fernando.possari escreveu: Pode por sem dó, questão das siglas dos óleos, assim como muitas outras coisas é tudo interesse econômico.
Pode por esse óleo e trocar tranquilamente a cada 4 mil km.
Com 28 mil km eu mudei pro 10w30 da honda, ficou mais barulhenta, mas a partida ficou bem mais fácil, a moto está mais esperta pra subir giro e ficou um pouco mais economica.
Troco de 4 em 4 (na cb300) e hoje ela já passou dos 40 mil km.
PS. A única coisa que voce terá que fazer bem é escorrer bem esse óleo, bem mesmo.
Amigo Fernando, a coisa não é bem assim não!!!!
Em 1º lugar, esses números e letras não são apenas interesses econômicos, não. São de fato evoluções do óleo. Tanto é verdade que os motores mais modernos podem trabalhar em um regime de temperatura muito mais alto que alguns anos atrás, elém de trabalharem com folgas menores.
Eu convivo com motores desde a década de 1970. Naquela época, um motor do cliclo OTO (gasolina) que chegava aos 100 mil km já era considerado bastante resistente, além de um motor com 1,6 litros só deselvolver cerca de 50 HP e era normal um motor de 2,5; 3,8; 4,1 e até mais de 5 litros para renderem no máximo 200 hp. Somente com a melhora dos óleos lubrificantes é que a indústria automobilistica pode desenvolver novos materiais, reduzindo suas folgas, tendo certeza que que o lubrificante atenderia as exigências desse novos motores. Em muitos casos, esse desenvolvimento foi financiado pela própria indústria automobilística no desenvolvimento dos motores.
Hoje, motores vão fácil até os 300 mil km, com intervalos de troca de óleo mais elásticas, o que comprova sua evolução.
No caso em questão, a Bonba produz todas as suas motocicletas em manaus para serem comercializadas em todo o território nacional. Ora, sendo o Brasil um país "continental" a fábrica orienta o uso de um óleo que atenda a todo esse território, ou seja, motos de um mesmo lote pode ser comercializada para Manaus, cidade quente e úmida, para o agreste pernambucano, quente e seco, ou para o Rio Grande do Sul, que tem um clima temperado, onde faz calor no verão e frio extremo no inverno (neste ano chegando a nevar nas serras gauchas e catarinenses). O óleo indicado pela Bonba, tem que atender minimamente onde quer que a motocicleta seja comercializada.
Assim, para alterar essa indicação, é primordial que seja estudado o clima da região, para que não seja usado um óleo fora das especificações para aquele clima. Um óleo mais fino (10w30) não deve ser utilizado em climas muito quentes, porém é muito melhor no clima frio, pois facilita a partida a frio, mas um óleo 15w50 no lugar de um 20w50 seria aconselhavel, porém será que o custo justifica essa troca???
Por outro lado, se vc mora em um lugar frio, a troca por um óleo 10W30 ou mesmo 10W40 pode ser muito intereçante.
Então, minha pergunta é: Onde vc mora???? se for em um lugar muito quente, eu não aconselhoo, mas se for em um lugar frio, pode ir sossegado.