Por isso que o Bitenca é o cara!

04 Mar 2009 09:46 #1 por Gberlim
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=11950&catego ria=7


Prezados: Saudações.Sou motociclista há 25 anos, estou adquirindo uma Honda Hornet 2009 e optei pela versão com ABS CBS, tanto pela novidade para mim como pela segurança em geral. Porém tenho ouvido comentários desanimadores sobre o ABS, tais como a sensibilidade no manete e tempo da frenagem prejudicados. Gostaria de saber a opinião dos senhores a respeito e se vale realmente a pena investir na versão com o equipamento. Grato a todos e sucesso sempre. Marcelo, 39, Curitiba, PR

R: Marcelo, eu tenho um amigo a quem admiro muito, o Emílio Camanzi. Ele é “o cara” que no Brasil sabe tudo sobre automóveis e um dia vi uma reportagem dele indicando que os carros com ABS podem assustar o usuário despreparado, uma vez que os freios respondem normalmente sempre que solicitados, apenas não vão responder de forma esperada quando numa situação de emergência o motorista quiser travar as rodas, ele não vai conseguir e então se for um piloto preparado não vai apreciar a resposta do equipamento que passará a decidir por ele.
Eu acho que para motos a situação ainda é pior. Todo motociclista deveria saber controlar as rodas travadas numa situação de emergência, saber o limite de tração disponível em cada situação. Há muitas coisas que podem ser feitas por um motociclista habilidoso que usa travar uma roda aqui e ali ou dividir de forma diferente a pressão sobre o dianteiro e ou o traseiro para superar as mais diversas situações. Por exemplo um toque no freio traseiro ajuda a direcionar a frente na entrada de uma curva. Eu digo que o ABS numa moto é mais do que um luxo desnecessário, é o caminho para uma acomodação em não se aprender as técnicas avançadas de frenagem.
O Emílio termina a matéria dele dizendo que para simular um ABS o motorista deve dar toques seguidos até o limite da tração, sem deixar travar as rodas totalmente. Toques sucessivos pressionando até o limite e soltando novamente para corrigir trajeto do veículo entre a próxima pressionada do freio. Isso é técnica de pilotagem, mas do jeito que a coisa anda, logo mais vamos andar num carro com um piloto automático ligado a um GPS que nos leva onde quisermos. Perdeu a graça e quer saber mais? Acho mais arriscado o uso do ABS que não deixa a gente “rodar” e mandar a moto na frente de uma batida inevitável, pois assim o corpo do piloto é lançado para o lado contrário da batida, diminuindo bastante a velocidade no impacto e até quem sabe evitando a batida pela mudança brusca de direção.
Abraços.


- Bitenca




Enquanto todos fazem uma apologia superdimensionada a favor do ABS, vem o Bitenca contrariando as "estatisticas" ( ), e solta essa!


Parabéns Bitenca, compartilho do mesmo pensamento que você e sonho com o dia em que todos os motociclistas saibam REALMENTE como dominar suas "crianças"!!


não sou nenhum piloto profissional e nem fiz curso de pilotagem, mas em todas as motos que sento, eu experimento todos os limites meus e os da maquina, dessa forma evito "abusos" e piloto com 100% de confiança!



XT 225 Preta 97

Gustavo Berlim

Londrina - PR



NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 10:05 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
Pois é, eu também uso essa técnica de frenagem, no carro e na motoca, o ABS humano
Assim, sei até onde posso chegar ou parar se for o caso.
Os cursos de pilotagem são ótimos, mas pra quem não tem como fazer um curso desses, o bom senso e a prática, pode salvar muitas vidas.

Parabéns pela idéia Gustavo.
Parabéns pela homenagem Professor Bitenca.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 10:32 #3 por Original_40
Desculpem. Sou obrigado a discordar do Bitenca e de vcs.

Somente concordo na questão que todo motociclista deve saber os limites daquilo que esta pilotando e só.

Se o ABS prejudica a "evolução" da pilotagem do motociclista, porque então ele é utilizado nas pistas de motoGP?
Outra coisa (pensamento meu...) se acostumamos com coisas boas e ruins,acho que podemos sim ter o auxílio do dispositivo (ABS) no dia a dia.
Tô cansado de ver motociclista novato e mesmo mais experientes escorregarrem ao reduzir velocidade para fazer curvas mais rápidas. Com o ABS...isso é minimizado.
Numa frenagem de emergência qualquer um no susto (pois muitos casos é desta forma que as coisas acontecem) o "cábra" alicata os freios e torna uma frenagem urgente em frenagem desastrada pelo simples reflexo. Então... vai falar que é luxo? Talvez o air-bag para motos o seja, mas ABS???Definitivamente...NÃO!

Minha vida motociclistica foi marcada alguns tombos e cicatrizes(ainda presente nas canelas e tornozelo) que foram feitas por erros porque não conseguir dominar a moto em situações como estas urgentes. Claro... quanto mais vc. anda, mais domina o que tem e esta marcas foram feitas em mim quando ainda era um iniciante, então... mais do que nunca, se quiserem assim chamar. O ABS ajuda muito quem esta iniciando. E quem nunca iniciou algo na vida?? .

Bem... minha opinião.

Tô de olho neste tópico para defender e escutar opiniões.

Abraço,Original_4039876,5667476852

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 10:35 #4 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
Também acho o Bitenca (hmmm... quanta intimidade...) O
cara.

No entanto discordo dessa opinião dele.

No caso de pilotos experientes e com muito domínio não
apenas da moto mas de si mesmos, pode ser realmente
contra-producente o ABS CBS. Mas para estes sempre há a
opção de desligar o recurso ou comprar o veículo sem o
mesmo.

Mas no caso de um piloto com menos experiência e preparo
o que era para ser uma simples freada pode se tornar uma
derrapagem desastrada e um acidente.

Irão dizer: mas o que, afinal de contas, faria um
motociclista iniciante com uma moto com o poder de uma
Hornet? Isso não faz sentido....

Pois é...

Não faria. Mas visto que não é proibido, com certeza
temos casos de motociclistas iniciantes com Hornets e
canhões ainda mais poderosos.

Para estes sim pode ser a diferença entre um susto numa
curva e uma temporada no hospital ou até um funeral.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 10:47 #5 por kado
Respondido por kado no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
ABS somente não é bom em estrada de terra e off/road, devido ao deslizamento da terra solta...entra um maluco na minha frente, d susto, quero alicatar tudo, mas se travar e cair é pior ainda...mais um discordando...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 10:55 #6 por Gberlim
Respondido por Gberlim no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
em defesa:


o que o Bitenca e nós estamos querendo dizer é:


O ABS não é ruim e nem é porcaria desnecessária, mas melhor que ABS seria se TODOS soubessem como FREAR uma moto! nada substitui o cérebro humano, um computador não pode decidir por você a melhor maneira de agir em situações que exigem raciocinio e emoção ao mesmo tempo em que considera diversas outras variaveis como piso, areas de escape ou a parte menos dolorosa de um parachoque que você está "mirando" , enfim, o ABS vai tornar as pessoas "comodas" e não irão aprender a frear! vão deixar um computador frear por elas!


quer dizer... acho que ABS não presta mesmo..

XT 225 Preta 97

Gustavo Berlim

Londrina - PR



NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 11:05 #7 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!

Gberlim escreveu: ...que considera diversas outras
variaveis como piso, areas de escape ou a parte menos
dolorosa de um parachoque que você está
"mirando"...


Para sequer pensar (quanto mais agir) em alguma coisa
num momento de urgência você precisa de um bocado de
experiência. Até adquiri-la você vai agarrar com toda a
força no freio e depois que tudo tiver terminado, se
você estiver vivo, vai fazer cara de "Leandra Borges" e
dizer:

"Tipo assim... Hã?!?!?"



Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 14:32 #8 por Bitenca
Respondido por Bitenca no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
Amigos, na escola da vida sempre se aprende algo. Se dá um 38 cano curto para uma criança a lição será mais dolorida. Ou se um iniciante começa com uma Hornet ou mesmo uma Twister e acha que vai abafar fazendo truques, acho que ele deve usar o ABS sim, ou mais ainda nem andar de moto, deve dirigir um carro com 6 air bags, ABS, controle de tração, piloto automático e daqui a alguns anos estar ligado no GPS com um motorista virtual. Não deve querer aprender a andar de moto.


Testar os limites é evoluir, mas com consciência para poder estar lá na próxima lição, se andar a 110% da capacidade vai precisar é de um bom seguro saúde. Aí está a alegria do motociclismo. Medir a habilidade e se adequar na situação em que pilota, ficando sempre com uma margem de segurança. Por sinal ando sempre a 80% e não posso me queixar de grandes problemas. Boa noite pessoal



bitenca39876,7386342593

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 15:00 #9 por gargamel
Respondido por gargamel no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
acho que toda tecnologia é bem vinda, mais o fator humano ainda é o diferencial. pegue duas motos identicas e coloque dois pilotos para um mano a mano, uns dos dois vai ganhar e quem ganhar concerteza teve algo que foi fator determinante para a vitoria.


na minha humilde opiniao motos acima de 500cc deveria ser obrigatorio um curso de pilotagem defensiva e ofensiva.

MOBILETE> JOG50> RD125> RD135> TITAN2000> YBR00> YBR07

atual: CG 150 MIX KS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 17:07 #10 por dudu_phiberopti
queria ter um "luxo desnecessário" desses...

no meu acidente me lembro de bater com ambas rodas travadas, se não batesse eu cairia, acidentaria do mesmo jeito.
travei pq sou despreparado? talvez...
mas é puro reflexo em milissegundos que antecedem a batida vc aperta oq tiver ao poder e com toda força...

cada caso é um caso, eu faço meu abs humano quando tenho espaço. em emergência, tem q apertar o "put* que pari*" mesmo, sendo as manetes e pedais.

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 17:27 #11 por Zebra
Respondido por Zebra no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
Longe de mim fazer qualquer crítica ao mestre Bitenca.

Entretanto não acho que qualquer sistema de segurança seja ele ABS contrôle de tração etc... seja ideal apenas pra quem está despreparado ou imaturo como foi citado anteriormente, pois todos nós, em maior ou menor intensidade, cometemos erros, ás vezes fatais.

Pra mim, com mais de 32 anos de carteira de motociclista, toda tecnologia que sirva pra minimizar as consequências dos nossos erros humanos é bem vinda, e indispensável pra todo tipo de condutor, sejam eles mestres ou iniciantes, porque em situação de emergência ou de grande stress todos nós podemos falhar, ou sofrer com falhas de outros como o caso de nosso colega recentemente atropelado no Rio Grande do Sul, e um sistema automático de auxílio que neutralize, ou minimize os estragos que poderíamos sofrer sempre será bem vindo, e prevenir acidentes como diz o ditado é dever de todos, usando tudo o que se tiver disponível em tecnologia pra isso.

Mesmo que no final da fritada a gente tenha que deixar parte da condução á cargo de sistemas de segurança automatizados como um ABS que neutralize nosso ímpeto de acionar com força os freios numa situação crítica, um colete que se infla automáticamente em caso de queda, ou um sistema de contrôle de tração, ou um sistema que antecipe uma colisão em dias de neblina por exemplo, nos avisando á tempo de obstáculo á frente.

Com todo respeito ao mestre Bitenca, mas esse é meu pensamento, segurança sempre em primeiro lugar, pra novatos e iniciantes e pra macacos velhos.


Sds,
Zebra

bitenca escreveu: Amigos, na escola da vida sempre se aprende algo. Se dá um 38 cano curto para uma criança a lição será mais dolorida. Ou se um iniciante começa com uma Hornet ou mesmo uma Twister e acha que vai abafar fazendo truques, acho que ele deve usar o ABS sim, ou mais ainda nem andar de moto, deve dirigir um carro com 6 air bags, ABS, controle de tração, piloto automático e daqui a alguns anos estar ligado no GPS com um motorista virtual. Não deve querer aprender a andar de moto.




Testar os limites é evoluir, mas com consciência para poder estar lá na próxima lição, se andar a 110% da capacidade vai precisar é de um bom seguro saúde. Aí está a alegria do motociclismo. Medir a habilidade e se adequar na situação em que pilota, ficando sempre com uma margem de segurança. Por sinal ando sempre a 80% e não posso me queixar de grandes problemas. Boa noite pessoal



"Não espalhe vírus, use Linux, é seguro, confiável e de graça"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 18:23 #12 por D.Frantz
Respondido por D.Frantz no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
Eu acho que depende muito da moto. Por exemplo uma
esportiva é interessante que vc tenha total controle da
frenagem. Mas por exemplo a bmw do meu pai, R 1100 GS,
agente não tem muita coragem de pilota aquele bonde com
o abs desativado. A moto pesa seco 230kg, quero ver o
nego freia ela numa emergência com o abs desativado. Eu
acho muito valido sim, mas como é na BMW, com um botão
que se vc quiser desliga o ABS.

Abrçs

D.Frantz - Curitiba - PR

Intruder 250/Fazer 250/XT-600/BMW R 1100 GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 19:46 #13 por Original_40
Então... complementando o que disse:.

Meu entender é que o ABS faz o que o cérebro deveria fazer em TODOS os momentos e não somente para quem tem habilidade acima da média ou esta num "dia de sorte".
Este é o meu ponto de vista. Não é porque a moto é aparelhada para "corrigir imaturidades" que o pioto vai rodar acima de sua capacidade, MAS SIM possibilitar ao piloto uma ajuda quando ele falhar (afinal todos nós falhamos)ou quando ele não estiver 100% concentrado naquilo que esta fazendo.
Isto é lógica! Ninguém é 100% all time.

Boa noite e abraços aos amigos.

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 06:36 #14 por Bitenca
Respondido por Bitenca no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
Quem ganha uma competição pode estar a 110% de sua capacidade, e geralmente bem mais. Por isso é que tem ambulâncias nas competições, invariavelmente tem um acidentado que vai precisar de socorro. Motociclista, normalmente (como eu) é um cara que tem grandes viagens do ego. Experiências marcantes que ficam impregnadas na memória o resto da vida, então um curso de pilotagem, participação em eventos, corridas, sempre atento às circunstâncias e ações assumidas certamente vai promover e assimilar o controle dos reflexos em situação de alta adrenalina. Controlar os reflexos nessas circunstâncias em geral salva uma vida, tem que ser rotina de um bom motociclista, ele deve se acostumar a isso mas é claro sem radicalismos, os excessos que o nosso ego nos carrega. Saber a hora de ganhar ou perder, avaliando racionalmente cada situação. "Tô podendo" é perigoso... preste atenção... pode mesmo???


Então se cada piloto se empenha em ser o melhor com a sua melhor moto as habilidades aparecem e as experiências podem ser assimiladas com menores consequências, independente da qualidade do equipamento e da sofisticação dos itens de segurança.


Se a habilidade acima da média é necessária para a sobrevivência do piloto, então ela não pode permanecer acima da média. Temos que nivelar as habilidades e técnicas para um patamar mais conveniente. Vamos divulgar as técnicas e a psicologia do "motoqueiro perigoso". Não podemos contar com políticas governamentais de controle contra os acidentes e nem com os equipamentos que limitam a ação consciente. Sejamos nós os agentes da mudança, motociclistas preparados e aptos a dirigir na situação mais desfavorável possível, assim é a vida.


Para mim aí está a alegria e o maior desafio do motociclismo. Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 06:40 #15 por rjmartins
Respondido por rjmartins no tópico Por isso que o Bitenca é o cara!
antes perder 0,1s em uma curva na estrada pq nao pôde usar uma derrapagem controlada do que bater no guard-rail...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.204 segundos