TUTORIAL -FUTURE / Manutenção freio

01 Maio 2013 11:40 - 01 Maio 2013 11:46 #1 por Soueu
1º de maio, dia do trabalho; então, mãos a obra :)

Aproveitei a manha para ajustar a caixa de direção e o freio traseiro da sundow future 2005. Ambos c/ necessidade de ajuste. A direção com folga e o freio ineficiente.
Todo freio a tambor necessita de revisões frequentes, pois a lona vai espelhando e dessa forma diminuindo a resistência no atrito entre ela e o tambor da roda.
Os scooters denominados Gy6, é o caso da Future e de muitos pelo planeta, tem características que dificultam muito o que seria um serviço corriqueiro em qualquer outra moto, como vocês constataram aqui nessa sequencia de fotos. Essa é uma das razões para que muitos mecânicos e borracheiros recusem a fazer serviços em um scooter.
Mas com tempo e boa vontade, você mesmo pode fazer e economizar um pouquinho ;)

Scooter 2005 em 01/05/13

Km

Desmontada a carenagem frontal e ajuste da caixa de direção



Para retirar a roda traseira, tem de ser retirado o escapamento. Desaparafusando os tres parafusos que prendem-se na balança e os dois dos prisioneiros da saída de escape.




Retirado o escapamento, agora retirar o braço / balança



Porca e contraporca(por garantia), estavam difíceis, necessário algumas "pancadinhas" para libera-las.


retirando o braço


Retirando o baú para poder retirar o amortecedor direito



Tem que esvaziar totalmente o pneu para retira-lo do eixo de transmissão sem retirar o para lamas



Constatada a quebra de uma das molas dos patins do freio.

lonas originais ainda em excelente estado, embora "vidradas". Necessário lixar lonas e tambor



Nova mola (mantenho peças em casa)


Feito o serviço, agora, colocada a roda para ajuste da alavanca de acionamento. Necessário solta o amortecedor esquerdo e ai tem de calçar pois a transmissão desce.



Suspendendo com macaco hidráulico para conectar o amortecedor


Montado tudo... Sai para testar : Freio ficou excelente :) , a direção também, embora o a dirigibilidade esteja um pouco prejudicada pelo fato do pneu dianteiro estar bem gasto e necessitando troca urgente. E é o que farei



É notório o quanto é trabalhoso fazer certos serviços em um GY6. Mas para quem gosta é prazeroso e gratificante em muitos sentidos :)
Um grande abraço a todos e cuidem bem de suas motos.

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01 Maio 2013 16:14 - 01 Maio 2013 16:17 #2 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico TUTORIAL -FUTURE / Manutenção freio
É com usuários como você que farão a marca Sundown permanecer mais tempo nas ruas...apesar que fiquei impressionado com o site de dados da Fenetran a marca vende mais de 2 mil motos ano e esse ano já tem mais de 500 Okm comercializadas, ví até anuncio de Maxx SE 125 0km em Manaus(provavelmente das motos dadas como pagamento de dívidas trabalhistas, onde a marca e o sindicato local concordaram e fabricar até 50 motos mês pra ser sorteados aos funcionários demitidos ).
manaus.olx.com.br/sundown-max-sed-125-0k...00-0km-iid-495321258

Entusiasta de motos chinesas !
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

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