Problema ao ligar a moto

13 Mar 2013 22:09 #1 por supinador
Pessoal.

Gostaria de uma ajuda.

Possuo uma suzuki yes desde 2008.As vezes fico um tempo sem utiliza-la e é normal que a bateria nao funcione.Ai sempre eu tenho que levar para uma autorizada para dar uma carga nela.Voces utlizam algum instrumento para dar carga nela?

As vezes mesmo utilizando ela sempre do nada ao ligar ela nao funciona.Sempre as vezes me deixa na mao.Estou preocupado agora pois vou trabalhar longe de casa e tenho medo que ela me deixe nao mao.Ja aconteceu isso com voces?E o que vcs fizeram?

Obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2013 08:42 #2 por adryanosuporte
Respondido por adryanosuporte no tópico Problema ao ligar a moto
Diretor......
Sou novato, mas tenho usado na minha aquele carregador que você usa uma lâmpada, carrego por 6 horas e funciona de boa.... Na minha humilde opinião, acho que pode ser as seguintes causas:

1 - Sistema de alarme consumindo energia ( se você tiver, ou outra coisa)
2 - Bateria no fim da vida ( já que ela não segura mais carga mesmo em funcionamento )
3 - Sistema de carga da moto ( pode não estar funcionando de boa )

Se tiver como, faça umas medidas com multímetro: Quanto marca de tensão com a bateria carregada estando fora da moto ?
Quanto marca com a bateria na moto, mas desligada ? E quanto marca com a moto depois da partida acelerando em + ou - 2000 rpm ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2013 17:42 #3 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
Pessoal.

Parece que o eu temia acabou acontecendo.Estou a duas semanas no trabalho novo e utilizando a moto diariamente.Na sexta feira,ao sair do trabalho ela nao pegou novamente.Nao dava nenhum sinal de vida,apenas as luzes estavam funcionando.E o pior que o processo é o mesmo,eu deixo ela na autorizada da suzuki e os mecanicos apenas me informam que a bateria descarregou e dao uma carga dela fazendo apenas um conserto preventivo e nao identificando o problema.Há dois anos eu tenho o mesmo problema,ja cheguei ate a trocar a bateria mais depois de um tempo ela nao pega e me deixa na mao.Estou quase que vendendo essa moto tamanha a raiva que é quando ela nos deixa na mao.Falei com dezenas de amigos e eles me informaram que tem como quase certeza que o problema é no regulador de voltagem visto que a bateria esta descarregando facilmente.Vi essa peça na suzuki e custa por volta de 170 reais,estou pensando seriamente em comprar no mercado livre e eu mesmo instalar.O que voces acham?Alem disso,sabe aonde posso comprar um aparelho que possa recarregar a minha bateria e testar sua voltagem?Seria o multimetro?No aguardo da ajuda de voces.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 13:53 #4 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
?????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 19:05 - 07 Abr 2013 19:09 #5 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Problema ao ligar a moto
Amigo troca a bateira compra uma bateira nova e pede para medir a voltagem da moto funcionando, em marcha lenta em torno de 1500 giros nunca deixa com menos que isto ela deve marcar algo em torno de 13 e meio a 14 volts caso ela esteja marcando menos ou não esteja marcando nada o retificador ou o estator da moto esta com problema leve em um mecânico que entenda de elétrica a maioria não entende ou leve de volta na cc é diga que a moto não esta carregando peça primeiro para colocar um regulador de voltagem novo e veja se ela marca os 14 volts se sim resolvido o problema não esta carregando direito ai o problema é mais serio tem que revisar a parte elétrica ou verificar se o estator não esta em curto ok faça este procedimento e volte a nos contar oque foi feito e oque solucionou seu problema otima semana abraço !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 08:41 #6 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
Bom dia.

Desculpe mais sou leigo neste assunto,a minha bateria é de 12 volts,ela mesmo assim em marcha lenta pode funcionar a 13 a 14 volts?

E outra meu caro,se eu medir a voltagem da bateria nova e der 13/14 volts o problema era da bateria?

Esta me ajudando num problema que tenho a anos.

Muito obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 09:02 #7 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Problema ao ligar a moto
Caro amigo Supinador,

Posso te dar um conselho????

Como sua moto já está fora da garantia, FUJA DAS CONCESSIONÁRIAS!!!!!!!! Os mecânicos das CC, com raras exeções, não entendem nada!!!!!

Procure um mecânico esperiente. Pesquise com amigos, sempre tem um que te indica. Se vc não gostar, tente outro, até achar um bom mecânico!!!!!

Quanto á bateria, os 12 volts é apenas "nominal", como 110v na rede doméstica, que atinge até 127v.

Primeiramente, desligue toda a parte elétrica da moto e solte o negativo da beteria. Se quando vc soltar sair uma faisca, mesmo que bem fraquinha, é sinal de fuga de corrente. Se não, for isso, religue a bateria e ligue moto com a ML em 1500 rpm e teste, com um Miter, a carga gerada. Tem que ficar entre 13,5 a 14 volts. se não der isso, não está carregando a bateria. Depois aumente para uns 5.000 rpm, e meça de novo, não pode passar de 15 v. Se passar o regulador de voltagem está danificado e tem que ser substituído. Já tem de boas marcas no mercado paralelo por volta de R$ 15,00.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 09:26 #8 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
Caro ezenecon...

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda....Estou notando que esse fórum sera de grande valia....Eu tenho essa moto desde 2008 e desde 2010 eu levo direto para concessionaria com esse mesmo problema..Algumas vezes eles falam que o carburador esta entupido e outras eles sempre recarregam a bateria e apenas afirma que o problema era da bateria e que era apenas recarregar...Acontece que aqui no rio de janeiro,não tem bons mecânicos e ate hoje não consegui achar um eficiente visto que muitas vezes suas oficinas estão sempre lotadas ou são bastante longe da onde eu moro e como uso moto diariamente acabo deixando na concessionaria...E la eles não vao não origem do problema,apenas fazem o básico.....No caso teria que comprar um multímetro e um recarregador de bateria?
To pensando em fazer sozinho isso sera que consigo???rsrsrs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 09:27 #9 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
Meu grande medo é comprar um retificador e nao ser o problema o dele e sim o estator ou algum fio dando curto....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 19:43 #10 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Problema ao ligar a moto
Amigo um conselho simples e que vai ajudar muito, leve em um eletricista de autos e peça para ele medir se sua moto está carregando correto a bateria, isto mesmo eletricista de autos ele no minimo vai elucidar se sua moto esta carregando direito ou não e como eu disse, se estivar carregando certinho pode trocar a bateria e ficar em paz com sua moto ok abraço !!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2013 08:49 - 09 Abr 2013 22:14 #11 por adryanosuporte
Respondido por adryanosuporte no tópico Problema ao ligar a moto
Meu amigo, se você tiver o intuito de também aprender compre um multímetro ou multiteste ( desses baratinhos de R$ 20,00... 30,00 ) que mesmo você não sabendo manusear eu te auxilio, você mesmo tira essas dúvidas, aprende e fica com o multímetro para usar em outras situações.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2013 08:54 #12 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
Exatamente Adriano.

Comprarei um multímetro e um carregador de bateria.

Já ate encontrei alguns no mercado livre.Quero entender a mecânica na moto para não ficar gastando horrores com concessionária.No rio de janeiro é muito difícil de encontrar bons mecânicos de moto principalmente na zona sul.Consegui uma oficina de moto ontem e vou deixar-la la.Expliquei tudo para o mecânico para ele fazer o teste exatamente como Wilson falou.Vamos ver ne cara,torcer para dar tudo certo visto que não aguento mais essa minha moto me deixar na mao.Esse problema deve ter uns 2 anos e nunca nem eu nem os péssimos mecânicos da concessionária da Suzuki entenderam.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2013 09:15 #13 por adryanosuporte
Respondido por adryanosuporte no tópico Problema ao ligar a moto
No que eu puder ajudar, ajudarei..... Peguei a minha 2008 fazem quase 2 meses,e tava cheia de "zica" na parte elétrica ( se ligasse o farol a luz de freio apagava, o painel só acendia do lado esquerdo onde fica os hodômetros, comecei à pesquisar informações, tive auxílio assim como estou fazendo por você, e eu mesmo em casa acertei toda a situação..... No meu caso eu queria aprender, por isso que perguntei à vc..... se fosse levar pra alguém ver, teria gasto pelo menos umas 80, 100 pratas pra resolver tudo........ e te confesso que gastei uns R$ 2,00 na minha empreitada rsrs....... Depois tive problema com minha bateria: O ex dono deixava a moto parada muito tempo e fiquei sabendo que é bom sempre dar uma ligada nela por mais que não ande com ela.... cheguei uma noite em casa e tava sem luz e por descuido esqueci o farol ligado ( detonei a bateria ), aí fiz exatamente os testes na bateria que você deveria fazer caso o eletricista não consiga resolver.... comprei esses carregadores que usam lâmpada, dei uma carga, refiz os testes e Capitche!!! problemas resolvidos... Essa questão dos mecânicos da concessionária não resolverem nada é unânime, infelizmente.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2013 21:49 #14 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Problema ao ligar a moto
Quando comprei a minha INTRUDER tinha o mesmo problema.
Foi só trocar a bateria.
A mecânica SUZUKI é muito confiável (ao contrário do jão) e não creio que seja retificador.
É quase certo que seja a bateria que não mais segura a carga.
O procedimento é exatamente o que o EZENECON e o Adryano disseram.
Não vou repetir para não chover no molhado.
Boa sorte.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: adryanosuporte

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 12:18 #15 por supinador
Respondido por supinador no tópico Problema ao ligar a moto
Felizmente o cara que rebocou a minha moto me passou um contato excelente de uma oficina aqui no rio de janeiro.É um pouco longe da minha casa mas estou agora muito feliz pela forma que fui atendido.Antigamente entrava em contato com os mecânicos da Suzuki e eles me atendiam da pior forma possível sem nenhuma vontade me explicar.O problema era apenas resolvido de forma paliativa.Fiquei dois anos com esse problema.Passava uns dois a três meses e a moto me deixava na mao.Acontece que como não tinha muito tempo,sempre deixava na Suzuki para resolver logo.O problema é justamente no regulador de voltagem que esta descarregando a bateria da moto.Alem disso,ele disse que testou o estator e disse que a moto esta ultrapassando 14.800 volts que não é bom.Talvez possa trocar o estator também.Falou que ira medir o estator depois que andar com a moto e depois medira a voltagem,se continuar a ultrapassar os 14.800 ira trocar o estator tambem.Eu utilizo muito a moto e toda a vez quando volto de um lugar distante como mba ou trabalho tenho um receio de ela não funcionar.Assim como você Adriano,estou querendo aprender o funcionamento da mecânica de uma moto.Estou querendo comprar um recarregador de bateria,encontrei alguns por volta de 110 reais e um multímetro também.Se passar um tempo e ela me deixar na mao,tirarei a bateria e recarregarei para evitar custos com reboque.Tem alguma forma de eu medir se a bateria esta no fim ou não?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.157 segundos