Recomendações gerais para botas

15 Abr 2013 21:36 - 15 Abr 2013 21:36 #1 por espinafre
Boa noite!

Em primeiro lugar, sendo minha primeira postagem, me apresento: meu nome é José de Paula, tirei habilitação A há duas semanas (mas já faz 12 anos que tenho habilitação B, para carros) e daqui a mais duas semanas, retirarei minha primeira moto, uma Fazer 250 zerinha. Tenho lido o Motonline há uns dois meses, e estou gostando muito do entrosamento do pessoal aqui. Aprendi muita coisa sobre motos e segurança aqui no fórum; comprei minha jaqueta, uma Augustu's de couro, com reforços nos cotovelos, ombros e costas, com base em recomendações daqui, e também o capacete, de modelo fechado. Como uso óculos, eu havia imaginado que um escamoteável ("robocop") seria mais confortável, mas os Motonliners aparentemente acreditam mais na segurança de um capacete fechado, e assim comprei. Também, da minha experiência como ciclista urbano, tratei logo de comprar um bom par de luvas de couro, já que as mãos são as primeiras que vão ao chão em caso de queda...

Para completar meu equipamento de segurança, me faltam um bom par de calças e um bom par de botas. Eu gostaria de saber dos senhores o que buscar em um par de botas específico para motociclistas, que características devo prestar atenção, já que tenho visto muitos relatos de pessoas que ao caírem quebram/torcem tornozelos e pés; não sei se botas genéricas do tipo Timberland ou Bull Terrier (possuo uma dessas de cano curto) oferecem proteção suficiente contra esse tipo de trauma para nós motociclistas. Já vi que talvez seja interessante biqueiras com "sliders", para não estragar (muito) o calçado em curvas muito deitado.

Já vi também que solados aderentes são desejáveis para manter os pés firmes nas pedaleiras; mas nesse caso me preocupa a tendência de novatos, que é o meu caso, de colocar o pé no chão em algumas situações, às vezes em velocidades "não tão altas" (trânsito urbano, 50 - 60 km/h), e um solado aderente poderia "aderir" no asfalto, provocando algum acidente ou trauma.

Vi em propagandas de botas para motociclistas ser alardeada a rigidez do solado. Isso é importante para ciclistas, porque ajuda a distribuir a força da pedalada para o pé inteiro, mas não vejo como ajuda os motociclistas, além de tornar um pouco mais difícil o caminhar.

Quase não vi nessas propagandas de botas de motociclistas anúncio de proteção contra torção ou fratura de tornozelo/pé. Isso não existe?

Quais as recomendações dos senhores?

Desde já, obrigado.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2013 21:54 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Recomendações gerais para botas
Seja muito bem vindo José de Paula. :)
Parabéns pelas escolhas, por todas. :)
Agora sobre a bota, eu creio que uma bota cano alto seria o mais indicado pois essas de cano médio ou tênis deixam a desejar no quesito proteção do tornozelo, quanto a marca acho que vai do seu gosto, a 3 semanas finalmente comprei uma bota assim, pois só andava com cano médio, ela tem poucas proteções mas fui mais pelo conforto, comprei uma Steitz, mas gostei também da Mondeo, porém não me senti confortável com a mesma.
Não vou opinar nessa ou naquela bota, só te passei minha pouca experiência com botas.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Abr 2013 22:02 #3 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Recomendações gerais para botas
Obrigado, Patriarca, vou pesquisar por esses modelos. Eu gostaria de ter desde já o equipamento mais completo possível, até porque, daqui a uns dois ou três anos, quero subir a escadinha das cilindradas para uma 600cc, e quando chegar lá, poder concentrar o investimento na moto, e não no equipamento de segurança :)

E que venham mais dicas :)

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2013 18:45 #4 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Recomendações gerais para botas
Espinafre, seja bem vindo.

Eu fiz um up-grade no ano passado, passando de uma XRE para uma Transalp. Junto com ele também estou buscando aumentar a segurança, já que passei de 175 quilos para 250, fora bagagem e grande aumento de cilindradas e velocidade cruzeiro.

Como já comprastes as demais peças, vamos falar da bota.

Eu usava uma Steiz, adquirida em 2010. Achava-a boa, até uma queda coma moto parada (a TA é alta e larga, se pender para o lado, esquece. É chão) e a minha perna ficou sob a moto. Conclusão, quase que meu tornozelo foi para o médico (já rompi os ligamentos dele duas vezes). Foram duas semanas doloridos e ainda tive sorte.
Pesquisei e como uso uma moto Trail e alta (pelos menos para mim que tenho 1,76 cm de altura), busquei uma bota com solado borrachudo e rígido, com proteções laterais, biqueira dura e cano alto. Pois bem! No começou andar com ela foi incômodo demais, cheguei a tropeça algumas vezes na escada da minha casa e quase timbum! Mas acostumei-me ao solado rígido.
O Bando do Macaco Motonliners foi a campos do Jordão e num descuido meu, parado novamente fui ao chão. Dessa vez foi o outro pé que ficou debaixo da moto. O solado rígido não deixou o pé virar e por consequência nem doeu. Disse - Já valeu o investimento. A Blck Princess, coitada, das duas vezes estragou (sniff!).
Pense bem! Temos um amigo de fórum que uma vez me disse mais ou menos assim - Quanto mais potente o motor da máquina, mais pesada deve ser a nossa armadura. (Por sinal ele é o Pai Fresco do MO).
Abraços e muiiittoooosssss quilometros de vida para ti. Quando quiser, achegue-se ao Bando do Macaco. É logo ali
comunidade.motonline.com.br/forum/bando-do-macaco.html

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2013 19:22 #5 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Recomendações gerais para botas
Muitíssimo obrigado, Fábio, era precisamente esse tipo de informação que eu estava buscando sobre as botas: o solado rígido ajuda a evitar a torção do pé. Então esse certamente vai ser um item no checklist de coisas a se verificar na hora de fazer a compra.

O Patriarca falou das Steitz, visitei o site e achei muito interessantes os modelos, especialmente esse aqui: steitz.com.br/index.php?route=product/pr...th=71&product_id=202 , além de custarem bem menos do que eu imaginava. Em outro tópico também falaram que a Harley Davidson também vende botas; aqui em Brasília tem uma concessionária HD, amanhã ou sexta vou fazer uma visitinha e ver as botas ao vivo.

Vejamos, estou avaliando as opções e adquirindo conhecimento, logo decido qual modelo vai ser.

Eu até acharia bom poder andar de trails (pelo que li, são mais confortáveis e mais resistentes no nosso maravilhoso e bem cuidado asfalto...), mas com minha pouca altura (1,65) e pouca (nenhuma) experiência, achei melhor começar com uma street mesmo...

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2013 22:51 #6 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Recomendações gerais para botas
Espinafre, isso aí é um coturno. Usei muito quando militar (13 anos). só protege a parte frontal do pé. Veja que não tem proteção na canela e nem nas laterais. É virar e se phoddher (desculpe-me o termo). Já virei o pé com isso aí. Além do mais são duros, com palmilha ruim e costumam dar mal cheiro. Além do mais, para terminar, não são impermeáveis. Aff!!!
A falta de segurança foi o que vi na Steitz.

Quando ao que se vende na Harley, cuidado, lá se vende marca, paixão, não segurança. Como dizem, os harleiros não gostam de proteção, mas sim de mostrarem-se diferentes. Geralmente é uma jaqueta sem muita proteção, calça jeans e botas baixas.

Você tem uma street, na minha visão tem que ter equipamentos compatíveis. Já tive Twister, que é no estilo da sua.

A minha bota é essa aí: www.soulmoto.com.br/bota-alpinestars-scout-impermeavel.html

Tem-se muitas opções. Olha com atenção e farás uma boa compra.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2013 23:49 #7 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Recomendações gerais para botas
Novamente obrigado pelas dicas, Fábio. A Alpinestars realmente parece show de bola, mas achei o valor um tanto quanto fora do meu orçamento por ora. Em compensação, tendo visto a dica do Patriarca sobre as botas Mondeo, dei uma pesquisada e encontrei essa aqui:

www.mondeof1.com.br/masculino-moto/stability-dry.php

Proteções nos dedos, calcanhar, canela e tornozelo, impermeável, de couro. Solado alto, que deve me ajudar do alto do meu metro e 65... Está me parecendo uma boa opção, com basicamente as mesmas características da Alpinestars Scout e um terço do valor.

Vou continuar pesquisando, mas gostei bastante dessa Mondeo.

Grande abraço.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fabio SEP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Maio 2013 22:07 #8 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Recomendações gerais para botas
Pessoal, apenas retornando com o resultado da minha especulação aqui. A Alpinestars, que o Fábio SEP indicou, estava meio cara; como o Patriarca havia falado da Mondeo, além da Steitz, resolvi olhar com mais carinho. Ficando eu na ponta dos pés na CG 150 da moto-escola, e sabendo que a Fazer é um tiquinho mais alta, e de banco mais largo, achei por bem "engolir" a propaganda da Mondeo, e comprei, pela Internet (Moby Sport), o modelo Mondeo Stability Dry. 9 cm a mais... poutzgrila, a sensação de medir 1,74 (em vez do meu 1,65 habitual) é fantástica! Passei a ver o mundo de cima! Chique nu úrtimo! E ainda consigo apoiar ao menos a planta de um dos pés no chão, na Fazer!

Ainda não peguei chuva com a bota, mas a estou usando diariamente. Nos dois primeiros dias foi um pouco desconfortável, mas isso passou rapidinho, agora estou bem adaptado, e a bota, bem adaptada a mim. Do alto dos meu (novo) metro e 74, talvez até considere seriamente, como próxima moto, uma trail; essa bota viabiliza isso pra mim. Essa Mondeo só não tem "sliders" para o caso de arrastar o pé no chão, mas este não é meu objetivo.

Muito obrigado a todos pelas valiosas dicas, que me levaram a tão acertada escolha.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2013 10:02 #9 por Cocomoto
Respondido por Cocomoto no tópico Recomendações gerais para botas
Boa rapaz, equipamento é muito importante, não tem jeito.

Tocando no assunto, eu já tinha calça e jaqueta de cordura e andava com tênis ou uma bota comum, mas que dava mais proteção que o tênis.
Semana passada, finalmente comprei uma macacão ! Consegui um bom preço no conjunto macacão, botas e luvas. Tudo da Alpinestar, eu comprei usado, menos a luva que quem conseguiu foi a patroa depois de muito chorar por 2000mil chibatadas.
O macacão está novo, nem parece que já foi usado. as luvas são zero e as botas... bem, essas sim tão gastas, o solado já ta ruinzim. Mas a bota em si está boa.

To gordo e peguei tamanho 56. Mas to com uma dúvida, os raspadores no joelho, ficam muito baixo, perguntei pra galera daqui e falaram que não, mas eu to achando baixo. Acho que minhas pernas são mais curtas do que deveriam ser...
Vocês que usam macacão, como ficam os raspadores de vocês ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.144 segundos