GALERA DO FORUM APESAR DE HOJE POSSUIR UMA HONDA JA TIVE VARIAS YAMAHAS E VOU AJUDAR A vocêS ACABAR COM O BARULHO CHATO DO COMANDO DA MAIORIA DAS YAMAHAS DESDE YBRS TDMS A FAZERS E LANDERS:
ACONTECE QUE NAS CONCESSIONARIAS UTILIZAM LAMINAS DE CALIBRE FRACIONADAS DE 5 EM 5 DECIMOS, 0.05, 0.10, 0.15 ASSIM POR DIANTE, E A REGULAGEM CORRETA DA MAIORIA DAS MOTOS É A SEGUINTE PARA UM FUNCIONAMENTO UNIFORME:
ADMIÇÃO: 0.08 DECIMOS
ESCAPE: 0.12 DECIMOS
ALGUMAS YAMAHAS FICAM EM
ADMIÇÃO: 0.09
ESCAPE: 0.11
A REGULAGEM DE VALVULAS NA MAIORIA DAS MOTOS VAI DE:
0.05 A 0.10 ADIMIÇÃO
0.10 A 0.15 ESCAPE
NUNCA DEIXAR IGUALADO 0.10, 0.10 POIS EMBARALHA MISTURA
E OQUE ACONTECE É QUE NAS CONCESSIONARIAS ELES REGULAM ASSSIM
ADMIÇÃO ABERTURA MININA 0.05
ESCAPE ABERTURA MAXIMA 0.15
ONDE GERA O BARULHO ESTRANHO.
REGULANDO CORRENTAMENTE NÃO SO O BARULHO PRATICAMENTE SOME, BEM COMO O FUCNIONAMENTO MELHORA JUNTO COM CONSUMO E DESEMPENHO CONSIDERAVELMENTE MELHOR.
QUNADO FOR MANDAR REGULAR VALVULAS PERGUNTE A SEU MECANICO SE ELE POSSUI CALIBRE FRACIONADO E EXPLIQUE COMO QUER QUE AS VALVULAS DE SUA MOTO SEJAM REGULADAS.
FIQUE A VONTADE EM PERGUNTAR SOU MECANICO SIM, TENHO MUITOS CATALOGOS PDFS MANUAIS E SOU MUITO CURIOSO PERTUBO MUITO PESSOAL DE CONCESSIONARIOS, E QUANDO ESTAVA COM UMA TDM NÃO TOLERAVA AQUELE BARULHO ESTRANHO DO COMANDO ATE QUE UM AMIGO MECANICO DA YAMAHA NA EPOCA ME EXPLICOU O PORQUE DESTAS REGULAGENS SEREM FEITAS ASSIM NOS LIMITES MINIMOS E MAXIMOS DE ABERTURAS!!!!!!!
ESPERO PODER TER AJUDADO
ABRAX A TODOS !!!!!!!!!!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Hellboy
Amigo, entendi a sua explicação, mas não compreendo por que a yamaha regularia as válvulas de suas motos de modo que as mesmas fizessem mais barulho ...???, sendo que o barulho é um dos dois motivos de reclamação que sempre vejo nas Fazers.
Além do ruído, o que melhora regulando da forma como citou ???
se o correto é usar lâminas fracionadas então por que as autorizadas pela fabricante da motocicleta não as usam ???
deve ter algum motivo convincente ...
PS: Entenda o questionamento como uma pergunta de leigo, que sou.
aleksander40487.770474537
O Homem foi feito para a batalha e não para o repouso, por isso devemos voar, mesmo que céu esteja cheio de abutres.
Minha moto está apresentando um barulho semelhante à batida de válvulas, mas válvula bate em qualquer circunstância, e minha moto só apresente esse barulhinho quando está quente.
Me disseram que pode ser a corrente de comando e colocando um esticador catracado pode resolver o problema.
Gostaria de saber de vocês, com quantos Km trocaram seus esticadores de corrente de comando?
Há uma quilometrágem ideal para realizar a troca?
Como consigo ter certeza que esse é o problema?
Minha moto é uma CG 150 Titan ESD 2008.
Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!
OS MECANICOS REGULAM AS MOTOS ASSIM PELO SIMPLES MOTIVO
DE SI TIR UM PARAMENTRO DE REGULAGEM:
ADMIÇÃO DE 0.05 A 0.10
ESCAPE DE 0.10 A 0.15
ENTÃO PRA QUE FICAR QUEBRANDO CABEÇA SI você PODE SIMPLIFICAR O SERVIÇO E VAI FUNCIONAR DO MESMO JEITO
OS CONCESSIONARIOS COMPRAM FERRAMENTAS DE UM FORNECEDOR INDICADO PELO FABRICANTE DE ACORDO COM SUAS ESPECIFICAÇÕES
E UM CALIBRE FRACIONADO QUE VAI DE :
0.01 0.02 0.03 0.05 0.10 0,15 0.20 E MUITO MAIS CARO QUE UM CALIBRE SIMPLES
EU USO UM FRACIONADO PARA SE PODER FAZER AJUSTES MAIS PRECISOS
E ALEM DO RUIDO UM FUNCIONAMENTO MAIS UNIFORME DO MOTOR MELHORA CONSUMO, RESPOSTAS EM RETOMADAS JA QUE O MOTOR VAI ESTAR TRABALHANDO DENTRO DO TEMPO CERTO DE ABERTURA E FECHAMENTO DE VALVULAS
ESPERO PODER TER AJUDADO MAIS UM VEZ
ABRAX A TODOS !!!!!!!!!!!!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Hellboy
MUITO obrigado pelas informações, segunda feira vou atrás de trocar e vou procurar um WGK.
Me adiciona no seu msn, é sempre bom ter alguem com conhecimento avançado em mecânica, eu trabalho com informática, para você posso ser útil algum dia também.
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Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!
Bom dia Amigo, acho que você pode me ajudar,
Minha tenere 250 (Nova), quando esquenta faz um barulho dos infernos parecidos com valvulas batendo, me fala uma coisa.
Isso é normal(Todos falam que sim) ? Minha moto vai quebrar? Vou ter que conviver com isso?
Cens, Bom dia...Fique calmo... o motor da Teneré/Fazer é um pouco mais barulhento, mas não quebra assim não...Depois de quente, todo motor faz um pouco mais de barulho, até porque o óleo afina. E a afirmação do colega sobre regulagem errada de válvulas procede.Vou dar um exemplo : A válvula de escape dos motores da honda OHV (varetados) deve ser regulada com folga de 0,08 mm. Está no manual. Mas até os mecânicos de concessionárias regulam com 0,10 MM. E elas acabam batendo um pouco. Mas não queimam. Válvulas presas (abertas), geram a queima de sede e das válvulas. E naquele motor em especial, folga de válvulas maiores em 0,02 mm. não faz tanta diferença em termos de ruido. Alí, bate tucho, vareta, e até as válvulas, não tem jeito...Mas serve de exemplo de como eles regulam os motores.
Silver
silver knigth2012-04-29 13:53:58
" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Na minha ybr eu mesmo faço a regulagem há algum tempo. sempre coloquei 0.08 e 0.12 como o wilson falou. Foi tentativa e erro e foi a melhor medida que encontrei usando o intervalo permitido do manual de serviço.
Inicialmente eu tinha um calibre de folga que o wilson mencionou, com intervalos que não correspondiam às medidas que eu necessitava. comprei outro calibre de folga desta vez atentando para as medidas que precisava.
Lembro aos colegas que não é só sair abrindo o motor e ajustando a folga... rs
o pistão tem uma posição predeterminada para permitir a regulagem, normalmente com riscos no volante. Na ybr sei que o pistão está no ponto correto (indicado no manual de serviço) quando conseguigo sentir uma pequena folga no "balancin" que coordena a abertura e fechamento das duas válvulas.
Segure um com um dedo e o outro com outro dedo e balance. Sentiu a folga está pronto para regular a valvula da ybr.
Atenção: Válvulas se regulam com motor frio!
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Amigo como voce disse regular sempre com motor fríu, uma dica como saber si o motor esta na posição correta é abrir os dois tampão na lateral esquerda do motor. não tente soltar de uma vez espana e não sai, bate nele com martelo uma batida firme e seca basta retire depois a vela o motor gira mais fácil, coloque a chave na ponta do vira tampão maior i gire e olhe no furo do tampão menor ate encontrar uma marca T top em ingreis ou um pequeno furo ou dois riscos e alinhe com a marca da tanta do motor significa que o motor esta no ponto morto superior coloque uma chave no furo da vela e sinta se o pistão realmente esta no topo se não estiver de mais uma volta no motor girando sempre para a frente ate a marca da campana do motor alinhar com a marca na carcaça da tampa use a chave novamente si estiver desta vez o pistão em cima de tudo esta no ponto para ser regulado, as motos tem um t deitado com um risco a seu lado ou dois riscos um furo muda de fabricante para fabricante a forma da marca da campana para ser alinhada com a marca da carcaça mas basta uma olhada no manual de serviço da moto e as ferramentas certas para ser facilmente reguladas as válvulas o complicado é quando a moto usa tucho hidraulico ai fica dificil si fazer em casa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ultima edição: 23 Maio 2012 20:24 por wilson forps.
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Bem, levei minha Ténérézinha a concessionária e pedi que verificassem a regulagem das válvulas, porque de boa, é um barulho muito chato, chega a dar vergonha! E ficam dizendo que é normal! Bem é a terceira revisão (5.000km) e não resolveram...
Acabei de comprar um calibre fracionado e testarei sua teoria meu caro motoliner!!! Abraço e valeu pelas dicas... logo postarei os resultados!
NERD`S survive the anything
Indaiatuba/São Paulo
“Eu não patrocino o crime, não compro peças roubadas!”.