[Intruder-250] Dicas, Peças, Serviços e Afins

30 Jan 2012 16:24 #1 por dagonias
Senhores,

Não sei se tem algum topico assim, falando bem especificamente da nossa Intruder 250cc. Se tiver, moderador por favor me informe. :)

O intuito é retomar as noticias, compra de peças, adaptações bem sucedidas, e manutenções referentes a Intruder 250.
Estavamos conversando bastante em um topico de nosso colega Marcelo e acho que um topico para a nossa troca de esperiencias será melhor.

Para dar o ponta pé inicial, eu estou postanto sobre a minha moto e as modificações efetuadas e futuras.

Trata-se de uma Intruder 1998 com 104500km rodados e aparentementem saude para mais uns 100k.
Peguei ela e como todos fazem(ou deveriam), efetuei a troca do óleo, filtros, lavagem e manutenção da relação. Não troquei pois estava muito boa.
Mecanicos para ela são complicados, eles são caros, as vezes com má vontade e ai meu amigo, eu mesmo sou o mecanico na medida do possivel.
Gastos com ela de inicio:
Óleo;
Filtro de óleo;
Filtro de AR(titan 150);
Limpeza do Carburador;
Kit de Reparos do Carburador;
Kit de Embreagem;
Guidom de CB-II;
Retificador;
Bloco Optico Ybr;
Diafragma do Carburador.


Mão de Obra: algumas Stella Artois...

Fotos Dela:


Guidom CB-II


Passagem dos cabos para o novo guidom:

Update: Passagem do cabo do acelerador:


Resultado Final:




Update - 04/01/2012

Esse FDS foi produtivo e fiz alguma alterações na Moto.
A primeira foi a troca do filtro de ar original pelo da titan 150. Coisa simples e fácil de fazer.
Basta cortar o fundo do suporte do filtro original de forma a encaixar corretamente o filtro da Titan. Vale a pena pois acaba com a sujeira do óleo, o filtro é mais barato e mais eficiente. Obs.: Deixei somente o finalzinho do filtro original para dar acabamento.




Diafragma do Carburador:

Fiz a troca do Diafragma do Carburador. Com a troca, eliminei 2 pequenos furos no diafragma original e resolvi os problemas visiveis que tinha notado na carburação da minha intruder. Esse trabalho não é complicado mas tirar i diafragma original é chato. Porem, mais chato ainda é colocar o novo. Ele é paralelo(Não fabricam no brasil e um independente faz de borracha), não tem as medidas exatas(é maior que o original em alguns milimetros) e com certeza é mais fragil.
Para colocar, o método que eu utilizei foi de encaixar ele nas bordas do pistonete, lubrificar o local e enrolar um arame com cuidado. Com o alicate, eu vim enrolando o arame e o mesmo forçou a entrada do novo diafragma. Seguem fotos:


Pistonete já sem o Driafragma:


Diafragma Novo(Feito de Borracha):


Diafragma depois de retirado do pistonete:



Regulagem

Por ultimo, como troquei o diafragma, teoricamente eu acabei com o excesso do carburador visto que fechei uma possivel entrada de ar falsa. Como já estava com o carburador fora, fechei 1/4 de volta no parafuso da mistura. O mesmo estava com 2 voltas abertas.
O parafuso é muito sensível a mudanças e todas devem ser anotadas para que se possa voltar em caso de resultado negativo.
Seguem fotinhas:




Update 20/02/2012
Manutenção da relação:
Senhores, a relação é um ponto muito importante em nossa motocas. Como acho que a trudy é bem fortinha e com bom torque, nada mais justo que dar um trato nesse item.No caso da minha, não tenho ideia de quantos quilômetros ela ja rodou. Mas olhando pra ela, esta boa e com disposição para outros tantos de km´s.Como tinha de lavar a moto, optei por dar um trato na relação.Para trabalhar com ela, vamos precisar de uma chave de cachindo nº 7, uma nº 30 e uma nº 10. Precisaremos também de um alicate e uma chave de fenda. Para a limpeza utilizei gasolina mesmo. Obtive ótimos resultados.Minha moto tinha um barulho na relação que eu nunca identifiquei. Mas, ao retirar a tampa do pinhão, vi o problema: O parafuso estava seguro somente pela arruela de proteção. Não tinha aperto a ponto de eu retira o mesmo com as mãos!!! Ainda bem que a arruela fez o seu papel.Fiz a limpeza com gasolina, um pedaço de cegueta velha e um pincel. Estava muito encrostado mas com um pouquinho de paciência dá. Senhores, recomendo a limpeza. Quem não tem a "manha" de fazer, mande fazer. Vale a pena.Seguem as fotos.
Tampa do pinhão retirada.

Detalhe: Indicador de Marchas.

Corrente desmontada. Olha a cor da criança!

Tampa do pinhão:

Inicio da desencrostação:

Sim, eu sei é de outra moto que não a minha...

Arruela de proteção, fazendo seu serviço. :)

Finalmente, trampo finalizado:

Update 17/03/2012
Esse sábado eu fiz algumas gracinhas na moto.Fiz a troca do óleo dela, estava com quase 3000 rodados desde a ultima.Retirei o paralamas para soldar, estava quase como o do Marcelo, isso eu achava, pois estava pior e com 3 pontos de rachaduras + uma solda de outrora que foi feita de um jeito duvidoso.Agora o melhor deixei para o final. Isso porque nem cogitava de fazer... A troca da embreagem. Sério, nem eu achei que ia fazer isso. Mas sei lá, sou meio de veneta.Não vou postar como trocar óleo pois isso é bem tranquilo.
Ferramentas que utilizei hoje:- Chave L 10 e 13;- Catraca e cachimbos 12(Paralamas, sissi-bar);- Catraca e cachimbos 17(parafuso dos amort
ecedores);- Catraca e cachimbos 24(bujão de óleo);- Chave de boca 14(retirada do mata cachorro);- Chave de boca 10(Parafusos do escape, filtro de óleo);- Chave de coca 8(lateral da embreagem);- Chave philips(regulagem da embreagem).Obs.: Desta vez não sei porque não usei o principal - A Stella Artois. Nem eu me entendi!
Paralamas ja fora:


Desmontando... Processo simples:Retire o filtro de óleo, utilizando uma BOA chave numero 10, eu particularmente gosto da "L". Mas pode utilizar de boca ou cachimbo numa boa. Sempre uma boa chave.Retire tambem o parafuso que vai abaixo do filtro de óleo. Chave numero 17.Mesmo drenando o óleo, vai descer óleo. Então esteja preparado e não faça como eu que ainda vou ter que lavar a garagem e ver a mulher brava do lado.Apos retirados os parafusos, acima. Comece com uma excelente chave nº 8 a folgar os parafusos da carcaça. Sao bons parafusos mas por serem pequenos eles são mais frageis. Não anotei a ordem deles e nem precisa. Mas se atente que temos 3 comprimentos.Na montagem não tem como errar pois os mesmos so cabem dentro de seus respectivos comprimentos.




Já aberto, visão getal do conjunto.Esses 4 parafusos ai, são os que seguram os discos e as molas de embreagem. Não são demasiadamente apertados. Retire com cuidado e reserve.Se as molas da sua moto estiverem como as minhas, eles não vão pular fora. Mas se estiverem boas, segure eles!!! hehehe O parafuso do meio, so sai quando vc tirar os 4 + a campana.


Aqui ja sem os parafusos. So retirar a campana com as mãos, sem força.

Sem a campana e vendo os discos velhos. O parasuso do meio, como disse. Basta puxa-lo que ele sai sem esforço. Ele quem regula a alavanca do cabo da embreagem.Para retirar os discos, basta puxa-los. Se atentem a ordem deles, descobri isso depois vendo o manual de serviço.são 4 espaçadores e 5 discos.

Espaçados e disco velhoTentei tirar uma foto para pegar o disco gasto. Mas depois comparando com os novos, vi que o desgaste é coisa de milimetro.


Aqui o conjunto de Molas velhas x novas e os discos novos x velhos:


IMPORTANTE:Banhar os discos novos por pelo menos 40 minutos em óleo. Evita aquecimento e problemas futuros. PElo menos foi oque li em 99% dos how to de embreagem que li.Melhor prevenir que remediar.

Finalizando o trabalho:Apos a retirada e uma limpesa de leve, recoloque os discos. Manualmente e sem estress.A ordem é disco - espaçador - disco - espaçador... O detalhe aqui é que no conjunto tem um disco de maior espessura. Ele deve ser o 2º disco a ser colocado.
Já com a campana e molas novas.
Aqui vem o pulo do gato. Quando vc colocar os discos novos, obviamente a embreagem não funcionará. Estará folgada. Este parafusinho aqui deve ter sua contraporca afrouxada e o miolinho philips apertado ate firmar.Quando fizer isso, a embreagem ja vai estar pegando. EU reajustei todo o cabo de embreagem da minha que estava no limite da regulagem. Voltei tudo e começei do zero.Feita a regulagem, aperte a contra porca, sem exageros.

O fechamento é tranquilo. Tudo apertadinho e devidamente no lugar, coloque a junta nova e recoloque a carcaça do motor. Encaixe os parafusos e aperte ate encostar todos.Posteriormente, va apertando e firmando todos. O ultimo aperto, aquele que fixa a carcaça eu fui fazendo em X. Achei mais prudente.Coloque o óleo. De acordo com o Manual, 1.7lts, visto que o motor foi aberto. Eu fui colocando e quando chegou em full parei.Liguei a moto, deixei funcionar e esperei para ver. Completei uma mixaria e ficou como na foto.

O Resultado foram trocar mais macias, cambio sem trancos e engates precisos.As molas que comprei, são 10% mais rigidas que as originais, segundo o fabricante(EBC). A embreagem ficou sem folgas e ficou mais pesada que antes, sem incomodar. Gostei do resultado.Trabalho tranquilo de se fazer. So ter paciencia e lembrar que vai se sujar.É isso ai.
Obs.: AAAA SIM, como não podia de ser, fiz umas "das minhas" hoje! apos montar o motor, liguei a moto e deixei esquentando. Ela, apesar de não apararecer nas fotos, estava sem o tanque na hora. Enfim, funcionando e tal acelerando e ai... ela apaga. Fiquei doido! Mexe, arruma, puxa olho a elétrica e nada! Derrepente o mané aqui se liga: Esta sem o tanque, está sem gasolina...Para completar, depois que completei o óleo, eu inteligentemente fui la achei que ainda não tava bom e coloquei mais um pouco. Resultado: Muito óleo. Pensei: ta tudo na mão dou uma frouxada no bujão, escorre um pouco e tudo certo. Vai o lindo e afrouxa o bujão. So que o miserável sem mãe resolve cair dentro do balde. Até que eu peguei ele rápido. Mas pra acertar ele no lugar com óleo novinho descendo... Lá se vai 1 lt de óleo pro saco! KKKKKKKKK Eu ri para não chorar!
Update 24/03/2012
Boa tarde galera,
Finalmente acho que fiz a alteração de maior porte da Valquiria este ano.Coloquei o Comando avançado da Wingscustom.Comprei o mesmo pelo Mercado Livre, como sendo o segundo mais barato dos que tinham disponiveis.Me custou R$365,00 + R$28,00 do frete. Comprei pelo MP dividido. À vista ele sairia mais barato.Falando dele, o material é muito bom. Boa qualidade dos metais e bom acabamento. Parafusos na medida. Gostei do esmero com as peças e do caprixo com as pedaleiras. Espero que os poucos cromados durem bem.Em ralação ao dalavas, so deve pelo cromo. O da Wingscustom é preto, porem bem pintado. Se olhar nas fotos não fica feio, fica parecendo uma estenção do quadro da moto.O comando veio bem embalado, todo desmontado e com suas peças enroladas em plastico filme in
dividualmente. A caixa vem bem fechada e com a logo da wingscustom. Da mais tranquilidade quando se vê o produto bem embalado.A instalação do mesmo é tranquila, apesar do manual de instalação ser somente uma folha A4 com algumas poucas instruções(Alô Wingscustom, um melhor manual seria mais interessante).O mais chato sem duvida é a instalação do sistema de freios. O mesmo será todo substituído pelo do CA. Tem boa qualidade e os furos são certeiro. Não tem erro. Irá alterar toda a regulagem atual.Uma dica: Ao retirar as molas de freio, cuidado com a do stop do freio traseiro. Se puxar demais ela irá se soltar do mesmo e para recolocar somente tirando ele. O problema é que para tirar ele, deve-se retirar toda a caixa da bateria e ferramentas. Não é trabalhoso mas é chato fazer isso so por conta da tal mola. O restante é moleza de colocar. Não irá mais utilizar o dog killer, caso tenha um.
Seguem as fotos.


Detalhe do varão do freio:


Detalhe da peça do sistema de freio

Detalhe do varão do cambio:

Unica peça que não gostei, achei o acabamento grosso:

Relação quase simbiótica do varão do freio e escapamento:

Detalhe dos parafusos que prendem os varões:

Mais uma da pedaleira:

Vou mantendo informado a medida que for editando as fotos e aparecendo novidades.
Abraços a todos.








dagonias2012-03-24 16:40:51

Dagonias
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30 Jan 2012 16:41 #2 por Patriarca
Tópico fixo, parabéns pela idéia.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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30 Jan 2012 17:06 #3 por dagonias
Continuando,
Guidom:
Fiz algumas alterações na minha Intruder. Coloquei o Guidom da CB-II, que melhora a pilotagem deixando o corpo mais reto e os braços relaxados. Tira um pouco a agilidade dela de passar nos corredores mas deixa ela passando por cima dos retrovisores. Para mim, uma coisa compensa a outra.
Os cabos são um caso a parte. Não se faz necessária a troca de nenhum deles, mas o de freio fica um pouco esticado(sem perder ou prejudicar a função) e o do stop do freio dianteiro teve de ser alongado em uns 20cm para dar folga e poder ser preso no guidom corretamente. Os outros cabos foram so adequação ou alteração das suas passagens sem prejuizo de suas funções.

Revisão Basica:

Quando a comprei, estava parada desde setembro. Comprei ela em dezembro. Para andar, tive(tenho) de comprar uma bateria, trocar o óleo, filtros, limpesa do carburador e trocar a gasolina velha.
O óleo estou usando o yamalube, 1400ml ja com a troca do filtro. Não, eu nao troco óleo a cada 1000km, acho exagero e desperdicio de dinheiro. O proprio manual nao diz para fazer assim. Filtro de óleo dela é facil de achar. Qualquer loja tem. Tambem dizem que o da CB-400 da certinho. Não testei.
O filtro de ar, eu nao queria mais aquele em que se molha ele com óleo e tal. Pesquisei e vi que o da Titan 150 dá certinho e sem sujeira. A adaptação aqui é retirar o fundo do suporte do filtro. Cortando mesmo. Vale a pena por nao ter que se preocupar com molhar o filtro com óleo e tambem pela durabilidade.
Já o carburador foi um caso a parte. Como sou enjoado, a primeira coisa que fiz foi arrancar ele de lá.
Desmontei sem dó e limpei todo. Troquei o kit de reparos que tem neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218188113-reparo-carburador-gn250-intruder-keyster-_JM .
Pena que nao vem o Diafragma, que comprei tambem com o mesmo vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219546184-diafragma-carburador-intruder-gn250-katana-250-suzuki-_JM . Este assino embaixo. Comprei em um dia, paguei por Mercado Pago e no outro dia tava aqui, por sedex.

Farol:

Não preciso nem falar ne? O farol dela é bonitinho, de vidro mas é uma luz de vela! Não dá pra pegar estrada a noite com segurança.
MAis uma vez fui pesquisar. De cara encontrei um falando que o da twister dava e bla bla bla. Dá, qualquer um dá. MAs com uma p**a alteração. Comprei e vi que não daria facilmente. Pesquisei novamente e achei o da YBR. Uma Luva. So nao tinha o parafuso que regula o foco para direita/esqueda. Mas mesmo sem colocar ele(depois coloco) foi feita a luz. Quanta diferença. MAis que o guidom, essa é uma mudança que eu realmente recomendo.
PAra trocar, basta comprar o bloco optico, chicote de CG e lampada H4. So isso. Sua carcaça continua original e a ligação se resume a colocar o farol alto e baixo no fio certo do chicote. Multimetro ajuda mas o "tentativa e erro" tambem da certo!

Motor:

O da minha apesar de rodado, esta bem saudavel. Empurra bem os meus 104kg. So notei que a embreagem tava patinando. Pensando nisso, e aproveitando que ainda podia comprar, comprei uma embreagem no Ebay. O Vendedor é da China e Super honesto e atencioso. Comprei dia 9 desse mes e chegou hoje. O link dele é: http://www.ebay.com/itm/140661740153?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649 . A mas o preço é quase o mesmo das que encontramos por aqui. Verdade!
Mas eu podia esperar, minha embreagem patina pouco. E o maior detalhe e vantagem: É uma embreagem original suzuki e não uma flynn ou equivalentes. Se puder esperar como eu, vale a pena. Paguei R$56,00 ja com o frete e não fui taxado.

Por enquanto é isso.
Vou colocar umas fotos na sequencia dos acontecimentos:




Diafragma:


Farol:



Embreagem:


Nota Fiscal(Eu acho!!)


Abraços a todos!




dagonias2012-01-30 19:12:40

Dagonias
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30 Jan 2012 17:16 #4 por dagonias

Patriarca escreveu: Tópico fixo, parabéns pela idéia.


Valeu Patriarca, acredito que o topico sera de grande valia para o forum e os amigos intrudeiros.

Qualquer coisa fora do padrão me avise que eu corrijo.
Abraços.

Dagonias
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30 Jan 2012 18:03 #5 por marcelommm3

dagonias escreveu:

Patriarca escreveu: Tópico fixo, parabéns pela idéia.


Valeu Patriarca, acredito que o topico sera de grande valia para o forum e os amigos intrudeiros.

Qualquer coisa fora do padrão me avise que eu corrijo.
Abraços.



Reforço o agradecimento.
Com certeza há alguns proprietários da Intruder 250 que acabam ficando meio perdidos por não encontrar um tópico que concentra informações mais facilmente!

Para concentrar as informações, aproveito a oportunidade pra deixar dois esquemas que considero bastante importantes.


DIAGRAMA ELÉTRICO DA INTRUDER 250

Fonte: Internet

LIGAÇÃO DA CHAVE DE COMANDOS DA YBR EM INTRUDER 250

Fonte: Internet

Se um revólver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica...

Intruder 250/99

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30 Jan 2012 18:45 #6 por dagonias
Muito bom Marcelo.
O esquema eletrico dela eu nao tinha.
:)

Dagonias
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31 Jan 2012 05:42 #7 por dagonias
Senhores, ainda sobre eletricidade. Ajudando o colega Aryperna no tópico dele, segue 2 bons sites como referencia para testes elétricos:

http://www.estatoresallstar.xpg.com.br/3.html

http://www.hondacbrbrasil.com/t11-tutorial-testando-o-sistema-de-carga-da-bateria

Dagonias
Virago - 535

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31 Jan 2012 12:43 #8 por dagonias
Senhores,


Mais uma ajuda aos colegas foristas. Este link que estou passando é do vendedor do Ebay a qual comprei a minha embreagem original suzuki. Ele tem muitas peças, dentre elas cabeçote, balancins(a um preço que eu acho justo) e outras coisas. Dentre elas, um kit que leva a nossa intruder a 300cc .
Espero que a galera goste. Detalhe, comprei com ele no dia 09/01 ele confirmou o pagamento dia 11/01 e ontem, dia 30/01 chegou a embreagem la em casa.Vide fotos la encima.
Abraços

Link: http://stores.ebay.com/Face-2-face-Motorcycle-parts/GN250-/_i.html?_fcid=31&_fsub=2585118013&_jgr=0&_localstpos=&_sid=1010200533&_stpos=&_trksid=p4634.c0.m322&gbr=1

Dagonias
Virago - 535

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06 Fev 2012 05:52 #9 por dagonias
Senhores, FDS Produtivo!

Este Fim de semana, apesar de não poder andar na moto, pois minha peça não chegou ainda, arrumei a Valquiria e troquei algumas coisas que ja tinha em casa.

Atualizações no Primeiro Post.
Abraços

Dagonias
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06 Fev 2012 07:57 #10 por Itanio
dagonias poderia me dizer qual as medidas dos gicles queria experimentar na minha yezinha

YES 280cc RD 350 lc /87

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06 Fev 2012 09:00 #11 por ggsjunior
"yezinha" ? Tem certeza?

Kansas 150 2008 - Preta

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06 Fev 2012 09:03 #12 por dagonias

Itanio escreveu: dagonias poderia me dizer qual as medidas dos gicles queria experimentar na minha yezinha



Blz Itanio,

Não entendi bem a sua solicitação, mas se for as medidas dos gicles da intruder(250cc) eles são 42,5 para baixa e 130 para o de alta.
Os da yes pelo que ja li em outros fóruns e aqui mesmo no motonline, são menores que o da intruder 250cc porem pouca coisa maior que o da intruder 125cc.
Era isso? Qualquer coisa to por aqui. Abraços.

Abração

Dagonias
Virago - 535

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06 Fev 2012 13:13 #13 por Itanio
Dagonias a foto n e atual mais so pra entender o pq da pergunta
imageshack.us/photo/my-images/97/imagem0142y.jpg/



Itanio2012-02-06 15:14:25

YES 280cc RD 350 lc /87

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07 Fev 2012 08:53 #14 por dagonias

Itanio escreveu: Dagonias a foto n e atual mais so pra entender o pq da pergunta
imageshack.us/photo/my-images/97/imagem0142y.jpg/



Bacana Itanio!

Ta bonitona eim.

As informações foram de valia para você? Se quizer comprar os gicles, no ML tem um camarada que vende. Honesto demais e manda rapidinho. Comprei o kit de reparo da minha Valquíria com ele.
Segue o link do vendedor: http://perfil.mercadolivre.com.br/MOTOS+ANTIGAS

Abraços

Dagonias
Virago - 535

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07 Fev 2012 09:58 #15 por Itanio
obrigado pelo elogio

sim as informaçoes foram muito uteis ja te quero dar um jeito no carburador que no caso e da tw não aguento mais fazer 13km/L
anda bem mais a ja $$ pra gasosa vo ver se esse vender do ML tem o puverisador da sahara quero testar

mais uma pergunta com a media de consumo e qual a velo max da sua intruder

YES 280cc RD 350 lc /87

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