Diário de uma Teneré 250cc

18 Out 2014 14:44 #5648 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Alow pessoal, boa tarde!!!


Amigos, fui tentar trocar agora o óleo da minha Tézinha e não consegui. Como cheguei faltando apenas 30 min para a CC fechar, fui informado que a recomendação da Yamaha é trocar com motor mais frio, de pelo menos 1h neste dia de calor.

Achei que tudo bem, estava mesmo trocando antecipadamente, e resolvi voltar na 2a feira.

Acabei de ver que eles lançaram o YAMALUBE 10W40, não perguntei o preço, será que é uma boa???

Abs e ótimo FDS a todos!!

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2014 12:35 #5649 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Esse Yamalube 10w40 assim como o 20w50 é o mesmo lubrificante vendido como Havoline que no caso tem o minetal 20w50 e o semissintetico 10w40. To usando o Havoline 10w40 e gostei do resultado na ER-6n, alem do preço que não é extorsivo como o Motul!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2014 14:23 #5650 por Icaro Castro
Respondido por Icaro Castro no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Cuidado! YAMALUBE = HAVOLINE PREMIUM

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2014 15:14 #5651 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
olá pessoal!
Resumindo um pouco o que eu sei sobre oleos. É o seguinte, existem tres:
mineral, semi-sintético, sintético.
Mineral mais barato, semi-sintético um pouco mais caro e sintético mais caro de todos.

Nossa tnr250 foi feita pra ser usada com o óleo Mineral. Se voce já tem sua tnr250 a um tempo usando o mineral acredito que não compensa usar sintético ou semi-sintético. Agora vamos imaginar que voce tirou a moto da concessionaria agora ou fez uma retifica, aí poderia ser mais interessante.

O que li sobre isso a um tempo atras quando queria trocar o óleo do meu carro velho, é que um motor já rodado vai criando folgas e o oleo mineral/borra "tampa" essas folgas. Aí se voce troca pra um sintetico ou semi-sintetico que são óleos que tem propriedades detergentes mais fortes, tiram toda essa "proteção" criada no motor. Logo, existe a possibilidade, de entupimento e vazamento no motor. Pois toda essas crosta vai saindo.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2014 18:14 #5652 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Acompanhei a apresentação na faculdade de um aluno de doutorado que, justamente, fez o teste entre os lubrificantes minerais e os sintéticos, para saber se havia alguma diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. A conclusão do trabalho foi que não há diferenças significativas entre os dois, e seriam necessários testes mais aprofundados e caros para descobrir se há realmente diferença.
Resultado: Só uso o óleo recomendado. Se for sintético uso sintético, se for mineral uso mineral, sempre usando na especificação original e dando preferência aos com preço mais barato.

Um abraço.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2014 02:51 #5653 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
De uns 3 meses para cá em viagens, às vezes quando eu aciono a embreagem para reduzir uma marcha a moto morre. Então é só apertar o botão de start e a mesma pega de novo. Fiz um bate e volta hoje de 270km e aconteceu 3 vezes. Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo com a minha nega?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2014 12:17 #5654 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco, ve se a marcha lenta da moto quando ela está quente está abaixo dos 1500 RPM. A minha fazia isso também, foi só ajustar a marcha lenta que melhorou.
Caso não melhore, pode já ser sintoma dos retentores do TPS. Mas vamos pelo mais simples primeiro!

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vandeco

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2014 22:45 #5655 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Mackenzie escreveu: Acompanhei a apresentação na faculdade de um aluno de doutorado que, justamente, fez o teste entre os lubrificantes minerais e os sintéticos, para saber se havia alguma diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. A conclusão do trabalho foi que não há diferenças significativas entre os dois, e seriam necessários testes mais aprofundados e caros para descobrir se há realmente diferença.
Resultado: Só uso o óleo recomendado. Se for sintético uso sintético, se for mineral uso mineral, sempre usando na especificação original e dando preferência aos com preço mais barato.

Um abraço.


Olá Mackenzie. legal essa informação. Apesar do aluno dizer que nao ha diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. Sobre a durabilidade ele mencionou algo?! Por que uma coisa que é fato é que o semi-sintético e o sintético duram mais que o mineral. Por que os fabricantes e manuais de carros se não me engano falam de trocas de 10000 a 20000km. A questão é se o custo beneficio compensaria. Tem que calcular.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2014 23:43 - 26 Out 2014 23:43 #5656 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Olá Mackenzie. legal essa informação. Apesar do aluno dizer que nao ha diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. Sobre a durabilidade ele mencionou algo?! Por que uma coisa que é fato é que o semi-sintético e o sintético duram mais que o mineral. Por que os fabricantes e manuais de carros se não me engano falam de trocas de 10000 a 20000km. A questão é se o custo beneficio compensaria. Tem que calcular.


Rapaz, acho que se não há grandes diferenças na lubrificação, na durabilidade do motor creio que também não deve ter. Agora, quanto a capacidade de resistir a contaminação de combustível ele não falou nada, talvez esteja ai a diferença. Um óleo capaz de resistir mais a contaminação exige menos trocas.Óbvio que a qualidade do combustível também influencia.

um abraço!

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2014 01:24 #5657 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Mackenzie escreveu: Vandeco, ve se a marcha lenta da moto quando ela está quente está abaixo dos 1500 RPM. A minha fazia isso também, foi só ajustar a marcha lenta que melhorou.
Caso não melhore, pode já ser sintoma dos retentores do TPS. Mas vamos pelo mais simples primeiro!



Estava pensando nisto também, um colega ontem disse a mesma coisa e você está agora reforçando, obrigado!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2014 10:01 #5658 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Outro sintoma de retentores do sensor híbrido é os mega estouros que a moto faz em reduções... :woohoo: Parece que está explodindo!!

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2014 10:56 #5659 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Mackenzie escreveu:

Olá Mackenzie. legal essa informação. Apesar do aluno dizer que nao ha diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. Sobre a durabilidade ele mencionou algo?! Por que uma coisa que é fato é que o semi-sintético e o sintético duram mais que o mineral. Por que os fabricantes e manuais de carros se não me engano falam de trocas de 10000 a 20000km. A questão é se o custo beneficio compensaria. Tem que calcular.


Rapaz, acho que se não há grandes diferenças na lubrificação, na durabilidade do motor creio que também não deve ter. Agora, quanto a capacidade de resistir a contaminação de combustível ele não falou nada, talvez esteja ai a diferença. Um óleo capaz de resistir mais a contaminação exige menos trocas.Óbvio que a qualidade do combustível também influencia.

um abraço!


Acredito que a diferença entre os minerais, semissintéticos e sintéticos é quanto tempo ele aguenta as variações de temperatura do motor e a contaminação sem perder as suas propriedades lubrificantes, detergentes e por aí vai.
Mas qnto ao oleo use o tipo e viscosidade recomendado pelo fabricante independente da marca!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2014 12:15 #5660 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Olá amigos, bom dia!!!

VANDECO, também acho que seja a questão da marcha lenta quando quente: tem que ficar mais ou menos 1500rpm, senão ela morre mesmo, um perigo! Minha moto é novinha, fez 3.000km agora semana passada, mas estava acontencendo isso! Na ocasião, achei que pudesse até ser eu mesmo que estava patinando na embreagem, porque não tenho usado muito a moto. De qqr forma não era não: levei na CC e o técnico na hora ligou a moto quente e viu que o giro estava em quase 1000rpm, quando o padrão é de 1350 a 1500RPM. Basta ajustar que ela vai ficar com mais força e não falhar (no meu caso morria nos semáforos, em pequenos aclives e talz).

Quanto ao ÓLEO, entendo o seguinte: há a especificação de viscosidade e, ao mesmo tempo, a característica de fabricação (se é mineral, semi ou 100% sintético) - o que está ligado ao nível de aditivação (API, JASO, etc).

O nível de viscosidade é o primeiro parâmetro vital, quem estabelece é o fabricante. No nosso caso, utilizando as especificações do Yamalube mineral, teríamos que o indicado é 20w50.

Da mesma forma, o Yamalube 100% mineral, com nível de aditivação API SL e JASO MA seriam o mínimo indicado pela Yamaha para nossas motos, RESPEITANDO-SE o que manda o manual sobre as trocas de óleo e uso de combustível ADITIVADO (sim, está ESCRITO NO MANUAL, gasolina sempre aditivada!).

No caso, houve um APRIMORAMENTO do óleo, lançando-se o YAMALUBE 10w40 semisintético.

Primeiro, a característica "10" indica que é um óleo mais " fino" em temperatura amebiente, o que é SEMPRE MELHOR, pois este é o momento crítico da lubrificação - no momento da partida e enquanto o motor está frio. Quanto mais rápido ele chegar em todas as partes do motor e as proteger, maior a vida útil do conjunto.

Segundo, sendo um óleo semissintético, ele PRESERVA MELHOR SUAS PROPRIEDADES ao longo do tempo, não se degrada tão facilmente como os minerais diante das altas temperaturas e também em contato com outros agentes, dentre os quais o próprio combustível.

Agora vamos aos fnalmente: o preço!

na concessionária, ele custa o DOBRO, sim, o dobro do Yamalube normal: um custa 12,50 e o outro 25,00.

Nesse caso, não acho viável. Na minha opinião, para nossas motos, é continuar fazendo como já faço: antecipando as trocas, pela metade, em inspeções que faço na concessionária - lubrificando toda a moto nessas oportunidades.

Troco o óleo a cada 2500km, as revisões são a cada 5000km. Tenho sentido que fazendo assim, em todas as motos que já tive (Fazer250, XTZ125, XJ6 e agora a Tézinha), mantenho sempre o óleo nas suas melhores condições e, também, aproveito para inspecionar e lubrificar outros itens.

Se o outro óleo fosse até R$20,00, acho que valeria, principalmente no inverno e em regiões frias.

Abs a todos!

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2014 11:29 #5661 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Aqui na minha cidade eu compro o Havoline 10w40, que é o mesmo Yamalube 10w40, por 18 ou 20 reais o litro, sendo que é o mesmo lubrificante fabricado pela Chevron.

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2014 13:05 #5662 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Pelo que vejo as motos tão igual carro. Os motores novos já usam os oleos semi-sinteticos ou sinteticos.
Nas motos de maior cilindrada e com motores modernos como a ER-6n, XJ6 mencionadas aqui já é o semi-sintetico.

Quem sabe numa possivel atualização do motor 250cc da yamaha(nao que seja ruim) Já venham com a recomendação desses oleos. Por que se eles tem uma durabilidade maior a um preço de 18 ou 20 como mencionado pelo Nobre, compensaria, pois está o mesmo preço que o yamalube mineral que tem durabilidade menor .

Nobre, de quanto em quanto tempo o manual diz pra voce fazer a troca desse oleo?!

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.787 segundos