GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões (penduricalhos/slider/riser/baú, p. 5)

28 Nov 2015 23:05 #31 por espinafre
Salve, Guilherme,

Ainda não fui a Piri com a FA, faltou tempo. De qualquer forma, já passei por algumas cidades ladeirentas com a ER-6N, com garupa e bagagem, como Pirenópolis, Goiás Velho, Serro - MG, Ilhéus - BA... A altura do chão da FA é só 5mm menor do que a ER-6N, a diferença maior são os 50kg a mais da moto, mas em um conjunto de 85 kg de piloto + 60 kg de passageiro + 20 kg de bagagem + 200 kg de moto (365 kg no total), a diferença acaba sendo pouca (415 kg para a FA, apenas 13,5% a mais)... e andar por esses lugares engrossa o couro, hehehe :D Mas sei sim que qualquer vacilozinho é chão.

Meu trajeto diário hoje em dia é na faixa de 20 a 25 km, e colocando na ponta do lápis, o custo fica mais alto do que usar o carro, mas na boa... ficar horas preso em um engarrafamento, perdendo tempo precioso da vida que poderia ser usado para outras coisas, sem contar o prazer indescritível de andar por aí sobre duas rodas. Como o meu trajeto é mais curto, não está MUITO mais caro do que andar de carro, mas 100 km... pra sustentar isso, ou você é rico, ou anda de Fazer 250, hehehe.

Sobre o tal top speed, é interessante saber que a moto chega lá, mas com essa quantidade de radares, pardais, lombadas eletrônicas, e falta de locais adequados para isso, até mesmo os passeios para o Jerivá, ou para Goiânia, fico receoso de chegar sequer perto dessas velocidades. Acho que estou ficando velho, hehehe. O gostoso mesmo é o quão rápido a moto chega à velocidade de cruzeiro.

Obrigado pelas dicas de manutenção, uma fuçada rápida no Mercado Livre, comparando com minha nota fiscal, já deu uma idéia do quanto eu poderia economizar. Quando chegar a hora, certamente vou buscar online (mas não tenho, por princípio, conta no Facebook). Sair pra passear esse fim de ano tá osso, com despesa de seguro de carro, matrícula de menino... 13º não vai dar nem pro cheiro, hehehe. Mas marcamos sim.

Marcelo DC, sua moto não é branca? A tinta azul é da Ténéré? Me parece que tem uns cabras que "fazem" a cor, baseado no código. Quando deixei a ER-6N cair, mandei pintar, só uma carenagemzinha onde ficava o pisca, bem pequeno. O serviço ficou muito bom, melhor até do que o original de fábrica (passaram um verniz por cima do adesivo) mas lá se foram 500 reais. Quando comprei a carenagem nova do outro lado (deixei a moto cair de novo, e dessa vez acabou quebrando a "lingueta" que segurava o parafuso), a concessionária me cobrou 350 reais pela carenagem NOVA, já pintada na cor da moto, que é de fato uma cor bem difícil, o tal laranja metálico. 50 pilas pelo retrovisor me surpreendeu positivamente, imaginei que fosse bem mais caro.

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29 Nov 2015 01:22 #32 por Marcelo DC
Pois é espinafre...minha moto é toda branca mas é perolizada...no sol tem aquele reflexo de fundo azulado. A linha perolizada yamaha tem um perolizado branco mas com fundo meio dourado acho...Consegui um cara fera pra fazer o serviço...mandei soldar em outro lugar o retrovisor...50 reais ..ficou mais ou menos...o cara da carenagem vai fazer outro acabamento nele...e uns 450 a tinta e a carenagem...acho que vai ficar legal...pego ela na terça ou quarta... :) ... se fez seguro da sua espinafre??

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29 Nov 2015 09:22 #33 por espinafre
Salve, Marcelo DC,

Então, o preço está dentro do que já vi... você deixou a carenagem lá e está andando de naked? :)

O seguro da minha é "segura na mão de Deus". Racionalizei da seguinte forma:

Nos lugares por onde ando com a moto não há muito risco de roubo/furto; em caso de acidente, se a culpa for do outro, o outro paga; se a culpa for minha e o custo do conserto for menor que um ano de seguro -- que é o mais provável, quedinhas parado, ou em baixa velocidade -- fico no lucro. Finalmente, se eu tomar um chão "dos bons", bem, aí provavelmente terei problemas de saúde mais graves que o conserto da moto e não poderei andar de moto mesmo, e de nada adiantaria ter moto novinha, consertadinha, enquanto eu não puder andar nela.

Sobra mais dinheiro pros IPVAs, licenciamentos, DPVATs, revisões, pneus, relação, fluidos, e, depois de pago tudo isso, quem sabe até para um passeio de vez em quando ;)

Um abraço!

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29 Nov 2015 13:10 #34 por Marcelo DC
Opa Espinafre...penso mais ou menos assim mesmo espinafre...a Fafa fico lá...pois fez um arranhaozinho na tampa do motor e ele vai polir pra mim... :) ... também não consegui fazer seguro da minha..tava bem caro... acho que terça ou quarta pego ela... e vo esperar uns 10 dias pra dar role..pois esse final de semana viajo...mas tá tudo caminhando bem...na vdd o custo de manter ela nao é dos menores...já to fazendo as revisões simples dela...comprei 6 filtros de oleo por 20 reais cada...e na revisão vou fazer num lugar aqui perto de casa...e levar as peças... é isso...até...

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01 Dez 2015 13:46 - 13 Jan 2016 13:09 #35 por GuilhermeBSB
espinafre,

Também estou um pouco apertado nesse fim de ano... E infelizmente não tenho nem 13º hehehe
Por esses tempos estou vindo de carro com a minha esposa, pois trabalhamos a 10km um do outro, então ela estava gastando muito com gasolina e eu também, eram dois gastos idênticos para chegar praticamente ao mesmo local, já que a B65 faz o mesmo consumo de um carro 1.0.

Caso queira o contato do parceiro que tem a loja de peças, me envia um e-mail que eu te passo os contatos dele.

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30 Dez 2015 15:38 #36 por Alex84

GuilhermeBSB escreveu: espinafre,

Também estou um pouco apertado nesse fim de ano... E infelizmente não tenho nem 13º hehehe
Por esses tempos estou vindo de carro com a minha esposa, pois trabalhamos a 10km um do outro, então ela estava gastando muito com gasolina e eu também, eram dois gastos idênticos para chegar praticamente ao mesmo local, já que a B65 faz o mesmo consumo de um carro 1.0.

Caso queira o contato do parceiro que tem a loja de peças, me envia um e-mail que eu te passo os contatos dele Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Para o dia a dia, nada melhor que uma 125/150

Uso uma Fan 125KS e R$40 dá pra 40 dias, kkk.

A 650F fica só para o lazer.

Penso que p/quem só pretende ter uma moto, o ideal é ficar entre as 250 e 500. A CB500X é bem econômica e encara uma viagem, sem problemas.

Mas se tiver a oportunidade de ter duas, que é o meu caso, também dá.

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31 Dez 2015 22:16 #37 por Marcelo DC
Eu tb queria uma moto menor. A fafa não é ideal pra sair e comprar pao...ir no clube...etc...quem sabe em breve pego algo pequeno...embora queria uma moto mista mesmo...tipo...tenere250... :)

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01 Jan 2016 19:54 #38 por espinafre
E num é que a ténérézinha desperta cobiça? Hehehe... Eu é que não tenho mesmo espaço para uma segunda moto, mas que uma terereca é tentadora, ah, isso é. Alex84, melhor que as 125/150 são as 250, em particular a Fazer. Você gasta pouco mais, mas o benefício é muito maior: melhor ciclística, mais motor, economia parecida. Acho que se eu pudesse ter duas, teria uma pra ligar o botão do "f*da-se", uma 1.0 dessas da vida (quiçá uma 1.3 "braba" como a B-King) e uma 250 para andar civilizadamente. Como não dá, uma única moto tem que servir pra tudo, e, se não ligarmos muito para combustível e manutenção, a 1250 FA serve muito bem.

Quanto ao carro, eu poderia até gastar o mesmo em combustível, mas gastaria mais tempo e mais estresse no meu trajeto diário, o que faz a moto - ainda que mais cara na ponta do lápis do que o carro - compensar e muito o dinheiro a mais gasto.

Guilherme, veja seu e-mail.

Excelente 2016 a todos nós!

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13 Jan 2016 13:18 #39 por GuilhermeBSB
A minha vontade mesmo era ter uma fazer 250 do modelo mais antigo, que é mais barata... só pra usar no dia-a-dia, a 150 nao compensa pra mim que ando mais de 100km por dia, já tive uma 150 pra fazer esse mesmo trajeto e é muito cansativo, piora ainda mais se precisar ir de garupa.

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14 Fev 2016 18:57 #40 por espinafre
Novidade para a Zuca: afastadores de alforge! Agora podemos viajar, eu e a patroa, e carregar um pouco de tralha. Comprei esse aqui (o único que encontrei no Brasil):

produto.mercadolivre.com.br/MLB-73795518...01250-front-side-_JM

Fora esses, existem os suportes da Givi, mas custam um rim e o filho primogênito!

Enfim, este é um dos lados (lado direito):




Para proteger a pintura, fui a uma borracharia perto de casa e pedi um pedaço de câmara de ar. Aí cortei 6 "arruelas" de borracha (uns 5 cm de diâmetro) iguais a essa:




Tirei o parafuso da alça do garupa - aquele mais protuberante, que serve como gancho - usando uma chave Allen 6mm. Ó a cara dele aí:




Fixei a parte superior usando esse próprio parafuso mesmo.

Ainda estou na dúvida se mantenho a arruela ou se tiro; mantê-la deixa um pouco mais bonito o resultado, e protege o gancho, que deve ser bem caro. Tirar a arruela, por outro lado, permite apertar mais o parafuso, me parece que a fixação fica melhor. Por enquanto deixei com a arruela, se ficar afrouxando muito eu tiro.

Ficou preso assim:



Observem que a arruela de borracha é entre o afastador e a pintura. Tirando isso, o afastador não encosta de forma alguma na carenagem.

Na parte inferior, o afastador é fixado na "alça" da pedaleira do passageiro. Usei o parafuso, porca e arruela que vieram com o afastador, mais as minhas arruelas de câmara de ar, para prendê-lo no lado esquerdo:




No lado direito (escapamento), infelizmente não deu para usar a arruela que veio com o afastador, porque o diâmetro da arruela é grande e interfere com o ponto de fixação do escapamento:



Prendi apenas com o parafuso, minhas arruelas de borracha e a porca. Como o parafuso ficou bem na "ponta" da alça, acho que não será necessário a arruela, a cabeça do parafuso não vai sair do buraco.


Depois de instalados, os afastadores ficam assim vistos de trás:




Observem que não foi necessário mexer nas setas e as ferragens não encostam na moto exceto nos pontos de fixação. Do lado esquerdo:





Continua...

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14 Fev 2016 19:08 #41 por espinafre
Continuando, olhe como ficou o lado direito depois de instalado:





Observe que com esses afastadores não dá pra encaixar o bolso que os alforges normalmente têm nas ferragens. Assim, precisaremos de outra forma para amarrar de fato as bagagens nos alforges. Outra preocupação é se o alforge direito vai encostar no escapamento. Para isso, precisamos fazer o teste:





Com isso, observamos que (meus alforges, pelo menos) não encostam na moto, não vão encostar no escapamento (desde, claro, que eu tenha algum cuidado ao fixá-los) e não vão ficar balangando pra lá e pra cá. Então, sucesso!

Abraço a todos.

Chegando um par de risers de guidão, vamos ver como fica...

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15 Fev 2016 20:31 #42 por Marcelo DC
Legal Espinafre. Ficou show. Meu amigo viaja com um parecido na teneré dele e não sente falta de baú. Eu botei um baú..suporte parelelo...mais adaptador givi generico...e baú da Givi e460...o mais barato monokey... :). E coloquei um riser de 3,5 cm que ajudou bastante na estrada. Essa semana fui pra Sao Thome das Letras...motoca com 16000km...eu mesmo to fazendo a maioria das revisões...pois na concessionaria nao estou conseguindo pagar... :) . Depois conta do passeio com a patroa pra nois aqui. Abraço.

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15 Fev 2016 23:44 #43 por espinafre
Valeu, Marcelo. Esse riser que você colocou, foi qual? Comprei um pelo Mercado Livre, chegou hoje. O modelo é esse aqui:

www.ankeracessorios.com/principal/mostra...o.php?linha=2&id=591

O vendedor disse que era compatível com Bandit, sem necessidade de trocar mangueiras e cabos. Para minha frustração, no entanto, os cabos não permitiram colocar o guidão com o riser. Para isso eu precisaria trocar mangueiras, principalmente a de freio, mas as outras também ficaram curtas. Como você fez?

Abraço.

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06 Mar 2016 21:20 #44 por espinafre
Tenho uma tese nova: andar na chuva economiza combustível! Depois que estou com a Zuca, nunca acreditei muito em relatos de essa moto fazendo 17 km/l e até mais. No entanto, fiz um passeio neste fim de semana e gastei dois tanques. Fiquei pasmo com o resultado do primeiro: 19,2 km/l. Deve ter a ver com a garoa e as pistas molhadas em todo o trajeto de 270 km que fiz. Pista molhada requer suavidade nos controles, velocidades menores... então tá aí. É verdade que a GSX1250FA (que nome!) faz mesmo 19 km/l. Chique no úrtimo!

Abraços a todos.

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09 Mar 2016 21:51 - 09 Mar 2016 21:55 #45 por Marcelo DC
Fala espinafre...desculpa a demora. Então..o seu riser é levanta e puxa o guidao para tras. O meu somente levanta. é de 3,5 cm...e nao preciso mexer no cabos. Curti muito a posiçao. Queria uma bolha touring da Givi mas nao estou achando ela aqui no brasil.

Olha ai embaixo no link espinafre.

produto.mercadolivre.com.br/MLB-70694486...x-35cm-de-altura-_JM

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