Diário de uma Teneré 250cc

27 Out 2014 12:15 #5660 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Olá amigos, bom dia!!!

VANDECO, também acho que seja a questão da marcha lenta quando quente: tem que ficar mais ou menos 1500rpm, senão ela morre mesmo, um perigo! Minha moto é novinha, fez 3.000km agora semana passada, mas estava acontencendo isso! Na ocasião, achei que pudesse até ser eu mesmo que estava patinando na embreagem, porque não tenho usado muito a moto. De qqr forma não era não: levei na CC e o técnico na hora ligou a moto quente e viu que o giro estava em quase 1000rpm, quando o padrão é de 1350 a 1500RPM. Basta ajustar que ela vai ficar com mais força e não falhar (no meu caso morria nos semáforos, em pequenos aclives e talz).

Quanto ao ÓLEO, entendo o seguinte: há a especificação de viscosidade e, ao mesmo tempo, a característica de fabricação (se é mineral, semi ou 100% sintético) - o que está ligado ao nível de aditivação (API, JASO, etc).

O nível de viscosidade é o primeiro parâmetro vital, quem estabelece é o fabricante. No nosso caso, utilizando as especificações do Yamalube mineral, teríamos que o indicado é 20w50.

Da mesma forma, o Yamalube 100% mineral, com nível de aditivação API SL e JASO MA seriam o mínimo indicado pela Yamaha para nossas motos, RESPEITANDO-SE o que manda o manual sobre as trocas de óleo e uso de combustível ADITIVADO (sim, está ESCRITO NO MANUAL, gasolina sempre aditivada!).

No caso, houve um APRIMORAMENTO do óleo, lançando-se o YAMALUBE 10w40 semisintético.

Primeiro, a característica "10" indica que é um óleo mais " fino" em temperatura amebiente, o que é SEMPRE MELHOR, pois este é o momento crítico da lubrificação - no momento da partida e enquanto o motor está frio. Quanto mais rápido ele chegar em todas as partes do motor e as proteger, maior a vida útil do conjunto.

Segundo, sendo um óleo semissintético, ele PRESERVA MELHOR SUAS PROPRIEDADES ao longo do tempo, não se degrada tão facilmente como os minerais diante das altas temperaturas e também em contato com outros agentes, dentre os quais o próprio combustível.

Agora vamos aos fnalmente: o preço!

na concessionária, ele custa o DOBRO, sim, o dobro do Yamalube normal: um custa 12,50 e o outro 25,00.

Nesse caso, não acho viável. Na minha opinião, para nossas motos, é continuar fazendo como já faço: antecipando as trocas, pela metade, em inspeções que faço na concessionária - lubrificando toda a moto nessas oportunidades.

Troco o óleo a cada 2500km, as revisões são a cada 5000km. Tenho sentido que fazendo assim, em todas as motos que já tive (Fazer250, XTZ125, XJ6 e agora a Tézinha), mantenho sempre o óleo nas suas melhores condições e, também, aproveito para inspecionar e lubrificar outros itens.

Se o outro óleo fosse até R$20,00, acho que valeria, principalmente no inverno e em regiões frias.

Abs a todos!

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2014 11:29 #5661 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Aqui na minha cidade eu compro o Havoline 10w40, que é o mesmo Yamalube 10w40, por 18 ou 20 reais o litro, sendo que é o mesmo lubrificante fabricado pela Chevron.

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2014 13:05 #5662 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Pelo que vejo as motos tão igual carro. Os motores novos já usam os oleos semi-sinteticos ou sinteticos.
Nas motos de maior cilindrada e com motores modernos como a ER-6n, XJ6 mencionadas aqui já é o semi-sintetico.

Quem sabe numa possivel atualização do motor 250cc da yamaha(nao que seja ruim) Já venham com a recomendação desses oleos. Por que se eles tem uma durabilidade maior a um preço de 18 ou 20 como mencionado pelo Nobre, compensaria, pois está o mesmo preço que o yamalube mineral que tem durabilidade menor .

Nobre, de quanto em quanto tempo o manual diz pra voce fazer a troca desse oleo?!

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2014 23:50 #5663 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc
O manual da ER pede pra trocar a cada 6 mil km, mas como tem meses que eu uso a moto muito na cidade, que é uma condição severa, de trajetos curtos, transito, marchas mais fortes e que o motor esquenta mais eu antecipo a troca a cada 4 ou 5 mil km.

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2014 22:51 #5664 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vou tentar achar a R$18,00 e comprar muitos, pois a esse preço vale muito a pena substituir o óleo mineral de R$12,50.

Mesmo que a especificação original seja o 20w50, nada impede que se use o 10w40 - mesmo em motos mais antigas.

O benefício na partida e em dias/regiões mais frias é considerável - além da maior durabilidade com boas propriedades.

Essa questão suscitada de ter borra dentro do motor que será derretida com novo óleo e assim se deve manter o óleo menos detergente me parece ser muito prejudicial ao motor. Melhor coisa seria conseguir realmente derreter tudo e deixar limpo e desobstruído por dentro, pois a borra pode fazer - literalmente - o motor travar ou trabalhar com muito menor rendimento.

Assim, usar um óleo que mantém por mais tempo suas melhores propriedades e, ainda, chega mais rápido quando frio nas partes sensíveis do motor é altamente recomendável.

Se alguém souber onde tem por R$18,00, quero comprar!

OBS: na XJ6 usava o mineral também. A Yamaha só lançou o 10w40 semi agora.

Abs,

JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2014 17:37 #5665 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Não acredito muito nesse negocio de se vc começou a usar um oleo mineral vc deve usar sempre ele, e outra motor forma borra se as trocas de oleo não forem realizadas na kilometragem correta, pois aí o oleo perde rendimento e começa a virar borra. O que vc tem que fazer é qndo for trocar de tipo de oleo seja de mineral pra semissintetico ou sintetico o que for, vc trocar o filtro de oleo e antecipar a primeira troca já que fica no motor um pouco do oleo antigo fazendo uma especie de limpeza, depois vc troca na quilometragem normal.
Qndo achei de 18 reais devia ter comprado varios frascos, agora só acho de 20! kkkk

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2014 14:51 #5666 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Agora a pouco aconteceu mais uma vez, fui ligar a moto e ela não pegou de primeira. Ficou acendendo a luz laranja da injeção e tentei por várias vezes antes de tentar dar nova partida, fazer a luz apagar desligando a chave, mas em 5 minutos não surtiu efeito. Desisti e liguei a moto assim mesmo.

OBS: Depois que a moto da partida a luz não volta a acender. A Fazer também apresentava estas anomalias de vez em quando.

Alguém já passou por isso?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Nov 2014 15:03 #5667 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc

vandeco escreveu: Agora a pouco aconteceu mais uma vez, fui ligar a moto e ela não pegou de primeira. Ficou acendendo a luz laranja da injeção e tentei por várias vezes antes de tentar dar nova partida, fazer a luz apagar desligando a chave, mas em 5 minutos não surtiu efeito. Desisti e liguei a moto assim mesmo.

OBS: Depois que a moto da partida a luz não volta a acender. A Fazer também apresentava estas anomalias de vez em quando.

Alguém já passou por isso?


Vandeco...Descuple se voce ja fez isso, é que nao recordo de ler aqui, mas voce já verificou que erro é esse na tabela de erros?!

Essas piscadas geralmente informam onde tá o problema... Cada piscada lenta é uma dezena e cada rápida é uma unidade. Aí é só voce verificar que numero dá e procurar.

achei essa tabela que pode ajudar:
http://www.oficinabrasil.com.br/imgfotos/tabela-1-duas-rodas-mar09.gif

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2014 13:15 #5668 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário de uma Teneré 250cc

dcl009 escreveu:

vandeco escreveu: Agora a pouco aconteceu mais uma vez, fui ligar a moto e ela não pegou de primeira. Ficou acendendo a luz laranja da injeção e tentei por várias vezes antes de tentar dar nova partida, fazer a luz apagar desligando a chave, mas em 5 minutos não surtiu efeito. Desisti e liguei a moto assim mesmo.

OBS: Depois que a moto da partida a luz não volta a acender. A Fazer também apresentava estas anomalias de vez em quando.

Alguém já passou por isso?


Vandeco...Descuple se voce ja fez isso, é que nao recordo de ler aqui, mas voce já verificou que erro é esse na tabela de erros?!

Essas piscadas geralmente informam onde tá o problema... Cada piscada lenta é uma dezena e cada rápida é uma unidade. Aí é só voce verificar que numero dá e procurar.

achei essa tabela que pode ajudar:
http://www.oficinabrasil.com.br/imgfotos/tabela-1-duas-rodas-mar09.gif





A minha ano passado começou a fazer isso... até não pegar mais; resultado: bateria arriada. :pinch:
Agora tá acontecendo de novo. :angry: Estou fazendo apenas trajetos curtos então acho q não tá carregando a bateria como deveria. Alem disso minha moto quente tá batendo até 1200rpm, acho q uma acelerada nela pode ajudar a carregar melhor a batera. Quando faço trajetos mais longos, no dia seguinte ela pega de primeira sem acender a laranjinha.

Mudando de assunto...
Outro dia um carro me levou ao chão e preciso trocar a manete de freio. Tô querendo botar as manetes curtas da Spencer, mas só acho da Fazer; minha pergunta é: cabe?
Se alguém souber agradeço.

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2014 14:12 #5669 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Cabe. Manetes, manicotos, burrinho de freio e retrovisores são os mesmo para Fazer, Lander e Teneré.

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: feresber

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2014 15:13 #5670 por feresber
Respondido por feresber no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Valeu Monteverdi!!!

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2014 10:50 #5671 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Bom dia a todos,

A minha moto de uns 6 meses para cá vem dando umas apagadas nas seguintes circunstâncias: quando eu aciono a embreagem para frear ou reduzir marcha normalmente acima de 100km/h(abaixo de 100km/h isto praticamente não acontece) o giro do motor cai tanto que a mesma apaga, mas na mesma hora eu aperto o start com a embreagem acionada e ela pega numa boa. Fiz uma Vai ai mais algumas informações, já aumentei o giro do motor na marcha lenta para 1500RPM, mas percebo que às vezes mesmo com o motor quente ela cai bastante chegando praticamente a apenas 1000RPM, ou seja, está dando algumas osciladas. Quando eu ligo a moto com o motor frio o giro vai até 2000RPM, depois que esquenta ele cai, isto é normal? A embreagem dela está super alta, três pessoas já tentaram abaixá-la mas disseram que ela já está no limite. Um colega disse que provavelmente terei que trocar os discos de embreagem, mas vi em outro fórum que existe outra regulagem da embreagem no meio do cabo. Será que estas apagadas têm haver com a embreagem muito alta? ou será que tem haver com os possíveis desgastes prematuros do disco de embreagem?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2014 11:41 #5672 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco olá! Voce já verificou qual é o erro que aparece no painel conforme as piscadas da luz amarela?!

sobre a rotaçao ao ligar, 2000rpm é normal. Depois de um tempinho já cai pra uns 1500 e quando ligo o farol cai mais um pouco.

As vezes tambem, depois de eu andar um bocado ao chegar em casa a rotação está baixa, entre 1000 a 1200RPM. mas isso nunca fez a moto desligar. Por sinal fiz uma viagem de 300km esses dias e fui a mais de 100km/h boa parte e nao tive problemas. Pra mim voce tem que verificar primeiro esse erro no painel.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2014 21:40 #5673 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
As piscadas não voltaram a acontecer!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2014 21:42 #5674 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Pode ser válvula presa também. Sábado vou levar no mecânico!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.764 segundos