COMPARATIVO: TENERE 250 (2016) x XRE 300

06 Jul 2015 19:11 - 06 Jul 2015 19:19 #1 por Ik@ro.....
Saudações amigos motociclistas! :)

Comprei minha Tenere 250 2016! E como muitos colegas aqui no fórum sabem que já fui proprietário de XRE 300, aí vão minhas primeiras considerações acerca dos dois modelos......

PRÓS:

*Economia: sempre usei gasolina aditivada e na XRE o máximo de média que consegui foi 31km/l. Ainda não fiz a média oficial pois estou ainda no primeiro tanque de combustível, mas pelo que já percebi vai chegar fácil aos 35km/l. E vale ressaltar que a Tenere está na fase de amaciamento o que faz ela consumir mais combustível.

*Faróis: aqui o item que mais me surpreendeu positivamente. O farol da Tenere coloca o farol da XRE no chinelo......iluminação perfeita!

*Bolha: item que vem de série na Tenere que auxilia muito quem pega estrada. Diminui bem a pressão do vento frontal e até protege o piloto de pedras ou insetos. Mesmo que exista no mercado bolha para a XRE, esteticamente não me agradou pois como a moto não foi projetada para receber este acessório, fica muito na cara que trata-se de algo adaptado.

*Para-lamas: Protege muito o piloto de receber sujeira da roda dianteira da moto. Na XRE isso acontecia com frequência, mesmo depois da Honda alterar o modelo do para-lamas.

*Design: Bom, isso é questão de gosto......antes da Yamaha fazer essa reformulação na traseira da Tenere, eu detestava o visual da moto.......achava muito desproporcional o conjunto. Tanto que na época que comprei a XRE eu sequer cogitei a Tenere como candidata. Já a Tenere 2016 recebeu uma traseira digna......pra mim era o que a Yamaha deveria ter feito desde o lançamento da Tenere.......

*Detalhes: detalhes pequenos como bocal do tanque estilo aviação, lampejador de farol, lanterna de LED fazem muito a diferença no visual e por sua utilidade também.....

*Posição De Pilotagem: achei melhor comparado com a XRE. É como se o piloto ficasse mais relaxado ao pilotar a moto.

*Freios: li e ouvi muitos relatos dos freios borrachudos. Até o momento não tive problemas......talvez pq no modelo 2016 o freio dianteiro agora usa pastilhas maiores que os modelos anteriores.......pode ter contribuído para melhorar a eficiência........

*Sistema Flex: tem gente que não gosta....mas vejo como ponto positivo, considerando que nossa gasolina hoje já conta com quase 30% de etanol em sua mistura........isso faz com que o sistema aceite melhor nosso combustível.....

*Modo ECO: pra quem usa a moto no dia-a-dia como eu, isso é de extrema utilidade. Nesse período de alta constante do preço dos combustíveis, foi uma tacada de mestre da Yamaha.......

*Mecânica: absolutamente confiável......muitos criticam a Yamaha por não desenvolver um motor com mais cavalaria ou por simplesmente atualizar este motor por já estar há muito tempo no mercado......

CONTRA:

*Banco: realmente o banco da Tenere possui uma espuma mais densa comparando com a XRE, o que deixa o banco mais duro.......mas nada que desabone a moto.

*Aros: a Yamaha poderia ter aproveitado e alterado os aros da Tenere 2016 também. Já passou da hora de colocar aros de alumínio nela......isso ajuda a deixar a moto mais leve e evita o transtorno de enferrujamento.....

*Buzina: é funcional.....mas não gostei do barulho dela.......

*Pedaleiras: são de metal e cheias de travas.....concordo que ajuda a manter os pés do piloto mais fixos......mas vejo que a longo prazo essas travas da pedaleira vão acabar com meus calçados..........a Yamaha até disponibiliza um acabamento de borracha original para as pedaleiras da Tenere........mas bem que isso poderia ser um item de série.........

*Pisca alerta: sei que isso não é um problema só da Tenere........pra mim isso deveria ser item de série em todas as motos........mas não sei o que passa na cabeça das montadoras que acham que só nas motos de 500 ou 600 cilindradas pra cima é que este item terá utilidade.........

*Sem opção de ABS: passou da hora da Yamaha oferecer opção de freios ABS na sua linha de 250cc........

E o principal.....to me sentindo mais tranquilo pilotando a Teneré. :lol: :silly: Vendi minha XRE com 35 mil km rodados sem nenhum dos problemas exaustivamente tratados neste e em diversos fóruns na internet......mas vou confessar que sempre ficava aquela preocupação de que o cabeçote da moto ia trincar a qualquer momento e ia tomar um prejuízo lascado........pilotando a Teneré hoje eu sinto a diferença do que é realmente pilotar "em paz"....kkkkk......em uma situação econômica crítica que nosso país vive hoje, o que a gente menos deseja é ter um desfalque financeiro......se eu voltasse pra XRE, certamente não teria a paz que hoje eu sinto com a Tenere.......

Ainda tenho muitos km pra rodar.........mas por estes breves relatos afirmo seguramente que os pontos positivos superam muito os pontos negativos, afinal a maioria deles é de fácil resolução e nem é algo tão oneroso para se colocar em prática.........aos poucos vou compartilhando com vcs minhas experiências..........

Abraço à todos..... ;)








Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2015 20:07 - 06 Jul 2015 20:08 #2 por Ik@ro.....
Galera.......NÂO ACREDITEI!!! :woohoo: :woohoo: :woohoo:

Tive que postar aqui pra vcs verem que não to mentindo........

Vejam a média de consumo do primeiro tanque de combustível com minha Tenere 2016......kkkkkkkkkkkk........to pasmo até agora.....

35,25km/l...... :lol: :lol: :lol:

Achei uma média excelente para uma moto que está em fase de amaciamento ainda......que continue assim...rsrsrs.......




Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2015 20:10 #3 por espinafre
:D

Esse motor nos faz alegria mesmo, inda mais nesta época de combustível tão caro. Cheguei a fazer isso na minha antiga Fazer 250 Flex também. Felicidades com a nova motoca.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2015 20:27 #4 por Ik@ro.....

espinafre escreveu: :D

Esse motor nos faz alegria mesmo, inda mais nesta época de combustível tão caro. Cheguei a fazer isso na minha antiga Fazer 250 Flex também. Felicidades com a nova motoca.


Valeu parceiro!!! Fui pego de surpresa pois com o motor preso, normalmente o consumo tende a ser maior.......que as surpresas boas continuem......rsrs... :P

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2015 21:28 - 06 Jul 2015 21:43 #5 por Patriarca
Gasolina ou álcool? :cheer:

Ikaro o cálculo de consumo é melhor depois da segunda ou terceira revisão, acho que é a cada 5000 km não?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2015 22:21 - 06 Jul 2015 22:21 #6 por Ik@ro.....

Patriarca escreveu: Gasolina ou álcool? :cheer:

Ikaro o cálculo de consumo é melhor depois da segunda ou terceira revisão, acho que é a cada 5000 km não?


Gasolina Aditivada GRID..... ;)

Isso mesmo patrão..........revisão a cada 5 mil.....

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2015 11:52 #7 por vandeco
Parabéns pela aquisição Ikaro, a Terezinha é show de bola, já perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se ela é tem 600cc.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jul 2015 17:49 #8 por Ik@ro.....

vandeco escreveu: Parabéns pela aquisição Ikaro, a Terezinha é show de bola, já perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se ela é tem 600cc.


Verdade........ :lol: :lol: :lol:

Ela tem um porte muito bakana mesmo..... ;)

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jul 2015 18:42 #9 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ik@ro.....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2015 00:40 #10 por projetoawr
Excelente escolha!
Não vai sentir nem falta da XRE...

o acabamento da Tenere é muito melhor (já era na antiga, imagina nessa nova), mais economica, muito mais confiavel, e o melhor é que não vibra irritantemente como aquele motor-bomba da Honda...

O único defeito são os aros da roda.. da minha eu troquei após arrebentar os dois aros depois de pegar um (puta) buraco numa viagem


Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011 > PCX 2013 > Burgman400

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2015 21:27 #11 por Ik@ro.....

projetoawr escreveu: Excelente escolha!
Não vai sentir nem falta da XRE...

o acabamento da Tenere é muito melhor (já era na antiga, imagina nessa nova), mais economica, muito mais confiavel, e o melhor é que não vibra irritantemente como aquele motor-bomba da Honda...

O único defeito são os aros da roda.. da minha eu troquei após arrebentar os dois aros depois de pegar um (puta) buraco numa viagem


Tbem acho que foi um pecado a Yamaha não colocar um par de aros de alumínio na Tenere.......mas futuramente vou trocar os meus.....aí vai ficar TOP!!! ;)

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2015 07:28 #12 por Chicolau
a ténéré só perde pela falta do abs , :woohoo: :evil: :whistle:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Set 2015 11:01 #13 por Icaro Castro
Acredito que não! Pois para quem sabe usar os freios o ABS atrapalha. A Lander é bem melhor que XRE 300, a Ténéré é simplesmente incomparável.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2015 08:15 - 17 Set 2015 08:20 #14 por donytello
Icaro Castro

Veja o vídeo e entenda onde o ABS faz a diferença.
Em ambientes de competição o ABS atrapalha, pois os pilotos chegam aos limites da frenagem para ganhar milésimos de segundos em cada volta. Diferença essa que pode resultar em uma vitória ou uma derrota.
Agora temos que lembrar que um ambiente de competição é um ambiente controlado:
_ não há pedestres nem animais atravessando a pista;
_ as motos são ajustadas e preparadas especificamente para cada competição;
_ as motos são configuradas de acordo com o tempo, chuva ou tempo seco, veja o vídeo da última etapa do moto GP.

O ABS é um dispositivo de segurança ativa que entra em ação quando o piloto falha e isso salva vidas.
Agora se até pilotos profissionais em um ambiente controlado - pista - com a moto configurada especificamente para aquela condição erram a frenagem e caem, você consegue garantir que nunca irá falhar?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2015 19:22 #15 por Icaro Castro
Donytello entendo seu ponto de vista, o vídeo em questão é demonstrativo, por isso o pilo “alicata” os freios, onde em situação real jamais deve acontecer, o ABS é justamente para corrigir o erro do piloto. Mas cada caso é um caso não podemos generalizar, no meu, adquiri essa experiência ao longo dos anos, então no meu caso tanto faz ter ou não ABS. Tenho três Motos somente uma tem ABS e ASC, o ACS no urbano fica permanentemente desativado, pois atrapalha e a frenagem com ABS já tem um cálculo totalmente diferente, se você quer realmente parar no ponto desejado, e tem mais os freios providos de ABS variam muito de moto para moto e marcas. Na minha moto os freios são Brembo com fixação radial e aeroquip. Veja os vídeos do CHRIS PFEIFFER que na maioria das suas apresentações usa uma F 800 R, duvido que tenha o ABS ativado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.825 segundos