eu sou usuário da chave,e pelas informações passadas pelos nossos amigos aki,é o melhor jeito de desligar o motor. E parabéns pra quem fez essa pergunta por que era uma dúvida que eu tinha também.
Soueu escreveu: A forma mais correta é virando a chave para a esquerda.
O corta corrente interrompe a ignição mas não o conjunto elétrico da moto. Não é incorreto desligar por ele, mas sua função é destinada à emergências, caso de um tombo por ex.
Tem quem desliga abaixando o pézinho ( algumas motos tem sensor no pé descanso, que interrompe a ignição quando abaixado) mas este sensor está ligado à ecu e "pode" dar problemas nesta.
O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios.
Concordo com o amigo, o ideal é desligar pela chave. Claro que o uso do botão vermelho não estraga a moto.
Logo que comprei a Hornet estava com essa dúvida. Revirei o manual da moto atrás dessa informação, mas a fabricante não mostra claramente qual é a maneira correta. Fiquei usando o botão do engine stop por mais de um ano, sem problemas. Inclusive postei um video no youtube usando o polêmico botão para desligar a moto...rsrsrs). Acabei achando que era o modo mais correto. Se a construtora da moto não indica qual é o modo certo tanto faz, não é mesmo?
Acontece que li o manual 2013 da moto (disponível no site) e, pelo que eu entendi, a Honda deixa implicito que se deva usar o chave. Pelo menos foi essa impressão que eu tive.
Agora, só uso o botão vermelho quando pretendo checar alguma coisa na moto (quilometragem, ou fazer ajuste na hora...) sem precisar ligar o motor. Ai uso o botão e posso ligar a moto (apenas a parte elétrica...). No fundo, penso que é para isso que esse botão foi criado...
Só vou dizer uma coisa, já vi gente qeu diz que na chave é o correto, mas então me expliquem, e se a moto não tem chave?
A CRF 450X não tem chave, só corta corrente, se forem dizer que é errado... falem isso pra honda.
No começo eu só virava a chave, mas depois que eu levei a moto na oficina e o cara mudou o corta-corrente e eu dei umas 4 partidas à toa, comecei e acostumei a usar o corta-corrente..
Vou colocar o que está escrito no manual da minha XR 200:
"Depois de parar a motocicleta, coloque a transmissão em ponto morto, feche o registro de combustível (posição OFF), gire o guidão totalmente para a esquerda, DESLIGUE O INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO e remova a chave"
srs, o correto é sempre desligar o motor da moto pelo botão corta corrente ou morredor, assim ñ se perde as funções como luz, luz traseira, luz de freio e piscas, em caso de parada em acostamento é prudente continuar com estas funções, após a moto em local seguro e visível ai sim a chave de ignição deve ser desligada. ñ existe nenhum prejuízo ao motor ou ao sistema elétrico a forma como o motor é desligado, mas como prudência é recomendado sempre pelo botão corta corrente . abraços
Eu acho q o pessoal tá levando muito a sério a forma de como desligar a moto. A verdade é uma só, existem 3 maneiras, e qualquer uma delas vai dar no mesmo.
Quem tem moto da honda, que não desliga o farol, obviamente vai ter o farol aceso, se desligar no corta corrente. E daí ? Até parece q vai arriar a bateria se fizer isso...
Mesmo q vc faça isso todos os dias, poucos segundos de farol ligado não são suficientes pra descarregar a bateria. Pra isso existe gerador, que vai recarregar a bateria assim que a moto for ligada novamente.
Claro que uma moto que não desliga o farol vai ter uma bateria com menor durabilidade, não só pelo jeito de desligar, mas sim pelo jeito de ligar também. Já que vai ter o farol aceso enquanto dá a partida (mesmo o farol apagando na primeira partida, a moto vai sempre ter mais uso da bateria).
A moto tem um sistema muito simples, não existem muitas coisas ligadas quando a gente desliga pelo corta corrente. Se vc estiver segurando o freio, vai ter uma lâmpada ligada, e se esquecer a seta, mais uma. E é só... não é como um carro que tem rádio, ventilador do radiador, sistema de injeção inteligente e etc...
Acho que este tipo de tópico é meio nada a ver. A pergunta era se podia desligar a moto pelo corta corrente, ou pela chave. E a resposta é, tanto faz amigo.
Só não deixe a moto com a chave ligada por horas que vai ficar tudo certo.
Se eu ligo a moto pela chave , eu desligo a moto pela chave. acredito que o sensor do pesinho foi feito por emergencia para não esquecer ele abaixado. unico botão vermelho que uso é da partida rsss.