Qual a forma correta de desligar o motor da moto ?

11 Mar 2013 13:25 #28 por jailson.sena magalhaes
Tudo lenda tanto faz corta corrente ou chave corta corrente na vdd é um auxilio so isso .

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 13:39 #29 por iGOR09
A comet tem 3 formas de desligar, chave, botão ou apoio lateral. Pra mim tanto faz, desligando a moto é o que importa.

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 15:03 - 11 Mar 2013 15:04 #30 por Karas
No manual da minha moto, o interruptor deve ser usado para desligar o motor.
O butão não é vermeio e sim preto. :evil: :whistle:

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 18:29 #31 por Fabrizio
Em 12 anos de concessionária de motos nunca vi problemas em desligar a moto no engine stop ou na ignição, todas as formas podem ser usadas sem problemas, as diferenças na minha opinião são:
1 - desligar no engine stop primeiro e depois na chave você estará repetindo o processo de desligar 2 vezes, a vantagem é que você poderá fazer com a moto em movimento sem tirar uma das mão do guidão.
2- a desvantagem em desligar a moto no engine stop é que muitos usuário descuidados esquecem depois de deligar na chave tendo problemas com descarregamento de bateira ou esquecem de liga-lo na partida fazendo a bateria arriar devido a inúmeras de tentativas em ligar a moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 19:25 - 11 Mar 2013 19:26 #32 por Soueu
FABRIZIO, Seja bem vindo :)

MÁRIO_SÉRGIO escreveu: Realmente, o "botãozinho vermelho" é coisa relativamente recente no mundo das motos, portanto, eu aprendi a desligar na chave, e não perdi o hábito.

Quando tentei usar o corta-corrente, esqueci a chave ligada - não sei quais os danos que isso pode causar à bateria e à bobina da moto - portanto, continuarei usando a chave, que considero a forma correta de se desligar a motocicleta.

Já usei o botão corta-corrente em situação de emergência (meu tombo em 2011) e quando a inclinação do terreno impede de tirar a mão direita do freio.


E os carros e motos com platinado e condensador, corria o risco de queimar estes caso ficasse a chave ligada sem estar o motor funcionando.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2013 20:06 #33 por Kacas
pra que desligar no botão se depois vai ter que girar a chave mesmo.

eu desligo na chave direto....e mesmo assim consigo esquecer a chave de vez em quando! kkkkk :oops:

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 08:49 #34 por Soueu
Kacas, isso é que é fazer uma Kaca ! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 10:31 #35 por andreones.de oliveira
:angry: eu sou usuário da chave,e pelas informações passadas pelos nossos amigos aki,é o melhor jeito de desligar o motor. E parabéns pra quem fez essa pergunta por que era uma dúvida que eu tinha também. :evil:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 20:55 #36 por wilson forps
Eu também só uso a chave, a unica coisa que faço diferente é colocar no neutro e deixar funcionar uns segundos antes de desligar !!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2013 10:43 - 17 Mar 2013 11:05 #37 por André Cardoso

Soueu escreveu: A forma mais correta é virando a chave para a esquerda.
O corta corrente interrompe a ignição mas não o conjunto elétrico da moto. Não é incorreto desligar por ele, mas sua função é destinada à emergências, caso de um tombo por ex.
Tem quem desliga abaixando o pézinho ( algumas motos tem sensor no pé descanso, que interrompe a ignição quando abaixado) mas este sensor está ligado à ecu e "pode" dar problemas nesta.

O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios.


Concordo com o amigo, o ideal é desligar pela chave. Claro que o uso do botão vermelho não estraga a moto.

Logo que comprei a Hornet estava com essa dúvida. Revirei o manual da moto atrás dessa informação, mas a fabricante não mostra claramente qual é a maneira correta. Fiquei usando o botão do engine stop por mais de um ano, sem problemas. Inclusive postei um video no youtube usando o polêmico botão para desligar a moto...rsrsrs). Acabei achando que era o modo mais correto. Se a construtora da moto não indica qual é o modo certo tanto faz, não é mesmo?

Acontece que li o manual 2013 da moto (disponível no site) e, pelo que eu entendi, a Honda deixa implicito que se deva usar o chave. Pelo menos foi essa impressão que eu tive.

Agora, só uso o botão vermelho quando pretendo checar alguma coisa na moto (quilometragem, ou fazer ajuste na hora...) sem precisar ligar o motor. Ai uso o botão e posso ligar a moto (apenas a parte elétrica...). No fundo, penso que é para isso que esse botão foi criado...

Aqui está a prova do "crime"..rsrsrs

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Mar 2013 22:59 #38 por Soueu
O botão vermelho também é usado pela molecada :silly: , para produzir aqueles irritante pipocos :evil: no escapamento.
Alias, dá vontade de manda-los ... :angry: :angry:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:33 #39 por gabriel.95
viro a chave pra esquerda kkkkkkkk :blink:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Nov 2013 15:18 #40 por marco.de paula
Só vou dizer uma coisa, já vi gente qeu diz que na chave é o correto, mas então me expliquem, e se a moto não tem chave?
A CRF 450X não tem chave, só corta corrente, se forem dizer que é errado... falem isso pra honda.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Nov 2013 22:18 #41 por halluan.halluan
No começo eu só virava a chave, mas depois que eu levei a moto na oficina e o cara mudou o corta-corrente e eu dei umas 4 partidas à toa, comecei e acostumei a usar o corta-corrente..

Vou colocar o que está escrito no manual da minha XR 200:

"Depois de parar a motocicleta, coloque a transmissão em ponto morto, feche o registro de combustível (posição OFF), gire o guidão totalmente para a esquerda, DESLIGUE O INTERRUPTOR DE IGNIÇÃO e remova a chave"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2013 15:22 #42 por carlos.meissner
srs, o correto é sempre desligar o motor da moto pelo botão corta corrente ou morredor, assim ñ se perde as funções como luz, luz traseira, luz de freio e piscas, em caso de parada em acostamento é prudente continuar com estas funções, após a moto em local seguro e visível ai sim a chave de ignição deve ser desligada. ñ existe nenhum prejuízo ao motor ou ao sistema elétrico a forma como o motor é desligado, mas como prudência é recomendado sempre pelo botão corta corrente . abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.241 segundos