Tutorial - Suporte de GPS

21 Jul 2013 19:17 - 21 Jul 2013 19:25 #1 por diego.castilho
Fala galera, beleza?

Sempre acompanho o Motonline e as dicas do fórum, sempre de grande ajuda.
Quero compartilhar uma solução relativamente simples que criei para a Esmeralda (Intruder 125).
Uso a moto diariamente e, principalmente em São Paulo, nada melhor do que um GPS para te livrar do transito e/ou chegar naqueles lugares mais inóspitos.

Então, ha duas semanas, comprei um suporte de GPS na boa e velha Santa Efigênia. E o que era pra ser uma solução acabou virando um problemão. :(

Apesar de ter mais de mil lojas vendendo suporte de GPS para moto, o modelo era sempre o mesmo. Fiquei um pouco preocupado com a fragilidade do suporte "importado" mas não tinha outra opção.

Chegando em casa, minha primeira decepção: Quebrei o suporte! E olha que sou extremamente cuidadoso.

Agora imaginem minha preocupação de prender meu pobre Galaxy Y em um suporte Xing-Ling (que quebrou com um espirro) na Intruder, sabendo que ela trepida mais que Vaca-Louca com parkinson.

Bom, usei mesmo assim e... mais dor de cabeça. Segue minhas considerações:

Contras:
- Suporte balança muito;
- Fragilidade do suporte;
- Fica muito alto e exposto (pra um espertão passar e levar);
- Suporte escorrega e sai da posição;
- Reflexo do sol na tela, não tinha mais opções de posição segura;
- Desvia a atenção para o lado ( a famosa "olhadinha");
- Muito fácil de tirar o suporte completo e levar embora. Em São Paulo??? Ia ter que comprar um por mês;

Pros:
- MANO, é um GPS na moto. Cheguei nas quebradas!


Olhem como ficou:




O Problema:







Como vocês podem ver o suporte não tinha mais angulo, mesmo se diminuir o parafuso, o suporte de plastico pega na mesa.




Tutorial

1- Materiais usados:

- Alicate;
- Estilete;
- Placa de plastico injetado;
- Fita hellerman (enforca gato);
- Dremel (broca e lixa);
- Lixa para acabamento;
- Spray preto fosco;
- Caneta marca texto;
- Paciencia e atencao;



Esse pedaço de plastico injetado era de um display de propaganda. Da pra fazer o mundo com isso. Foi a dica do meu vizinho Marcelo que trabalha com restauração de brinquedos. ele me deu a placa e emprestou a Dremel (Valeu Marcelão!).



2- Teste do Material

Como nunca tinha trabalhado com esse material, resolvi cortar um pequeno pedaço e ver como ele se comportava. Colagem, furação, quanto se podia esquentar para entortar...

A principio, quando vi a espessura da placa, minha ideia foi colar duas placas com Super Bonder para criar um suporte mais firme mas não foi necessário. Desiste da ideia de colar duas placas por dois motivos: 1- Uma placa foi suficiente para ficar bem firme; 2- Ia ficar muito largo e, como a minha ideia era prender nos parafusos da mesa, iria sobrar poucas voltas para prender tudo. Segurança em primeiro sempre. ;)





3- Medindo, furando e cortando.

Parece manteiga! Muito facil de trabalhar. Basta fazer um risco um pouco mais forte onde deseja cortar e dobrar as partes.

Um alicate facilita para não sobrar rebarbas e não dobrar no lugar errado.



Use a caneta marca texto para pintar o topo dos parafusos da mesa.
Pressione a placa que cortou em cima dos parafusos pintados para marcar a furacao.

Fure e....






...voilà. Na primeira!




Vamos ver como ficou agora. Xiiiiiiiiii, fiz ***da. Ficou pequeno.





Bora cortar, marcar, furar de novo...





Será???




Agora sim...




Agora só marcar a posição em que o suporte vai ficar.





4- Desmontando e marcando (IMPORTANTE)

Muita atenção nessa hora galera. Desmontar a parte de trás do suporte não requer conhecimento nem habilidade. Só atenção para não perder as molas e bolinhas de metal que deixam o suporte na posição que deseja.

Abra a parte de trás cuidadosamente, existe apenas um parafuso.
Quando a parte traseira for removida, duas molas minusculas e duas bolinhas iram sair de suas bases. Guarde-as, usaremos no final.





Bases da molas






IMPORTANTE 2

Hora de marcar a placa com a parte traseira do suporte. Observe bem em que posicao o suporte traseiro deixa o suporte principal alinhado. Repare nas fotos abaixo que, dependendo da posição que você fixar o suporte traseiro na placa, o suporte frontal ficara torto quando travado

Como a minha preferencia é usa-lo na horizontal, me preocupei em fixa-lo na posição que ele ficava mais reto possível.

Se errar ai, vai ficar frustrado por ter tanto trabalho e deixar o GPS torto.


Suporte travado e torto.





Suporte travado e reto.



Agora que você já observou qual vai ser a posição correta, hora de marcar.



Aproveitei e já marquei as partes que seriam cortadas.




Observe que deixei a maior quantidade de plastico possível para que a vibração disperse no material. Menos material plastico, mais frágil.








Um pouco de habilidade manual





Esta começando a se parecer com um suporte. Hora de tirar os excessos para não pegar no tanque.





5- Prendendo o suporte

Nao se esqueca de fazer o furo central. Faca ele um pouco maior que os outros para que o parafuso da parte traseira do suporte passe.





6- Pino de trava

Como já disse, vou utilizar o suporte na mesma posição.

Porem, entretanto, todavia... tenho 30 anos e conheço bem o tio Murphy.

O dia que eu menos esperar, vou precisar virar o suporte para uma posição vertical e não vai ser um trabalho nada fácil com esse pino de 3cm escondido atras do suporte.

No suporte original o acesso é fácil, já nesse. Nem te conto.

Minha solucao PORCA:


Sim caros amigos, depois de tanto cuidado e capricho eu fiz isso. Sem dó, coloquei cuidadosamente um parafuso de madeira no pino de plastico. Tava com frio, fome e preguiça. Mas no final não ficou feio. :P


Use a Fita hellerman para prender a peca. Pensei em usar parafusos, mas a fita ja da conta do recado. Essas fitas das fotos estavam pequenas, usei maiores. Preste atencao para a fita nao travar o movimento giratorio do suporte principal.





7-TES-TAN-DO

Tudo certo! Falta pouco...






7- Angulo

Trabalhar com o plastico foi realmente algo novo pra mim. Em outros tempos teria utilizado metal, por achar ser mais resistente.
A parte mais legal foi quando conseguir dar o angulo exato apenas esquentando a peca. Quando esfriou, continuou resistente.

Faca aos poucos, com calma e teste. Se entortar demais a peca fica fragil na dobra. Dobre o suficiente para poder ter uma boa visao.
Teste sentado na moto.







8- Pintura

Tudo feito, medido, furado, queimado, entortado... Hora de dar acabamento.
Lixe as bordas e por favor: NÃO DEIXE CANTOS VIVOS!
Peca arredondada não é por estética, é segurança.
Não pretendo bater a moto, mas caso aconteça, o suporte vai ser a ultima coisa que quero me preocupar.

Usei um spray preto fosco rápido. Ainda não estava gostando muito. Mas depois de pintado, peça original Suzuki.




Considerações

Não podia ter ficado melhor, resolveu todos os problemas. Ate aquela COISA LINDA que eu fiz de colocar o parafuso na trava, depois de pintado, ficou bom.

- Não trepida mais;
- Não tira a atenção da frente da moto;
- Não tem mais reflexo do sol
- Seguro (se alguém conseguir tirar a peca de la, é porque você merecia)
- Não tem mais um trambolho pendurado no guidom.

Segue como ficou.

Valeu pessoal, ate a próxima.

D.Castilho.




Testando no sol. sem reflexo.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Lucio Adriano

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2013 23:14 - 21 Jul 2013 23:14 #2 por anderson.formaglio
Respondido por anderson.formaglio no tópico Tutorial - Suporte de GPS
Ficou muito show Diegão :ohmy: B) ! uma pena q na GS500 não da pra fazer um suporte exatamente assim, pois as cabeças dos parafusos da mesa do guidão são pra dentro e não pra fora igual da intruder :dry: ! Quero ver como ficou pessoalmente depois :woohoo: !!! abs parça!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: thiago.sandy, diego.castilho

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2013 11:26 #3 por thiago.sandy
Respondido por thiago.sandy no tópico Tutorial - Suporte de GPS
ôoo tenho uma GS500 tbm... e na GS realmente da como o amigo a cima disse... mais mto bem bolado curti parabéns

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2013 11:29 - 22 Jul 2013 11:31 #4 por diego.castilho
Respondido por diego.castilho no tópico Tutorial - Suporte de GPS
Ha cara vlw. Sou professor pardal! Quando agente se encontrar eu dou uma olhada e arrumo um lugar melhor pro seu GPS. Comigo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2013 11:30 - 22 Jul 2013 11:32 #5 por diego.castilho
Respondido por diego.castilho no tópico Tutorial - Suporte de GPS
Obrigado thiago.sandy. Vou ver a GS do meu camarada Anderson. Se conseguir bolar algo legal pra ele te aviso. Abraco.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2013 13:19 #6 por agenor.oliveira
Respondido por agenor.oliveira no tópico Tutorial - Suporte de GPS
Karaca man, tu devia patentear tua ideia e procurar uma serralheria para produzir em serie
abs!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diego.castilho

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2013 13:24 #7 por Lucio Adriano
Respondido por Lucio Adriano no tópico Tutorial - Suporte de GPS
Diego ficou ótimo.
Esse plástico o pessoal acha nas lojas que vendem material pra silk screen.
A dremel só é necessária mesmo se a pessoa quiser um acabamento muito perfeccionista.
Esse material plastico fica bom mesmo lixando ou raspando as bordas com o estilete ;)

CB 450
XTZ 125 ES 2005 Preta
CG 150 Titan KS 2008 Azul
Lander 2008 Azul
>>>Riva 150 2012 Vermelha
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: diego.castilho

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jul 2013 14:43 #8 por felipeartal
Respondido por felipeartal no tópico Tutorial - Suporte de GPS
a quem se interessar dá para fazer esse suporte cortado no laser co2..só precisa do desenho :whistle: www.artal.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.136 segundos