Injeção eletrônica nenhuma, mesmo a de carros quanto as das motos, corta a injeção de combustível do motor em nenhum momento enquanto ele está funcionando. Caso contrário o motor pararia de funcionar.
Caro amigo pedro.goulart, a injeção eletrônica corta sim o combustível em algumas situações! Ela corta quando se desacelera a moto (ou carro), por exemplo em uma descida longa, ou mesmo nas pequenas reduções. Ela apenas o faz quando a moto tem energia suficiente para girar o motor sem a necessidade de combustível. Nos carros, ela corta desde a rotação máxima ate cerca de dois mil RPM. Nas motos não sei. Se não me engano, esse fenômeno se chama cutt-off.
Um abraço!
Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km
Que a injeção dos carros corta em freio motor eu já sei, só quero saber se minha titan EX 2010 também corta, no manual da moto não consta nada sobre isso.
anderg3 escreveu: Que a injeção dos carros corta em freio motor eu já sei, só quero saber se minha titan EX 2010 também corta, no manual da moto não consta nada sobre isso.
Amigo Anderg,
A função da I.E. é SEMPRE mandar o combustível na quantidade exata para o momento, ou seja, quando em aceleração rápida ela manda mais combustível, em aceleração lenta ela manda menos e em velocidades constantes ela manda maenos ainda. Para isso, a ECU analiza os dados enviados por vários sensores distribuidos pela motocicleta como, sensor da borboleta (mede a abertura da borboleta do acelerador), sensor de rotação, sensor de tenperatura do motor, sensor de temperatura externa, sensor de nível de O2 no escapamento (sonda lambda), etc.
Então, quando na situação de freio motor, a quantidade de combustível necessária para manter o motor girando é NENHUMA, pois é o próprio movimento da roda que empurra o motor. Quando o sensor de rotação chega num limite (que é variável conforme o mapa do motor) ela passa a injetar conbustível, para que o motor não morra.
Realmente me equivoquei na minha informação, peço desculpas aos amigos do fórum.
Fui pesquisar mais sobre o assunto e achei mais informações sobre este sistema cut-off na própria wikipedia (
pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cut_off
)
Agora, quanto a pergunta de nosso parceiro anderg3 ficou mais difícil de ser respondida, só mesmo consultando um engenheiro da Honda para nos confirmar se existe esse tal de cut-off nas CG's ou nas motos Honda. Mas pela lógica, se fosse para fazer uma aposta, eu apostaria em que as motos também possuem tal sistema, já que os níveis de emissões de poluentes também tem sido mais restritos para as nossas amigas de 2 rodas.