Qual a forma correta de desligar o motor da moto ?

11 Mar 2013 20:06 #33 por Kacas
pra que desligar no botão se depois vai ter que girar a chave mesmo.

eu desligo na chave direto....e mesmo assim consigo esquecer a chave de vez em quando! kkkkk :oops:

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 08:49 #34 por Soueu
Kacas, isso é que é fazer uma Kaca ! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 10:31 #35 por andreones.de oliveira
:angry: eu sou usuário da chave,e pelas informações passadas pelos nossos amigos aki,é o melhor jeito de desligar o motor. E parabéns pra quem fez essa pergunta por que era uma dúvida que eu tinha também. :evil:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 20:55 #36 por wilson forps
Eu também só uso a chave, a unica coisa que faço diferente é colocar no neutro e deixar funcionar uns segundos antes de desligar !!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2013 10:43 - 17 Mar 2013 11:05 #37 por André Cardoso

Soueu escreveu: A forma mais correta é virando a chave para a esquerda.
O corta corrente interrompe a ignição mas não o conjunto elétrico da moto. Não é incorreto desligar por ele, mas sua função é destinada à emergências, caso de um tombo por ex.
Tem quem desliga abaixando o pézinho ( algumas motos tem sensor no pé descanso, que interrompe a ignição quando abaixado) mas este sensor está ligado à ecu e "pode" dar problemas nesta.

O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios.


Concordo com o amigo, o ideal é desligar pela chave. Claro que o uso do botão vermelho não estraga a moto.

Logo que comprei a Hornet estava com essa dúvida. Revirei o manual da moto atrás dessa informação, mas a fabricante não mostra claramente qual é a maneira correta. Fiquei usando o botão do engine stop por mais de um ano, sem problemas. Inclusive postei um video no youtube usando o polêmico botão para desligar a moto...rsrsrs). Acabei achando que era o modo mais correto. Se a construtora da moto não indica qual é o modo certo tanto faz, não é mesmo?

Acontece que li o manual 2013 da moto (disponível no site) e, pelo que eu entendi, a Honda deixa implicito que se deva usar o chave. Pelo menos foi essa impressão que eu tive.

Agora, só uso o botão vermelho quando pretendo checar alguma coisa na moto (quilometragem, ou fazer ajuste na hora...) sem precisar ligar o motor. Ai uso o botão e posso ligar a moto (apenas a parte elétrica...). No fundo, penso que é para isso que esse botão foi criado...

Aqui está a prova do "crime"..rsrsrs

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2013 22:59 #38 por Soueu
O botão vermelho também é usado pela molecada :silly: , para produzir aqueles irritante pipocos :evil: no escapamento.
Alias, dá vontade de manda-los ... :angry: :angry:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:33 #39 por gabriel.95
viro a chave pra esquerda kkkkkkkk :blink:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Nov 2013 15:18 #40 por marco.de paula
Só vou dizer uma coisa, já vi gente qeu diz que na chave é o correto, mas então me expliquem, e se a moto não tem chave?
A CRF 450X não tem chave, só corta corrente, se forem dizer que é errado... falem isso pra honda.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Nov 2013 22:18 #41 por halluan.halluan
No começo eu só virava a chave, mas depois que eu levei a moto na oficina e o cara mudou o corta-corrente e eu dei umas 4 partidas à toa, comecei e acostumei a usar o corta-corrente..

Vou colocar o que está escrito no manual da minha XR 200:

"Depois de parar a motocicleta, coloque a transmissão em ponto morto, feche o registro de combustível (posição OFF), gire o guidão totalmente para a esquerda, DESLIGUE O INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO e remova a chave"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2013 15:22 #42 por carlos.meissner
srs, o correto é sempre desligar o motor da moto pelo botão corta corrente ou morredor, assim ñ se perde as funções como luz, luz traseira, luz de freio e piscas, em caso de parada em acostamento é prudente continuar com estas funções, após a moto em local seguro e visível ai sim a chave de ignição deve ser desligada. ñ existe nenhum prejuízo ao motor ou ao sistema elétrico a forma como o motor é desligado, mas como prudência é recomendado sempre pelo botão corta corrente . abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2013 18:07 #43 por nuno.arthur
Eu acho q o pessoal tá levando muito a sério a forma de como desligar a moto. A verdade é uma só, existem 3 maneiras, e qualquer uma delas vai dar no mesmo.
Quem tem moto da honda, que não desliga o farol, obviamente vai ter o farol aceso, se desligar no corta corrente. E daí ? Até parece q vai arriar a bateria se fizer isso...
Mesmo q vc faça isso todos os dias, poucos segundos de farol ligado não são suficientes pra descarregar a bateria. Pra isso existe gerador, que vai recarregar a bateria assim que a moto for ligada novamente.
Claro que uma moto que não desliga o farol vai ter uma bateria com menor durabilidade, não só pelo jeito de desligar, mas sim pelo jeito de ligar também. Já que vai ter o farol aceso enquanto dá a partida (mesmo o farol apagando na primeira partida, a moto vai sempre ter mais uso da bateria).
A moto tem um sistema muito simples, não existem muitas coisas ligadas quando a gente desliga pelo corta corrente. Se vc estiver segurando o freio, vai ter uma lâmpada ligada, e se esquecer a seta, mais uma. E é só... não é como um carro que tem rádio, ventilador do radiador, sistema de injeção inteligente e etc...
Acho que este tipo de tópico é meio nada a ver. A pergunta era se podia desligar a moto pelo corta corrente, ou pela chave. E a resposta é, tanto faz amigo.
Só não deixe a moto com a chave ligada por horas que vai ficar tudo certo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Dez 2013 00:01 #44 por michael.könig
Para a moto, e sem acelerar solte a embreagem heheheheheheheeh Brincadeira. :lol:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2014 11:17 #45 por jeandefy
Se eu ligo a moto pela chave , por que não desligar pela chave.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2014 11:20 #46 por renato.fonseca
desliga a chave que tá tudo certo :blink:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2014 11:21 #47 por jeandefy
Se eu ligo a moto pela chave , eu desligo a moto pela chave. acredito que o sensor do pesinho foi feito por emergencia para não esquecer ele abaixado. unico botão vermelho que uso é da partida rsss.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.213 segundos