GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões (penduricalhos/slider/riser/baú, p. 5)

12 Nov 2015 10:01 #16 por Marcelo DC
Isso Espinafre. Snake de Cordeirópolis, proximo a limeira/SP.Boa concessionária e mecânica. Vou perguntar na de 12000km. Vi no mercado livre o filtro de oleo Fram pra bandit 1250. 3 filtros com frete pra minha casa ficava em 75 reais. Como estou com dificuldade de achar o filtro aqui, pensei nisso e assim faço as trocas a cada 3000km numa oficina aqui. Oleo Motul 3000 por 29 reais. Não é barato manter a Fafa. Por sinal, to sentindo falta de uma motoca pequena pra cidade, pra largar em qq lugar.

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 10:06 #17 por Marcelo DC
Sabe alex, eu saí de xj6n pra 1250fa. A grande diferença, tirando em alta velocidade devido a carenagem, é o torque em baixa da 1250. É como se estivesse na xj6n mas 4000 rpm mais baixo e não precisa elevar o giro quase nunca nem mudar marcha. Nessas tocadas a xj6n anda praticamente junto com a 1250fa, até porque em giro alto esse motorzão começa a perder eficiencia. Então, é uma motoca pra quem gosta de andar tranquilo...a minha quase nunca berra...seja pra ultrapassar..seja pra o que for...e a sua deve andar bem perto, só que se tem um motor que sobe mais de giro. :)

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 10:15 - 12 Nov 2015 10:19 #18 por Marcelo DC
Bem legal, Espinafre. Um amigo que tem uma igualzinha a minha falo que chego a 243km/h. Ele tem junto o Garmin Zumo e é mais ou menos isso que você falo. Dá uma diferença bem razoável de velocidade. Já com relação a curva, no começo eu amaciei a dianteira e traseira...e ela começou a dar uns sustos. Daí eu endureci a dianteira no nivel 4 de 5. Ela passou a flutuar bem menos. A minha XJ6 torcia mais que a Fafa, então não tenho referncia para saber se a minha está torcendo mesmo. Meu amigo que anda comigo e comprou minha xj, diz que acha incrível como ando nas curvas de alta em piso mediano pois ele atrás sente muita insegurança. Ele também cansa bem devido a falta de bolha. Âlém disso, sou bem sossegado pra andar de motoca, até porque tenho medo e respeito ela.

Sabadão andei 543km, indo de Pirassununga até Furnas, no Pontal do Carmo, sozinho. Foi uma experiencia bem legal, lembrando que coloquei o Riser e uma almofada de ar. E é isso. Ahh...meu gps errou o caminho e tive que andar 27km de chão...e a motoca vai muito bem na terra. Meu medo é que ela não é feito pra isso, e tenho medo de estourar uma bengala por exemplo...o que não seria problema com uma tenere. :) :lol:

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 10:53 #19 por espinafre
Opa,

Pois é, não mexi nas regulagens de suspensão que vieram da fábrica, tenho medo de mexer e errar a mão. Pro meu uso estou gostando bastante, a moto é bem mais macia que a ER-6N, e essas flexões só seriam problema em autódromo, quando se busca diferenças de milissegundos. Pra mim o conforto é mais importante.

Uma coisa que tem me incomodado desde antes da revisão de 1000 km é o freio dianteiro, que às vezes (principalmente no fim do dia, na volta pra casa) chega a encostar na manopla do acelerador. Estou usando a regulagem do manete no mínimo por causa dos meus dedos curtos. Levei a Zuca à concessionária ontem e conversei com o chefe da oficina, ele disse que isso era por causa da regulagem do manete do freio. Não me convenceu, já que eu não tinha esse problema nem com a ER-6N nem com a Fazer 250 antes dela. Pesquisando um pouco na Internet, fiquei com a impressão de que este é um problema crônico das Bandits com ABS, e não só no Brasil. Por exemplo, essa thread mostra a luta de dois gringos para corrigir ou amenizar o problema em suas motos (inglês):

www.twtex.com/forums/showthread.php?t=72103

O que vou fazer por enquanto é aumentar um pouco a distância do manete, até encontrar uma solução definitiva (e pelo que vi, essa solução definitiva passa pela substituição do cilindro-mestre).

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 11:40 #20 por espinafre
Quanto ao GPS, tenho um Garmin eTrex 20: a prova d'água e poeira, funciona a pilha, ou seja, não preciso mexer na elétrica da moto e posso usar pilhas recarregáveis ou alcalinas comuns AA, bem resistente a choques e quedas, NÃO é touchscreen (ótimo pra quem usa luvas, como é o nosso caso), além de custar a metade do preço de um Zumo. A única desvantagem é a tela pequena, mas ainda assim dá pra ver um bocado de informação na telinha, é possível navegar tranquilo com ele pelas ruas e estradas.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Marcelo DC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 11:45 #21 por espinafre
Marcelo DC, sobre andar na terra estragar retentor de bengala, tem certas estradas asfaltadas nesse nosso Brasilzão que seria melhor passar uma patrola, arrancar tudo que é resto de asfalto e deixar só no cascalho mesmo. Ou seja, andar em estrada de chão não deve fazer tão mal pra suspensão quanto andar em certos asfaltos. Tenho medo mesmo é de encarar areia fofa com essa gordona...

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 12:05 #22 por espinafre
Consumo da GSX1250FA: tenho feito um diário de abastecimentos, desde que a retirei da concessionária, neste link:

www.fuelly.com/motorcycle/suzuki/gsx1250...016/espinafre/390392

No menu Units selecione km/L para aparecer as unidades em quilômetros e litros. A média geral está em 12 por causa do primeiro abastecimento, de 0 km, mas à medida em que formos fazendo mais abastecimentos a média do site vai se aproximando da média geral. No meu caso, tenho feito na faixa de 14 km/l na cidade. Os dois abastecimentos de 7 de novembro (13 e 13.8 km/l) foram durante a viagem de sábado...

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 15:56 #23 por Marcelo DC
kkk...pior que é verdade. Mas ela vai muito bem para o estilo dela. Tb tenho receio daquele areião. Já fiz uns 100km dela com terra e passei nesses terrenos fofos.

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2015 16:16 - 12 Nov 2015 16:23 #24 por Marcelo DC
Hummm...o meu freio é meio borrachudo. Não sei se é isso que se tá falando. Ele acaba batendo no acelerador, por isso aumento a distancia dele e deixo no meio termo. Já me falaram que um aeroquip ajudaria isso, pois evitaria a expansão das linhas de freio. Eu tenho dúvidas. Além disso, diferente da Bandit, a linha de freio-hidráulico - sai da roda dianteira e vai para debaixo do banco e só depois vai para as manetes devido ao módulo do ABS, ou seja, o aeroquip deverá ser feito por encomenda. Na snake, parece que conversando dá pra fazer, mas precisaria andar pelo menos numa bandit para ver se isso resolve. Já comentei com o chefe de oficina uma vez. E as bandits apresentam essa característica também. Se o cilindro mestre resolver, e o colega do cilindro mestre parece estar feliz e diz que fica levinho pra usar com 2 dedos, seria uma mudança bem legal.

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2015 09:42 #25 por Alex84

Marcelo DC escreveu: Hummm...o meu freio é meio borrachudo. Não sei se é isso que se tá falando. Ele acaba batendo no acelerador, por isso aumento a distancia dele e deixo no meio termo. Já me falaram que um aeroquip ajudaria isso, pois evitaria a expansão das linhas de freio. Eu tenho dúvidas. Além disso, diferente da Bandit, a linha de freio-hidráulico - sai da roda dianteira e vai para debaixo do banco e só depois vai para as manetes devido ao módulo do ABS, ou seja, o aeroquip deverá ser feito por encomenda. Na snake, parece que conversando dá pra fazer, mas precisaria andar pelo menos numa bandit para ver se isso resolve. Já comentei com o chefe de oficina uma vez. E as bandits apresentam essa característica também. Se o cilindro mestre resolver, e o colega do cilindro mestre parece estar feliz e diz que fica levinho pra usar com 2 dedos, seria uma mudança bem legal.


Esse é um problema das Suzukis de alta cilindrada, ocorre até na Srad 750 e SRAD 1000.

Vi essa mesma reclamação do piloto Leandro Mello num comparativo de super esportivas de 1000cc.

Ele citava que ao fim de 2 voltas no autódromo andando forte o manete chegava a encostar na manopla.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2015 10:14 #26 por espinafre
Parece que é isso mesmo, Alex. Meio chato esse problema, e a solução parece mesmo ser apenas não deixar a manete na regulagem mais próxima da manopla. No meu caso, nem de longe fiz uso forte da moto e exigindo tanto dos freios quanto se faz em um autódromo.

Marcelo, existem dois problemas para se colocar aeroquip: primeiro, muito difícil encontrar alguma oficina decente que se disponha a fazer o serviço, justamente por causa das peculiaridades do ABS (mais mangueiras, passagem de mangueiras mais complicada); segundo, pelo que li em fórums estrangeiros (onde se tem mais recursos e onde as Bandits com ABS existem desde que a Bandit é Bandit), não resolve o problema dos freios borrachudos; pode até aliviar um pouco a questão, mas resolver mesmo, não resolve.

Abraços!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2015 14:31 - 19 Nov 2015 14:32 #27 por Marcelo DC
Pois é espinafre...não manjo muito disso, mas é o que tenho ouvido também.

Passei por uma esperiencia há um mês. Fui para minas, no Pontal do Carmo e ao lado tem um morro com antena bem alto e ingrime, e eu e meus amigos resolvemos subir la de motoca. Meio assustador pois o caminha é de blocos de pedra de uns 50-60cm de largura e tal. Na volta desci usando só o traseiro e deixando o abs se virar...ao chegar lá embaixo o pedal estava totalmente mole sem pressão alguma. Fiquei uns 20min parado pra resfriar o oleo. :0

E esse final de semana...após 22 anos de motoca...derrubei a minha em são thomé das letra. Ao chegar na cidade meu amigo parou no meio da rua de pedra e ao parar ao lado - e as pedra sao aleatorias as posições - escorreguei e minha motoca deitou e beteu a carenagem e bolha na super tenere dele . E quebrou retrovisor e bolha ... :( . Mas isso não estragou o final de semana. Energia maravilhosa do lugar. A motoca ja esta arrumando, retrovisor ja foi soldado e pintado...a tinta dela que é perolizada azul é que ta meio dificil de achar... de resto nao fez nada na motoca ..voltei dirigindo com muuuiiitttaaa chuva de boa. É isso. Estava com uma calça com proteção de joelho e isso ajudou muito...se estivesse de jeans teria machucado...a minha tem uma proteção dura que aliviou bem....ficou somente vermelho o local. Aprendendo sempre. :) .... PS:...tenho uma bolha reserva... :)

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2015 15:46 #28 por espinafre
Caramba, Marcelo, que chato. Uma vez que fui em Pirenópolis - GO (cidade antiga também, com calçamento de pedras muito irregulares) foi eu e minha esposa na ER-6N e um casal de amigos em uma Vulcan 900. Na época, esse amigo da Vulcan era guerreiro de fim de semana, e não tinha muita experiência. Em uma manobra de baixa velocidade, acabou escorregando em uma pedra e não conseguiu segurar a monstra. A sorte é que a moto não caiu em cima dele, mas deu trabalho pra levantar.

Quando passei por Serro - MG em janeiro, também quase fui ao chão ao manobrar em uma ladeira muito íngreme e com calçamento de pedras irregulares (e a esposa e alforges na garupa!); dei foi sorte. Sorte sua também que a moto do seu amigo aparou a queda, hehehe... não quero nem imaginar o custo de uma carenagem nova das nossas motos.

Eu não percebi nenhum problema com o freio traseiro da 1250FA, acho que é porque utilizo pouco - apenas pra dar uma "estabilizada" em algumas curvas em baixa velocidade e manobras nos corredores de carros. Aliás, achei o freio traseiro da Zuca bem melhor do que o da ER-6N, segura bem mais.

O correto em descidas íngremes não é jogar uma marcha baixa e confiar mais no chamado freio-motor (que nós temos de sobra), e deixar os freios apenas para pequenas correções?

Um abraço, e saúde pra nós!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2015 17:37 #29 por Marcelo DC
Pois é espinafre...eu já tinha até parado ela...mas o pessoal paro num trevo no meio da rua. Depois que passo daquela inclinação nao consegui mais segurar.... :( ...

Eu ja uso bastante o traseiro...usava na CB300r que tinha abs e passei a usar bem menos na xj que nao tinha. Agora voltei de novo. Ele aqueceu mas é um ambiente que solicita muito e em baixíssima velocidade...sem refrigeracao...mas temos que ficar espertos...tem umas serras por ai que nao sao faceis.

Dei sorte com a carenagem...estragou bem pouco...ja a bolha detonou. O dificil da carenagem e a tinta que é perolizada azul...so na dianteira que segura a bolha... 450 reais pra arrumar e 50 o retrovisor... e nao tem pra onde fugir...


:)

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2015 11:51 #30 por GuilhermeBSB
Fala espinafre....

Eu tenho uma Bandit 650S 08/09 que peguei a mais ou menos uns 8 meses...
Li por alto os seus comentários, a respeito da moto balançar em curvas, na minha também ocorre, fui ao Jerivá no fim de semana passado e percebi isso mesmo... E a regulagem da suspensão dianteira da minha ta mediana, um pouco macia para usar no dia-a-dia, mas já fui para Goiânia com garupa e a suspensão estava mais dura, ficou melhor mesmo na hora de fazer curvas rápidas.
Mas acredito que com um amortecedor de direção deve quase eliminar isso.

A minha moto eu estava usando no dia-a-dia, mas pelo fato de rodar mais do que 100km/dia a manutenção começou a ficar insustentável, a km da moto subiu muito rápido ( 15 mil km em menos de 6 meses ), agora estou deixando ela um pouco parada pois preciso fazer revisão.

Se você não foi ainda para pirenópolis com a sua FA... não vá! hehehe
Vai por mim, se vc for rodar muito na cidade, é horrível, o primeiro "passeio" que dei com a minha B65S com garupa foi pra lá, quase caí várias vezes, para passar nos quebra-molas tinha que parar a moto, passar bem devagar para não pegar.. O resultado foi: a moto esquentou muuito!! Não chegou a superaquecer nem a derramar o fluído de arrefecimento como , mas o dia era de calor e pra mim foi horrível.

Sobre o Top speed, tem um grupo no face Suzuki Bandit Brasil que lá a galera coloca os "números", mas é bem comum para a B12S chegar aos 270km/h no painel, e com certa facilidade... A minha B65S chegou aos 229, não foi mais por falta de espaço.

E sobre a manutenção, o filtro de óleo costumo colocar o FRAM, que é uma marca comum para a B12 também.. o óleo coloco o que ta especificado no manual.
Tem um cara no grupo SBB que vende peças, eu geralmente compro com ele e sai bem em conta, bem mais barato do que nas lojas daqui do DF.
O site é esse www.dinhomotoracing.com.br/
Pode procurar também por Dinho Cipra no facebook que ele da desconto para pagamento à vista.

Fiquei muito tempo sem visitar o fórum, mas caso queira podemos marcar um dia para dar uma volta nas redondezas... Só que preciso fazer revisão antes.

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:2.628 segundos