Olá colegas do fórum, sou novo por aqui e gostaria de começar a participar no fórum com uma coisa que não entendi muito bem. Chega de enrolar, a questão é a seguinte: Meu irmão tem uma DT 180 e de uma hora para outra a aceleração da moto emperrou, preocupados com a alta rotação do motor e não conseguindo parar, foi desligado imediatamente o fio que vem da bobina de força e vai para a bobina de faísca. O impressionante que mesmo sem estar enviando corrente para a vela a moto continuou funcionando e só parou depois de puxar diretamente o cabo da vela.Alguém poderia me explicar como ela continuou funcionando mesmo depois de desligar o fio da que manda corrente para a bobina de faísca?
Obs: Aí pessoal desculpa, o motivo de estar aqui novamente é uma correção que quero fazer.No tópico criado por mim, cometi um erro dizendo: que quando foi desligado o cabo da vela a moto parou de funcionar, mas a verdade foi que mesmo desligando o cabo da vela a moto continuou funcionando e só parou quando meu irmão estancou ela.
charlesmonteiro2012-02-29 16:15:24
Bom, pelo que eu entendi, se ao desligar o fio da bobina a moto continuou funcionando, e ao desligar o cabo de vela a moto parou o funcionamento, então a corrente passava pela bobina sim. Será que o fio desligado era mesmo o da bobina?
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
O que provoca esse travamento da aceleração nos motores 2 tempos tipo da DT e RX é o êmbolo do carburador que prende. Basta tirar a tampa rosqueável em cima do carburador, retirar o êmbolo e fazer uma limpeza rápida que tudo volta ao normal. Já sofri muito com isso até descobrir a causa.
Espero que resolva o seu problema.
Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.
Olá
marcus.pedroso, o fio desconectado era da bobina de força sim, pois todos os fios (Luz e outros) não estão em uso (Isolados) ou seja, somente o fio da bobina de faísca estava conectado.Só quero entender o porque que ela continuou funcionando se não havia mais corrente passando na bobina de faísca?
O motor está muito carbonizado.
O carvão acumulado, ficou "aceso" provocando a combustão.
Como se fosse um motor diesel, que funciona com alta compressão e autocombustão.
O motor está muito carbonizado.
O carvão acumulado, ficou "aceso" provocando a combustão.
Como se fosse um motor diesel, que funciona com alta compressão e autocombustão.
De início também pensei nisso Matusa. Mas nesse caso achei que não faria sentido o motor ter desligado ao puxar o cabo de vela.
"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
isso ja aconteceu comigo , é por que a vela fica incandescente da alta rotação e continua a funcionar até cair a rotação ou seja , até vc estancar a moto. é o mesmo princípio dos carrinhos a combustao r/c mesmo sem energia na vela ele continua ligado. abraços