Pois é Ivan... o pneu original já é bom demais. Quando eu trocar vou pegar o 90/90 novamente.
Só que com o 100/90 em curva de alta, com asfalto ruim ela não balança a traseira. A arrancada ficou mesmo mais lenta, e meu consumo não aumentou porque eu respeito as mudanças na aceleração.
O problema é quando troca o pneu, a arrancada fica mais lerda e agente abre mais o acelerador para compensar. Eu deixo ela embalar aos poucos.
Quando eu tiver que trocar, vou colocar do 100/90 mesmo, igual a sua, pq acredito que melhore tamb. na questão de frenagens mais bruscas e tal..... isso assim...... quaaaaaando tiver que trocar mesmo neh..... por enquanto fico com o original.
Mas os comentários de todos foram muito esclarecedores!! Ajudaram muito!!!
Não é complicado a questão de pneus... mas é minha primeira moto e comprei ela usada.. e o pneu traseiro já ta em tempo de trocar.
e lendo as postagens de vocês notei que tem suas vantagens
90 90 ficaria original o que na teoria é a melhor opção já que é o recomendado...
100 90 esteticamente fica mais bonito e pode ajudar em estabilidades em pisos desfalcados
desvantagens 90 90 aparentemente nenhuma
100 90 maior consumo - lentidao na saida .... mas esta lentidao é algo assim do alem ? porque a arrancada da moto sempre é boa sendo mais rapido do que o carro ta otimo.. porque nos semafaros é que as vezes temos que dar uma acelerada .. mas nada assim brusco a nao ser que andem como loucos...
to na duvida agora em qual colocar já que eu nao preciso correr muito e nem quero praticar drags.....
afareimyers escreveu: 100 90 maior consumo - lentidao na saida .... mas esta lentidao é algo assim do alem ?
Na boa, respeito a opiniao de todos mas acho q essa lentidao é mais psicologica mesmo
Ja andei numa yes com 90/90 na frente e 110/80 na traseira e nao senti diferença de arrancada comparada com a minha q ta toda original, meu amigo (dono dessa yes) tb disse q nao sentiu nada de anormal no desempenho da moto... Outra, estamos falando de coisa de 1cm a mais ou a menos do pneu, nao tem como dar uma diferença tao grande assim de desempenho e consumo, nao para nos q nao utilizamos a moto extraindo 100% do desempenho o tempo todo, essas "paranoias" tem importancia numa competiçao onde cada pentelhesimo de segundo faz diferença...
amigos o 110/80 é mais largo apenas, um pneu mais largo gera maior atrito, porem como o diametro tambem é reduzido vai mudar um pouco a relação. afinal já mediram a diferença de um peão de 15 e 14 dentes? a diferença é menos de 1 cm de raio porem em arrancada e torque para subidas vc perde um pouco, qualquer alteração na relação e até relação gasta altera a potencia final na roda, pois quem já fez mecanica industrial sabe que o tamanho da correia interfere na força aplicada e nas rpms entre polias "motora e movida"
como vc aumenta o atrito com o solo, mas diminui o diametro no caso do110/80 não muda muita coisa, porem no de strada original onde ambos aumetam existe sim uma perda de desmpenho, é minima, mas existe.
Mateus
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.
coltpanzerfaust escreveu: amigos o 110/80 é mais largo apenas, um pneu mais largo gera maior
atrito, porem como o diametro tambem é reduzido vai mudar um pouco a
relação. afinal já mediram a diferença de um peão de 15 e 14 dentes? a
diferença é menos de 1 cm de raio porem em arrancada e torque para
subidas vc perde um pouco, qualquer alteração na relação e até relação
gasta altera a potencia final na roda, pois quem já fez mecanica
industrial sabe que o tamanho da correia interfere na força aplicada e
nas rpms entre polias "motora e movida"
Mas uma coisa é vc aumentar o raio em 1cm num piao q tem dimensoes pequenas e outra é aumentar 1cm numa roda "gigante", proporcionalmente a alteraçao de 1 dente no pinhao é MUITO maior do q 1cm na largura e/ou altura do pneu, nao tem comparaçao. Veja, nao estou falando q aumentar as dimensoes do pneu nao va va altera a relaçao da moto so q acho q a mudança é despresivel para nos, e como ja disse andei numa yes com pneus mais largo (dianteiro e traseiro) e nao senti nada de arrancada fraca...
coltpanzerfaust escreveu: como vc aumenta o atrito com o solo, mas diminui o diametro no caso do110/80 não muda muita coisa, porem no de strada original onde ambos aumetam existe sim uma perda de desmpenho, é minima, mas existe.
Bom, o original 90/90 tem 8,1cm de "altura", o da strada 100/90 tem 9cm e o 110/80 tem 8,8cm... se de 8,1 para 8,8 nao muda muita coisa entao de 8,1 pra 9 tb nao muda muito...
amigo eu apenas citei que existe uma perda de desempenho, nada que incomode ou seja perceptivel para nós, talvez para um piloto profissional, ou para quem trabalha sempre com muito peso ou garupa sinta esta diferença infima, na minha cg o peão de 15 e 14 dentes se comportam muito bem quando estou sozinho, porem quando estou eu e minha esposa tenho que abrir mais o acelerador e queimar mais a embreagem, obs juntos somamos 170kg. é no peso ou em subidas bem ingrimes que se nota esta diferença infima, as vezes vc tem que abrir o acelerador 10° ou 20° a mais para ter o mesmo desempenho.
gostaria de poder testar no dinanometro de rolete a diferença, mesmo sabendo que é minima.
coltpanzerfaust39937,1701388889
Mateus
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.
boa noite,
estava eu bem triste, pois meu pneu 90/90 18 original estava bem careca, e eu tinha que ir a porto alegre ate viamao, final da historia, na volta, o pneu estorou, mas enchi de ar e ele segurou ate porto. como era domingo, fui segunda(hoje) e comprei o pneu da estrada, pesquisei bastante e de 186,70, consegui por 95 colocado, ...
bem bom, andei pouco com ele, mas ficou bem mais bonito.. e outra , estou com uma duvida..
eu sempre botava 29 libras da frente e 34 atras, tenho que aumentar algo ou continuo enchendo do mesmo jeito??
Bom pessoal, depois de muita indecisão, fui trocar o trazeiro. Coloquei o 100/90/18 MT65 Pirelli, que tem o risco no meio. Tive a sensação que levantou um pouco a trazeira, pois na frente continuei com o original 2.75. Particularmente senti uma estabildade maior. Fiz uma viagem com a esposa de 400Km ida e volta. Tive baita susto no consumo: Cai de 35Km/lt para 27. Tb a veloc. média foi 100/110 Km. Depois fiz outra verificação mas dessa feita andando a 80km. Aí fui para 32,5M/lt. Observei tb que tive de esticar a corrente 2 vezes no mesmo período que com o 90/90 esticava 1 vez.. É isso. No frigir dos ovos, ainda prefiro continuar com o 100/90 atrás.
Yes 125cc 08 Azul ! Procurando uma 250cc! Mas qual?
110 é a largura em mm, ou seja, 11cm... 80 é a altura, so q esse numero é o percentual em relaçao a largura, ou seja, a altura é 80% da largura, no caso é so multiplicar 11 * 0,8 q da a altura em cm, no caso do 110/80 a altura é de 8,8cm...
estabilidade não, a moto fica apenas mais pesada pra deitar, mas não quer dizer que ela esteja com maior aderencia, é so o momento angular que aumentou pela massa e raio maior do pneu.