Oleo Lubrificante TW!!

15 Nov 2013 15:36 #1 por dosreisjr
Galera boa tarde! Sou novo aqui e nen sei se tô postando no lugar certo, mas enfim..

Tenho uma Twister 2006 25.000 km rodados.. Troco o oleo dela a cada 1000 km 1500 no maximo, troco filtro uma vez sim uma não.. Desde quando peguei ela, sempre uso oleo Lubrax 20w50 SL , Porem estou querendo colocar o Lubrax 10w30 SL semisintetico nela.. mas eu tô com muito receio de dar alguma coisa no motor.. Alguns dizem que o motor melhora, que vibra menos em alta rotação e tal, e outros dizem que é fino demais, que dá batida de pino e etc. No fim eu não sei se ponho ou não.. ja até comprei o oleo e tudo.

Alguem pode me dar uma luz? Será que dá alguma coisa? :S

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2013 18:32 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Oleo Lubrificante TW!!
SEja bem vindo :)

Aconselho a seguir as orientações do fabricante. Tanto quanto as especificações técnicas do óleo, quanto ao período, e/ ou quilometragem para troca. Afinal, são eles os "pais da criança" ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: dosreisjr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2013 19:42 #3 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Seja muito bem vindo Jr.

Dê uma lida nesta explicação que irá te esclarecer muita coisa.

oleoparacarros.com.br/2011/03/o-que-sign...cante/#axzz2kkUkg1q6

Parabéns pela TUTÚ.
Ótima moto.
Muito melhor que ma CG300.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: dosreisjr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2013 20:27 #4 por dosreisjr
Respondido por dosreisjr no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Valeu Soueu e Mandruvadoidao

Por isso mesmo que eu tenho receio, pois eu até certo ponto sei que não é o recomendado o 10w30 smisintetico que eu penso em colocar.. meu medo é dar algum problema no motor por causa disso. Mais só de pensar que ela pode ficar com menos vibração e melhor.. eu quero ponhar. :woohoo: enfim.. vai ser por minha conta e risco mesmo pelo jeito

e sim madruvadoidao, ótima moto mesmo! não sei como que tem gente que critica tanto Twister.. e não tem tanto perigo de dar alguma coisa no cabecote como nas cg300 por ai :evil: hoauehai abrçs!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Nov 2013 21:46 #5 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Quanto a criticarem a twister, te pergunto; qual moto não é criticada ?... Ou, o que não é criticado ?

A crítica é legal quando vem para auxiliar um desenvolvimento, mas o que normalmente ocorre é a mania nacional de achar que absolutamente nada presta.
Uma das primeiras lições escolares deveria der : "cuida da sua vida" e da vida alheia, só se manifeste se for par auxiliar de fato e sem recompensa.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2013 22:41 #6 por dosreisjr
Respondido por dosreisjr no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Concordo plenamente! :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2013 23:34 #7 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Soueu, concordo com vc e sou seu fã justamente pelos comentários sensatos com os quais nos presenteia.
Mas convenhamos que a indústria nos dá muitas oportunidades falar mal de seus produtos.
Por exemplo a dona bomba.
Falo sempre da qualidade de suas motos por sentir na pele isso.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2013 09:31 #8 por fernando.possari
Respondido por fernando.possari no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Pode por sem dó, questão das siglas dos óleos, assim como muitas outras coisas é tudo interesse econômico.

Pode por esse óleo e trocar tranquilamente a cada 4 mil km.

Com 28 mil km eu mudei pro 10w30 da honda, ficou mais barulhenta, mas a partida ficou bem mais fácil, a moto está mais esperta pra subir giro e ficou um pouco mais economica.

Troco de 4 em 4 (na cb300) e hoje ela já passou dos 40 mil km.


PS. A única coisa que voce terá que fazer bem é escorrer bem esse óleo, bem mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2013 10:18 #9 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Isso se resolve fazendo as duas primeiras trocas com 1500 ou 2000km rodados.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2013 11:40 #10 por fernando.possari
Respondido por fernando.possari no tópico Oleo Lubrificante TW!!
Nem precisa, só ele abrir o tubo do radiador a óleo(o debaixo), e tombar bem a moto pro lado direito pra escorrer bem o óleo que fica nas pscinas do comando de vávula, escorre pela corrente de comando.

O pouquíssimo que fica depois não consegue contaminar o óleo novo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2013 14:17 #11 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Oleo Lubrificante TW!!

fernando.possari escreveu: Pode por sem dó, questão das siglas dos óleos, assim como muitas outras coisas é tudo interesse econômico.

Pode por esse óleo e trocar tranquilamente a cada 4 mil km.

Com 28 mil km eu mudei pro 10w30 da honda, ficou mais barulhenta, mas a partida ficou bem mais fácil, a moto está mais esperta pra subir giro e ficou um pouco mais economica.

Troco de 4 em 4 (na cb300) e hoje ela já passou dos 40 mil km.


PS. A única coisa que voce terá que fazer bem é escorrer bem esse óleo, bem mesmo.


Amigo Fernando, a coisa não é bem assim não!!!!

Em 1º lugar, esses números e letras não são apenas interesses econômicos, não. São de fato evoluções do óleo. Tanto é verdade que os motores mais modernos podem trabalhar em um regime de temperatura muito mais alto que alguns anos atrás, elém de trabalharem com folgas menores.

Eu convivo com motores desde a década de 1970. Naquela época, um motor do cliclo OTO (gasolina) que chegava aos 100 mil km já era considerado bastante resistente, além de um motor com 1,6 litros só deselvolver cerca de 50 HP e era normal um motor de 2,5; 3,8; 4,1 e até mais de 5 litros para renderem no máximo 200 hp. Somente com a melhora dos óleos lubrificantes é que a indústria automobilistica pode desenvolver novos materiais, reduzindo suas folgas, tendo certeza que que o lubrificante atenderia as exigências desse novos motores. Em muitos casos, esse desenvolvimento foi financiado pela própria indústria automobilística no desenvolvimento dos motores.

Hoje, motores vão fácil até os 300 mil km, com intervalos de troca de óleo mais elásticas, o que comprova sua evolução.

No caso em questão, a Bonba produz todas as suas motocicletas em manaus para serem comercializadas em todo o território nacional. Ora, sendo o Brasil um país "continental" a fábrica orienta o uso de um óleo que atenda a todo esse território, ou seja, motos de um mesmo lote pode ser comercializada para Manaus, cidade quente e úmida, para o agreste pernambucano, quente e seco, ou para o Rio Grande do Sul, que tem um clima temperado, onde faz calor no verão e frio extremo no inverno (neste ano chegando a nevar nas serras gauchas e catarinenses). O óleo indicado pela Bonba, tem que atender minimamente onde quer que a motocicleta seja comercializada.

Assim, para alterar essa indicação, é primordial que seja estudado o clima da região, para que não seja usado um óleo fora das especificações para aquele clima. Um óleo mais fino (10w30) não deve ser utilizado em climas muito quentes, porém é muito melhor no clima frio, pois facilita a partida a frio, mas um óleo 15w50 no lugar de um 20w50 seria aconselhavel, porém será que o custo justifica essa troca???

Por outro lado, se vc mora em um lugar frio, a troca por um óleo 10W30 ou mesmo 10W40 pode ser muito intereçante.

Então, minha pergunta é: Onde vc mora???? se for em um lugar muito quente, eu não aconselhoo, mas se for em um lugar frio, pode ir sossegado.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.151 segundos