leonardozanella escreveu: Malaguti, pode ser problema no estator, a moto pega no tranco porém não carrega a bateria, não envia carga suficiente para o retificador.
É um conjunto, um dos 3 pode estar danificado, só realizando testes para saber.
leonardozanella. Tem razão.
Pode ser sim. Mas esse é um defeito muito pouco comum. Geralmente o estator vai embora pra nunca mais voltar.
Acho que ele pode ver a bateria dele, que 9 em 10 é ela.
Dá uma boa carga, e confere se ela mantêm. Caso ela não esteja segurando a carga, substitua-se, não sem antes dar uma boa conferida na voltagem que o regulador de voltagem está entregando. Afinal um dos motivos da bateria estragar, é estar recebendo energia elétrica fora dos parâmetros. Muitas vezes temos que trocar a bateria e o regulador de voltagem.
O defeito mais comum logo à seguir é fuga de corrente. Com um multímetro ligado entre o borne negativo da bateria, e a conexão do cabo negativo, mede-se a fuga. Se ela estiver acima do especificado, você começa a tirar os fusíveis para identificar a origem da fuga. A origem da fuga está na ramificação do chicote relativa ao fusível que você sacar, e os valores de fuga voltarem aos números informados pelo fabricante.
Uma vez constatado que não é bateria, e não é fuga, parte-se para o estator.
Regulador de voltagem não apresenta os sintomas relatados. Ele lambe de duas formas: Ou ele queima geral, e faz a moto morrer pra nunca mais voltar até que se substitua a peça, ou pior ainda, ele não regula mais, e deixa passar até 30 volts (dependendo da moto, a Falcon é assim), o que detona com a maioria das peças elétricas. Isso aconteceu comigo, e toda a economia que eu fiz quando eu comprei o regulador, eu perdi, e ainda tive vários outros prejuízos. Meu CDI lambeu, meu Positron lambeu, minha bateria de gel lambeu, todas as lâmpadas do painel em um espaço de 3 meses (mesmo depois de eu colocar o regulador original) queimaram. Os reguladores paralelos, que são baratinhos, todos eles fazem exatamente isso. Abrem o bico deixando a voltagem gerada pelo estator passar direto. Não comprem regulador da Magnetron ou outra marca paralela qualquer...
Tem um cara chamado Valter Chiaratto que se especializou em produzir reguladores para as mais diversas motos, com qualidade muito superior aos reguladores de fábrica. Vale à pena ver se ele produz o regulador de sua moto, porque o produto é sempre melhor e mais barato do que o original.