Estalo (Tec-Tec-tec) quando se acelera a twister

15 Nov 2014 17:28 #1 por gsousa
Fala Galera!

To com um probleminha na minha twister.

Quando eu acelero, ela faz um "tec, tec, tec" ali do lado do pinhão. Mas é só quando acelera, pois, se coloco no neutro ela ja nao faz barulho nenhum. E se eu paro de acelerar, mesmo engatada, também não faz barulho nenhum.

Dei uma olhada na relação, mas aparentemente, estão bem novos e conservados.

O engraçado, é que começou do nada, deixei a moto 1 dia parada e na primeira vez que andei apos tal dia, o barulho começou

Alguem pode me dar uma dica de como eu posso conferir se o pinhão esta ruim ou nao? Até por que, a coroa nao deve ter nem 2mil km.

Obs.: Troquei oleo e filtros a 1 semana..
(detalhe: Comprei a moto a 2 semanas)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2014 13:02 #2 por ezenecon

gsousa escreveu: Fala Galera!

To com um probleminha na minha twister.

Quando eu acelero, ela faz um "tec, tec, tec" ali do lado do pinhão. Mas é só quando acelera, pois, se coloco no neutro ela ja nao faz barulho nenhum. E se eu paro de acelerar, mesmo engatada, também não faz barulho nenhum.

Dei uma olhada na relação, mas aparentemente, estão bem novos e conservados.

O engraçado, é que começou do nada, deixei a moto 1 dia parada e na primeira vez que andei apos tal dia, o barulho começou

Alguem pode me dar uma dica de como eu posso conferir se o pinhão esta ruim ou nao? Até por que, a coroa nao deve ter nem 2mil km.

Obs.: Troquei oleo e filtros a 1 semana..
(detalhe: Comprei a moto a 2 semanas)


Esse problema está no Kit de relação!!!!

Como vc disse que comprou a moto recentemente, o antigo dono pode ter trocado apenas a coroa (ou a coroa e o pinhão) e deixado a mesma corrente, que é a mais cara do Kit. Daí as engrenagens não estão "casando" direito. Quando há lubrificação máxima, esse mal casamento não é tão sentido, mas basta a lubrificação dar uma baixadinha e o barulho aparece.

Outra possibilidade é do pinhão já estar gasto (vc percebe tirando a tampa do pinhão e olhando seus dentes).

Se o Tec tec for mais ritimado, pode ser ainda o elo de fechamento da corrente que está gasto (isso é muito comum nas correntes abertas, pois na hora de fechá-las não colocam todo o lubrificante.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2014 19:48 #3 por Patriarca
Lendo a explicação do Ezenecon me lembrei, com a minha aconteceu isso 2 vezes, logo depois que começou o barulho a relação quebrou bem na emenda da corrente. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2014 20:19 #4 por gsousa
Muito obrigado pelas respostas, senhores.

Bom, hoje, fiz uma limpeza legal no kit relação. Usei bastante gasolina e um bom pincel e tudo ficou tinindo, depois disso, deixei a relação "descansar" e a lubrifiquei com óleo próprio para isso.

O barulho continuou. E sim, desta vez percebi que o estalo é ritmado (quando mais rápida a moto, mais frequente é o barulho)
Também percebi, que o pinhão tem um pequeno jogo, mas este, imagino que seja o natural, pois, a engenharia de todo aquele mecanismo não permite acabarmos com este jogo.. está certo?

Em relação ao pinhão e coroa, vi e ambos estão realmente em ótimo estado.
O pinhão é um vaz 13 dentes, que estão bem "roliços" ainda.

Será que vale a pena a troca só da corrente?

Grande abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2014 20:26 #5 por Patriarca
Se puder troque a relação inteira, você terá um conjunto todo confiável.
Agora o barulho persiste, dê um boa verificada na corrente, ainda acho que o problema está nela, e esse jogo no pinhão creio que não deveria existir, vamos esperar alguém mais se manifestar. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Nov 2014 20:27 #6 por Patriarca
Mais uma detalhe, quando você faz uma curva o barulho aparece também? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2014 11:05 #7 por ezenecon

gsousa escreveu: Muito obrigado pelas respostas, senhores.

Bom, hoje, fiz uma limpeza legal no kit relação. Usei bastante gasolina e um bom pincel e tudo ficou tinindo, depois disso, deixei a relação "descansar" e a lubrifiquei com óleo próprio para isso.

O barulho continuou. E sim, desta vez percebi que o estalo é ritmado (quando mais rápida a moto, mais frequente é o barulho)
Também percebi, que o pinhão tem um pequeno jogo, mas este, imagino que seja o natural, pois, a engenharia de todo aquele mecanismo não permite acabarmos com este jogo.. está certo?

Em relação ao pinhão e coroa, vi e ambos estão realmente em ótimo estado.
O pinhão é um vaz 13 dentes, que estão bem "roliços" ainda.

Será que vale a pena a troca só da corrente?


Grande abraço


Experimente trocar só o elo de fechamento. Eu troquei da minha, paguei R$ 10,00 e ficou ótima. Tomei o cuidado de colocar o máximo de lubrificante dentro dos elos e colocar os o'rings bem colocados. Já faz 10 mil km e a corrente está tinindo.

É uma KMC e desde que fiz isso só regulei a corrente 1 vez.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2014 12:31 #8 por gsousa
Fala Galera,
obrigado pelas respostas!

Semana que vem irei trocar a relação inteira. Assim, acho que não terei mais este problema.

Obrigado!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2015 17:35 #9 por Chay
Olá,

Com o ezenecon disse...pinhão gasto!!!

Verifica os dentes do pinhão, olha se não tem nenhum dente quebrado, gasto, outra coisa, pode ser a corrente esticada demais. como geralmente o kit nunca gasta igual, fica sempre meio "oval", tem que ajustar a folga da corrente na posição onde fique mais tensionada, para quando for feito o giro da roda, a mesma folgar um pouco e não esticar mais.

Sua moto tem guia de corrente? está em boas condições o guia?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2015 10:28 #10 por twisterouro
Não sei se entendi mal, li mal enfim...

Ela estava boa e de um dia para outro do nada começou a fazer tec tec...
Já andei acreditem, com dois dentes apenas no pinhão, 13- 11= 2 dentes. A campana de embreagem tinha jogo igual as V-Stron da Suzuki e o jogo dava soco na relação e quebrou 11 dentes, e a relação não estralava.

O que achei estranhou foi esse tec tec quando se acelera e que foi citado que foi apenas trocado óleo e filtro, foi instalado esse filtro
de óleo do lado certo ? Motor sem óleo faz barulho de tec tec no comando de válvulas, quando mais acelera mais barulho faz.
Se inverter o filtro de óleo, não sobe óleo pro comando.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2015 10:16 #11 por Chay
Twister ouro....acredito que vc andou com apenas 2 dentes no pinhão, afinal cada moto se comporta de a cordo com a tocada do motociclista, desde o consumo até os intevalos de revisões.
Mas a minha estava com 2 dentes quebrados e já fazia tec tec......como o kit estava muito bom, só troquei o pinhão....queria colocar um de 14 dentes, mas não achei, coloquei o de 13 mesmo da VAZ...não vale muita coisa não mas por 10 Dilmas tá servindo bem.

A Twister já tem um barulhão na relação não sei se por esse barulho você não percebeu o tec tec....ou realmente não fez o tal barulho... eu tenho o ouvido meio aguçado para barulhos estranhos, então qualquer tec tec, chic chic, rasp rasp, toc toc, já "arregalo os zóio".

Concordo com a teoria do comando, tenho um amigo e vizinho com uma Falcon que está com esse problema, a moto liga normal, aí ele acelera e a moto faz o barulho , mas é nítido que o barulho vem de dentro do motor, mais precisamente do lado onde fica a perna direita do motociclista. Diz o mecânico dele que os casquilhos já eram....mas vai saber mesmo, ele ainda não fez o serviço a anda com a moto normalmente....até dá um troço! rsrsrs.
Quando a moto não faz "força" não faz o tal barulho, mas basta ele acelerar forte na neutra ou engatar a marcha e puxar ela bate tudo dentro.

Concordo também com a posição do filtro de óleo, não sei se ele entra ao contrário....nunca nem pensei em testar se entra...mas se sim, pode ser que tenha colocado invertido, ou entupido com alguma coisa, aí realmente o óleo não circula no motor e rói tudo, não só o comando.

Pensamento: pode ser a corrente de comando folgada, ou o tensionador gasto ou ruim, aí não sei se vão me entender...quando acelera, a corrente folgada ela dá uma tensionada mas quando desacelera ela folga de forma a chicotear as paredes internas do motor. a minha com 62 mil está praticamente novo esse conjunto de comando, eu mesmo abri e ví a tampa de válvulas do cabeçote e ví. São penas 3 parafusos 10mm se não me engano, tira o tanque, a bobina e os 3 parafusos, cuidado com a junta de borracha, e pra fechar não é bom, mas a solução é uma colinha de junta MMM.
Cuidado pra não apertar demais e espanar a rosca....
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2019 12:32 #12 por jesse camilo
Estou com o TEC TEC também faz um mes, ja mandei para autorizada HONDA e nada de sair o barulho.
Tenho uma twister 250 2017

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.159 segundos