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TÓPICO: GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões (penduricalhos/slider/riser/baú, p. 5)

GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões (penduricalhos/slider/riser/ba​ú, p. 5) 24 Set 2015 07:11 #1

  • espinafre
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Como alguns amigos já sabem - e postei aqui no Fórum ( comunidade.motonline.com.br/forum/off-to...inha-cilindrada.html ), depois de 21 felizes meses com a Kawasaki ER-6N ABS 2011 laranja, agora sou o feliz dono de uma Suzuki GSX1250FA. Quer dizer, sou dono de uma parte dela, o banco é dono de outra parte :)

De qualquer forma, vim aqui pra dizer aos bravos amigos motonliners o porquê da troca e as primeiras impressões de dono.

Segui a escadinha das cilindradas, que no meu caso só teve três degraus: Fazer 250 -> ER-6N -> GSX1250FA. Só faz 3 anos que tenho habilitação de moto, mas depois que a tirei, praticamente não andei de carro mais, só mesmo quando precisei levar a família toda (e ainda assim, terceirizo ao máximo a direção para a esposa). A motivação inicial para andar de moto foi fugir dos engarrafamentos, mas depois que comecei a andar no dia-a-dia, descobri no motociclismo uma grande paixão. Com a Fazer aprendi a me portar no trânsito diário, e com a ER-6N fui "estragado" pela segurança -- tanto no sentido de ser mais fácil de evitar acidentes quanto de transmitir confiabilidade -- de uma máquina mais potente e mais tecnológica (mas não maior), e encontrei o gosto de viajar de moto.

Como só tenho condição financeira e espaço físico para ter uma única moto, comecei a pensar em um modelo mais potente e mais confortável para servir tanto ao propósito de transporte diário quanto para passeios curtos e viagens longas com bagagem e garupa. A Tiger 800 seria uma opção interessante, e em uma faixa de preço ao meu alcance (na época que eu estava namorando), mas como a maioria das big e maxi-trails, muito grandalhona para o trânsito diário, que é onde vai ser a maior parte do meu uso. A Ninja 1000, além de ser muito cara, tem posição de pilotagem inclinada, pouco adequada às viagens longas. A Honda CB1000 também é muito cara para mim, além de inconveniente para as bagagens (sem jeito de colocar baú ou afastadores de alforges). A Yamaha não tem nada que se aproxime da minha necessidade (ou seria desejo?) nessa faixa de preço.

Assim, comecei a olhar os oferecimentos do Jão Toledo. Tinham a Bandit 650 e a Bandit 1250. Ora, na faixa de 600 cc, eu já tinha minha ER-6N, então a 650 não me interessou. Mas a 1250 era muito bacana: motor grande, moto relativamente pequena (com certeza menor que as mid/big/maxi trails), ou seja, boa para o trânsito urbano, e com uma versão com um pára-brisa e uma pequena carenagem. E o preço, imbatível. Só faltava uma coisa, que manteve meus ossos inteiros e meu couro em cima deles, onde deveria estar mesmo: o ABS. No resto do mundo, me parece que as Bandits têm pelo menos a opção de freios ABS desde 1998. Aqui no Brasil, há cerca de um ano nos foi prometido que teríamos este ano a Bandit 1250S ABS, mas até agora - setembro de 2015 -, nada. Só que percebi que eles têm uma Bandit 1250 com ABS sim, embora a Suzuki, por alguma razão, não chame essa moto de Bandit, mas pelo muito mais fácil de pronunciar nome GSX1250FA. Tem motor de Bandit, quadro de Bandit, dimensões e peso de Bandit. As únicas diferenças, pelo que pude apurar, são o freio com ABS, o painel mais modernoso (confesso que gosto mais do painel
"tradicional" das Bandits), o farol e a carenagem integral.

Agora em setembro, com as mudanças e incertezas da economia, me decidi por assegurar o negócio trocando a ER-6N pela Bandit carenada, e pegando junto uma bela "briba", em vez de esperar a boa vontade do J. Tolento em lançar a 1250S ABS por aqui.

Negócio fechado, papelada arrumada, hora de me despedir da ER-6N e tirar a Bandit carenada da concessionária. Primeiro estranhamento: os espelhos e o farol não se mexem com o guidão, como eu estava acostumado; são fixos na moto. Fui até o posto abastecer e dar um tempo para o trânsito se aliviar. Aí fui pra casa.

Véi... VÉÉÉÉI, QUE MARAVILHA DE MOTO! Apesar do estado de semi-pânico em que eu estava, já consegui aproveitar a suavidade do motor, a "cremosidade", se é que posso chamar assim, da entrega de potência, a estabilidade (talvez por causa do peso) e a agilidade (talvez apesar do peso). O som é grave, mas como o resto da moto, suave, baixo, não vai incomodar em viagens. Do pouco que andei com ela, já pude notar a excelente ciclística, deita que é uma beleza, e volta com segurança.

Hoje completei o segundo tanque e deu pra fazer uma primeira medição de consumo: entraram 15,35 litros, para 217,7 km rodados. Média de 14,18 km/l, só na cidade. Acredito que esteja dentro da média para essa moto, ainda mais com o motor em amaciamento ainda, e espero que isso vá melhorando aos poucos.

Por enquanto, é isso, pessoal. Se alguém quiser saber mais, é só perguntar.

Abraços!
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Última Edição: 22 Nov 2016 13:46 por espinafre. Razão: título do tópico
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 24 Set 2015 08:04 #2

  • Chicolau
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Parabéns ,tu vai gostar dela na estrada ,as retas serão menores :woohoo: :evil: :whistle:
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NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 27 Set 2015 15:19 #3

  • Nobre
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Parabéns pela bela maquina! Cuidado com o torque monstro desse motor!!!
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 27 Set 2015 22:00 #4

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Obrigado, nobre Nobre! Estou realmente muito feliz com a máquina, o motor é realmente maravilhoso, uma maravilha tecnológica, mas só andando mesmo para se ter uma idéia. Um abraço!
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 22 Out 2015 21:53 #5

  • Marcelo DC
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Tb peguei uma Espinafre. Mesmo esquema. Uma parte minha outra do banco. A minha já é a 15/16...e já tá com 10000km. :) e o já troquei o pneu da frente.... :) ...amanha posto uma foto...
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Última Edição: 22 Out 2015 21:55 por Marcelo DC.
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 22 Out 2015 22:17 #6

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A minha também é 15/16, e ainda não fez 1000... devemos chegar lá semana que vem. Ainda não tive tempo pra fazer um passeio mais longo. O dianteiro gastou antes do traseiro? Isso não é lá muito comum. Qual você colocou? Estou gostando bastante dos Battleax originais.

Poste as fotos, estou aguardando :)

Abraço!
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 23 Out 2015 00:19 #7

  • Marcelo DC
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Pois é...no começo ia pra poços de caldas e freava muito com o dianteiro.como a moto é meia pesada e eu tb..:)..e nao costumo zoar a motoca o da frente durou 10000. O traseiro vou trocar com uns 14. Aproveitei uma promo e comprei um pirelli diablo na dianteira por 350 e comprei junto o metzeler por 410 na traseira. A manutencao dela cada 3000km...diferente da europa ... me quebra bem. Revisoes em torno de 500. Botei um defletor na carenagem pr nao pegar ar no capacete da mra alemã. Tb levantei o guidao e coloquei um airhawk no banco. Ta muito boa na estrada...lisa de tudo...e bem confortável. Fazendo uns 17km/l...ja cheguei. Fazer 20 com role com moto menor junto. E é isso ai espinafre...vamo nos falando...vo colocar uma foto la...ate.
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 23 Out 2015 01:11 #8

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fotos...
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Última Edição: 23 Out 2015 07:32 por Marcelo DC.
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 23 Out 2015 10:08 #9

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Muito linda, Marcelo, e as paisagens, espetaculares! Esse defletor, você comprou na Suzuki mesmo? E a base para o bauleto, qual é que é? Você já usou alforges laterais? Um abraço!
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 23 Out 2015 12:22 #10

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Então espinafre...o defletor comprei no site do fabricante. www.MRA.DE . E veio direto, chegou em 2 semanas e nao parou na receita. Saiu uns 500 e poucos reais com a bolha junto. Como era pouca diferença fiquei com medo de comprar separado e depois furar a original. Ele nao tira o vento, mas cria uma massa de ar na frente que alivia o peso no pescoço. Antes pegava o vendo da carenagem do pescoço pra cima. Pra mim valeu cada centavo, mas quem acha que nao vai ter vento se engana. Em dia calmo vc consegue andar 160 sem peso na cabeça. Tinha um maior la, mas era meio feio. Hoje eu pegaria ele. O bauleto foi outra historia. Aqui a grana ta bem curta mesmo...e viajo quase todo final de semana de motoca...entao comprei uma base generica monokey Givi ( mais barata ), o suporte da base generica ( encaixe mais simples mas menos resistente que o original Givi que sai de baixo . esse é fixado no apoio de mao do passageiro ...e o bagageiro monokey 10kg mais em conta da Givi...o e460n pois é grosso...mas o visual é o mais simples. Bem legal ele por sinal. Tudo mercado livre. Vi os laterias quando comprei a motoca. Achei caro na propria concessionaria de Campinas, mas depois descobri que o preço é aquele mesmo. No momento o bagageiro traseiro me atende muito bem. Tem ainda um americano maluco que comprou 2 gsx e fuça nela no youtube. Coloca la GSX1250fa...e vc acha. link dele www.youtube.com/user/redonKiLaus . Até suporte de pé ele coloco nela..tipo bigtrail ou custom. :)
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 04 Nov 2015 13:20 #11

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Bacana, Marcelo. Foi com o redonKilaus que vi como se coloca a grandona no cavalete central :D Agora a crise tá braba mesmo, não vou conseguir colocar esses acessórios nela, acho que vão ser só os alforges de lona mesmo. Só não achei os afastadores...

Mas ó, passei aqui foi pra dar uma informação pro pessoal que está querendo comprar a GSX. Hoje estive na concessionária pra fazer a revisão de 1000 km. O manual da moto informa que as revisões são a cada 3000 km, mas quando eu a retirei da concessionária, me deram um certificado de garantia com um quadro de revisões periódicas especificando revisões a cada 6000 km. Perguntei para o chefe da oficina o porquê da diferença, e ele informou que em motos vendidas a partir de julho de 2015, a orientação da Suzuki é de períodos de revisão de 6000 km, e o manual que me entregaram deve ter sido impresso antes de o Jão soltar essa orientação.

Também perguntei ao chefe da oficina se alguma coisa mudou na moto; ele disse que na moto não mudou nada, apenas mudaram o óleo recomendado. Fica aí a informação, e mais uma bola fora do marketing do Jão Toledo, pois tenho certeza de que esses intervalos de revisão de 3000 km espantam muita gente da Suzuki.

Abraços.
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 05 Nov 2015 22:07 #12

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Ixi...vlw Espinafre....Eu pulei a de 9000km...troquei só o oleo...num consegui pagar mais uma...pois ainda to pagando a de 3000 e 6000 ... :) ...kkk...tive que abrir mao da garantia... :( ...a minha é de abril...de 16. Tem ficado em torno de 450 cada revisão na snake com oleo mobil...15w50. Vc sabe qual a nova especificação do óleo? To com o motul agora...
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 05 Nov 2015 22:34 #13

  • espinafre
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Salve, Marcelo,

O óleo que colocaram foi o Mobil 1 MX 4T 10W40, sintético, a 40 dillmas cada litro, mais o filtro "original Suzuki" de 125 pilas. Estou olhando pra nota fiscal pra te falar. Vi no Mercado Livre o filtro K&N por esse preço. Não sei a vantagem desse K&N, mas pelo que dizem deve ser bão...

Snake é a concessionária onde você leva a sua? Pergunte isso pro chefe de oficina, ele deve te confirmar a informação da mudança no intervalo de revisão; ou então, se você estiver desconfiado que não vão te falar a verdade, peça a algum amigo pra perguntar pro vendedor.

Um abraço!
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 06 Nov 2015 14:13 #14

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Parabéns pela motoca. Cogitei comprar uma dessa, pois estava mirando na 650F 0km e havia encontrado algumas 1250FA usadas na faixa de 30k. Conversando com um conhecido que teve tanto a 650 quanto a 1250 ele foi bem enfático em dizer que a 1250 é MUITO melhor, e tem muito + força.

Acabei fechando numa 650F 2014 c/4mkm e estou adorando a moto.

Quem sabe daqui uns anos não parta para a irmã maior? kkk

Abs!
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GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões 11 Nov 2015 21:19 #15

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Salve, salve, pessoal,

Passando aqui para atualizar as impressões sobre a motoca. No último fim de semana finalmente tive a oportunidade de colocar a Zuca na estrada. 520 km no total. Não é porque é minha não, mas nessa situação a moto é maravilhosa! Muita estabilidade nas retas, muita segurança nas curvas de baixa e alta velocidade, potência de sobra pra deixar qualquer coisa com mais de duas rodas pra trás.

Pra vocês terem uma idéia -- e à patrulha politicamente correta de plantão, estou apenas levantando uma hipótese que ouvi do primo do amigo do concunhado de um primo distante meu, que tem uma moto igualzinha à minha, ok? -- essa pessoa disse que a moto vai a 240 km/h de velocímetro, equivalentes a 220 km/h no GPS (e em velocidades acima de 170 de velocímetro, a diferença entre o velocímetro e o GPS varia de 15 a 20 km/h a mais no velocímetro). Essa pessoa informou que partindo de uma velocidade de cruzeiro de 160 km/h, para fazer qualquer ultrapassagem com segurança e folga, de 6ª marcha, uma torcidinha leve na mão direita, sem reduzir marcha, sem precisar "esconder" o corpo atrás da bolha, solenemente, galhardamente e quase instantaneamente leva o bólido a 190 km/h; daí para 200 é um pouo menos rápido, e de 200 a 240 exige pista livre, reta longa e visibilidade até o horizonte. Voltando a falar da estabilidade, curvas que esse conhecido fazia a 130 km/h na ER-6N ele fez muito tranquilamente, com muita segurança, a 150 km/h na 1250FA dele.

O tal amigo, que coincidentemente fez uma viagem igual à minha e no mesmo trajeto, disse que a 160 km/h constantes o passeio não é cansativo. A bolha segura muito bem o vento, e acima dessas velocidades, se estiver cansativo para o pescoço é só inclinar um pouco o tronco para encontrar a área de ar calmo atrás da bolha, bem diferente da ER-6N que ele (que, coincidentemente, assim como eu) teve antes. Com a naked, a 160 km/h constantes era receita certa para torcicolos e dores no pescoço ao fim da viagem.

Em velocidades médias e com asfalto irregular, eu não senti, de forma alguma, o guidão balançando ou vibrando, ao contrário do que eu percebia às vezes com a ER-6N; ou seja, não há a menor necessidade de um amortecedor de direção para essa moto.

Por outro lado, em curvas de média e alta velocidade ("alta", abaixo de 110 km/h, tá, patrulha?) com asfalto irregular eu descobri em primeira mão a tão falada flexão do quadro. A moto realmente balança um pouco, diferente da vibração resultante das ondulações do asfalto. Não dá pra descrever em palavras, só pilotando uma mesmo pra entender. De qualquer forma, eu não sentia isso com a ER-6N, e essa característica não me passou insegurança, apenas se fez notar. Talvez seja prejudicial para um trackday, sei lá, mas para o meu uso, realmente não incomodou.

Quanto ao conforto, achei o assento mais confortável do que o da ER-6N, mas talvez por estar carregando uma mochila com um laptop e uma muda de roupa nas costas, senti muita dor no ombro ao chegar de viagem, o que me fez concluir que um riser de guidão deve me ajudar bastante nesse ponto (lembrando que tenho 1,67 de "altura", então fico meio esticado e apoiando muito peso nas mãos).

Daqui a pouco posto mais. Um abraço!

Ah, e se alguém estiver pensando na 1250FA, viu, Alex84, vai na fé que é sucesso!
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