Pelo que vejo as motos tão igual carro. Os motores novos já usam os oleos semi-sinteticos ou sinteticos.
Nas motos de maior cilindrada e com motores modernos como a ER-6n, XJ6 mencionadas aqui já é o semi-sintetico.
Quem sabe numa possivel atualização do motor 250cc da yamaha(nao que seja ruim) Já venham com a recomendação desses oleos. Por que se eles tem uma durabilidade maior a um preço de 18 ou 20 como mencionado pelo Nobre, compensaria, pois está o mesmo preço que o yamalube mineral que tem durabilidade menor .
Nobre, de quanto em quanto tempo o manual diz pra voce fazer a troca desse oleo?!
O manual da ER pede pra trocar a cada 6 mil km, mas como tem meses que eu uso a moto muito na cidade, que é uma condição severa, de trajetos curtos, transito, marchas mais fortes e que o motor esquenta mais eu antecipo a troca a cada 4 ou 5 mil km.
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Vou tentar achar a R$18,00 e comprar muitos, pois a esse preço vale muito a pena substituir o óleo mineral de R$12,50.
Mesmo que a especificação original seja o 20w50, nada impede que se use o 10w40 - mesmo em motos mais antigas.
O benefício na partida e em dias/regiões mais frias é considerável - além da maior durabilidade com boas propriedades.
Essa questão suscitada de ter borra dentro do motor que será derretida com novo óleo e assim se deve manter o óleo menos detergente me parece ser muito prejudicial ao motor. Melhor coisa seria conseguir realmente derreter tudo e deixar limpo e desobstruído por dentro, pois a borra pode fazer - literalmente - o motor travar ou trabalhar com muito menor rendimento.
Assim, usar um óleo que mantém por mais tempo suas melhores propriedades e, ainda, chega mais rápido quando frio nas partes sensíveis do motor é altamente recomendável.
Se alguém souber onde tem por R$18,00, quero comprar!
OBS: na XJ6 usava o mineral também. A Yamaha só lançou o 10w40 semi agora.
Não acredito muito nesse negocio de se vc começou a usar um oleo mineral vc deve usar sempre ele, e outra motor forma borra se as trocas de oleo não forem realizadas na kilometragem correta, pois aí o oleo perde rendimento e começa a virar borra. O que vc tem que fazer é qndo for trocar de tipo de oleo seja de mineral pra semissintetico ou sintetico o que for, vc trocar o filtro de oleo e antecipar a primeira troca já que fica no motor um pouco do oleo antigo fazendo uma especie de limpeza, depois vc troca na quilometragem normal.
Qndo achei de 18 reais devia ter comprado varios frascos, agora só acho de 20! kkkk
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Agora a pouco aconteceu mais uma vez, fui ligar a moto e ela não pegou de primeira. Ficou acendendo a luz laranja da injeção e tentei por várias vezes antes de tentar dar nova partida, fazer a luz apagar desligando a chave, mas em 5 minutos não surtiu efeito. Desisti e liguei a moto assim mesmo.
OBS: Depois que a moto da partida a luz não volta a acender. A Fazer também apresentava estas anomalias de vez em quando.
Alguém já passou por isso?
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
vandeco escreveu: Agora a pouco aconteceu mais uma vez, fui ligar a moto e ela não pegou de primeira. Ficou acendendo a luz laranja da injeção e tentei por várias vezes antes de tentar dar nova partida, fazer a luz apagar desligando a chave, mas em 5 minutos não surtiu efeito. Desisti e liguei a moto assim mesmo.
OBS: Depois que a moto da partida a luz não volta a acender. A Fazer também apresentava estas anomalias de vez em quando.
Alguém já passou por isso?
Vandeco...Descuple se voce ja fez isso, é que nao recordo de ler aqui, mas voce já verificou que erro é esse na tabela de erros?!
Essas piscadas geralmente informam onde tá o problema... Cada piscada lenta é uma dezena e cada rápida é uma unidade. Aí é só voce verificar que numero dá e procurar.
vandeco escreveu: Agora a pouco aconteceu mais uma vez, fui ligar a moto e ela não pegou de primeira. Ficou acendendo a luz laranja da injeção e tentei por várias vezes antes de tentar dar nova partida, fazer a luz apagar desligando a chave, mas em 5 minutos não surtiu efeito. Desisti e liguei a moto assim mesmo.
OBS: Depois que a moto da partida a luz não volta a acender. A Fazer também apresentava estas anomalias de vez em quando.
Alguém já passou por isso?
Vandeco...Descuple se voce ja fez isso, é que nao recordo de ler aqui, mas voce já verificou que erro é esse na tabela de erros?!
Essas piscadas geralmente informam onde tá o problema... Cada piscada lenta é uma dezena e cada rápida é uma unidade. Aí é só voce verificar que numero dá e procurar.
A minha ano passado começou a fazer isso... até não pegar mais; resultado: bateria arriada.
Agora tá acontecendo de novo. Estou fazendo apenas trajetos curtos então acho q não tá carregando a bateria como deveria. Alem disso minha moto quente tá batendo até 1200rpm, acho q uma acelerada nela pode ajudar a carregar melhor a batera. Quando faço trajetos mais longos, no dia seguinte ela pega de primeira sem acender a laranjinha.
Mudando de assunto...
Outro dia um carro me levou ao chão e preciso trocar a manete de freio. Tô querendo botar as manetes curtas da Spencer, mas só acho da Fazer; minha pergunta é: cabe?
Se alguém souber agradeço.
A minha moto de uns 6 meses para cá vem dando umas apagadas nas seguintes circunstâncias: quando eu aciono a embreagem para frear ou reduzir marcha normalmente acima de 100km/h(abaixo de 100km/h isto praticamente não acontece) o giro do motor cai tanto que a mesma apaga, mas na mesma hora eu aperto o start com a embreagem acionada e ela pega numa boa. Fiz uma Vai ai mais algumas informações, já aumentei o giro do motor na marcha lenta para 1500RPM, mas percebo que às vezes mesmo com o motor quente ela cai bastante chegando praticamente a apenas 1000RPM, ou seja, está dando algumas osciladas. Quando eu ligo a moto com o motor frio o giro vai até 2000RPM, depois que esquenta ele cai, isto é normal? A embreagem dela está super alta, três pessoas já tentaram abaixá-la mas disseram que ela já está no limite. Um colega disse que provavelmente terei que trocar os discos de embreagem, mas vi em outro fórum que existe outra regulagem da embreagem no meio do cabo. Será que estas apagadas têm haver com a embreagem muito alta? ou será que tem haver com os possíveis desgastes prematuros do disco de embreagem?
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Vandeco olá! Voce já verificou qual é o erro que aparece no painel conforme as piscadas da luz amarela?!
sobre a rotaçao ao ligar, 2000rpm é normal. Depois de um tempinho já cai pra uns 1500 e quando ligo o farol cai mais um pouco.
As vezes tambem, depois de eu andar um bocado ao chegar em casa a rotação está baixa, entre 1000 a 1200RPM. mas isso nunca fez a moto desligar. Por sinal fiz uma viagem de 300km esses dias e fui a mais de 100km/h boa parte e nao tive problemas. Pra mim voce tem que verificar primeiro esse erro no painel.
Sô Vandeco, essa oscilação da lenta e apagões depois que esquenta pode ter relação com o retentor do sensor híbrido. A minha fazer começou com essa bobagem e depois passou a dar uns estouros monstruosos ao segurar a moto no motor.. Esses retentores desgastam com o tempo e deixa o sistema meio desregulado. Dê um olhada nisso.
Sobre a embreagem, pode regular, também, a partir da haste, onde o mesmo é preso.