Gostaria de saber dos senhores que tem as motos da linha Touring o que é, como funciona e as vantagens e desvantagens do Piloto Automático.
Abaixo a descrição do site oficial: Se você deseja levar o turismo ao mais alto nível, a função de piloto automático o ajudará na viagem de longa distância. Obtenha o conforto da viagem com guidão livre dos cabos. Nossa tecnologia de controle eletrônico do acelerador oferece a você o máximo conforto.
Vamos lá, do início... o piloto automático é uma acessório original HD que você pode instalar na maioria das motos da marca, este lance de sem cabos e etc não tem nada a haver com o piloto automático e sim com o acelerador eletrônico das touring a partir de 2008...
Mesmo as carburadas dispõe deste recurso. Quando você atinge a velocidade desejada você aciona o sistema que mantém a aceleração adequando conforme a necessidade, desacelerando ou acelerando a moto, com isto você tem 2 ganhos, um que você descansa um pouco a mão direita e o principal mesmo é manter um ritmo constante em uma viagem prolongada isto é bastante interessante.
O sistema desaciona caso vc encoste em qualquer comando ( freio, embreagem ) ou se por qualquer motivo houver uma mudança muito brusca de aceleração, por exemplo se vc passar sobre uma depressão do asfalto que chegue a levantar a moto mesmo que um pouco o sistema destrava.
Como a RK vem com o piloto de fábrica, eu gostei e uso muito e foi o primeiro acessório que instalei na EG ( por não era de linha até este ano ).
Hoje eu tenho uma Dyna mas ano que vem pretendo trocá-la. Meu sonho de consumo é a RoadKing pois ao contrário de muitos eu gosto das custom que remetem aos anos 60. Não vejo graça na FatBoy por exemplo.
A minha dúvida é se eu vou de Heritage Classic ou faço uma força e pego uma RoadKing. E o que mais me atraiu na RoadKing foi exatamente o Piloto Automático.
Pelo que eu entendi a RoadKing também tem a suspensão a ar que a Heritage não tem, mas de qualquer forma, as duas tem suspensões melhores que as da minha Dyna que realmente são bem ruins.
Hoje com aquela borboleta que fica abaixo do acelerador eu já travo o mesmo numa certa aceleração quando estou em estradas retas como a Washington Luis por exemplo e o que me enche o saco é ter que mexer ali toda hora devido a uma subida ou descida. Eu queria saber se o Piloto Automático ele trava a aceleração ou a velocidade. Se eu defino a velocidade máxima a 100km/H por exemplo e daí posso soltar o acelerador. Se ele travar a aceleração não estou vendo muita vantagem!!
Henrique, ele mantém a velocidade, mas está relacionado à aceleração, funciona mais ou menos assim, se você fixar 100 km/h a moto vai se manter nesta velocidade constante, mas o sistema usa a rotação do motor para "perceber" se aumenta ou diminui o giro para adequar a velocidade desejada, caso você tenha um arrasto aerodinâmico maior, vento frontal por exemplo, a moto fará mais força o giro cai e ela acelera e assim por diante...
Este sistema é utilizado para desarmar o sistema caso aconteça da moto perder a aderência, de novo por exemplo, vc está mantendo 100 km/h e passa em uma lombada a roda traseira sairá do chão mantendo a mesma velocidade, no entanto muda o esforço do motor que altera a aceleração bruscamente desarmando o sistema. Se depois da lombada você ainda estiver na moto ( rsrsrsr ) pelo menos ela não estará travada na aceleração.
Mas se quiser simplificar e dizer que mantém a velocidade constante também está certo... rsrsrs
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Já descobri que esse acessório não é possível instalar na linha Dyna.
Preciso fazer um testdrive na Heritage Classic e outro na RoadKing para saber se a diferença de preço entre as duas compensa pela suspensão a ar e o piloto automático.
É muito parecido com de automoveis, voce atinge uma velocidade (120 km\h) aciona o piloto automatico, e ela mantem a velocidade mesmo em subidas ou descidas (desde que nao sejam muito fortes) , caso deseje aumentar a velocidade é só apertar o botao + , quando atingir a velocidade desejada solte o botoa e ele mantem . caso toque o freio, aclelerador , ou embreagem ela desliga e vc pode religar no botao resume.
Boa noite meus amigos, eu estou ainda me adaptando á UG mas o piloto automático é muito simples e interativo, em boas é ótimo, e em viagens longas deve ser uma maravilha, sempre é bom livrar uma mão prá dar aquela esticada e fazer um alongamento sem precisar parar a motoca.
Abrax.
Doc escreveu: Boa noite meus amigos, eu estou ainda me adaptando á UG mas o piloto automático é muito simples e interativo, em boas é ótimo, e em viagens longas deve ser uma maravilha, sempre é bom livrar uma mão prá dar aquela esticada e fazer um alongamento sem precisar parar a motoca.
Abrax.
Legal
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.