Protetores de coluna

06 Jun 2012 20:38 #1 por Ian Caio
Galera,

Tava assistindo alguns videos do canal Dicas de Pilotagem, e vi um sobre protetores de coluna.
Fiquei meio curioso pra saber qual a opiniao de voces sobre o equipamento, em questao tanto
de protecao quanto de facilidade de usar no dia-a-dia.
Algum de voces tem o protetor? Ele passa despercebido embaixo de camisas? Atrapalha atividades
rotineiras e ate a movimentacao na moto? Se quiserem podem ate recomendar alguma.

Pensei em talvez quando ja estiver com a moto comprar uma, so que como o uso dela vai ser diario
(mais pra ir pra faculdade) queria saber mais desses detalhes.

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2012 10:09 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Protetores de coluna
Penso que esses dispositivos de proteção são fundamentais quando se está utilizando a motocicleta em atividade esportiva ou de lazer, como trilhas, croos, speed's, etc. Já para o uso normal no dia-a-dia e no turismo, passa a ser incômodos agregados ao corpo, pois nessas condições o sobe e desce da moto é constante e o motociclista passa a pedestre com frequência. Mas a ausência de tais dispositivos faz o bom senso apelar para a prudência e à pilotagem responsável e consciente.
Afinas, motos são substituíveis, já a gente ...

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2012 11:29 #3 por espricio
Respondido por espricio no tópico Re: Protetores de coluna
Concordo com o soueu. Para uso diário uma boa jaqueta com proteções já é o suficiente.

Ah e prudencia também é item obrigatório e essencial :)

Suzuki Burgman i (2011/2012)

Ex-motos (decada de 90 !!!)
Honda CG-125 79
Yamaha DT-180 82

Tatuapé (ZL) - São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2012 12:57 #4 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Protetores de coluna
Realmente, prudencia nao deixa de ser um dos itens mais eficazes contra acidentes..

Tinha essa duvida soueu, se esse protetor realmente chegava a ser um incomodo no dia-a-dia ou se
passava despercebido. Pelo visto pra uso diario nao vale muito a pena.

Aproveitando o topico, sobre as jaquetas, teriam alguma recomendacao, algo pra eu levar em
consideracao na hora de escolher uma? Se quiserem ate falarem o modelo que usam..

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 16:35 #5 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Re: Protetores de coluna
Na minha opinião e na minha prática, os melhores equipamentos são aqueles que o seu dinheiro pode comprar.
E mesmo comprando os mais baratos, a soma deles, resultará em uma despesa bem grande.
Nâo deixe de usar o básico do básico: Capacete, luvas e calçados cano longo e resistentes.
Quando estiver com o orçamento mais controlado, adquira a jaqueta com proteções ou o protetor de coluna.

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 17:14 #6 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Protetores de coluna
Voce tem razao, mesmo comprando equipamentos mais baratos, a soma deles vai terminar
gerando uma despesa grande. Vou focar no mais importante por enquanto entao..

Mas voce acha os calcados mais importantes que a jaqueta por exemplo?
Eu antes achava que o capacete e a jaqueta fossem as duas vestimentas mais
importantes..
O capacete pretendo procurar um de qualidade um pouco maior (entre R$300 - R$500), e nao usar
o que eu receber de "brinde" na compra da moto, se for o caso.

Ta chegando perto a hora da minha aquisicao, vou levar agora um pouco mais a serio a pesquisa
de marcas e modelos nao so de capacetes como do resto dos equipamentos.
Voces recomendariam alguma marca/modelo?

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 17:28 #7 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Re: Protetores de coluna
Ian

Nessa faixa de preço, que vc tem em mente, achará diversos modelos bons, entre eles, Norisk, LS2, Alguns da Zeus, entre outros.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 19:42 #8 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Protetores de coluna
Opa, olhei no site da LS2, curti o FF369 (que acho que nao eh uma boa por ter queixeira dobravel),
o FF358 e o FF350. Pelo preco creio que o FF358 que parece estar por volta de R$350 e o FF350
por volta de R$300.

Os da Norisk parecem ser mais baratos. Olhei o FF391 que ta por volta de R$250 e o FF336 por volta
de R$200. Pelo visual curti mais o FF391, e as especificacoes de um para o outro nao mudaram muito.
O FF391 parece ter uma tecnologia de casco melhor..

Na verdade o FF391 e o FF358 parecem ter cascos com tecnologia termoplastica de alta pressao.
Alguem sabe o que isso quer dizer? Isso torna o capacete muito superior em qualidade aos que
sao de apenas tecnologia termoplastica?

Nao achei um site da Zeus pra pesquisar os modelos. Quando der pra eu ir pra Sao Paulo vou
a uma loja de capacetes, ja com estes modelos anotados, pra ir provando e ver qual se encaixa
melhor, e ja decidir qual vou levar.

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 23:35 #9 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Re: Protetores de coluna
Ian,
tenho um LS2 Delta FF369 para uso na cidade e um Shark S 900 para a estrada. O primeiro é seguro. Entendo que possui tecnologia suficiente para te proteger apesar de ser escamoteável. Para cidade ele é muito bom, pois facilita em alguns casos, além da viseira interna fumé que lhe dá um conforto enome. Só achei o desgaste dele muito rápido. Mas já me disseram que comigo tudo gasta mais cedo ou consome mais. Kkkk! O meu tem 2 anos e 1 mês e trabalha de segunda à sexta. De vez em quando aos sábados.

Quanto aos demais equipamentos, verifique qual será o uso para uma boa escolha. Não é questão de preço, mas sim de adequação à finalidade.

Eu por exemplo comprei um conjunto de calça e jaqueta impermeáveis. Sofro horrores com o calor produzido.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2012 07:50 #10 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Protetores de coluna
Fabio,
Minha preocupacao com capacetes escamoteaveis eh justamente o que eu tenho visto em videos e topicos
sobre a escolha do capacete. Todos questionavam se a tecnologia empregada em um capacete escamoteavel
eh suficiente pra absorver o impacto bem como um capacete com queixeira fixa.
O Shark S900 pelo que eu vi custa em torno de R$900-R$1000, o que ja fica meio caro pra mim.

O meu uso da moto vai ser diario com uma parte do percurso em rodovia. Talvez por isso valha mais a pena
comprar um jaleco no lugar do calcado cano longo certo? Talvez tambem alguma luva, e vestimenta impermeavel
no caso deu dar a sorte de pegar alguma chuva :lol:

Ja o capacete, acho que to pensando mais em pegar ou o FF358 ou o FF350 (ambos da LS2). Preciso ainda avaliar
o preco pra ver qual vale a pena, e ate provar os dois numa loja de capacetes, pra ver qual fica melhor.

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2012 20:25 - 26 Jun 2012 20:27 #11 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Re: Protetores de coluna

Ian Caio escreveu: Mas voce acha os calcados mais importantes que a jaqueta por exemplo?
Eu antes achava que o capacete e a jaqueta fossem as duas vestimentas mais
importantes..


Todos são importantes e eu não excluiria nenhum.
Eu mencionei o calçado, porque já faz parte de qualquer vestimenta. Neste caso, prefira uma bota trekking, por ser de material mais resistente e de cano longo, irá proteger melhor o seu pé do que um tênis e tem um preço mais acessível. A bota de motociclismo seria ideal mas, por ser um artigo especializado, costuma ser mais caro.

Quanto ao grau de importância, veja bem: Lesões nos pés ou nos braços são de menor gravidade e não colocam a vida em risco. Lesões na cabeça podem te levar á morte, e na coluna, te deixariam paraplégico ou até mesmo tetraplégico. Então, o mais importante é o capacete e o protetor de coluna, para evitar as lesões mais graves.

A jaqueta nos protegeria de escoriações, proporcionando um sofrimento menor durante a recuperação das outras lesões que o acidente pode causar. Claro que há jaquetas com proteções para cotovelos, ombros e costas mas, o protetor de coluna deve ser mais eficiente para sua espinha dorsal.

Pode parecer frescuras para os outros mas, as luvas também são muito importantes.
Tive que aguentar gozações de colegas me chamando de Jaspion, mas é melhor do que ficar com as mãos cravejadas de asfalto.
E nas reportagens do Motonline ele sempre diz: "Em uma queda, a primeira coisa a tocar o chão são suas mãos" na maioria das vezes.

Para resumir e colocando em ordem de importância, porém, sem sugerir que os itens do final da lista são dispensáveis:

1 - capacete e protetor de coluna.
2 - jaqueta
3 - luvas
4 - bota ou calçado resistente e de cano longo.

Coloquei o calçado em quarto lugar porque estou sempre com ele mesmo. Não preciso classificá-lo como item de preteção, porque naturalmente já uso botas trekking.

Eu te lanço a seguinte questão; se pergunte:
- Se eu cair, qual parte do meu corpo preocuparia em proteger mais?

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Fabio SEP, Ian Caio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2012 00:01 #12 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Re: Protetores de coluna
O sujeito estava de tênis e calça jeans.
Não foi muito grave mas, ficou com o joelho ralado.
Você encontrará muitos vídeos assim no Youtube.

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2012 22:43 #13 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Re: Protetores de coluna
A roupa com protecao parece ser importante mesmo pra prevenir esses ralados..
Vou ver como vai estar o orcamento, e dar preferencia ao capacete, a jaqueta com protecao
(e se possivel impermeavel ja) e o protetor de coluna (ainda to cogitando). Se sobrar o suficiente, eu ja
pego a luva e a calca com protecao. Que voces acham, devo ir nessa sequencia mesmo?
Se possivel ate, dizerem quanto voces gastaram aproximadamente com os equipamentos
de protecao (todos que tiverem).. Ja ia ser bom ter uma ideia de valor, pra eu ja ir decidindo
direitinho o que vou pegar antes ou se vai dar pra pegar tudo de uma vez.

Agora por curiosidade, o que exatamente deu errado nesse acidente? Pelo que eu consegui
ver parece que ele perdeu a roda dianteira quando tentou levantar a moto.. Teria como ter
evitado? Talvez acelerar um pouco, ou deixar o guidao mais solto? Olhando de novo acho
que a moto deu uma balancada pra frente, entao ele pode ter soltado o acelerador ou freiado
na curva, certo?

Abraco

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 12:34 - 30 Jun 2012 16:23 #14 por aderpa
Respondido por aderpa no tópico Re: Protetores de coluna
No vídeo de cima, acho que ele não respeitou o limite de inclinação da moto, indo além da banda de ataque do pneu.
Até então, eu ainda não tinha cogitado comprar uma joelheira. Apartir de agora, vou acrescentar este item na minha lista.

No vídeo abaixo, o piloto não percebeu que a pista estava molhada e também guiou as rodas sobre as faixas que devidem as pistas.



Neste canal, o proprietário tem uma compilação de 54 vídeos. É bom assití-los e tentar aprender um pouco sobre o que não se deve fazer.



Procure um curso de pilotagem e aprenda a fugir destas situações de risco. Para pilotar uma moto, não é preciso somente a habilitação.
Eu sugiro nunca pilotar sem luvas.

No Motos Blog, o Daniel Ribeiro dá umas dicas de equipamentos de proteção e preços em pacotes de R$1.000,00 até R$5.000,00.

www.motosblog.com.br/7782/equipamentos-p...ate-r-1-000-ed-2012/
www.motosblog.com.br/7796/equipamentos-p...e-r-2-00000-ed-2012/
www.motosblog.com.br/7816/equipamentos-p...e-r-3-00000-ed-2012/
www.motosblog.com.br/7822/equipamentos-p...e-r-5-00000-ed-2012/

Navegue também pelo Motonline e leia as matérias sobre segurança. No fórum, tem dicas de segurança.

E conheço também o blog do Carlos Amaral

www.facebook.com/amaral.instrutor
amaralinstrutor.blogspot.com.br/

No blog do Youssef, click no menu Dicas de Segurança.

blog-do-tiozao.blogspot.com.br/

Se precisar de mais ajuda, é só escrever.

Abraços.

Andar de moto não é perigoso. Perigosos são os carros que batem nelas.
Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jul 2012 16:13 #15 por espricio
Respondido por espricio no tópico Re: Protetores de coluna
Ian as dicas do aderps sobre o forum motos blog é boa, tem uma boa lista de equipamentos com preços bem variados. Alguns equipamentos eu fui pela lista mais antiga dele que era de 2009, essas já são de 2012.

Meus equipamentos e preços aproximados, não lembro exatamente o valor de alguns:

Capacete LS2 FF350 - R$ 300,00
- Gostei do capacete, não acho muito pesado, só acho um pouco grande, pareço a Formiga Atomica heheheh. Mas é bem confortavel

Para o frio
Jaqueta Tutto Fiber R$ 400,00
- minha primeira jaqueta. Bom material, acabamento e caimento. Protege bem do frio, mesmo sem o forro termico. Usei ele uma vez só e cheguei em casa todo suado, no meio do frio do inverno !!! Deixo ele em casa. Para os dias menos frios, abrindo as ventilações dela já resolve, mas no meio do verão esquece, esquenta muito. Ela é impermeavel, mas não confio mais se a chuva for muito forte. As duas ultimas chuvas fortes que peguei vazou proximo ao cotovelo, molhado o antebraço da camisa. Fora isso o restante segurou bem a chuva.

Luvas Alpinestars SRS Drystar - R$ 180,00
- Otimas no frio. Já peguei chuva forte e segurou bem, não molhando por dentro. Para ganhar nota 10 poderia ter algumas proteções...

Para o verão
Jaqueta Riffel Summer R$ 300,00
- Ótima jaquete, super ventilada. Possui um forro impermeavel removivel. Já peguei chuva forte com ele e não vazou nada. o forro protege apenas da chuva mesmo, se pegar frio ele não ajuda a esquentar. Mas com uma blusa por baixo resolve o problema.

Luvas Joe Rocket Atomic 3.0 - R$ 160,00
- Muito boa, confortavel, bem ventilada e com proteções para os dedos. Porém na chuva não protege nada.

Já tive outras luvas que não gostei, mas também eram bem mais baratas.

Tenho ainda um conjunto para chuva da P&B (passo bom). A jaqueta não usei mas a calça fuinciona muito bem. alem disso não de plastico mas de nylon, o que a deixa bem leve e pequena na hora de dobrar para transportar. Recomento o conjunto, apesar de mais caro que as capas de plastico baratinhas que se encontra na General Osorio. Tive uma de R$ 30,00 que vazou tudo na calça !!!
Paguei em torno de R$ 120,00

Suzuki Burgman i (2011/2012)

Ex-motos (decada de 90 !!!)
Honda CG-125 79
Yamaha DT-180 82

Tatuapé (ZL) - São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.213 segundos