Blza Marciel, no meu caso ao sair da CC com a moto só dei uma volta no quarteirão e voltei. Questionei sobre esse barulho, mas só fiquei mais aliviado depois que entrei neste fórum. Fiquei aliviado, mas continuei incomodado. Acho que a Yamaha pisou na bola quanto a isso. De fato, os materiais empregados na fabricação do motor renderão mais durabilidade ao mesmo, mas não paga o tesão de andar em uma moto potente e silenciosa.
Pelo incomodo do barulho vendi a minha semana passada. Da proxima vez vou procurar uma moto mais silenciosa.
joel.realino escreveu: Blza Marciel, no meu caso ao sair da CC com a moto só dei uma volta no quarteirão e voltei. Questionei sobre esse barulho, mas só fiquei mais aliviado depois que entrei neste fórum. Fiquei aliviado, mas continuei incomodado. Acho que a Yamaha pisou na bola quanto a isso. De fato, os materiais empregados na fabricação do motor renderão mais durabilidade ao mesmo, mas não paga o tesão de andar em uma moto potente e silenciosa.
Pelo incomodo do barulho vendi a minha semana passada. Da proxima vez vou procurar uma moto mais silenciosa.
Abraços e curta a motoka.
Lamento em saber que essa característica te incomodou tanto, que vc abdicou de aproveitar todas as qualidades dessa moto, que são muitas!!!!!
Mas, como diz o ditado, "cada um com seu cada qual"!!!!!!!!
Conversei com uma mecânico da marca e a resposta dele foi a seguinte :
(Lembrando que a resposta e dele, se for balela não me xinguem )
Segundo o cara esse barulho é por causa do pistão forjado e do revestimento cerâmico.
E o que amplia o barulho é que a o tanque e as carenagens forma uma especia de caixa de ressonância.
É é perfeitamente normal, segundo ela quanto mas procuramos barulhos estranhos mais vamos encontrar.
Pode tocar o barco, mas tem que respeitar as orientações de amaciamento de motor se não a moto fica ruim mesmo.
Bom não sei se procede mas ele pareceu bem seguro do que estava falando
Não sei se o pistão tem culpa desse barulho não. Muito menos a camisa. Afinal, é o anel que trabalha justo com a camisa. Independentemente de material utilizado nos componentes. Em relação à caixa de ressonãncia tb não tem nada a ver, pois quando o tanque está cheio o barulho persiste.
O barulho deste moto é alguma coisa relacionado a folga de algum componente. Feito propositadamente em detrimento de performance ou consumo. Sei lá.
É uma caracteristica, tanto da Ténéré/Fazer, sendo que na Tenere é maior o barulho, como na XRE. Qdo comprei a XRE, tb tive impressão ruim. Após ligar algumas em ccs diferentes e relatos de amigos, fiquei mais tranquilo. e usei por 1 ano, sem problema algum. A ténéré, já estou com ela a 1 ano e meio, 26.000 km e está perfeita.
Nosso amigo, que pouco participa, por falta de tempo, o Rock, a dele está com 2 anos, e 92.000 km. Fez já 2 viagens para o Ceará, e nunca deixou na mão. Fez apenas manutenções de rotina, pneus, óleo, filtros, e relaçao.
joel.realino escreveu: Não sei se o pistão tem culpa desse barulho não. Muito menos a camisa. Afinal, é o anel que trabalha justo com a camisa. Independentemente de material utilizado nos componentes. Em relação à caixa de ressonãncia tb não tem nada a ver, pois quando o tanque está cheio o barulho persiste.
O barulho deste moto é alguma coisa relacionado a folga de algum componente. Feito propositadamente em detrimento de performance ou consumo. Sei lá.
Abraços
Joel
Joel, vc está enganado, pois, embora seja os aneis que fazem um contato mais justo entre o pistão e a camisa, o pistão se movimenta lateralmente dentro da camisa. Quem já teve motos com motores à dois tempos sabe muito bem disso, pois o pistão desses motores são mais compridos por causa das janelas de admissão, e o pistão sempre batia a parte de baixo (conhecida como saia do pistão) na camisa. Isso provocava um barulho caracteristico dos motores dois tempos, que era a "batida de saia".
Com os motores 250 da Yamaha, como ele tem a camisa revestida de cerâmica, o pistão, que é forjado tendo maior resistência, se movimenta dentro da camisa, pois esta tem uma maior folga, tendo em vista que o material da camiza não é o aço, que tem uma dilatação diferente do pistão que é de alumínio.
Outra coisa, é que não é o tanque que faz o barulho aumentar, mas sim a frente da moto que é de plastico e fixa, aja vista que as XREs também teem um barulho maior que sua Irmã CB 300, e não utiliza o motor da Yamaha.
Mesmo fazendo um pouquinho de barulho, esse motor é praticamente indestrutível!!!! (sempre respeitando seus limites)
Realmente... broxa um pouco, mas de fato esse barulho de "trepidar" quando em aceleração é muuito irritante, mas aparentemente característico deste projeto. Minha Ténéré atual, uma 12/12 é minha terceira 250 da Yamaha... Já tentei trocar a marca de óleo, procurar parafuso solto ou plástico batendo, algo que justificasse quando em vibração esse barulho... O jeito é se acostumar, pois até hoje nenhum problema detectado!
NERD`S survive the anything
Indaiatuba/São Paulo
“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”.
Este barulho que o pessoal comenta, não tenho percebido na moto.
O barulho do motor considero que é normal para uma moto 250 cc.
Quanto ao fator de geral uma caixa de ressonância a carenagem e aumentar o barulho do motor, sim é verdade pois eu desmontei a carenagem da moto e o som do motor ficou mais baixo.
Fiz isto, pois tinha desmontado a carenagem para colocar alguns acessórios e liguei a moto para ver como ficava o som do motor.
Se há algum barulho que me leve a ficar desconfiado do motor, eu não escutei nada que leve a ter tal pensamento.
Fiz ultimamente uma viajem de 2.400 km em 4 dias e o motor se comportou muito bem. Sem barulho algum anormal.
Com garupa e com bauleto laterais e traseiro cheios.
Muito interessante e técnico seu comentário. Após ter lido com muita atenção, posso considerá-lo como um representante nato da parcela medíocre do povo brasileiro que "enferrujam" os fóruns de conhecimento.
Os comentários de TODOS até o momento estavam seguindo a mesma linha até aparecer sua pérola. Parabens. -1 no fórum.
Amigo Joel, porque tanto ódio nesse coraçãozinho de pedra!!!!!!!
O Forum sempre teve muitas informações técnicas, mas também sempre foi muito descontraído (as veses até demais, com tópicos sendo desvirtuados), não importando o assunto!!!!
Acredito que a colocação do amigo Mandruvá foi apenas para dar um UP no tópico, que já estava meio esquecido!!!!!
Ezenecon
2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
joel.realino escreveu: Muito interessante e técnico seu comentário. Após ter lido com muita atenção, posso considerá-lo como um representante nato da parcela medíocre do povo brasileiro que "enferrujam" os fóruns de conhecimento.
Os comentários de TODOS até o momento estavam seguindo a mesma linha até aparecer sua pérola. Parabens. -1 no fórum.
Caro Joel, bom dia e paz para todos.
Sugiro que assista o vídeo.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Acredito que quando as motos eletricas estiverem sendo usadas,aparecerão simuladores de barulho,
Imaginem
Hoje vou sair com a minha moto com barulho de Harley, na volta colocarei barulho de uma 4 cilindros,
Na trilha gosto do barulho das dois tempos,
Da terereca, não, é muito feio...