Temperatura da água do radiador TL 1000 e motor "morre" quando no trânsito

26 Jun 2014 15:48 #1 por AnJOliveira
Olá Pessoas !!! Acabo de me cadastrar aqui no site, pois voltei a ter uma moto da marca Suzuki. Tive várias marcas, mas as Suzuki sempre me agradaram. Estou atualmente com uma TL 1000 S ano/modelo 2001, que peguei semana passada (dia 19/06) e que me fez perguntar porquê eu nunca tive uma dessas antes, de tão supreendente e divertida que é pilotar essa máquina.
Claro, preciso dar uma revisão na injeção eletrônica dela, pois, estando "quente", depois de rodados alguns Km´s, as vezes ela "morre", principalmente no "anda-e-para" do trânsito de São Paulo. Notei também que a temperatura média dela, no trânsito, fica entre 90/100 graus, mas li no Manual do Proprietário que temperaturas ACIMA de 120 graus é que podem prejudicar o motor.

Enfim, pediria a gentileza de alguém comentar sobre isso, tipo se a sua TL, no trânsito, também atinge esse temperatura média (90/100 graus), e se já tiveram esse problema de "morte súbita" (rsss.....), também rodando no trânsito.

Abraço a todos, e grato desde já a quem puder comentar.

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27 Jun 2014 03:28 #2 por Mackenzie
Fala AnJOliveira, tudo bem? Bom, da uma olhada no manual do proprietário e da uma olhada em quantos RPM ela tem que ficar na marcha lenta, e confere depois na moto com ela quente. Começando pelo mais básico, a marcha lenta muito baixa da todos esses sintomas (morre quando aperta a embreagem, de vez em quando morre no trânsito na hora que você vai sair com ela, etc). Dá uma olhada nisso e depois conta pra gente! Um abraço!

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

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27 Jun 2014 15:34 #3 por AnJOliveira
Olá Mackenzie, grato pela dica. Ontem (27/06/2014) me ocorreu de dar uma olhada no Manual para ver as rotações minimas em "marcha lenta", segundo o manual pode variar entre 1100/1300 RPM´s. Hoje vindo para empresa, notei que após ela estar bem quente (por volta de 90o. graus) a RPM cai um pouco. Então eu vou dar uma regulada para deixar ela com 1300 RPM´s e ver se dá resultado na "morte súbita"...rsss. Enfim, também é somente de vez em quando que ela dá essas morridas. Vou também, conforme outra sugestão dada ontem, adicionar ao tanque de gasolina (cheio) cerca de 1/3 daqueles aditivos de limpeza de bicos injetores fabricados pela STP. Me lembrei que tive um carro com injeção eletrônica que de vez em quando dava essas morridas, coloquei o STP (embalagem preta), e caso resolvido. Abraço. Anibal

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27 Jun 2014 18:17 #4 por Mackenzie
AnJOliveira, faça isso sim! E poste depois o resultado pra gente. Quando a marcha lenta está baixa ela morre só de vez em quando mesmo, quando está quente! Minha Fazer estava assim e depois de regulada a marcha lenta, nunca mais morreu!

Um abraço

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27 Jun 2014 18:20 #5 por Mackenzie
Ah, não esqueça de regular a marcha lenta quando a moto já estiver quente, ou seja, na temperatura normal de trabalho dela! Se regular quando estiver fria não dá certo.

Um araço

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30 Jun 2014 14:40 #6 por AnJOliveira
Regulei a marcha lenta em por volta de 1300 Rpm conforme indicado no Manual do Proprietário. Andei com ela no final de semana e não morreu. Vamos ver quando entrar no "anda-e-para" do trânsito de São Paulo, pois é nessas condições que ela estava dando as "morridinhas"...rsss.

Agora uma pergunta para a "geral", alguém já trocou a água toda do radiador da TL?? Pelo que andei vendo, o radiador, ao contrário da Hayabusa que eu tive, não tem uma tampa, é totalmente selado. Será que para por água é só pelo bocal do "tanquinho de expansão" ??? Abraço.

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01 Jul 2014 11:49 #7 por Nobre
Provavelmente é só pelo reservatorio de expansão mesmo!
Qnto a temperatura da agua normalmente no transito fica nessa faixa de 90 a 103º, o aditivo do radidor serve justamente pra não deixar a agua ferver!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

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01 Jul 2014 14:06 #8 por AnJOliveira
Realmente, estive vendo no manual do propietário e falam que a gente deve se preocupar se a temperatura passar dos 120º...rss. E no trânsito a minha tem variado entre 95 de 105º, pois costumo pegar uns pedaços que o trânsito de SP trava até motos...rsss.
Como peguei esse moto agora, acho que nesse final de semana vou experimentar fazer uma limpeza no sistema ("meter" uma mangueira d`água...rsss) e trocar a solução do radiador pelo "Motul Inugel". Eu usava esse na minha Hayabusa, que era meio "cabeça-quente" tb, e resfriava legal....rsss. Abraço.

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