Suzuki Yes com barulho no motor

23 Nov 2021 08:36 #1 por tiagomagril
Olá a todos, preciso de ajuda em relação a um barulho no motor em minha suzuki yes ano 2008.

Moto comprada em 2017 com 17 mil km, quando estava por volta de 22 mil km começou a fazer um barulho de batida que dava a impressão de ser na parte de cima do motor, levado ao mecânico, o mesmo falou que era a corrente de comando, autorizei a troca e o barulho realmente parou, motor ficou silencioso. (trocado somente a corrente de comando)

Quando a moto estava chegando próximo aos 30 mil Km, esse mesmo barulho voltou, e ele como na primeira vez ocorre somente na primeira partida da moto ou depois de varias horas parada, e sempre em marcha lenta, se acelerar e passar dos 2500 rpm, some o barulho, deixando em marcha lenta após mais ou menos 1 minuto some o barulho e a moto fica bem macia e licenciosa, com detalhe que as vezes esse barulho some e fica por semanas sem fazer nenhum barulho, voltando de repente.

Após voltar esse barulho ja levei em vários mecânicos onde todos apenas falaram que era regulagem de válvulas, uns deixam as válvulas enforcadas, e a moto morre após esquentar ou fica falhando, outros pioram o barulho, outros depois de mexer a moto não pegava e ja perdi uma bateria com as tentativas do mecânico de fazer a moto funcionar,  ja tive prejuízo de espanar o parafuso do acionar de corrente de comando, trinca da tampinha que tira para regular da válvulas, (ambos trocados por novos e originais) riscos na moto e os valores pago de mão de obra e a canseira e dor de cabeça.

Hoje a moto esta com quase 59 mil km e rodo com este barulho desde o seus 30 mil Km, já fiz varias viagens sozinho, e outras com mais de  700 km com garupa e peso no bauleto, e tirando esse barulho a moto vai muito bem, não baixa óleo, sempre verifico o nível, e uso yamalube 20w50 mineral desde sempre, quando faço a troca do óleo e filtro sempre verifico se tem limalhas ou algo estranho, e tanto o óleo como o filtro sempre saem limpos, media de 31Km por litro, moto pega de primeira mesmo em dias frios, anda bem, com velocidade máxima de 108km por hora, mantendo 90 a 100Km por hora com facilidade e nunca passei dos 10mil rpm.

Estou procurando um mecânico que parece entender melhor de suzuki e que possa me falar o que fazer, mas gostaria se alguém ja viu ou teve esse mesmo problema possa dizer algo, assim quando encontrar alguém para levar ja vou pelo menos com uma boa noção e não deixo mais ninguém fuçar estragar a moto e me fazer gastar dinheiro. Desculpem o texto longo, mais deixo bem explicado. E deixo o video do problema. Gosto da moto mas esse barulho incomoda muito.
Valeu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2021 09:46 #2 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico Suzuki Yes com barulho no motor
ver barulho assim é mais difícil, digo q parece sim ser válvula, pode notar q a frequência sobe e desce c o giro, porem essa intermitência no barulho q diz é muito estranha, tanto yes como intruder, tem uma posição chata de passar a lamina (já vi muito curioso balançar o balancinho e falar q está na folga correta, mas se usa lamina pra fazer isso direito), além da válvula de escap ter uma mola q precisa dar uma forçada no balancinho pra cima e regular, senão toda vida a válvula vai estar estrangulada.....pode ser o caso de tirar o cabeçote pra uma analise melhor se detectar ser válvulas mesmo.....as válvulas tem desgaste, sedes, guias, todo o conjunto móvel da moto sofre desgaste e as folgas originam barulhos
esse motor tem vários barulhos, se a lenta fica abaixo do normal surge barulho q parece campana de embreagem, ou biela, a maioria dos mecânicos deixa a lenta dessas motos la nos 1000rpms, ai surge esse barulho, a lenta dessas motos é na faixa dos 1500 rpms
sou mecânico, mas tenho como hobbie, tenho minha outra profissão de seg a sex, qnd chego ou fim de semana q me dedido se estou c alguma moto, gosto de pegar moto assim q mecânico não da jeito, q passou em varias oficinas e só colocaram mais problemas, pego e se for o caso desmonto inteirinha pra vir reconstruindo, trocas rápidas nem faço....
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2021 10:21 #3 por tiagomagril
Respondido por tiagomagril no tópico Suzuki Yes com barulho no motor
                        Bom dia, obrigado pela resposta, também acredito que seja as válvulas, e que talvez os mecânicos não conseguiram acertar a regulagem, ate por que pelo tanto que ja andei com ela assim, se fosse algo mais serio eu ja teria perdido o motor acredito, mas sempre fica a duvida ne, quanto ao rpm realmente todos deixam ela em 1000rpm, mas eu volto elas aos 1.500, quando fria fica em torno de 1.100 a 1.200 e em poucos minutos estabiliza nos 1.500.
Estou a procura de alguém próximo e com mais experenciais em Suzuki que possa ajudar, ja levei na concessionaria, mas enforcaram a válvula de escape, a moto ficou totalmente sem força e falhava quando quente, disserem que era normal dela ¬¬

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2021 13:23 #4 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico Suzuki Yes com barulho no motor
sim, foi o tempo q rede autorizada era sinonimo de servico bem feito viu.....
a propria rede nao deve saber sobre os detalhes desse motor....
so tem q achar um mecanico disposto a trabalhar pra deixar ela redondidnha....ouvir e bater o martelo sobre de onde vem o barulho, nao se preocupe se pegar um mecanico das antigas q use chave de fenda pra ouvir, pra quem nao sabe pode ate parecer loucura do mecanico, mas confie.....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2021 18:41 #5 por tiagomagril
Respondido por tiagomagril no tópico Suzuki Yes com barulho no motor
Continuar a procurar a solução, valeu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2021 09:38 #6 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico Suzuki Yes com barulho no motor

tiagomagril escreveu: Continuar a procurar a solução, valeu


de qual cidade vc é? vai q tenho algum contato
apesar q ate mesmo os cursos q faço, só vejo o pessoal querendo o certificado, e sendo do ramo das trocas rápidas, pq pegar um problema desse pra investigar leva tempo, q muitas vezes o cliente não quer parar a moto e nem pagar pela solução demorada, preferem gastar inúmeras vezes c trocas rápidas q não resolvem, e na verdade só pioram o problema

fiquei meio grilado se é só válvula ou corrente, se for corrente, é um pouco preocupante, na verdade, o esticador e os guias da corrente, mas de qq forma essa intermitência é estranha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2021 10:29 #7 por tiagomagril
Respondido por tiagomagril no tópico Suzuki Yes com barulho no motor
Sou de Piracicaba, estou vendo com um mecanico para deixar pra ele verificar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2021 15:23 #8 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico Suzuki Yes com barulho no motor

tiagomagril escreveu: Sou de Piracicaba, estou vendo com um mecanico para deixar pra ele verificar


isso, pq se ele tiver afim de investigar, estando c a moto ele vai fundo na busca do barulho pra resolver e te devolver a moto em dias....
ai depois posta o desfecho desse enrosco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:2.093 segundos