EN 125 Yes

31 Dez 1969 21:00 #1 por admin123
EN 125 Yes foi criado por admin123

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29 Jul 2012 19:33 #2 por joaquim manuel guerreiro.velez
Respondido por joaquim manuel guerreiro.velez no tópico EN 125 Yes
Eu tb possuo uma yes de 2008 e transformei a balança para colocar amortecedor central , a suspençao da frente alonguei e coloquei uma roda 21 na frente, e escapamento por cima, fica otimo para trilha sem muito custo, e as suspençoes melhoraram muito.qualquer contato estarei ao dispor.abraços

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01 Ago 2012 23:44 #3 por m.akira
Respondido por m.akira no tópico EN 125 Yes
Sobre a balança trazeira que parece chacoalhar, eu resolvi alterando a compressão da mola. Eu estou usando na posição 4 quando estou com garupa e na posição 3 quando estou só.

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02 Ago 2012 11:38 #4 por m.akira
Respondido por m.akira no tópico EN 125 Yes
Tenho essa YES desde Zero KM. No primeiro ano, com ela original e dentro da garantia fiz todas as revisões e em um ano completou 12k KM. Após completar 1 ano e vencer a garantia, minha primeira modificação foi fazer o macete do tubo (tá no YouTube), fora a mudança na posição da agulha, mantive a posição original, a motoquinha melhorou muito, Antes dessa alteração, a moto fazia 28km/l (com cabo torcido), sempre usando gasolina Premium (Ipiranga) ou Pódium (BR), depois passou a fazer 29,5km/l e além disso, a velocidade final passou de 105-110km/h para 115-120km/h, não parece muito, mas quando rodamos na DUTRA (BR116) ou qualquer outra estrada de SP, faz diferença. Sem pressão do vento ela chega aos 130, com muito custo mas chega. Já fiz 45km/l com gasolina pódium (BR) e gasolina premium (Ipiranga). O mínimo que fiz foi 24KM/l com gasolina comum, devia estar batizada, só enchi o tanque 3 vezes com gasolina comum. Com aditivada faz praticamente a mesma KM/L da gasolina premium, mas com a premium a moto tem muito mais força. Troquei também os pneus, os originais Pirelli MT65 (2.75; 90/90) que duraram 10k KM, ambos, pelos CityDaemon (90/90 na dianteira e 100/90 na trazeira). Confesso que com essa mudança a dirigibilidade da moto ficou ruim, ou seja, demora para mudar de um lado para outro. A moto está com 24k KM, ou seja esses pneus já duraram 14k. O dianteiro 90/90 nem parece utilizado mas o trazeiro está quase na hora de trocar. Quando for trocar, mudarei para 80/100 na dianteira e 110/80 ou 110/90 na trazeira.
Minha segunda modificação foi alterar a vela Original que é CR8E para CR7E e trocar o pinhão para 15 (o original da Yes é 14), não mudou muito a velocidade final (chega a 123 mais nou menos), mas as marchas de 1 a 4, vixi, ficou um canhão, Titan 150 ESD e Ybr 150 ficam longe. Não houve alteração no consumo de combustível, bem na verdade em vez dela fazer 29,5km/l ela fazia 29. Não cheguei a testar o máximo, mas imagino que ficaria próximo a 40km/l.
Minha Terceira modificação foi Mudar o Cilindro/Anel/junta aumentando a cilindrada para 150. O bom é que só mexe no tamanho da camisa do cabeçote, já que o cilindro da 150 (GSR150i) é mais largo que o da YES. É estranho pensar que o côncavo do cabeçote onde ficam as válvulas e o comando não precisa alterar, ficou da 125, mas com a área maior do cilindro, aumentou bastante a compressão. Não sei pra quanto foi, mas imagino que esteja perto de 11:1 (o original é 9,2:1)., além disso o torque aumentou bastante, também não sei os valores (precisaria testar no dinamometro) mas acho que deve ter pulado para uns 1,4 ou 1,5. Quando a moto ficou pronta e com pinhão e coroa originais (14/43 respectivamente) eu quase não conseguia tempo para mudar de marcha, subia tão rápido que de 1 para 4 levava uns poucos metros. Voltei para o pinhão 15, mesmo assim a agilidade na mudança das marchas ainda era muita. Não marquei, mas para atingir os 80Km/h levava uns 7 segundos, imagino. A Velocidade final continuou a mesma mas a arrancada parece com a de uma Yamaha Fazer, mas não é. Então mudei a coroa para 39, MINHA NOSSA, agora sim a arrancada parece a de uma FAZER, até chegar a terceira marcha, porque aí a FAZER vai embora. Mesmo mudando a coroa para 39 e mantendo o pinhão 15 a velocidade final não mudou muito ela agora chega em quinta aos 125-130km/h, e o mais importante, independente da subida a PERDA de VELOCIDADE é mínima. Contudo, quando a moto atinge cerca de 10000 RPMs ela não anda mais, mesmo na maior descida do planeta.
Não satisfeito ainda, (4 modificação) novamente troquei o pinhão, agora coloquei o 16. Pinhão 16 X Coroa 39 e motor 150 é ótimo até a 4 marcha, que chega a 115!!! a 3 marcha bate os 90KM/h (11000 RPMs), mas a 5 marcha fica um porre...... aos 7800 RPMs em quinta marcha está a velocidade de 110KM/h, ela puxa até os 9000 RPMs estando a pouco mais de 130KM/h (132, 133) mas demora um bocado.... Se pegar um descidão, aí sim, chega aos 140.
Não estou satisfeito ainda, vou colocar hoje (01/08/2012) a coroa original (43), ela deve atingir os 11000 RPMs e chegar aos 130km/h fácil fácil..... Depois eu conto.......
Ah, uma coisa muito importante, os valores expressos aqui são os mais próximos do real, já que foi medido com GPS, acompanhado de um carro 1.0 e uma moto Fazer.
Não é igual aos que falam ou colocam por aí filminhos a 140km/h e nem sabem que a p.... do ponteiro fica doido a partir dos 110, isso vale para qualquer 125 ou 150, uma questão de princípio mecânico do velocímetro dessas motos.

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02 Ago 2012 11:41 #5 por m.akira
Respondido por m.akira no tópico EN 125 Yes
Tabela de Relações (Ordem descendente)
COROA PINHÃO Relação Secundária (Final)
39 16 2,438
40 16 2,500
41 16 2,563
39 15 2,600
42 16 2,625
40 15 2,667
43 16 2,688
41 15 2,733
39 14 2,786
42 15 2,800
40 14 2,857
43 15 2,867
41 14 2,929
42 14 3,000
43 14 3,071

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02 Ago 2012 11:42 #6 por m.akira
Respondido por m.akira no tópico EN 125 Yes
O arquivo anexo, contém os testes feitos que fiz com as relações que mudei.

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02 Ago 2012 11:45 #7 por m.akira
Respondido por m.akira no tópico EN 125 Yes
Colocando de novo porque não apareceu.
Anexos:

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02 Ago 2012 22:31 #8 por joaquim manuel guerreiro.velez
Respondido por joaquim manuel guerreiro.velez no tópico EN 125 Yes
Boas Fernando, para colocar a suspençao central ,
passo 1- é necessário uma balança da xlr 125ou 250, ela tem que ser cortada
na parte do veio, dá certinho com as medidas da original, com alguns
acertos ela encaixa perfeitamente no lugar da outra.
Passo 2 - retirar a caixa enorme do filtro de ar e colocar um filtro de ar
desportivo para ganhar espaço de manobra para o amortecedor.
Passo 3 - o amortecedor que utilizei foi o da xtz 125cc, por ser mais curto
que o da bros, agora sim dá um pouco de trabalho , pois tem que retirar o
deposito e tampas para colocar as barras de fixaçao do amortecedor ( tem
que fazer essas barras com resistencia para aguentar o impulso do
amortecedor e teem que ser soldadas no quadro e reforçadas)
o custo do amortecedor anda pelos 200 reais , a balança encontrei uma da
xlr 125 em otimo estado e custou mais 150 reais o resto como tenho oficina
foi por minha conta.

a roda traseira 18x120 mas com aro e raios de inox a da frente 21x300 raios
de inox e suspençao da frente acrescentada 60 mm, ficou bem alta para fazer
trilha e sem bater o motor no chao. mais qualquer duvida ou informaçao
estou a disposiçao pois quero que as suzies tenham muito sucesso aqui no
brasil assim em toda a europa e resto do mundo..

abraço

Joaquim Velez

visita o meu blog kimmotos.blogspot.com.br/ tem lá fotos da moto

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