riscos.

O que eu questiono é sobre a proidição de usá-los em rodovias, como os vendedores me alertaram.

Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.

Mário Sérgio - Curitiba - Pr.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2010 21:36 #5 por danne
Respondido por danne no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Não há distinção sobre o local a ser trafegado. Se tiver o selo do INMETRO e atender as especificações gerais da lei de trânsito, pode sim, trafegar usando capacete aberto em rodovias.

Porém, contudo e todavia, não use-o. Apesar de ser dito como seguro, na verdade nem se compara com a segurança passada pelos capacetes convencionais, fechados.

Até mesmo pelo vento que vai bater em seu rosto, por mais longa que seja a viseira.

Para a cidade, ok, pois não irá atingir velocidade para tal incômodo, além de ajudar nos dias quentes. Mas para rodovias, eu desaconselho.

"ex" - Mirage 150 - Mijadinha
Harpias das Gerais MC
Indaiatuba - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Nov 2010 22:03 #6 por Helinton
Respondido por Helinton no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Mas vc fala o "Robocop" ou ou tal chamado "Perusinho"o bom do Robocop é q na estrada vc pode abaixar a queixeira, conheci um cara que caiu de peruzinho perdeu todos os dentes da frente e quebou a mandibula!
Era entregador de pizza caiu em baixa velocidade!!!

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 14:55 #7 por Flash
Respondido por Flash no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Tenho medo de capacete aberto.
A boca no asfalto a 20 km/h estraga toda.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 15:00 #8 por Michelsen
Respondido por Michelsen no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
eu tenho um robocop taurus , ele naum é muito bom naum o nivel interno de ruido em alta velocidade é alta. fiquei sabendo tambem q a queixeira do capacete normal guenta mais em caso de colisao.


em breve devo comprar um Zeus tambem robocop.

Atual - Mirage 250 = Flecha de prata ou khaleesi ????

EX - Intruder Ruiva da patroa

Ex - Grantruder

Diero nao compra a felicidade, mas compra CERVEJA q é a mesma coisa !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 15:03 #9 por Franscielle
Eu uso capacete aberto no queixo com viseira, pq eu uso oculos que nem precisa tirar.Ai eu abaixo a viseira, mas quando vou pra distancia longe, coloco capacete normal, San marino.

"Nos Somos O Que fazemos repetidas vezes;por isto a excelencia é uma questão de habito"



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 17:48 #10 por leonardozanella
Mário Sérgio, quem sou eu para dar dicas para um MITO das leis como você.


Mas posso colaborar com minha humilde opinião.


Acredito que a lei para cidade e para rodovias, são as mesmas.


Ou seja, se quiser andar com um capacete aberto na rodovia, deve estar com um óculos de proteção especial. Óculos escuro, ou óculos normal não serve.


Meu tio mora no interior, e esporadicamente ele vai a cidades vizinhas de moto, o capacete dele é aberto, ele coloca um óculos de proteção e nunca teve problemas.


Porém a fiscalização em cidades mais afastadas da Capital é mais amena.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 20:23 #11 por MÁRIO_SÉRGIO

leonardozanella escreveu: . . . dicas para um MITO das leis como você.


Menos Leonardo, um pouco menos.

Tem que dar aí pelo menos uns 60% de desconto.


Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.

Mário Sérgio - Curitiba - Pr.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 20:38 #12 por leonardozanella
É que eu quis dar ênfase no seu conhecimento legislativo.


Não gosta de capacete fechado Mário?


São muito mais seguros, minha mãe trabalha como técnica de segurança, e tem amigos bombeiros, que trabalham no resgate, etc.


As vezes ela recebe umas fotos de acidentes que os colegas dela mandam, e as fotos de acidentes de moto, onde o condutor está sem capacete ou com capacete aberto são muito feias.


Não recomendo capacete aberto, no quesito segurança, eles protegem o crânio, ou seja, o condutor tem a vida preservada, porém pode ficar com a face um pouco deformada.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 22:33 #13 por MÁRIO_SÉRGIO
Só quem usa óculos sabe o transtorno que é colocar e tirar um capacete fechado.

Quando ando na cidade e tem que tirar e por com muita frequência eu prefiro o aberto.

Na estrada uso o fechado.

Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.

Mário Sérgio - Curitiba - Pr.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 23:18 #14 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Mário,


Eu usava óculos de grau para longe. Fiz cirurgia corretiva e não preciso mais. No entanto eu tenho fotofobia, portanto careço de usar os óculos escuros quase sempre.


Para sanar tal problema comprei um LS2 FF369 - Delta em maio deste ano. Ele é excelente para se usar na cidade, pela praticidade de se abrir a viseira e ainda ter a interna fumê.


No entanto, encaixar os óculos de grau com ele é mais problemático, mas se as hastes forem finas pode ser melhor.


Agora, ele é barulhento para caramba. Para viajar com ele passei a usar protetor de ouvidos para diminuir o barulho.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2010 01:13 #15 por kado
Respondido por kado no tópico Capacete aberto em rodovias . . .
Eu uso óculos desde piá, sei que incomoda, mas vi o que acontece com um capacete quando bate a queixeira direto em um veiculo ou chão... não é bonito, vi um acidente em frente da minha casa em que aconteceu isto, o unico impacto forte foi justamente na queixeira, eu tenho foto apenas do capacete, vou procurar e postar como exemplo, mas o rapaz destruiu o queixo, são mais de 3 anos e 10 cirurgia, e falta outras ainda...com capacete aberto, ele não sobreviveria, como ocorreu com outra menina, acidente quase idêntico kado40495.1356944444

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.229 segundos