Pessoal,
Além da diminuição do peso, da melhora excepecional na dirigibilidade, o aquecimento do cilindro traseiro, que tanto me incomodava, diminuiu bastante(pelo menos o que se sente dele). Por enquanto, só alegrias. Vou tentar convencer dona Eridan para um passeio a Goiânia na próxima semana, para vermos o que ela diz do banco do carona na estrada.
Abçs.,
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Na ida à ABA no sábado fiz "ass drive" nas Fat Boys 2012.
Não as troco pela minha.
O guidão mais estreito e plano é pior; o banco "bad lander" é terrível para o garupa e o acabamento do mesmo é muito ruim perto daquele da 2.007.
Fico com a minha.
A única coisa boa é o ABS...
Abç
JF
Shit happens meu caro, a não ser que você tenha muita experiência e treino em frenagens de emergência, a tendência de travamento das rodas dianteira ou traseira é grande, principalmente se o piso estiver molhado, este lance de aliviar o freio e pressionar novamente caso você sinta o travamento, isto se for o dianteiro, ou manter o freio travado se escapar a traseira por que se aliviar dá tração e você vai para o chão são muitas variáveis para meros pilotos urbanos ou estradeiros de final de semana...
ABS não encurta a distância, mas mantém a moto sob controle... tenho nas 2 motos, aprovo e não compro mais nenhuma sem isto, por sinal uma das coisas que me atrai muito é a eletrônica voltada a segurança, se tiver alguma com mais segurança estou indo para ela... a grande maioria dos fabricantes está chegando lá rapidamente, mas a BMW ainda é imbatível neste quesito e em breve terei outras opções de escolha com uma relação de custo x benefício mais adequado.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Nunca tive moto com ABS mas penso que tal dispositivo é muito útil.
Numa situação limite, de emergência mesmo, primeiro vc. dá aquela alicatada no reflexo e só depois vai ver o que acontece, de forma que um auxílio eletrônico vai bem.
senhores, não acho que seja dispensável... apenas não acho desejável para mim.
Procuro treinar as frenagens de emergência com certa regularidade... já escapei de algumas situações exatamente porque a traseira travou e a moto escorregou de lado, em outras dominei a travadas fazendo o "abs manual" (pisa e solta).
O ABS não é um equipamento que me faça decidir por este ou aquele modelo.
wolfmann escreveu: senhores, não acho que seja dispensável... apenas não acho desejável para mim.
Procuro treinar as frenagens de emergência com certa regularidade... já escapei de algumas situações exatamente porque a traseira travou e a moto escorregou de lado, em outras dominei a travadas fazendo o "abs manual" (pisa e solta).
O ABS não é um equipamento que me faça decidir por este ou aquele modelo.
Entendo e não questiono. Mas, acredito que quando caí, pela pouca distância do veículo que me fechou, talvez o ABS tivesse evitado a queda. Também é apenas um palpite. Hoje mesmo, indo do trabalho para casa no horário de almoço, a moto travou a traseira em frenagem extremamente suave, muito provavelmente por alguma mancha de óleo na pista. Nada que assustasse, mas que não aconteceria com o equipamento.
Abç.,
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Eu confesso que não "treino" frenagens de emergência, principalmente por que sinceramente quando a mer.. é grande acho que não vai dar tempo mesmo do "abs manual" ou de ficar pensando se alivio ou não o pé do freio... então prefiro delegar esta responsabilidade à tecnologia...
A EG mal e porcamente tem ABS que parece que o morcegão vai cair no colo quando entra em ação, mas funciona... a BMW por sua vez é muito eficiente e firme, como ando com ela em velocidade muito superior à que ando com a EG já me safou de boas, pelo menos uma vez eu teria enchido a cara em um engavetamento na Carvalho Pinto, para você ter uma idéia depois deste incidente a Danny, que estava na garupa, tem insistido para eu vender a EG e ficar somente com a RT...
Acho que posso abrir mão de certas "emoções" em cima da moto, a embreagem anti-blocante, controle de tração, anti-deslizante e ABS me não segurança que posso me "emocionar" mais com a estrada, a paisagem do que a adrenalina por ter escapado daquela "rabeada"...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Lando, ABS não diminiu a distancia de frenagem, só evita que a moto saia de traseira ou dianteira e mesmo com o freio "travado" você ainda tem condição de manobrar a moto... se levou o tombo por que travou e perdeu o controle, provavelmente teria evitado com ABS, se a distancia era muito pequena e não tinha espaço de manobra o resultado seria o mesmo...
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
wbugno escreveu: Lando, ABS não diminiu a distancia de frenagem, só evita que a moto saia de traseira ou dianteira e mesmo com o freio "travado" você ainda tem condição de manobrar a moto... se levou o tombo por que travou e perdeu o controle, provavelmente teria evitado com ABS, se a distancia era muito pequena e não tinha espaço de manobra o resultado seria o mesmo...
Abrx
Bugno e Wolf,
Vou narrar de novo o tombo: estava bem devagar, na saída de um grande mercado em Brasília. Depois de pegar a rua, uma marginal da EPIA, ia tranquilamente, olhei para uma entrada que saía na marginal, tendo absoluta certeza de que não vinha ninguém. Como estava devagar, fui ligar o som da UEG. Quando voltei a atenção para a pista, o que foi extremamente rápido, o carro que estava a minha frente estava parado. O que penso é que, se tivesse o ABS, provavelmente conseguiria manobrar e desviar. Mas, quando "alicatei", a moto escorregou a traseira, literalmente saindo de baixo de mim. Não bati no carro. Apenas caí.
Abçs.,
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
esta é a melhor situação para o ABS tinha distancia suficiente, se a moto escorregou e não bateu tinha espaço para atuação do ABS com controle, lógico que ainda estaria limitado à capacidade de manobra da Ultra, mas acho que se safaria.
O meu incidente foi no final da Airton Senna próximo ao aeroporto, foi aquele dia que furou o pneu da 883 da Marcela voltando de São Luiz do Paraitinga, havia chovido pesado, pista molhada, eu estava a uma boa distancia do carro da frente, mais ou menos 120 km/h, velocidade da pista. Uns 4 carros adiante começaram a queimar pneu, inclusive o civic que estava a minha frente, freiando devido a uma picape que estourou o pneu, travei o freio dianteiro da RT que por ser integrado freia a roda traseira, o ABS da HD não faz isto, o ABS entrou em ação e mesmo com pista molhada a moto passou por entre os carros vagarosamente com absoluto controle.
Se não houvesse espaço para manobrar e passar no meio dos carros, no máximo seria um tombo besta, diferente do rola que tomei com a RK.
abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
vou dar um exemplo inverso (e que eu não repito nunca mais...): Lagoa, rodando perto dos 80 km/h e quando presto atenção à frente, vejo uma cratera de dar dó, alicatei o dianteiro e plantei o pé no traseiro, moto travou aliviei o dianteiro e o traseiro seguiu travando até a traseira começar a disputar com a roda da frente, esterçando a dianteira passei deslizando com a moto de lado, em pé, mas de lado e deixando a cratera no meio. Soltei o freio dianteiro e parei na frente precisando trocar a cueca... mas não cai na cratera.
Vou tentar o resto da vida e nunca mais acerto essa manobra..
Se tivesse abs, a traseira não saía e ia acerta a cratera com resultados imprevisíveis.